Paraquedas para aeromodelo

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Caro Laercio, pensei sim, mas não tinha muita ideia do tamanho que ia ficar, mas vamos la...
Essa caixa que mencionei não é uma caixa quadrada, mas acompanhando as linhas do aero, o que certamente gera mais arrasto, mas creio que não seja algo critico, mas pode ser que eu esteja errado.
Por acompanhar o perfil da fuselagem, acredito que não gere muita turbulência.
Quanto ao grupo de cauda eu realmente não havia pensado nisso, então obrigado pela informação, vou ver isso no projeto do compartimento.
com certeza não só o arrasto, mas o acrescimo de peso irão prejudicar o planeio, mas como já disse, o paraquedas é mais para fazer uma graça e aprender um pouco do que para usar sempre. Irei usar num aero treinador grande e ja "velhinho" que tenho (1,5m de envergadura e mais de 1,5Kg de peso rtf), portanto não é um avião de desempenho.
Agradeço as perguntas, elas me levam a pensar e aprimorar esse e outros projetos futuros.
Agradeço também aos que opinaram a favor e contra, gerando discussão e conhecimento para todos.
ainda à disposição para qualquer pergunta.
FB
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qui Ago 16, 2012 10:03 am
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por FB »

[quote:98b34489be="LaercioLMB"]

Acredito que aquela frase em negrito, acabe logo com essa conversa que não levará a lugar algum, pois se o paraquedas não for lançado do aeromodelo, será só perda de tempo, pois já foi dito antes que foi tentado por sucção de ar ou passagem de ar e não funciona sempre, ou seja, se não é 100% eficaz, é pura perda de tempo.
É o mesmo que querer reinventar a roda ou o fogo.[/quote:98b34489be]

postei para acabar com a discussão se é válido ou não, se é "muleta" ou se é necessário... obviamente que precisa ser balístico mas o que eu queria encerrar era a discussão do mérito...
Voo logo existo...
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

[quote:55335aa49a="amsmjunior"][quote:55335aa49a="rmedeiros"]A alguns anos eu tinha uma pistola de pressão(chumbinho) que utilizava um cartucho de CO2, acredito que ainda exista.

Possa ser uma opção com uma pequena valvula, acredito que as valvulas de trem de pouso possam atender(acredito)[/quote:55335aa49a]

Kibe com cebola à parte :twisted:, mauemmel, creio que você fazendo seu projeto, com tentativas e erros, obterá o resultado esperado.

Dá uma lida no tópico indicado pelo Gilberto. Pode ajudar.[/quote:55335aa49a]


amsmjunior, dei uma olhada e eles conseguiram ótimos resultados, vou seguindo nas pesquisas e testes, ainda devo fazer um teste com um corpo de prova com o mesmo peso do aero para ver o que acontece, como ele se comporta e tudo o que eu puder aprender com isso.
Corre o risco, e pelo jeito a chance é grande, de não funcionar, mas se não funcionar não tem problema, ai eu uso o paraquedas para brincar com meus sobrinhos...
ABS
Maurício
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Tchê Mauricio.

Não leve a mal, tome isso como um simples comentário. Mas...

Simplesmente pilotar bem e com segurança é o melhor paliativo para não quebrar aeromodelo !

Treinamento, capricho, metodologia e padrão. Um check list em todos os voos antes de decolar e antes de ir à pista te poupam de ter necessidade de usar qualquer subterfúgio para manter teus modelos inteiros.

Tomo a liberdade de dar esta dica, tendo em vista que em quase 18 anos de aeromodelismo com modelos diversos, tanto em recreação quanto em competição usando este método, quebrei apenas um avião no inicio do treinamento, por culpa própria, não sabia voar sozinho e fui voar com um amigo. adivinha no que deu?

Vejo muito nos fóruns comentários sobre "quebrar é inevitável" etc... Não, aviões e aeromodelos são feitos para voar... um bom aero voa sozinho. O proceder do piloto que determina a "vida" do modelo.

Entendo que pensas em fazer o para-quedas também como recreação e experimento, entretanto, voe com segurança e treinamento, desta forma o risco de ter a necessidade de usar um para-quedas balístico diminuí em 99%.

Todos estes anos me mostraram que a grande parte das quebras se dá no pouso ou decolagem em ambos não se tem altura suficiente para uso de para-quedas, airbags, anjos da guarda ou coisa que o valham para salvar o avião. Em altitude considerável, motor apagado, ou qualquer problema estrutural leve pode ser resolvido com um mecanismo que o próprio avião oferece, o voo.
Avatar do usuário
padula
membro
Mensagens: 100
Registrado em: Sáb Mai 31, 2008 10:16 pm

Mensagem por padula »

Só pra os experientes de plantão, que sabem muuiita teoria e sempre desincentivam os colegas, aqui tem um vídeo da flitetest, onde eles fazem um projeto de paraquedas não balístico para o aeromodelo, pena que eles fizeram o paraquedas menor do que o necessário, mas ainda deu certo.

Claro que um paraquedas balístico seria melhor, mas quem 'não tem cão caça com gato'.

Acho que para um aeromodelo convencional é realmente desnecessário, agora para um drone/fpv seria essencial caso não houvesse um RTH bem calibrado e confiável.


[yt]LOkfBGgrXoY[/yt]
Avatar do usuário
Douglas Lenz
membro
Mensagens: 1111
Registrado em: Qui Mar 01, 2012 1:56 pm
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Mensagem por Douglas Lenz »

Prezado Padula

Faça uma reflexão.

Tu prefere viajar em uma avião com um piloto experiente de plantão, que tem muitas horas de voo e sabe muita teoria ou prefere que o pilot do teu voo seja um novato que fará alguma experiência e aprenderá com o avião que ele vai decolar ?

Em uma viagem de ônibus inter estadual, tu prefere que o piloto seja experiente e domine muito bem a teoria da direção defensiva e segurança, ou prefere um jovem que só tem experiência em dirigir seu carro pelo bairro e quer fazer um experimento com este ônibus e ver como ele se comporta numa estrada?

Entretanto, concordo plenamente na tua ultima frase.

"Acho que para um aeromodelo convencional é realmente desnecessário, agora para um drone/fpv seria essencial caso não houvesse um RTH bem calibrado e confiável."

No entanto, se não tiver um RTH bem calibrado e confiável: Não decola !!!

Grande parte dos acidentes com aeros e afins é por esta negligencia do "não está 100%, mas vou decolar assim mesmo pra ver no que vai dar"

Se só quebrar o equipamento, tudo bem, tranquilo, bem feito, mas se ferir alguém ou destruir o patrimônio de alguém??
mauemmel
membro
Mensagens: 300
Registrado em: Sex Jul 06, 2012 1:49 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por mauemmel »

Olha eu aqui revivendo o post, mas não quero discussão ou brigas, achei os comentários com criticas construtivas muito válidos.
Levei em conta as informações que recebi aqui e, entre outras, o volume necessário para uma queda segura do meu aero e resolvi não mexer com isso.
Infelizmente não tive condições de ter um professor que me ensinasse de forma correta todos os procedimentos e me fornecesse treinamento (por teimosia minha), mas tenho certeza que se o tivesse não teria tido tantos problemas de quedas, mas também não teria aprendido tanto.
Vamos à minha experiência mais recente.
Montei um quadricoptero simples, (emax 2822, kk2.1, plush), fiz a estrutura de alumínio de aviação que consegui no ferro velho. Nesse frame coloquei duas hastes que funcionam como um estilingue para lançar o paraquedas (portanto balístico), fiz os cálculos e deu tudo certo, ta ai um vídeo do teste (feito sobre mato alto caso não funcionasse).

https://www.youtube.com/watch?v=3Ae2hLzRaz4&edit=vd

Tentei também fazer o tal bagageiro / barriga falsa com pequenos paraquedas, o que se mostrou terrível, pois a diferença aerodinâmica tornou o controle de voo algo quase impossível, quadro totalmente revertido após a ejeção da barriga falsa. Assim desisti disso, mas não de lançar paraquedistas. Como meu aero (cessna hobbybrasil modificado) tinha muito espaço ocioso na fuselagem, resolvi criar uma camara com portas voltadas para baixo para colocar os objetos a serem lançados (paraquedistas, bombas de farinha ou o que for), dessa vez o resultado foi ótimo, não interferiu no voo e deu um efeito muito legal. Não deu para filmar em voo pois estava sozinho no dia do teste, mas tenho o vídeo dos testes de bancada.

https://www.youtube.com/watch?v=4BtN9KxHGjM
Responder