Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)
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[quote:28042fe59e="Fabio_Jerena"]Marcelo, já li sua mensagem umas 3 vezes e não entendi sua dúvida, pelo que eu percebi vc não entendeu muito bem o conceito, vou tentar melhorar a explicação.
Vamos entender como funciona o Radio
-Stick da esquerda (acelerador na direção vertical), têm um curso de 0 à 100%, agora o comportamento do heli se dará devido configuração do radio.
Exemplo: Vôo normal (stick de 0 à 100%) passo de 0 à +11 graus, ou seja, conforme vc acelera aumenta a rotação do motor e o passo das pás, numa proporção que é definida pelo rádio.
Idle 2 por exemplo, stick em 0% o motor estará na máxima aceleração e com máximo passo negativo, em 0 o motor estará com uns 85% da potencia máxima e com passo 0 e à 100% máxima aceleração com máximo passo positivo.
Passo é igual a Pitch (em inglês), o ângulo não é em relação ao plano e sim em relação ao flybar.
Que tipo de vôo vc vai praticar, tenho impressão que está começando agora, sugiro evitar o modo governador, pelo menos nesse primeiro momento.
Qual é o seu heli, qual é o seu radio?
Bom, dúvidas pode perguntar, acho que não respondi sua dúvida, eu também não entendi qual era a sua...auhauahauah
Abraço[/quote:28042fe59e]
Da uma ajudinha ai amigao com meu Blade Cp Pro
Vamos entender como funciona o Radio
-Stick da esquerda (acelerador na direção vertical), têm um curso de 0 à 100%, agora o comportamento do heli se dará devido configuração do radio.
Exemplo: Vôo normal (stick de 0 à 100%) passo de 0 à +11 graus, ou seja, conforme vc acelera aumenta a rotação do motor e o passo das pás, numa proporção que é definida pelo rádio.
Idle 2 por exemplo, stick em 0% o motor estará na máxima aceleração e com máximo passo negativo, em 0 o motor estará com uns 85% da potencia máxima e com passo 0 e à 100% máxima aceleração com máximo passo positivo.
Passo é igual a Pitch (em inglês), o ângulo não é em relação ao plano e sim em relação ao flybar.
Que tipo de vôo vc vai praticar, tenho impressão que está começando agora, sugiro evitar o modo governador, pelo menos nesse primeiro momento.
Qual é o seu heli, qual é o seu radio?
Bom, dúvidas pode perguntar, acho que não respondi sua dúvida, eu também não entendi qual era a sua...auhauahauah
Abraço[/quote:28042fe59e]
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[quote:c05cdc76d6="andremecanico"][quote:c05cdc76d6="Fabio_Jerena"]Marcelo, já li sua mensagem umas 3 vezes e não entendi sua dúvida, pelo que eu percebi vc não entendeu muito bem o conceito, vou tentar melhorar a explicação.
Vamos entender como funciona o Radio
-Stick da esquerda (acelerador na direção vertical), têm um curso de 0 à 100%, agora o comportamento do heli se dará devido configuração do radio.
Exemplo: Vôo normal (stick de 0 à 100%) passo de 0 à +11 graus, ou seja, conforme vc acelera aumenta a rotação do motor e o passo das pás, numa proporção que é definida pelo rádio.
Idle 2 por exemplo, stick em 0% o motor estará na máxima aceleração e com máximo passo negativo, em 0 o motor estará com uns 85% da potencia máxima e com passo 0 e à 100% máxima aceleração com máximo passo positivo.
Passo é igual a Pitch (em inglês), o ângulo não é em relação ao plano e sim em relação ao flybar.
Que tipo de vôo vc vai praticar, tenho impressão que está começando agora, sugiro evitar o modo governador, pelo menos nesse primeiro momento.
Qual é o seu heli, qual é o seu radio?
Bom, dúvidas pode perguntar, acho que não respondi sua dúvida, eu também não entendi qual era a sua...auhauahauah
Abraço[/quote:c05cdc76d6]
Da uma ajudinha ai amigao com meu Blade Cp Pro[/quote:c05cdc76d6]
Amigo, eu não conheço esse seu heli, mas para usar o Pitch Gauge leia o tutorial que eu explico como funciona, mostrei os ângulos envolvidos e etc, sua referência de regulagem é o Flybar.
Quanto aos links analise como funciona o mecanismo, vá de cima prá baixo, veja quais links influenciam no movimento da pá e vá descendo, assim entenderá a ligação de interdependência entre eles, solte em algumas partes se for necessário, também pode analisar do swashplate prá cima,seguindo a mesma lógica, passo a passo (no tutorial os conceitos necessários para entender este raciocínio são passados sucintamente)!
Bom, qualquer coisa me manda umas fotos que daí eu posso tentar ajudar, sem ver para mim fica impossível ajudar mais...
Boa sorte!
Vamos entender como funciona o Radio
-Stick da esquerda (acelerador na direção vertical), têm um curso de 0 à 100%, agora o comportamento do heli se dará devido configuração do radio.
Exemplo: Vôo normal (stick de 0 à 100%) passo de 0 à +11 graus, ou seja, conforme vc acelera aumenta a rotação do motor e o passo das pás, numa proporção que é definida pelo rádio.
Idle 2 por exemplo, stick em 0% o motor estará na máxima aceleração e com máximo passo negativo, em 0 o motor estará com uns 85% da potencia máxima e com passo 0 e à 100% máxima aceleração com máximo passo positivo.
Passo é igual a Pitch (em inglês), o ângulo não é em relação ao plano e sim em relação ao flybar.
Que tipo de vôo vc vai praticar, tenho impressão que está começando agora, sugiro evitar o modo governador, pelo menos nesse primeiro momento.
Qual é o seu heli, qual é o seu radio?
Bom, dúvidas pode perguntar, acho que não respondi sua dúvida, eu também não entendi qual era a sua...auhauahauah
Abraço[/quote:c05cdc76d6]
Da uma ajudinha ai amigao com meu Blade Cp Pro[/quote:c05cdc76d6]
Amigo, eu não conheço esse seu heli, mas para usar o Pitch Gauge leia o tutorial que eu explico como funciona, mostrei os ângulos envolvidos e etc, sua referência de regulagem é o Flybar.
Quanto aos links analise como funciona o mecanismo, vá de cima prá baixo, veja quais links influenciam no movimento da pá e vá descendo, assim entenderá a ligação de interdependência entre eles, solte em algumas partes se for necessário, também pode analisar do swashplate prá cima,seguindo a mesma lógica, passo a passo (no tutorial os conceitos necessários para entender este raciocínio são passados sucintamente)!
Bom, qualquer coisa me manda umas fotos que daí eu posso tentar ajudar, sem ver para mim fica impossível ajudar mais...
Boa sorte!
Fly away...
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Amigos,
esta curva de aceleração que foi descrito no post seria a mesma coisa que o exponencial de comandos no aero ?
Meu radio é um 6XH e não tem exponencial, esta curva também pode ser configurada nele ou isso é opcional ?
Outra duvida. Maior passo não significa maior velocidade ? Pelo menos nos aeros eu sempre entendi assim. No tutorial que vi em outro site o autori diz :
>lembre-se que quanto mais passo, menos rotação seu heli vai precisar para >decolar, sendo assim menos agilidade
Mais passo , menos força, mais rapidez na helice. não seria mais agil ??? ao contrario do que é citado ???
esta curva de aceleração que foi descrito no post seria a mesma coisa que o exponencial de comandos no aero ?
Meu radio é um 6XH e não tem exponencial, esta curva também pode ser configurada nele ou isso é opcional ?
Outra duvida. Maior passo não significa maior velocidade ? Pelo menos nos aeros eu sempre entendi assim. No tutorial que vi em outro site o autori diz :
>lembre-se que quanto mais passo, menos rotação seu heli vai precisar para >decolar, sendo assim menos agilidade
Mais passo , menos força, mais rapidez na helice. não seria mais agil ??? ao contrario do que é citado ???
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Ola Fabio....li seu texto sobre curvas de aceleracao e de passo....cara sou aeromodelista e agora comprei um blade 4oo, tenho um futaba 9chp....nao to conseguindo fazer o heli parar de girar, fiz um x e ate tirei o heli do chao e tal, mas tenho que ficar com o leve em acao sempre pra manter o heli sem movimentar a causa....como faco esse ajuste? Obrigado e abraco
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Ola, gostei do texto, mas tenho ainda uma duvida de novato:
Tenho um BELT CP e comprei um pitch gauge original da E-sky para ajusta-lo.
Entretanto, assim como voce no inicio, eu tambem não faço a menor ideia de como usa-lo.
Vi as fotos e deu para ter uma noção de onde colocar e o que comparar para efeito de ajuste. Mas gostaria de uma explicação mais simples e basica, como por exemplo:
1 - Como é feito o ajuste do angulo das pas? Quais as peças envolvidas?
2 - Quando o stick esta a "zero" o angulo sujerido seria -2 a 0, tudo bem, mas como ajusto isto?
3 - A medida que o stick sobe na aceleração o angulo tambem mais subindo, mas como isto é ajustado, o motor tem que ser desligado e o movimento da pá é feito pelo servo somente?
4 - Digamos que tenha conseguido alterar o angulo com o stick a 25%, eu não estaria desfazendo a alteração do stick na posição 0%?
Voce conhece algum link onde este ajuste é mostrado em video tipo you tube?
Perdoem-me pela falta de conhecimento, mas perguntar não ofende, não é?
Abraços,
Humberto
Humberto
Tenho um BELT CP e comprei um pitch gauge original da E-sky para ajusta-lo.
Entretanto, assim como voce no inicio, eu tambem não faço a menor ideia de como usa-lo.
Vi as fotos e deu para ter uma noção de onde colocar e o que comparar para efeito de ajuste. Mas gostaria de uma explicação mais simples e basica, como por exemplo:
1 - Como é feito o ajuste do angulo das pas? Quais as peças envolvidas?
2 - Quando o stick esta a "zero" o angulo sujerido seria -2 a 0, tudo bem, mas como ajusto isto?
3 - A medida que o stick sobe na aceleração o angulo tambem mais subindo, mas como isto é ajustado, o motor tem que ser desligado e o movimento da pá é feito pelo servo somente?
4 - Digamos que tenha conseguido alterar o angulo com o stick a 25%, eu não estaria desfazendo a alteração do stick na posição 0%?
Voce conhece algum link onde este ajuste é mostrado em video tipo you tube?
Perdoem-me pela falta de conhecimento, mas perguntar não ofende, não é?
Abraços,
Humberto
Humberto
- diubadiuba
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- Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
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O Belt, acredito que como o Blade, quando utilizados com rádio original tem o passo alterado quando alteramos os links que vão para a bailarina (a bailarina se movimenta para cima e para baixo para alterar o passo no CCPM)
Salvo engano, quanto mais baixo a bailarina, maior o passo positivo.
O que você deve fazer (no caso do blade cpp e, acho, do Belt) é desconectar dois fios do motor/esc, igualmente os links dos servos à bailarina, acionar o iddle, colocar o passo 0 ou -1 para o stick no meio, movimentando a bailarina para cima ou para baixo (sempre alinhada) e depois de escolhida a altura correta (sem desligar o rádio) ajustar os links dos servos. Depois desligue tudo e reconecte os fios do motor e os links.
Salvo engano, quanto mais baixo a bailarina, maior o passo positivo.
O que você deve fazer (no caso do blade cpp e, acho, do Belt) é desconectar dois fios do motor/esc, igualmente os links dos servos à bailarina, acionar o iddle, colocar o passo 0 ou -1 para o stick no meio, movimentando a bailarina para cima ou para baixo (sempre alinhada) e depois de escolhida a altura correta (sem desligar o rádio) ajustar os links dos servos. Depois desligue tudo e reconecte os fios do motor e os links.
- wagneritba
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- Registrado em: Ter Fev 17, 2009 10:47 am
AJUDA!!!
Essas dicas podem ser usadas em um Raptor 30 C2?
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- Registrado em: Ter Mai 19, 2009 9:13 pm
- Localização: contagem-mg
Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)
Pois e, as vezes na vida e dificil agradecer !!!! A uma pessoa que tem o dom de ensinar por prazer ao hobby!!! Sempre quis entender como realmente as coisas fucionam e, com uma reportagem desta, a gente aprende e faz com que nao desistimos do hobby.... Parabens ao autor da materia e que deus continue te abençoando !!!!!! 73sssssssssss Um abraço Márcio Jacomini