Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Felype Rocha
membro
Mensagens: 2287
Registrado em: Seg Ago 06, 2007 3:59 pm
Localização: Cerquilho SP
Contato:

Mensagem por Felype Rocha »

achoque é relidade, quando deixo na geladeira o bico não gruda na tampa, quando fica na caixa de campo tenho que apelar pro alicate ou pela tesoura para cortar o fundo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:c2ad531b08="Alvaro Sala"]Pergunta prática.
Guardar CA na geladeira: Mito ou realidade?[/quote:c2ad531b08]

A CA guardada na geladeira realmente dura mais tempo pois embora não pareça o ambiente de uma geladeira é seco.

Ao retirar deve-se esperar um tempo pois se abrir irá produzir condensação e esse é um dos modos de acelerar sua cura
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:8b4f2ab9d1="Aerocado"]Bom, não sei se o pessoal usa essa técnica, mas usei uma vez em uma asa chapeada e funcionou muito bem, se alguém se interressar pode procurar por [b:8b4f2ab9d1]Aliphatic Glue[/b:8b4f2ab9d1]

Bom, quando ouvi falar desse método, demorei para descobrir o que que era a tal da Aliphatic Glue, mas por fim entendi que é a cola amarela de marceneiro.

Para chapear a asa dessa forma, é só diluir a cola em um pouco de água, apenas para facilitar na hora de espalhar, então se passa uma demão na madeira e uma no isopor, deixando secar (quase como uma cola de contato) mas a diferença vem agora, quando juntar as peças, elas não irão aderir, é ai que entra o ferro de passar roupas :D não sei explicar o processo químico, mas quando se aplica calor pela madeira, ela adere muito bem, de forma instantânea, ficando muito leve.

É um processo que não pode ser revertido, uma vez aplicado calor não se consegue "soltar" as peças aplicando mais calor.

Usei bastante essa cola para isso, mas é presciso tomar cuidado para não entortar a asa no caminho.[/quote:8b4f2ab9d1]

O que você fez foi um processo rustico de vulcanização.

A cola por estar bem liquida penetra nos poros da madeira por capilaridade, ao receber o ferro de passar roupas que pode chegar a temperaturas superiores a 100° a agua evapora e endurece a cola causando um travamento mecanico muito eficiente.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

muito bom este topico sobre colas realmente aprendi muito lendo ele
Avatar do usuário
Misiukas
membro
Mensagens: 671
Registrado em: Qua Out 04, 2006 9:10 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Misiukas »

Onde vocês compram a formula 560 em São Paulo? Só achei no Asas Eletricas.
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4459
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

De Santi.
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Vou dar os meus pitacos também, depois de quase 40 anos colando coisas, a gente aprende algo.
O catalisador do CA é a água, por isso deve-se guardá-la em lugar seco, o mito da geladeira vem daí, e obviamente qualquer cola não deve ser guardada em lugares excessivamente quentes e nem expostas ao sol. Resumindo, guardar todas as colas em lugar fresco e seco!
Voltando ao CA, ele cristaliza muito mais rapido na presença de água, aquela baforada para secar mais rápido funciona, além de servir bem para colar balsa molhada. Quando temos uma peça arqueada, tipo uma asa de chapa de balsa curvada, é só molhar a balsa com água (pode ser misturado com álcool), moldar a dita cuja e colar com CA nos suportes, mas cuidado, a secagem é super instantânea.
E exatamente devido a esta característica, o CA "aprisiona" a água dentro da sua estrutura cristalina, e o seu modelo vai carregar esta água para sempre em forma de peso. Não é mito não, colar com CA aumenta muito o peso do modelo, é só pesar a madeira toda antes de construir, e pesar depois de montado, tente depois descobrir aonde Lavoisier errou... Então muiiiiito cuidado ao colar com CA, use microgotículas.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Voltando na história do silicone...
Não sei se é o que o Ferocha tava falando. Patex é uma marca de colas, pelo que eu sei, tem várias colas. Acho que ele se referia àquela bisnaga de silicone que se usa para vedar box de banheiro. É bem diferente do silicone da cola quente (que acho que nem deve ser silicone, pra derreter tão facilmente). É uma pasta, geralmente transparente (mas tem colorida também) que você passa em frestas, ela endurece depois de algumas horas, virando uma borracha.
Essa cola é usada para fazer dobradiças em aeros. Eu nunca testei, mas dizem que funciona muito bem. http://www.rc-soar.com/tech/silicone.htm

Abs

Eric
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Fazer dobradiças com silicone, outra novidade pra mim. 8)

Beto,virou vidente??? Estava pegando coisas sobre CA

Só uma coisa, se usar acelerador ela vai ficar sem agua, não vai comprometer a flexibilidade e não vai esbranquiçar e a cura é feita pela mudança de PH... foi o que eu aprendi no curso.

[b:77eaf2ea9e]Os Mecanismos de Cura dos Adesivos Loctite[/b:77eaf2ea9e]

A maioria dos adesivos Loctite são polímeros reativos. Eles passam do estado líquido ao sólido por meio de várias reações químicas de polimerização. Nossa companhia desenvolveu um grande número de adesivos com propriedades de cura específicas para cada situação. É possível classificar os adesivos nos seguintes grupos, de acordo com as propriedades de cura:

reação anaeróbica
exposição à luz ultravioleta (UV) (também como opção de cura secundária)
[b:77eaf2ea9e]reação aniônica (cianoacrilatos) [/b:77eaf2ea9e]
sistema de ativação (acrílicos modificados)
cura pela umidade (silicones, uretanos)
cura por calor (epóxis)

Artigo completo com fotos:

http://loctite.fast.de/wwdh/pt/i024ch02.htm

Lembra do que eu disse no inicio do artigo e no outro post??

[b:77eaf2ea9e]O efeito capilar do adesivo líquido leva-o, até mesmo, a espaços mínimos para preencher a folga. O adesivo curado fica, então, ancorado à rugosidade superficial das peças[/b:77eaf2ea9e]

[b:77eaf2ea9e]Adesivos curados por reação aniônica (cianoacrilatos)[/b:77eaf2ea9e]

Os adesivos cianoacrilatos monocomponentes polimerizam em contato com superfícies levemente alcalinas. Em geral, a umidade ambiente do ar e da superfície de adesão é suficiente para iniciar a cura em poucos segundos. A umidade da superfície de adesão neutraliza o estabilizante do adesivo, de modo que a polimerização ocorrerá de superfície a superfície. Para conseguir uma cura mais rápida, monitorando a resistência, é conveniente uma condição de folga zero. Os melhores resultados serão alcançados quando a umidade relativa no ambiente de trabalho for de 40% a 60% à temperatura ambiente. A umidade mais baixa leva à cura mais lenta; a umidade mais alta acelera a cura, mas pode prejudicar a resistência final da adesão. (ver fig. 13).

[img:77eaf2ea9e]http://loctite.fast.de/wwdh/images/02031014.jpg[/img:77eaf2ea9e]


Fig. 14: O processo de cura de cianoacrilatos tem sido descrito como: estabilizante ácido impede que as moléculas de adesivo reajam, conservando, então, o adesivo em estado líquido (1). A umidade superficial neutraliza o estabilizante (2) e a polimerização inicia (3). Cadeias de polimerização são formadas entrelaçandose entre si, (4).






Depois de um tempo vou fazer um resumo com todas as dicas, vai ficar super legal[/url]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Para soltar o CA usa-se um produto que se chama Debonder, que é um Heptano ou uma Acetona

:wink:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder