Maquete ferroviária - NOVAS FOTOS

Lanchas, aerobarcos, ekranoplanos, veleiros, trens, modelos estáticos e outras formas de modelismo que, mesmo não voando, nos fazem sonhar alto.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Até pouco tempo atrás, qualquer maquetista brasileiro sabia que se quisesse fazer vegetação e gramados tinha que apelar para a serragem colorida. O resultado era sempre irreal e horroroso.
Felizmente surgiram grandes empresas nos Estados Unidos e na Europa que passaram a fabricar diversos produtos que preencheram essa imensa lacuna de produtos decentes para maquetes. Hoje temos de tudo e mais um pouco não só no paisagismo, em edifícios, mas também na área tecnológica. O avanço mais significativo se deu no controle dos trens com o bem vindo DCC, que mudou definitivamente para melhor o conceito de maquete ferroviária.
Mas quero me ater ao paisagismo, para não estender o texto.
Na foto abaixo, mostro a vegetação composta de gramados e pequenos arbustos para decorar uma pequena rua.
Os produtos são da Woodland Scenics (fabricante) e da Scenic Express (revendedora de diversas marcas). Claro que o que se vê na foto é a melhor utilização possível do material dentro das minhas limitações. O resultado final depende sempre da sensibilidade e da prática do maquetista. Mas só a possibilidade de você poder executar o que pensou porque há material disponível no mercado que lhe propicie a concretização do projeto, dá à gente um ânimo extraordinário. Se o sujeito for caprichoso e tiver uma pequena disponibilidade financeira, maquete com serragem colorida, NUNCA MAIS!
Quem puder dê uma passadinha pela página principal e deixe seu comentário, sua sugestão ou crítica.
http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br
Anexos
DSC_0326net1.JPG
DSC_0326net1.JPG (35.92 KiB) Exibido 10922 vezes
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Para os que estão acompanhando a confecção da maquete, a partir da semana passada iniciei os trabalhos na segunda metade da maquete, onde se concentra a área industrial propriamente dita, com silos, fabrica de farinha, madeireira, depósito de gas e oficinas de manutenção de locomotivas.
A foto abaixo dá uma ideia do que estou falando.
Na segunda foto, uma visão da área de oficinas, faltando terminar o paisagismo.
Para não esquecer:
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Anexos
Imagem344net.jpg
Imagem344net.jpg (37.83 KiB) Exibido 10930 vezes
Imagem345net.jpg
Imagem345net.jpg (37.58 KiB) Exibido 10931 vezes
Avatar do usuário
ana sylvia grassetti
membro
Mensagens: 57
Registrado em: Qui Jul 30, 2009 3:14 pm
Contato:

Mensagem por ana sylvia grassetti »

adorei sua maquete, principalmente as vegetações.
Nota dez para o prédio da fábrica de farinha, bárbara.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Silvia, outro dia eu postei na página um texto sobre as dificuldades dos maquetistas há algum tempo atrás, quando todos dependíamos da terrível serragem pintada para fazer gramados e algumas outras coisas. Ficava feio, artificial, mas não tínhamos opção. Hoje, com os fabricantes internacionais como Woodland Scenics ( [url]www.woodlandscenics.com[/url] ) e a Scenics Express ( [url]www.scenicexpress.com[/url] ) que vende os fabulosos produtos da Silflor e de inúmeros outros fabricantes, a vida do modelista deu uma guinada fantástica.
Temos produtos para todo tipo de árvore e todo tipo de textura. Se o bolso aguentar, o céu é o limite! Dê uma espiadinha nos sites que citei. Você vai ficar de queixo caído...
Obrigado pela visita e continue prestigiando a página. Opinião com o peso do seu conhecimento e da sua competência me enche de orgulho e me fincentiva a melhorar sempre.
Avatar do usuário
ricardo fozzatti
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Dom Set 13, 2009 3:36 pm
Localização: Sao Paulo,SP

Mensagem por ricardo fozzatti »

ADOREI AS FOTOS DA MAQUETE SOU FERREOMODELISTA E AEROMODELISTA
EU E MEU FILHO VOU POSTAR NO TOPICO ALGUMAS FOTOS DOS MEUS MODELOS POIS NAO TENHO ESPACO PARA CONSTRUIR UMA MAQUETE
RICARDO FOZZATTI
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Balan,
sem palavras para descrever o que você mostrou até agora,continuo acompanhando o tópico e na espera de novas fotos para contempla-las.
Parabéns.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Ricardo, obrigado pela mensagem.
Carlos, parei de postar fotos no dia 31 de agosto porque dei um tempo na paisagem e fui para debaixo da mesa. Tem uns seiscentos milhões de fios para ligar, e a coisa estava começando a ficar inadministrável... A partir de hoje, no final da tarde, você verá novas fotos registrando o que foi feito nos últimos dias. Um abraço e obrigado pelas divistas.
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

O pessoal sempre me pede fotos que registram a iluminaçãoda maquete. Vou postar duas que mostram os postes que fabriquei recentemente. Como os postes são altos, usei leds de alto brilho para que a luz chegasse até o chão. Consegui o efeito que eu queria. Para quem quiser ver as demais fotos que postei esta semana, entrem no endereço abaixo.
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Anexos
Imagem372net.jpg
Imagem372net.jpg (26.56 KiB) Exibido 10751 vezes
Imagem374net.jpg
Imagem374net.jpg (28.52 KiB) Exibido 10752 vezes
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

Passei as duas últimas semanas fazendo aquilo que sempre achei que seria o mais difícil de fazer: colocar uma floresta na maquete mas que "realmente se parecesse" com uma floresta. Deu um trabalho dos diabos, e o resultado está aí abaixo. Para ver mais fotos entre no site abaixo:
[url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
Sejam gentis, cliquem em "comente aqui" e deixem seus comentários.
Anexos
Na entrada do tunel e sobre as pedras coloquei uma vegetação bem exuberante com as heras tomando conta de tudo, galhos secos e outros pequenos detalhes para dar o maior realismo possível
Na entrada do tunel e sobre as pedras coloquei uma vegetação bem exuberante com as heras tomando conta de tudo, galhos secos e outros pequenos detalhes para dar o maior realismo possível
DSC_0389evoo.JPG (32.31 KiB) Exibido 10667 vezes
Na confecção da floresta procurei variar a altura, a cor, a textura e a vegetação mais baixa. Adicionei galhos caídos e apodrecidos e musgo sobre as pedras.
Na confecção da floresta procurei variar a altura, a cor, a textura e a vegetação mais baixa. Adicionei galhos caídos e apodrecidos e musgo sobre as pedras.
DSC_0375evoo.JPG (37.82 KiB) Exibido 10669 vezes
Avatar do usuário
Balan
membro
Mensagens: 316
Registrado em: Ter Jun 12, 2007 4:29 pm
Contato:

Mensagem por Balan »

O sorteio da locomotiva deu uma agitada no site [url]http://www.ferreomodelismo.blogger.com.br[/url]
O gostoso é que os amigos entenderam o espírito da coisa e estão participando.
Na semana que passou trabalhei um pouco em volta das oficinas. Ainda não terminei, foi feita só a parte básica, mas dá para se ter uma ideia de como vai ficar. As fotos abaixo mostram parte do trabalho realizado. Demais fotos podem ser vistas no endereço acima. Não esquecer de deixar comentário no "comente aqui", para continuar participando com novos cupons no sorteio da locomotiva Bachmann.
Anexos
Uma visão um pouco mais aberta da área trabalhada.
Uma visão um pouco mais aberta da área trabalhada.
Oficinaslonevoo.jpg (37.34 KiB) Exibido 10571 vezes
Parte da rotunda e do virador. Falta personagens, concluir a parte interna das oficinas, com ferramentas e bancada.
Parte da rotunda e do virador. Falta personagens, concluir a parte interna das oficinas, com ferramentas e bancada.
Oficinas008evoo.jpg (39.74 KiB) Exibido 10572 vezes
Responder