Wingman I da World Hobby- Impressões de vôo e fotos legais!
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[quote:e78b15a076="Reinaldo Martins"]Carlos, o avião está pronto!
O modelo completo, sem a bateria, pesa 1300gr.
Testei o CG com baterias desde 3700mAh (350gr.) até 2500mAh(200gr) e o CG variou dentro do que pede o manual sem mexer em nada da eletrônica já fixada.
Então, o peso poderá varia entre 1500gr e 1650gr nesta montagem que fiz.
Vou pra pista testar e fotografar!!!
Até a volta!
Reinaldo[/quote:e78b15a076]
Putz Reinaldo,
Excelente o peso , muito melhor do que pensei .
Agora só falta você adicionar o peso pela a área da asa e acredito que com este peso , se usar motor glow .40 conforme indicação ,seja super dimensionado, tendo em vista o kadet seniorita que tem o seu peso estimado em 1700grs com motorização entre .15/.25.
Um comparativo rápido pelo fabricante :
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 36,6 grs/dcm² excelente para classe
Continuo acompanhando :shock:
O modelo completo, sem a bateria, pesa 1300gr.
Testei o CG com baterias desde 3700mAh (350gr.) até 2500mAh(200gr) e o CG variou dentro do que pede o manual sem mexer em nada da eletrônica já fixada.
Então, o peso poderá varia entre 1500gr e 1650gr nesta montagem que fiz.
Vou pra pista testar e fotografar!!!
Até a volta!
Reinaldo[/quote:e78b15a076]
Putz Reinaldo,
Excelente o peso , muito melhor do que pensei .
Agora só falta você adicionar o peso pela a área da asa e acredito que com este peso , se usar motor glow .40 conforme indicação ,seja super dimensionado, tendo em vista o kadet seniorita que tem o seu peso estimado em 1700grs com motorização entre .15/.25.
Um comparativo rápido pelo fabricante :
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 36,6 grs/dcm² excelente para classe
Continuo acompanhando :shock:
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
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Impressões de vôo
Foi um final de semana muito interessante! Tempo bom, céu azul, pista cheia e o Reinaldinho chegando com um treinador? Os amigos me perguntaram: Que é isso? Bebeu? Cadê seus bólidos elétricos?
Pois é...montei o Wingman I com apenas uma chave Allen para fixar a asa à fuselagem, abri o compartimento de baterias no nariz do avião e primeiramente instalei a bateria 3S/3700mAh. Após teste final de comandos e alcance de rádio, alinhei o aeromodelo a 10 metros afastado de mim e comecei a acelerar lentamente. Ao passar por mim, tinha um pouco mais de meia potência aplicada e o Wingman alçou voo espontaneamente. Após altura de segurança, fiz as trimagens e percebi que o modelo voa nivelado com apenas 1/3 de potência. Agora, meus companheiros que antes estranharam o treinador, ficaram curiosos!
Como de praxe, fiz o teste de estol e, como era de se esperar, um treinador não estola, mesmo cabrando tudo, apenas desce embarrigado. Só que por ser tão leve para o seu tamanho, a velocidade de descida era extremamente baixa. Já ampliando os limites mínimos de operação, consegui efetuar curvas de raios extremamente reduzidos sem a mínima tendência de estolar de asa. O pouso então, nem se fala. A princípio tive que fazer dois circuitos de tráfego a fim de me acostumar com a rampa de planeio, pois era necessário tirar o motor completamente já na perna do vento e seu comportamento era quase de um planador. Porém, ao acertar a rampa, era possível fazer um arredondamento antes do toque com o nariz bem alto, como se fosse um avião real. Isso que achei legal, o Wingman permite explorar com perfeição o treinamento de manobras elementares e isso ajuda muito a fixar o conceito de pouso para os iniciantes.
Ao pousar completo, já tinham três pessoas circulando em volta do pequeno treinador querendo saber o peso do mesmo. Fiz a medição presencialmente através de uma balança e obtive a marca de 1350gr. sem a bateria. Os praticantes de FPV começaram imediatamente fazer as contas sobre quanto peso de eletrônica embarcada o Wingman poderia carregar.
No segundo voo, optei por instalar a bateria mais leve que tinha, uma LIPO 3S/2500mAh. O peso final foi reduzido para 1550gr. aproximadamente. Na decolagem, aplico potência máxima e consigo a interessante subida quase vertical (80 graus) infinita, isso com apenas um setup de 3S e 34 Amperes de pico! Naturalmente, com o nariz mais leve, precisei retrimar o profundor em 4 cliques, mas foi só isso. A potência para voo de cruzeiro foi reduzida ainda mais e aproveitei para fazer as manobras cabíveis desta categoria. Loopings normais e invertidos, rolls, reversões, voos de dorso, oitos cubanos foram perfeitamente possíveis de serem executados.
Ao final da sessão de testes e fotos, conseguir trazer de volta para o treinador dois pilotos experientes que voam acrobáticos a gasolina. Estes tinham motores elétricos pequenos já abandonados na oficina e viram no Wingman I a oportunidade de fazer o mais desestressante dos voos, aquele para curtir, somente pelo prazer da pilotagem.
Bem, fotos valem mais que 1000 palavras. Vou postando as fotos do ensaio à medida que estiver tendo condições.
Abração Proceis!
Reinaldo
Pois é...montei o Wingman I com apenas uma chave Allen para fixar a asa à fuselagem, abri o compartimento de baterias no nariz do avião e primeiramente instalei a bateria 3S/3700mAh. Após teste final de comandos e alcance de rádio, alinhei o aeromodelo a 10 metros afastado de mim e comecei a acelerar lentamente. Ao passar por mim, tinha um pouco mais de meia potência aplicada e o Wingman alçou voo espontaneamente. Após altura de segurança, fiz as trimagens e percebi que o modelo voa nivelado com apenas 1/3 de potência. Agora, meus companheiros que antes estranharam o treinador, ficaram curiosos!
Como de praxe, fiz o teste de estol e, como era de se esperar, um treinador não estola, mesmo cabrando tudo, apenas desce embarrigado. Só que por ser tão leve para o seu tamanho, a velocidade de descida era extremamente baixa. Já ampliando os limites mínimos de operação, consegui efetuar curvas de raios extremamente reduzidos sem a mínima tendência de estolar de asa. O pouso então, nem se fala. A princípio tive que fazer dois circuitos de tráfego a fim de me acostumar com a rampa de planeio, pois era necessário tirar o motor completamente já na perna do vento e seu comportamento era quase de um planador. Porém, ao acertar a rampa, era possível fazer um arredondamento antes do toque com o nariz bem alto, como se fosse um avião real. Isso que achei legal, o Wingman permite explorar com perfeição o treinamento de manobras elementares e isso ajuda muito a fixar o conceito de pouso para os iniciantes.
Ao pousar completo, já tinham três pessoas circulando em volta do pequeno treinador querendo saber o peso do mesmo. Fiz a medição presencialmente através de uma balança e obtive a marca de 1350gr. sem a bateria. Os praticantes de FPV começaram imediatamente fazer as contas sobre quanto peso de eletrônica embarcada o Wingman poderia carregar.
No segundo voo, optei por instalar a bateria mais leve que tinha, uma LIPO 3S/2500mAh. O peso final foi reduzido para 1550gr. aproximadamente. Na decolagem, aplico potência máxima e consigo a interessante subida quase vertical (80 graus) infinita, isso com apenas um setup de 3S e 34 Amperes de pico! Naturalmente, com o nariz mais leve, precisei retrimar o profundor em 4 cliques, mas foi só isso. A potência para voo de cruzeiro foi reduzida ainda mais e aproveitei para fazer as manobras cabíveis desta categoria. Loopings normais e invertidos, rolls, reversões, voos de dorso, oitos cubanos foram perfeitamente possíveis de serem executados.
Ao final da sessão de testes e fotos, conseguir trazer de volta para o treinador dois pilotos experientes que voam acrobáticos a gasolina. Estes tinham motores elétricos pequenos já abandonados na oficina e viram no Wingman I a oportunidade de fazer o mais desestressante dos voos, aquele para curtir, somente pelo prazer da pilotagem.
Bem, fotos valem mais que 1000 palavras. Vou postando as fotos do ensaio à medida que estiver tendo condições.
Abração Proceis!
Reinaldo
- Anexos
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- Eu e meu amigo Zé Eduardo, diretor da World Hobby acompanhando e ajudando nos vôos teste e captação das imagens. Além de ser meu amigo há 35 anos!!!
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- W43.jpg (34.15 KiB) Exibido 12090 vezes
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- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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- Contato:
Reinaldo,
Seu relato descreve bem o que sinto ao pilotar este modelo, relaxante, eficiente, gostoso de voar, e aceita alguns abusos sem dar sustos.
Ele poderia se chamar "What if" em vez de Wingman.
"What if" cabrar tudo com o modelo parado na pista e acelerar tudo: ele rala o "skid"no chão mas decola sem sustos, em vez de estolar uma asa e lenhar como a maioria dos modelos;
"What if" acelerar na pista e não cabrar: ele decola sozinho quando pega velocidade, sem desviar nem inclinar;
"What if" estiver indo de frente para uma árvore a poucos metros de distância: basta dar aileron para um lado, cabrar e acelerar, ele não estola nem acerta a árvore;
"What if" cortar o motor perto de um bando de urubus e ficar dando voltas: ele não desce, fica girando térmica como se fosse um planador;
"What if" instalar uma câmera nele: sai sempre um ótimo video, o tamanho dele não permite que ele balance muito mesmo quando tem um pouco de turbulência;
"What if" fizer um pouso boeing-boeing: basta desentortar o arame do trem de pouso, inspecionar o modelo, trocar a bateria e decolar novamente, o pouco peso faz com que tenha pouca energia cinética para dissipar quando acerta o chão, bem melhor do que treinadores super-reforçados e pesadões.
Seu relato descreve bem o que sinto ao pilotar este modelo, relaxante, eficiente, gostoso de voar, e aceita alguns abusos sem dar sustos.
Ele poderia se chamar "What if" em vez de Wingman.
"What if" cabrar tudo com o modelo parado na pista e acelerar tudo: ele rala o "skid"no chão mas decola sem sustos, em vez de estolar uma asa e lenhar como a maioria dos modelos;
"What if" acelerar na pista e não cabrar: ele decola sozinho quando pega velocidade, sem desviar nem inclinar;
"What if" estiver indo de frente para uma árvore a poucos metros de distância: basta dar aileron para um lado, cabrar e acelerar, ele não estola nem acerta a árvore;
"What if" cortar o motor perto de um bando de urubus e ficar dando voltas: ele não desce, fica girando térmica como se fosse um planador;
"What if" instalar uma câmera nele: sai sempre um ótimo video, o tamanho dele não permite que ele balance muito mesmo quando tem um pouco de turbulência;
"What if" fizer um pouso boeing-boeing: basta desentortar o arame do trem de pouso, inspecionar o modelo, trocar a bateria e decolar novamente, o pouco peso faz com que tenha pouca energia cinética para dissipar quando acerta o chão, bem melhor do que treinadores super-reforçados e pesadões.
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Fotos
Carlos,
A corda é de 26cm
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A corda é de 26cm
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- Olha o narizão alto no pouso!
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Mais algumas fotos
Seguem mais algumas fotos que consegui reduzir o tamanho
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- W47.jpg (38.27 KiB) Exibido 11904 vezes
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