Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
queiroga
membro
Mensagens: 289
Registrado em: Qua Abr 19, 2006 1:39 pm
Localização: Rio de Janeiro -RJ

Mensagem por queiroga »

Sobre essa questão de usar Life direto, segue um link bem legal do Mano que é um cara especializado em manutenção de rádios e receptores.

http://www.manorc.com.br/inicial_baterias.htm


EU tenho varios aeros com baterias de Life e Nimh, preocupado com esse lance da tensão o fato é que assim que começamos a usar a tensão da life caiu para cerca de 6,8v ou 6,9v e aí a grande vantagem é que se estabiliza e não cai mesmo com um grande esforço dos servos.

Quanto as baterias de Nimh acima de 2100mha... FUJAAAAAAAAA!!!!!!!!

pois são baterias falsificadas cuja capacidade real muitas vezes não chegam a 1000mha.
[]'s
Queiroga
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:5c8967c47f="queiroga"]Sobre essa questão de usar Life direto, segue um link bem legal do Mano que é um cara especializado em manutenção de rádios e receptores.

http://www.manorc.com.br/inicial_baterias.htm


EU tenho varios aeros com baterias de Life e Nimh, preocupado com esse lance da tensão o fato é que assim que começamos a usar a tensão da life caiu para cerca de 6,8v ou 6,9v e aí a grande vantagem é que se estabiliza e não cai mesmo com um grande esforço dos servos.

Quanto as baterias de Nimh acima de 2100mha... FUJAAAAAAAAA!!!!!!!!

pois são baterias falsificadas cuja capacidade real muitas vezes não chegam a 1000mha.[/quote:5c8967c47f]

Pois então amigo queiroga ...

Entre a opinião do amigo Mano, que eu respeito porém discordo completamente e a posição das fábricas, no meu caso inclusive com respostas da JR, Hobbico e Hitec .... fico com a fábrica. Vide a conclusão no próprio site citado com a resposta da futaba.

Eles são claro com relação a isso ... usar no máximo baterias de 6,0V nicd ou nimh ...

Foram os engenheiros deles que estudaram e projetaram os circuitos.

Como diz o amigo Mano, são "apenas" 5% a diferença entre um e outro, e os fabricantes de ponta vão fazer um sistema que aguente um certo "abuso" ... por isso funcionam e tem várias pessoas usando e dizem não ter o menor problema .... mas e ai ?! eu usar e dizer que não tem problema não quer dizer que esteja correto !!!!

Baterias de life podem ser usadas tranquilamente em servos HV ... eles foram projetados para trabalhar em 6,0V e 7,4V .... isso sim é o correto e é isso que os fabricantes aconselham.

Com relação as baterias ... citei baterias de qualidade ... e sempre ... sempre faça um teste de capacidade antes de coloca-las nos aeromodelos. No meu caso, troco os fios originais de TODAS as baterias.

Concluindo, é por essas e outras que não sinto vontade de responder certas questões em fóruns e site .... se eu fosse eng. da futaba\jr eu iria ficar realmente indignado ... sento, estudo anos a fio para desenvolver um produto de qualidade, faço um manual e ponho o produto a venda ... e o pessoal na rua ... se lixa pra isso.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
isaias2412
membro
Mensagens: 715
Registrado em: Qui Ago 17, 2006 3:54 pm
Localização: goiania goias

Mensagem por isaias2412 »

Mas assim, tem muita gente que carrega Life como se fosse lipo, por isso o problema ai a bateria fica com 7.4 e não os 6.6 delas.
Acho que com o carregador regulado para 3.3 por célula pode usar sem problema.
No pack de metal hidreto de 5 células, completamente carregado, fica perto dos 7 volts .
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

rsrsrsrs ..... juro que é a última coisa que falo sobre o assunto.

Amigo, pesquise antes de falar certas coisas ....

Faça o seguinte teste ... carregue sua bateria de 6V nimh a noite ... no dia seguinte pela manhã, vai lá e cheque a mesma .... depois venha e me diga com quantos volts ela vai estar !!!!! Ou melhor teste 30 minutos de tirar do carregador.

Faça exatamente igual com uma bateria de lipo e outra de life ... compare tudo e tire suas conclusões.

E é justamente esse o grande problema .... mesmo logo após carregada sua bateria de nimh não vai deixar seu servo trabalhando com sobrecarga por mais do que alguns minutos ... no caso da de life e lipo sim ...

Aprendam de uma vez por todas, cada bateria tem uma particularidade .... façam comparação de pão com pão e banana com banana .... a galera quer comparar banana com pão ... não vai dar certo nunca.

Resumindo a conversa ... vejo a moderação sempre dizer que isso aqui é um fórum técnico ... portanto indiquem as recomendações técnicas dos fabricantes .... as coisas que forem usar nos seus modelos, ai sim ... façam aquilo que acham certo Famoso ditado popular "Façam aquilo que digo e não façam aquilo que faço!"

Léo Miranda.
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:7a05ebc836="lanmrj"]Pois então amigo queiroga ...

Entre a opinião do amigo Mano, que eu respeito porém discordo completamente e a posição das fábricas, no meu caso inclusive com respostas da JR, Hobbico e Hitec .... fico com a fábrica. Vide a conclusão no próprio site citado com a resposta da futaba.

Eles são claro com relação a isso ... usar no máximo baterias de 6,0V nicd ou nimh ...

Foram os engenheiros deles que estudaram e projetaram os circuitos.

Como diz o amigo Mano, são "apenas" 5% a diferença entre um e outro, e os fabricantes de ponta vão fazer um sistema que aguente um certo "abuso" ... por isso funcionam e tem várias pessoas usando e dizem não ter o menor problema .... mas e ai ?! eu usar e dizer que não tem problema não quer dizer que esteja correto !!!!

Baterias de life podem ser usadas tranquilamente em servos HV ... eles foram projetados para trabalhar em 6,0V e 7,4V .... isso sim é o correto e é isso que os fabricantes aconselham.

Com relação as baterias ... citei baterias de qualidade ... e sempre ... sempre faça um teste de capacidade antes de coloca-las nos aeromodelos. No meu caso, troco os fios originais de TODAS as baterias.

Concluindo, é por essas e outras que não sinto vontade de responder certas questões em fóruns e site .... se eu fosse eng. da futaba\jr eu iria ficar realmente indignado ... sento, estudo anos a fio para desenvolver um produto de qualidade, faço um manual e ponho o produto a venda ... e o pessoal na rua ... se lixa pra isso.

Léo Miranda.[/quote:7a05ebc836]

Léo, como vc mesmo falou EU uso no meu aeromodelo Giant LiFe direto em servos "normais" e até agora não deu problema...sabe o que acontece com o que a fábrica escreve (nos EUA que é um pais sério...) se eles escreverem a suporta 6,0V e der problema nesta tensão a fábrica FECHA ou precisaria pagar milhões em indenizações...então, vc não acredita q eles tenham uma "margem de segurança" ?? 10%, 20% ?? sei lá, mas se eles GARANTEM trabalha com 6,0V, pode escrever que suporta mais...isso eu afirmo com 100% de certeza...se vai "forçar" ou diminuir a vida útil do servo é outra conversa...
Sobre os servos HV que vc se referiu, tbm estou usando, porém, existe uma informação controversa nas especificações "DE FABRICA" pq eles garantem que trabalha com LiPo 2S e depois falam que suporta até 7,4V...bom, eu garanto novamente p vc que NENHUMA LiPo fabricada no mundo tem esta tensão (não as que estão boas) LiPo carregada tem 8,4V de tensão TODAS sem excessão...seria novamente a margem de segurança ?? se for, veja que ela é neste caso de 13,5%...isso é simples, é só usar a matemática simples de somar X% dos 7,4 anunciados pela fábrica e chegar nos 8,4V que TODAS as lipos fabricadas no planeta terra tem quando boas e completamente carregadas...
Se usar a mesma margem, nos servos normais que GARANTEM 6,0V + 13,5% = 6,81V, menos do que uma LiFe fornece se for carregada em usada 30 minutos após...esta fornecerá 6,6V...será q é por isto que meus servos não queimaram até hj ?? Tudo que vc escreveu está correto, mas lembre-se que se a fabrica da Hitec ou da futaba ou outra qualquer "de grife" garantir, em um país sério, ou funciona, ou eles pagam até o último centavo. :wink:

Grande abraço e parabéns pela sua explicação sobre a força realmente necessária p um servo...eu por pura preguiça prefiro comprar um servo super dimensionado e usar lipo direto, garanto que ela suporta, afinal, um tunder power 2S suporta MUITO , MAS MUITO mais que um servo pode precisar...mesmo ele em stal e travado no fim do curso, não consegue exigir mais q uma LiPo pode fornecer... :shock:

Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:3ca7f489d8="Eduardo Marocco"][quote:3ca7f489d8="lanmrj"]Pois então amigo queiroga ...

Entre a opinião do amigo Mano, que eu respeito porém discordo completamente e a posição das fábricas, no meu caso inclusive com respostas da JR, Hobbico e Hitec .... fico com a fábrica. Vide a conclusão no próprio site citado com a resposta da futaba.

Eles são claro com relação a isso ... usar no máximo baterias de 6,0V nicd ou nimh ...

Foram os engenheiros deles que estudaram e projetaram os circuitos.

Como diz o amigo Mano, são "apenas" 5% a diferença entre um e outro, e os fabricantes de ponta vão fazer um sistema que aguente um certo "abuso" ... por isso funcionam e tem várias pessoas usando e dizem não ter o menor problema .... mas e ai ?! eu usar e dizer que não tem problema não quer dizer que esteja correto !!!!

Baterias de life podem ser usadas tranquilamente em servos HV ... eles foram projetados para trabalhar em 6,0V e 7,4V .... isso sim é o correto e é isso que os fabricantes aconselham.

Com relação as baterias ... citei baterias de qualidade ... e sempre ... sempre faça um teste de capacidade antes de coloca-las nos aeromodelos. No meu caso, troco os fios originais de TODAS as baterias.

Concluindo, é por essas e outras que não sinto vontade de responder certas questões em fóruns e site .... se eu fosse eng. da futaba\jr eu iria ficar realmente indignado ... sento, estudo anos a fio para desenvolver um produto de qualidade, faço um manual e ponho o produto a venda ... e o pessoal na rua ... se lixa pra isso.

Léo Miranda.[/quote:3ca7f489d8]

Léo, como vc mesmo falou EU uso no meu aeromodelo Giant LiFe direto em servos "normais" e até agora não deu problema...sabe o que acontece com o que a fábrica escreve (nos EUA que é um pais sério...) se eles escreverem a suporta 6,0V e der problema nesta tensão a fábrica FECHA ou precisaria pagar milhões em indenizações...então, vc não acredita q eles tenham uma "margem de segurança" ?? 10%, 20% ?? sei lá, mas se eles GARANTEM trabalha com 6,0V, pode escrever que suporta mais...isso eu afirmo com 100% de certeza...se vai "forçar" ou diminuir a vida útil do servo é outra conversa...
Sobre os servos HV que vc se referiu, tbm estou usando, porém, existe uma informação controversa nas especificações "DE FABRICA" pq eles garantem que trabalha com LiPo 2S e depois falam que suporta até 7,4V...bom, eu garanto novamente p vc que NENHUMA LiPo fabricada no mundo tem esta tensão (não as que estão boas) LiPo carregada tem 8,4V de tensão TODAS sem excessão...seria novamente a margem de segurança ?? se for, veja que ela é neste caso de 13,5%...isso é simples, é só usar a matemática simples de somar X% dos 7,4 anunciados pela fábrica e chegar nos 8,4V que TODAS as lipos fabricadas no planeta terra tem quando boas e completamente carregadas...
Se usar a mesma margem, nos servos normais que GARANTEM 6,0V + 13,5% = 6,81V, menos do que uma LiFe fornece se for carregada em usada 30 minutos após...esta fornecerá 6,6V...será q é por isto que meus servos não queimaram até hj ?? Tudo que vc escreveu está correto, mas lembre-se que se a fabrica da Hitec ou da futaba ou outra qualquer "de grife" garantir, em um país sério, ou funciona, ou eles pagam até o último centavo. :wink:

Grande abraço e parabéns pela sua explicação sobre a força realmente necessária p um servo...eu por pura preguiça prefiro comprar um servo super dimensionado e usar lipo direto, garanto que ela suporta, afinal, um tunder power 2S suporta MUITO , MAS MUITO mais que um servo pode precisar...mesmo ele em stal e travado no fim do curso, não consegue exigir mais q uma LiPo pode fornecer... :shock:

Marocco.[/quote:3ca7f489d8]

Tinha prometido não falar mais sobre esse assunto, porém pelo respeito, consideração e carinho que tenho pelo Marocco irei faze-lo.

Marocco, vc está fazendo uma pequena confusão, todo fabricante coloca a carga NOMINAL da bateria, então lipo 2s = 7,4V ... nimh 5 células = 6,0V ... life 2s = 6,6V .... eles não colocam o quanto a bateria chega carregada.

Quando o fabricante pede um tipo de bateria, ele leva em consideração as características dela .... por exemplo life vs nimh ... uma life fica muito próximo a uma nimh em voltagem, porém tem características muito diferentes.

Respeito vc usar baterias de life direto, porém não posso concordar que esteja correto.

Se estivesse correto, os fabricantes iriam colocar esse tipo de bateria no manual deles .... e não foi isso que fizeram.

Fizeram servos HV ... em alguns casos sem diferença de preço para o consumidor.

Exemplo disso é o servo JR DS821 .... o servo normal ou o HV custam exatamente a mesma coisa.

Pensem nisso. E não indiquem isso, pois não está correto.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Eduardo Marocco
membro
Mensagens: 1095
Registrado em: Dom Mar 30, 2008 9:44 pm
Localização: Porto Alegre - RS Cep 90510-002

Mensagem por Eduardo Marocco »

[quote:9cf02d5d8b="lanmrj"]Tinha prometido não falar mais sobre esse assunto, porém pelo respeito, consideração e carinho que tenho pelo Marocco irei faze-lo.

Marocco, vc está fazendo uma pequena confusão, todo fabricante coloca a carga NOMINAL da bateria, então lipo 2s = 7,4V ... nimh 5 células = 6,0V ... life 2s = 6,6V .... eles não colocam o quanto a bateria chega carregada.

Quando o fabricante pede um tipo de bateria, ele leva em consideração as características dela .... por exemplo life vs nimh ... uma life fica muito próximo a uma nimh em voltagem, porém tem características muito diferentes.

Respeito vc usar baterias de life direto, porém não posso concordar que esteja correto.

Se estivesse correto, os fabricantes iriam colocar esse tipo de bateria no manual deles .... e não foi isso que fizeram.

Fizeram servos HV ... em alguns casos sem diferença de preço para o consumidor.

Exemplo disso é o servo JR DS821 .... o servo normal ou o HV custam exatamente a mesma coisa.

Pensem nisso. E não indiquem isso, pois não está correto.

Léo Miranda[/quote:9cf02d5d8b]

Leo, o carinho e o respeito é recíproco...porém eu não sou entendido em eletrônica p dar conselhos, sou administrador rural e aspirante a piloto privado...e aeromodelista nas horas vagas...como vim dos aeromodelos elétricos, entendo um tantinho da matéria...LiPo meu amigo é assim, 1S é 4,2V, 2S é 8,4V, 3S é 12,6V e assim vai até quantos "S" o amigo quiser...sempre em múltiplos de 4,2V. Mas gosto é como bunda, cada um tem a sua...tem gente q odeia AVGAS, eu uso e adoro...meu aeromodelos chegam a ficar 6 meses , isso, 6 meses parados e abastecidos e advinha...girou a hélice pega na hora e fica sereninho na lenta...mas AVGAS é ruim pq tem chumbo, tem muita octanagem, aliás, eu uso do aeroclube onde tenho feito o curso e então sei bem o que estou usando AVGAS Azul 91/98 com 91 octanas p mistura pobre e 98 octanas p mistura rica...enfim, é adorada por alguns e odiada por outros...PRA MIM, funciona e se funciona eu me sinto a vontade p indicar...agora USA QUEM QUER... Sobre a LiPo 2S nos HV (8,4V) e LiFe nos servos comuns (os meus são HITEC) o que posso dizer q tem funcionado bem tbm...e e quando der problema eu relato...assim como a avgás...e tbm estou usando LiPo e LiFe direto nos CDI's, LiFe nos que são marcados 4,8 - 6,0V e LiPo nos que são marcados 4,8 - 8,4V...o engraçado mesmo é que no site do fabricante eles falam em ([color=red:9cf02d5d8b] 4.8 - 6V NiMH/NiCd, or 6.6V LiFe or 7.4V LiPo battery for ignition[/color:9cf02d5d8b] ) e [color=red:9cf02d5d8b]na peça vem marcado 4,8 - 8,4V[/color:9cf02d5d8b]...acho q devem sem engenheiros formados em faculdades diferentes... :lol:

De toda forma repito minha admiração pela sua pessoa e pelos conhecimentos expostos sobre a escolha "ideal" dos servos...mas creio q se formos fazer apenas o que esta escrito no papel, deixaremos de aproveitar muita coisa...enfim, eu uso, até agora tem funcionado muito bem e não me sinto "ensinando errado" pois afinal o fórum é p troca de experiências...o que está escrito nos manuais ao pé da letra dispensaria esta nossa salutar "troca de informações", estou errado ??

Vou carregar uma imagem do meu CDI ORIGINAL DLE, que veio acompanhando meu 35RA e deixo p os colegas avaliarem qual seria o valor indicado pela fábrica, 7,4V ou 8,4V :wink:

[img][URL=http://s63.photobucket.com/user/eduardomarocco/media/WP_20140429_004_zps10c843de.jpg.html][img:9cf02d5d8b]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140429_004_zps10c843de.jpg[/img:9cf02d5d8b][/URL][/img]

Marocco.

PS: tem um aeromodelista amigão meu que diz q o certo mesmo é usar NiCd/NiMh de 4,8V, pq as de 6,0V passam bastante dos 6,0V quando carregadas...sinceramente eu nem sei do que ele fala...usar uma bateria mais pesada, que tem menos carga e que leva 24horas p carregar ao invés da LiPo que pesa muiiito menos, carrega em 30 minutos (quando demora muito) eu acho que seria como usar gasolina de posto tendo acesso a avgas...custa quase o mesmo, mas cria uma borra horrorosa no carburador que entope tudo e tem gente que adora...como eu disse, gosto e bunda é uma coisa muito pessoal
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

:D
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:0def3b1782="Eduardo Marocco"][quote:0def3b1782="lanmrj"]Tinha prometido não falar mais sobre esse assunto, porém pelo respeito, consideração e carinho que tenho pelo Marocco irei faze-lo.

Marocco, vc está fazendo uma pequena confusão, todo fabricante coloca a carga NOMINAL da bateria, então lipo 2s = 7,4V ... nimh 5 células = 6,0V ... life 2s = 6,6V .... eles não colocam o quanto a bateria chega carregada.

Quando o fabricante pede um tipo de bateria, ele leva em consideração as características dela .... por exemplo life vs nimh ... uma life fica muito próximo a uma nimh em voltagem, porém tem características muito diferentes.

Respeito vc usar baterias de life direto, porém não posso concordar que esteja correto.

Se estivesse correto, os fabricantes iriam colocar esse tipo de bateria no manual deles .... e não foi isso que fizeram.

Fizeram servos HV ... em alguns casos sem diferença de preço para o consumidor.

Exemplo disso é o servo JR DS821 .... o servo normal ou o HV custam exatamente a mesma coisa.

Pensem nisso. E não indiquem isso, pois não está correto.

Léo Miranda[/quote:0def3b1782]

Leo, o carinho e o respeito é recíproco...porém eu não sou entendido em eletrônica p dar conselhos, sou administrador rural e aspirante a piloto privado...e aeromodelista nas horas vagas...como vim dos aeromodelos elétricos, entendo um tantinho da matéria...LiPo meu amigo é assim, 1S é 4,2V, 2S é 8,4V, 3S é 12,6V e assim vai até quantos "S" o amigo quiser...sempre em múltiplos de 4,2V. Mas gosto é como bunda, cada um tem a sua...tem gente q odeia AVGAS, eu uso e adoro...meu aeromodelos chegam a ficar 6 meses , isso, 6 meses parados e abastecidos e advinha...girou a hélice pega na hora e fica sereninho na lenta...mas AVGAS é ruim pq tem chumbo, tem muita octanagem, aliás, eu uso do aeroclube onde tenho feito o curso e então sei bem o que estou usando AVGAS Azul 91/98 com 91 octanas p mistura pobre e 98 octanas p mistura rica...enfim, é adorada por alguns e odiada por outros...PRA MIM, funciona e se funciona eu me sinto a vontade p indicar...agora USA QUEM QUER... Sobre a LiPo 2S nos HV (8,4V) e LiFe nos servos comuns (os meus são HITEC) o que posso dizer q tem funcionado bem tbm...e e quando der problema eu relato...assim como a avgás...e tbm estou usando LiPo e LiFe direto nos CDI's, LiFe nos que são marcados 4,8 - 6,0V e LiPo nos que são marcados 4,8 - 8,4V...o engraçado mesmo é que no site do fabricante eles falam em ([color=red:0def3b1782] 4.8 - 6V NiMH/NiCd, or 6.6V LiFe or 7.4V LiPo battery for ignition[/color:0def3b1782] ) e [color=red:0def3b1782]na peça vem marcado 4,8 - 8,4V[/color:0def3b1782]...acho q devem sem engenheiros formados em faculdades diferentes... :lol:

De toda forma repito minha admiração pela sua pessoa e pelos conhecimentos expostos sobre a escolha "ideal" dos servos...mas creio q se formos fazer apenas o que esta escrito no papel, deixaremos de aproveitar muita coisa...enfim, eu uso, até agora tem funcionado muito bem e não me sinto "ensinando errado" pois afinal o fórum é p troca de experiências...o que está escrito nos manuais ao pé da letra dispensaria esta nossa salutar "troca de informações", estou errado ??

Vou carregar uma imagem do meu CDI ORIGINAL DLE, que veio acompanhando meu 35RA e deixo p os colegas avaliarem qual seria o valor indicado pela fábrica, 7,4V ou 8,4V :wink:

[img][URL=http://s63.photobucket.com/user/eduardomarocco/media/WP_20140429_004_zps10c843de.jpg.html][img:0def3b1782]http://i63.photobucket.com/albums/h153/eduardomarocco/WP_20140429_004_zps10c843de.jpg[/img:0def3b1782][/URL][/img]

Marocco.

PS: tem um aeromodelista amigão meu que diz q o certo mesmo é usar NiCd/NiMh de 4,8V, pq as de 6,0V passam bastante dos 6,0V quando carregadas...sinceramente eu nem sei do que ele fala...usar uma bateria mais pesada, que tem menos carga e que leva 24horas p carregar ao invés da LiPo que pesa muiiito menos, carrega em 30 minutos (quando demora muito) eu acho que seria como usar gasolina de posto tendo acesso a avgas...custa quase o mesmo, mas cria uma borra horrorosa no carburador que entope tudo e tem gente que adora...como eu disse, gosto e bunda é uma coisa muito pessoal[/quote:0def3b1782]


Estas ignições ai são novidade, sairam recentemente a cerca de 6 meses ou um pouco mais.., tanto que o pessoal ainda esta discutindo sobre ela, se é confiavel usar a bateria de Lipo, mesmo estando escrito 8,4v. Antigamente, vinha escrito assim na ignição: 4,8v - 6.0v ai a discussão era, pode usar bateria Life 2S nela ? Alguns usaram e não tiveram problemas outros usaram e deu problema. Muitos usaram BEC e tiveram problemas, pois o BEC queimava um diodo ou sei lá qual componente e deixava a corrente oscilando hora passando mais de 6 e hora passando menos, ou algo assim, ou seja, mais cedo mais tarde, queimava o CDI. Devido a isto os mais convervadores falam assim, bota um NiMh na ignição e esqueça este assunto, carregue ela todo dia que for voar, dá para voar o dia todo...
Eu atualmente estou usando uma Lipo 2S + BEC na minha ignição igualzinha esta ai, mas estou convencido de neste feriado já voar sem o BEC. Prefiro acreditar na eletronica da DLE do que na da Turnigy, apesar de nunca ter tido problemas graves com a Turnigy....

Quanto a gasolina, eu uso Podium (devido a octanagem) + óleo mineral da BR, tudo baratim, por enquanto não tive problemas, mas.... sabendo dos problemas da gasolina de posto, voo todo fim de semana e quando acabo de voar, dou partida no aero e viro ele de bico para baixo na meia aceleração e deixo secar a gasolina do pescador/carburador...

Pensei em trocar para um óleo sintético, tenho quase 1litro de motul guardado aqui em casa e pensei também usar o Sthil devido ser bom e barato, mas ainda não entendi a necessidade de usar óleo sintético! Então continuo assim. Mas meu motor não é tão facil de pegar igual você disse, tem que bater bastante com o afogador puxado até dar sinal de pegar, e depois tem dia que bate e pega na primeira, tem dia que tem que bater mais umas 10vezes até pegar. Depois que pega que que acelerar ele na manha um pouquinho e deixar o motor esquentar...
Se sair do abastecimento e já mandar um parafuso ou algo assim ele afoga, tem que voar uns 5 minutos e somente depois mandar o parafuso chato, parafuso em faca, etc..
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
mhzanotti
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Sex Set 21, 2012 4:15 pm
Localização: PREENCHER SUA LOCALIZAÇÃO!

Mensagem por mhzanotti »

lanmrj concordo contigo
Responder