Como começar no F3J ?

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harpia
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Mensagem por harpia »

Há alguns anos eu fiz um F3J moldado, fiz o plug da asa e os moldes. Mas depois percebi que ser moldado não é tão vantajoso. Voei várias vezes com ele usando elástico para lançamento. No pouso ele sem flap ia té o final da pista.
Os F3J importados são realmente excelentes, mas isso não quer dizer que um modelo laminado em fibra e espuma não vai voar bem. Vai depender do perfil, da construção e da capacidade do piloto ter o modelo "na mão". Como exemplo posso mensionar o fato de que a atual equipe Americana de F3J tem um competidor que vai usar um Supra laminado a mão feito por ele mesmo. O segundo colocado é o Joe Wurts, que voa um modelo moldado, feito de carbono e tudo que há de melhor em composite. Acho que para começar, um Bird of Time é excelente, com ele dá para pegar térmica e aprender muiiiito. Para os que gostam de construir, a dica já dada aqui de "abrasileirar" o Supra é válida. Para começo fico com o Bird. O Spirit com ailerons e flaps é outra opção, mas tem que ser bem leve. Pode-se colocar Spoiler no Bird também.

Edson


Edson
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Marcos Quito
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Re: Como começar no F3J ?

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:c7940a4efe="Lambreta"][b:c7940a4efe]função "butterfly"[/b:c7940a4efe]

enfim... o que é função "butterfly"?[/quote:c7940a4efe]

Marco Aurélio, eu nunca tive um, mas do que sei, é uma função de rádios programáveis que faz o flap (parte central da asa) abaixar e os ailerons (nas pontas da asa) subirem, gerando um puuuuuuuta freio.
É usado por dois motivos :
- Fazer o modelo afundar rápido para pousar em pista curta;
- Freiar o modelo, para minimizar os danos do pouso em alta velocidade.
Esta função é acionada com um único botão, de uma maneira simples e rápida, pois só deve ser usada bem no final da corrida. (se vc tentar vir desde cima com ele acionado, perde o comando do avião, quero dizer, fica muito ruim de leme ou rolagem nesta situação.
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
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harpia
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Mensagem por harpia »

No meu planador eu só usava os ailerons como freio, sem flap, funciona perfeitamente. Mas é preciso treinar um pouco para aprender a usar. Os freios funcionam mixados com o canal do acelerador ( canal 3 nos Futaba). O vôo é feito com o acelerador ao máximo, para frear basta descer o acelerador e os ailerons sobem. Tem outras mixagens para lançamento, vôo rápido, e normal e térmico.
Mas fico com a opção de simplificar as coisas. F3J é pura competição.
O vôo termico é muito mais emocionante, não tem tempo para pousar, não precisa de reboque elétrico ou manual.
Um bird of Time dá para aprender bastante para depois passar para algo mais avançado. Pode ser lançado facilmene com Hi-start
A grande diferença que achei foi a velocidade com que os modelos voam, mas é um voo seguro. Acho que o perfil ajuda bastante. Para quem só voou modelos simples de 2 metros, a diferença é muito grande.

Edson
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Eduardo Yamin
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Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:d624407827="harpia"]... Os freios funcionam mixados com o canal do acelerador ( canal 3 nos Futaba). ...[/quote:d624407827]

Edson, Tenho uma duvida aí.

Ao mixar da forma como vc descreveu, assim que muda qualquer coisa no ângulo dos flaps ( baixando ou levantando) preciso de uma compensação no profundor, para manter o aero sem tendencia de cabrar ou picar certo? Como uso os dois "mixes" para conseguir baixar dois servos com o canal 3 ( mix 1 = master3 slave1 e mix 2 = master3 slave6) , como é feita a compensação no profundor? ou vc "segura' na mão?

Exatamente por esse problema, tenho preferido usar o knob mesmo, já que nomeu rádio está na mão esquerda e ligando a função 6->2 tenho isso fácil.
Abs,
EY
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harpia
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Mensagem por harpia »

Eduardo.
Primeiro é necessário saber se seu rádio suporta todas as mixagens. O rádio que eu usava no meu F3J era JR de 10 canais. Como a maioria dos rádios que temos é Futaba, que infelizmente não trás as funções de planador prontas é necessário adaptar. Eu só sei mixar no JR. Para as funções de Start, Thermal e Speed, os ailerons e os flaps funcionam de forma independente e já existe a opção de compensação do profundor. Essa é uma vantagem dos rádios JR que só agora os novos da futaba que possuem 8 ou mais canais trouxeram. O rádio de 7 canais da JR X378 é interesante porque tem essas funções prontas.
No seu caso, acredito que tem que ser compensado no profundor mesmo. Se tivesse outro mixer seria Mix 3=master / slave 2.
Se você quiser usar flap, basta ligar os servos no canal do acelerador.
O interessante é que quando o planador freia, geralmente o profundor tem que picar para manter o vôo, do contrário acontece o stoll. Com um pouco de treinamento você aprende a usar, mas tem que ter cuidado no lançamento para não esquecer a posição do acelerador.

Edson
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-=|Novelli|=-
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Mensagem por -=|Novelli|=- »

Paulo, se vc precisar de uma mao com a planta em russo, me da um toque
[quote:1a95993b41="Paulo Leitner"] planta toda está em caracteres sirílicos...[/quote:1a95993b41]
Religion, ideology, resources, land, spite, love or "just because"... No matter how pathetic the reason, it's enough to start a war.
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Mario S. de Lucca
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Alternativa para F3J

Mensagem por Mario S. de Lucca »

Pessoal estive lendo algumas mensagens do Forum sobre alternativas para F3J.... tenho uma interessante... é um modelo da Art Hobbies, já comprei algumas fuselagens deles... o cara é muito legal.

http://www.arthobby.com

Vejam o modelo High Aspect, é uma ótima alternativa.... custa lá + ou - RS$ 350,00

Marião
Anexos
este é o modelo...uma alternativa é trazer só a fuselagem... e construir o restante
este é o modelo...uma alternativa é trazer só a fuselagem... e construir o restante
high aspect 3m.jpg (38.89 KiB) Exibido 3259 vezes
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andreyamin
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Re: Alternativa para F3J

Mensagem por andreyamin »

[quote:c9933457e8="Mario S. de Lucca"]Pessoal estive lendo algumas mensagens do Forum sobre alternativas para F3J.... tenho uma interessante... é um modelo da Art Hobbies, já comprei algumas fuselagens deles... o cara é muito legal.[/quote:c9933457e8]
Fala Marião
Como trouxe essas fusecas? Via correio? Foi taxado?
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Mario S. de Lucca
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Como veio as fuses....

Mensagem por Mario S. de Lucca »

Depois te explico !!!!

Abraços

Mario
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