Boeing 777-300ER

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

[quote:3d6f699407="fabiofleal"]Rapaz, vc me deu umas ideias... fiquei matutando sobre isso hoje na volta p/ casa.[/quote:3d6f699407]

Numa dessas pesquizas que eu faco atras de pecas jah achei um sistema desses, mas nao me lembro aonde, eh similar ao helicomand(usado em helicopteros) ficaria nota 10 tb no seu 727. Outra coisa que eh possivel eh instalar gyros de helicopteros para travar os eixos, por exemplo, se colocar um gyro pra travao o eixo dos ailerons cada vez que uma rajada fizer uma das asas descer o gyro imediatamente comanda a recuperacao. Pelo menos em teoria funciona assim, eu planejo pesquizar muito quando resolver construir uma maquina como essas de vcs, afinal ficar meses construindo e depois por um descuido ver tudo virar lenha nao eh nada legal.
Avatar do usuário
Diegobambas
membro
Mensagens: 95
Registrado em: Dom Set 02, 2007 12:35 pm
Localização: Fortaleza

Mensagem por Diegobambas »

[quote:fc12ec0533="A_Almeida"][quote:fc12ec0533="fabiofleal"]Rapaz, vc me deu umas ideias... fiquei matutando sobre isso hoje na volta p/ casa.[/quote:fc12ec0533]

Numa dessas pesquizas que eu faco atras de pecas jah achei um sistema desses, mas nao me lembro aonde, eh similar ao helicomand(usado em helicopteros) ficaria nota 10 tb no seu 727. Outra coisa que eh possivel eh instalar gyros de helicopteros para travar os eixos, por exemplo, se colocar um gyro pra travao o eixo dos ailerons cada vez que uma rajada fizer uma das asas descer o gyro imediatamente comanda a recuperacao. Pelo menos em teoria funciona assim, eu planejo pesquizar muito quando resolver construir uma maquina como essas de vcs, afinal ficar meses construindo e depois por um descuido ver tudo virar lenha nao eh nada legal.[/quote:fc12ec0533]


Sabia q tinha visto isso em algum lugar, o cara da Rc Super Powers usa essa técnica em um F-35.
[url]http://www.youtube.com/watch?v=AntFdtFN3Hw&feature=channel[/url]
[yt]AntFdtFN3Hw[/yt]

espero ter ajudado.
p ¬ q... ~p v q
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Nesse caso ele esta usando 3 gyros Esky sem trava cauda que sao baratissimos, um para o eixo dos ailerons, outro para o eixo do elevator e outro para o eixo do leme (guinada), o preco de cada gyro desses eh o mesmo que um servo de qualidade media, mas os resultados como se pode ver sao excelentes. Por isso, via de regra, nao perderei meu tempo construindo um aviao grande e trabalhoso sem usar algo assim.

Ai vai o link de onde vende esses gyros a um preco bem baixo:

http://www.heliguy.com/Extras/Gyros/EK2-0704-Gyro/

Pra ligar nao tem erro, eh soh ligar em serie com o servo e o gyro direto no respectivo canal do receptor, depois eh soh posicionar o gyro alinhado com o eixo que se deseja estabilizar e pronto, um legitimo fly-by-wire caseiro. Alias nesse caso esse eh o tipo de gyro ideal, os trava cauda jah vi que soh atrapalham.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

[b:04611712a6]ENTELAGEM DA FUSELAGEM[/b:04611712a6]

Semana passada começei a entelar a fuselagem com madeira de balsa. Com esta madeira, a superfície fica muito bonita e fácil de pintar. Além de ficar leve e resistente.

Começei a entelar inicialmente a primeira seção, que é a do nariz. Dá um pouquinho de trabalho para fazer todas as peças bem precisas. Tento ao máximo em meus projetos ser o mais preciso possível. O que dá beleza ao modelo! Como o 777 vai ter sistema completo de luzes (inclusive luzes da cabine de passageiros), irei deixar um ´´buraco´´ no lugar das janelas dos passageiros, onde, depois irei fazer janela por janela. Vai dar um trabalho danado!!! hahaha!!! na parte inferior na frente, deixarei espaço para a baia do trem de pouso de nariz.

Na seção central, começei a entelar exceto na parte da raiz da asa. A junção das asas e fuselagem já está pronta. Porém, a barriga do avião ainda não. É meio complexo de se fazer, pois, tenho que calcular exatamente o espaço para o trem de pouso principal. O mesmo esquema foi feito para a janelas dos passageiros.

Ainda não começei a entelar a seção traseira da empenagem ou cauda.

Em cima de todas as 3 seções, irá ter uma espécie de tampa, onde tenho acesso à eletrônica.

Eis as fotos...
Anexos
Seção do nariz e central juntas. Vista para as conexões da seção central com seção da empenageml.
Seção do nariz e central juntas. Vista para as conexões da seção central com seção da empenageml.
24032009880.jpg (19.37 KiB) Exibido 10760 vezes
Seção do nariz e central juntas.
Seção do nariz e central juntas.
24032009879.jpg (17.71 KiB) Exibido 10760 vezes
Seção do nariz e central juntas.
Seção do nariz e central juntas.
24032009878.jpg (17.99 KiB) Exibido 10760 vezes
Seção central começando a ser entelada.
Seção central começando a ser entelada.
24032009877.jpg (27.96 KiB) Exibido 10760 vezes
Seção do nariz com as conexões para a segunda seção.
Seção do nariz com as conexões para a segunda seção.
24032009874.jpg (22.12 KiB) Exibido 10760 vezes
Começando a entelar a seção do nariz. Onde depois, irei fazer as janelas dos passageiros e outro corte que seja necessário.
Começando a entelar a seção do nariz. Onde depois, irei fazer as janelas dos passageiros e outro corte que seja necessário.
24032009873.jpg (23.76 KiB) Exibido 10760 vezes
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

Nnnnnnnnnnó!

Almeida, foimuito bom o seu post sobre o giro. Gostei muito disso e já vou comprar um p/ fazer um teste. Se ficar legal, vou poder voltar a voar o 727 com 3S e me livro dos motores xing que só aguentam 4S no papel.

Guiga,
Vc viu o topico do A330 ? Vou fazer o que puder p/ estar no Giant em Itu. Topas ? Existe a remotíssima possibilidade de rolar uma carona da FAB p/ levar o dois-setão. Mas ainda nem acionei meus contatos ainda, por isso, conto mais em ir só p/ assistir, mesmo.

Abraço.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Se eu estiver de folga man, na hora vou para o Giant Itú.

Quando será?

Cara, que tópico do A330 você se refere?

Esse sistema giroscópico é muito legal. VOu preferir instalar um desse talvez no meu próximo modelo. Ou então, depois de eu pegar a manhã com meu 777. Daí, posso até fazer uma versão teste... hehehe.
Avatar do usuário
wolverinehj
membro
Mensagens: 76
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 11:55 pm
Localização: feira de santana-bahia

Mensagem por wolverinehj »

De fato, esses são o melhores construtores, os "sem planta", não ficam atrelados apenas a uma simples folha de papel. No meu meu caso, quando vou dormir e deito na cama, começo a imaginar o que tenho de fazer no outro dia, a minha própria planta, é só seguir o básico. Como já ouvir falar que "até uma caixa de sapato voa". rsrsrsrs. Gostei muito do seu trabalho meu amigo, só tenho uma reclamação a lhe dizer, como construtor você está muito avançado para continuar fazendo aeromodelos com linhas retas, essas cavernas poderiam ser arredondas, mas de qual quer forma esta muito bom mesmo, o resto é só aprimoramento.
Avatar do usuário
maiconcarlos
membro
Mensagens: 350
Registrado em: Ter Mai 13, 2008 6:10 pm
Localização: Ivaiporã,PR

Mensagem por maiconcarlos »

Caraca, que construção. Muito prazer ainda estou iniciando um CESSNA...haha

Parabéns, qual a balsa que usa para entelar?
Avatar do usuário
fabiofleal
membro
Mensagens: 3961
Registrado em: Ter Set 12, 2006 10:30 pm
Localização: Salvador-BA
Contato:

Mensagem por fabiofleal »

[quote:00278e2b05="guiga_x"]Se eu estiver de folga man, na hora vou para o Giant Itú.

Quando será?

Cara, que tópico do A330 você se refere?

Esse sistema giroscópico é muito legal. VOu preferir instalar um desse talvez no meu próximo modelo. Ou então, depois de eu pegar a manhã com meu 777. Daí, posso até fazer uma versão teste... hehehe.[/quote:00278e2b05]


http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=59236&highlight=

Tô pensando em fazer o mesmo roteiro que faço a trabalho: Descer em CGH, alugar um carro na Hertz (tenho desconto lá). Daí, é só pegar a Castelo Branco (Um sonho de estrada qdo os caminhoneiros assassinos nao estao por lá) e ficar de olho na impecável sinalização (O oposto do caos de placas mal-posicionadas da capital paulista). Deve dar uns 80-90km de distancia, que passam bem rapido porque a CB é um tapete.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
Avatar do usuário
guiga_x
membro
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Mar 15, 2009 7:06 pm
Localização: Salvador, Bahia

Mensagem por guiga_x »

Wolverine:

Cara, muito obrigado pelos elogios. De fato, concordo contigo que os melhores construtores são os ´´sem planta´´. hahaha!!! Interessante o que falou. Cara, acontece exatamente o mesmo. Deito na cama, e começa a vim milhões de idéias para o modelo, e futuros... Daí, já perdi o sono. Eu costumo anotar cada boa idéia que me vem à cabeça. Se não me esqueço de tudo. Em relação às superfícies poligonais, este é meu último modelo construído dessa forma. Estava eu adquirindo ´´experiência´´na construção de modelos para chegar ao ponto de se construir um avião totalmente em escala perfeite!!! Se tem uma coisa que sou super, hiper, mega enjoado com meus projetos é o ACABAMENTO. Não me satisfaz apenas ver o avião voando. E sim, é ver uma réplica ao meu ver e condição, mais perfeita possivel da realidade. Sou muito chato mesmo!!! Muitas vezes, fico até dando risada de mim pela persistência em construir peças erradas, e reconstruí-las. No final do dia nas folgas, ver que não fiz p***a nenhuma. Avanço quase zero!!! Mas, isso que me dá gosto: o fato de tentar fazer o melhor possível. Garanto que no que vem, vou construir outro modelo totalmente em balsa e com cavernas e superfícies arredondadas. Já estou construindo o 777 a quase 1 ano e meio!!! com tudo que tem direito!!! Apesar desse modelo já ter um monte de parafernalha para ser instalada!!! hahaha!!!
________________________________

Maiconcarlos:

Valeu cara pelo elogio também! Vou dar uma olhada em seu Cessna. Eu em específico tenho paixão pelos jatos de linha aérea. Gosto de aeromodelos grandes e em escala!!!

Em relação à balsa para entelagem. Uso aquela mais fininha. 0,5 da espessura de 1 mm. Em pouquíssimas partes, entelei com a balsa de 1 mm. Mas, em 5 % do modelo.
Responder