Maleta para carregamento de baterias
- Bruno M Siqueira
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[quote:b08276688b="bluefox89"]Ei, Bruno M Siqueira. Eu queria saber qual é essa bateria que você usa na pista. Seria essa caixa branca? É que ainda vou comprar meu carregador, mas provavelmente tenho que comprar uma bateria pequena para os carregadores.[/quote:b08276688b]
Olá, eu uso a bateria do carro mesmo...
Olá, eu uso a bateria do carro mesmo...
Bruno, Essa é uma LiFePO4 de 3.2V...Existem dois modelos 38120S que possui maior capacidade 10Ah e menor taxa de carga 2C (20A) e descarga 10C (100A) e o modelo 38120P 8Ah que possui menor capacidade e maior taxa de carga 5C (40A) e descarga 20C (160A). Para substituir uma estacionária o modelo S seria o suficiente.
http://www.bmsbattery.com/index.php?main_page=index&cPath=1_10_11&zenid=ee784e7092e1e97ed89fc043d82dcbc4
Há pouco tempo atrás custavam US$ 32,00 cada + frete! Hoje o preço está mais baixo $15,00 cada, (U$ 1,5 /Ah) pouca coisa mais baixo que as células A123 usadas ($ 1,70 /Ah). Porém é bom salientar que são células LiFePO4 comuns e não possuem o mesmo desempenho e vida útil de uma célula A123!
No forum Endless-sphere certamente possui o teste dessas células... precisaria fazer uma busca.
http://www.bmsbattery.com/index.php?main_page=index&cPath=1_10_11&zenid=ee784e7092e1e97ed89fc043d82dcbc4
Há pouco tempo atrás custavam US$ 32,00 cada + frete! Hoje o preço está mais baixo $15,00 cada, (U$ 1,5 /Ah) pouca coisa mais baixo que as células A123 usadas ($ 1,70 /Ah). Porém é bom salientar que são células LiFePO4 comuns e não possuem o mesmo desempenho e vida útil de uma célula A123!
No forum Endless-sphere certamente possui o teste dessas células... precisaria fazer uma busca.
- Bruno M Siqueira
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- Bruno M Siqueira
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O povo que curte som automotivo faz um sistema que acho muito interessante:
Adicionam uma bateria no Porta-malas, ou se o carro for grande, em um suporte no próprio cofre do motor (normalmente no lugar do filtro de ar, que tiram para colocar um esportivo, mais eficiente e que ocupa menos espaço).
Essa bateria normalmente é uma Impact de 80 a 100A, pois eles precisam de bastante capacidade de descarga de pico para suprir os graves... A parte boa é que elas são de descarga profunda, já preparadas para aguentar 80 a 90% de descarga.
Há baterias de gel (mais leves e compactas), ou mesmo as estacionárias para a nossa finalidade.
Mas o pulo do gato está na ligação: Esta bateria fica fixa no carro, ligada em paralelo à bateria principal do veículo através de um cabo de 21mm, porém protegida por um diodo. Este diodo permite carga da bateria quando o carro está em funcionamento (Alternador manda 13,7V constantes, carregando ambas as baterias, a principal e a secundária).
Ao ligar o carregador nos bornes da bateria secundária, vc estaria utilizando apenas ela, pois o diodo impede o consumo da bateria principal, preservando-a para dar a partida e a sua vida útil mantém-se inalterada.
Em boas (digo boas mesmo) lojas de som, os caras devem saber este esquema de ligação. Quando eu encontrar o esquema no forum de som automotivo, posto aqui para deixar de referência.
Espero ter ajudado!
Adicionam uma bateria no Porta-malas, ou se o carro for grande, em um suporte no próprio cofre do motor (normalmente no lugar do filtro de ar, que tiram para colocar um esportivo, mais eficiente e que ocupa menos espaço).
Essa bateria normalmente é uma Impact de 80 a 100A, pois eles precisam de bastante capacidade de descarga de pico para suprir os graves... A parte boa é que elas são de descarga profunda, já preparadas para aguentar 80 a 90% de descarga.
Há baterias de gel (mais leves e compactas), ou mesmo as estacionárias para a nossa finalidade.
Mas o pulo do gato está na ligação: Esta bateria fica fixa no carro, ligada em paralelo à bateria principal do veículo através de um cabo de 21mm, porém protegida por um diodo. Este diodo permite carga da bateria quando o carro está em funcionamento (Alternador manda 13,7V constantes, carregando ambas as baterias, a principal e a secundária).
Ao ligar o carregador nos bornes da bateria secundária, vc estaria utilizando apenas ela, pois o diodo impede o consumo da bateria principal, preservando-a para dar a partida e a sua vida útil mantém-se inalterada.
Em boas (digo boas mesmo) lojas de som, os caras devem saber este esquema de ligação. Quando eu encontrar o esquema no forum de som automotivo, posto aqui para deixar de referência.
Espero ter ajudado!
Pra ter uma idéia, um alternador de Celta gera cerca de 60A de corrente. Para carregar uma bateria de 45A, levaria cerca de 45 minutos, à plena rotação (uma estrada por exemplo).
Já vi carros de SPL (doidos por pressão sonora) adaptando dois alternadores de Pajero em carros como ômegas e afins (120A cada alternador).
Os módulos digitais que usam hoje em dia têm 8kW de potência... Picos de mais de 200A de corrente, fiação da bateria para o amp com cabos de 30mm de diâmero. Coisa sem noção mesmo...
Já vi carros de SPL (doidos por pressão sonora) adaptando dois alternadores de Pajero em carros como ômegas e afins (120A cada alternador).
Os módulos digitais que usam hoje em dia têm 8kW de potência... Picos de mais de 200A de corrente, fiação da bateria para o amp com cabos de 30mm de diâmero. Coisa sem noção mesmo...
Muito interessante esse bate-papo, começou com uma ideia bem original do meu Camarada Bruno e vem se desdobrando em formas uteis para uma melhor forma de carregar baterias no campo.
Particularmente achei interessante os paineis solares com capacidade de 150W mas ainda nao sei fazer contas de quanto tempo levaria para carregar uma bateria de 50A por exemplo.
Se for uma boa tenho certeza que Bruno vai arrumar um cantinho no porta-mala para colocar essa bateria reserva.
vlw
Particularmente achei interessante os paineis solares com capacidade de 150W mas ainda nao sei fazer contas de quanto tempo levaria para carregar uma bateria de 50A por exemplo.
Se for uma boa tenho certeza que Bruno vai arrumar um cantinho no porta-mala para colocar essa bateria reserva.
vlw