Maleta para carregamento de baterias

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

[quote:b08276688b="bluefox89"]Ei, Bruno M Siqueira. Eu queria saber qual é essa bateria que você usa na pista. Seria essa caixa branca? É que ainda vou comprar meu carregador, mas provavelmente tenho que comprar uma bateria pequena para os carregadores.[/quote:b08276688b]
Olá, eu uso a bateria do carro mesmo...
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Bruno, Essa é uma LiFePO4 de 3.2V...Existem dois modelos 38120S que possui maior capacidade 10Ah e menor taxa de carga 2C (20A) e descarga 10C (100A) e o modelo 38120P 8Ah que possui menor capacidade e maior taxa de carga 5C (40A) e descarga 20C (160A). Para substituir uma estacionária o modelo S seria o suficiente.

http://www.bmsbattery.com/index.php?main_page=index&cPath=1_10_11&zenid=ee784e7092e1e97ed89fc043d82dcbc4

Há pouco tempo atrás custavam US$ 32,00 cada + frete! Hoje o preço está mais baixo $15,00 cada, (U$ 1,5 /Ah) pouca coisa mais baixo que as células A123 usadas ($ 1,70 /Ah). Porém é bom salientar que são células LiFePO4 comuns e não possuem o mesmo desempenho e vida útil de uma célula A123!

No forum Endless-sphere certamente possui o teste dessas células... precisaria fazer uma busca.
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Obrigado pela informação caioect, para mim as baterias A123 e LiFePo4 eram a mesma coisa :(
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Apesar de ambas serem LiFePO4, possuem tecnologias bem diferentes!

http://www1.eere.energy.gov/vehiclesandfuels/pdfs/merit_review_2009/energy_storage/es_04_fulop.pdf

http://www.a123systems.com
Avatar do usuário
Pravato
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Ter Dez 28, 2010 7:27 pm
Localização: Ribeirão Preto-SP
Contato:

Mensagem por Pravato »

Preço por preço...vale o menor e mais eficaz,achei isso,já digo NÃO CONHEÇO,mas creio que se deviamos estudar um caso assim:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-165381932-celula-solar-05v36a-faca-o-seu-painel-solar-para-12v50w-_JM
Pravato
Avatar do usuário
Bruno M Siqueira
membro
Mensagens: 1541
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 7:56 pm
Localização: Macaé/RJ-33
Contato:

Mensagem por Bruno M Siqueira »

Produto interessante, seria bom descobrir o site do fabricante para ver as especificações reais do produto...
doug01n
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Set 22, 2008 4:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por doug01n »

O povo que curte som automotivo faz um sistema que acho muito interessante:

Adicionam uma bateria no Porta-malas, ou se o carro for grande, em um suporte no próprio cofre do motor (normalmente no lugar do filtro de ar, que tiram para colocar um esportivo, mais eficiente e que ocupa menos espaço).

Essa bateria normalmente é uma Impact de 80 a 100A, pois eles precisam de bastante capacidade de descarga de pico para suprir os graves... A parte boa é que elas são de descarga profunda, já preparadas para aguentar 80 a 90% de descarga.
Há baterias de gel (mais leves e compactas), ou mesmo as estacionárias para a nossa finalidade.

Mas o pulo do gato está na ligação: Esta bateria fica fixa no carro, ligada em paralelo à bateria principal do veículo através de um cabo de 21mm, porém protegida por um diodo. Este diodo permite carga da bateria quando o carro está em funcionamento (Alternador manda 13,7V constantes, carregando ambas as baterias, a principal e a secundária).

Ao ligar o carregador nos bornes da bateria secundária, vc estaria utilizando apenas ela, pois o diodo impede o consumo da bateria principal, preservando-a para dar a partida e a sua vida útil mantém-se inalterada.

Em boas (digo boas mesmo) lojas de som, os caras devem saber este esquema de ligação. Quando eu encontrar o esquema no forum de som automotivo, posto aqui para deixar de referência.

Espero ter ajudado!
Sevla
membro
Mensagens: 848
Registrado em: Sex Jun 25, 2010 10:43 pm

Mensagem por Sevla »

Só por curiosodade, quantos Amperes o alternador consegue mandar pra bateria, digo isso pois em uso normal demoraria muito para conseguir carregar por completo, mas se faz uso total da bateria só uma vez por semana e use o veiculo diariamente em percurso longo acredito que o alternador daria conta.
doug01n
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Set 22, 2008 4:53 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por doug01n »

Pra ter uma idéia, um alternador de Celta gera cerca de 60A de corrente. Para carregar uma bateria de 45A, levaria cerca de 45 minutos, à plena rotação (uma estrada por exemplo).

Já vi carros de SPL (doidos por pressão sonora) adaptando dois alternadores de Pajero em carros como ômegas e afins (120A cada alternador).
Os módulos digitais que usam hoje em dia têm 8kW de potência... Picos de mais de 200A de corrente, fiação da bateria para o amp com cabos de 30mm de diâmero. Coisa sem noção mesmo...
fprbrasil
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Dom Nov 23, 2008 11:44 am
Localização: Campos - RJ

Mensagem por fprbrasil »

Muito interessante esse bate-papo, começou com uma ideia bem original do meu Camarada Bruno e vem se desdobrando em formas uteis para uma melhor forma de carregar baterias no campo.

Particularmente achei interessante os paineis solares com capacidade de 150W mas ainda nao sei fazer contas de quanto tempo levaria para carregar uma bateria de 50A por exemplo.

Se for uma boa tenho certeza que Bruno vai arrumar um cantinho no porta-mala para colocar essa bateria reserva.

vlw
Responder