Montagem - Jato Falcon 120

Aqui vamos falar sobre os jatos a querosene e outros motores a combustão.
HLANG
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Dom Jan 18, 2009 8:03 pm
Localização: São Lourenço, MG

Mensagem por HLANG »

Douglas
Lamento a insistência, mas o manual da Kingtech orienta a partida da turbina, de modo diferente
1. Mover o trim do acelerador para acima
2. manter o stick do acelerador e trim em posição idle
3. O display mostrará a palavra READY
4. Após isso, mover o stick do acelerador para cima e depois para baixo
5. Depois de tudo isso, aí sim inicia-se a partida automática

Como vc fez a sua partida?
manteve o stick do acelerador todo para cima (full trottle) até a partida da turbina. Assim que ela pegou vc baixou o stick do acelerador? Isso não desligaria a mesma?

Abs.
Henrique
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

Nao sou entendedor de nada de jato...

Mais num evento (EU vi e me falaram) que tem que fazer o resfriamento dele depois que desliga.... o pessoal usa uma turbininha eletrica com lipo para fazer isso.
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:86a6194d96="RafaelMq"]Nao sou entendedor de nada de jato...

Mais num evento (EU vi e me falaram) que tem que fazer o resfriamento dele depois que desliga.... o pessoal usa uma turbininha eletrica com lipo para fazer isso.[/quote:86a6194d96]

Rafael, o ECU liga o motor eletrico após o uso para resfriar a turbina (after-run cooling). O mesmo motor brush que da a partida.

Mais nada impede que o processo seja feito mais rapido com uma EDF. Antigamente era mais usado pois as turbinas não tinham partida eletrica.
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.
Avatar do usuário
Lt_Nelson
membro
Mensagens: 1179
Registrado em: Sáb Jan 06, 2007 9:18 pm
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Lt_Nelson »

[quote:158c11d529="HLANG"]Douglas
Lamento a insistência, mas o manual da Kingtech orienta a partida da turbina, de modo diferente
1. Mover o trim do acelerador para acima
2. manter o stick do acelerador e trim em posição idle
3. O display mostrará a palavra READY
4. Após isso, mover o stick do acelerador para cima e depois para baixo
5. Depois de tudo isso, aí sim inicia-se a partida automática

Como vc fez a sua partida?
manteve o stick do acelerador todo para cima (full trottle) até a partida da turbina. Assim que ela pegou vc baixou o stick do acelerador? Isso não desligaria a mesma?

Abs.
Henrique[/quote:158c11d529]

Já que ninguém responde...
1 - tem que "ensinar" a ECU c/ os end-points do acelerador, ler no manual como se faz
2 - programar no Tx uma chave c/ throttle-cut, mas uma chave sem mola, de 2 posições, a posição de corte tem q ficar abaixo do mínimo que a ECU aprendeu
3 - ao ligar a ECU deixar no corte, a ECU indica low-trim
4 - quando for ligar tirar a chave do corte, a ECU vai indicar ready
5 - para dar a partida basta mover o acelerador até o fim e voltar, não deve ser rápido demais, faça-o normalmente
6 - a turbina vai partir e ficar em idle
7 - para parar a turbina, acionar o corte e manter no corte, senão mantiver no corte ela não vai acionar o motor de partida p/ refrigerar

[]s
50W, 150W, 300W, 600W, 900W, 1200W, 3000W
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

No meu eu faço tudo pelo trim.

1) Trim abaixado - low-trim
2) Trim no meio - Idle
3) Stick Full e Idle - Start
4) Ready
5) Trim abaixado - Shutdown/Cooling
6) Se subir o trim ele cancela o resfriamento e aparece - Engine off - Reset ECU
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote:2c59bcbd3c="AndréLuiz"]O video no Pacaembu:

http://www.youtube.com/watch?v=iiH070QeFPI

iiH070QeFPI[/quote:2c59bcbd3c]

É o bicho hein Douglas!!
Tempo é dinheiro. Acontece que no hobby precisamos de ambos!!! :cry: :? :shock:
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM
Avatar do usuário
Edimar
membro
Mensagens: 114
Registrado em: Dom Dez 05, 2010 8:15 pm
Localização: Bauru/SP

Mensagem por Edimar »

[quote:b6a6abec9a="RafaelMq"]Nao sou entendedor de nada de jato...

Mais num evento (EU vi e me falaram) que tem que fazer o resfriamento dele depois que desliga.... o pessoal usa uma turbininha eletrica com lipo para fazer isso.[/quote:b6a6abec9a]

Também não entendo nada e nunca vi uma ao vivo, mas estou lendo muito a respeito, tenho dois livros do Kurt Schreckling e um do Thomas Kamps papas da microturbina.
A turbina possui dois rolamentos hibridos (já ouvi dizer que algumas tem um rolamento normal na frente e um hibrido atrás...) cujas esferas suportam uma determinada temperatura. Enquanto ela esta rodando a temperatura no local onde ficam os rolamentos esta num valor calculado de regime de trabalho suportado por elas. Após desligar, o fluxo de ar cai. Internamente, mais especificamente na região de fluxo de gases da câmara de combustão + rotor da turbina estão numa temperatura elevadíssima. Em virtude da parada, essa temperatura tende a se espalhar pela turbina inteira, e ai atinge os rolamentos podendo danificá-los. É por isso que quando param, para dar mais vida útil aos rolamentos, o pessoal costuma continuar girando ela para que a temperatura interna diminua protegendo os rolamentos. 8)
Tempo é dinheiro. Acontece que no hobby precisamos de ambos!!! :cry: :? :shock:
Albatroz 40 - OS .46AX - Futaba 4YF FM
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Douglas de Oliveira »

[quote:5be80acbc4="AndréLuiz"]O video no Pacaembu:
http://www.youtube.com/watch?v=iiH070QeFPI
[/quote:5be80acbc4]
Grande André!

Agradeço muito pela postagem do video! Achei excelente e dá para ter uma ótima idéia de como foi os primeiros testes da turbina!

Um abraço,
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Douglas de Oliveira »

[quote:de909a9b50="Vinicius Fantini"]Fala Douglas, é o Vinícius da JJ1200MK2, conversei com você no PACA terça, estou montando a bancada da minha turbina.

Recomendo que você utilize o PowerBox que eu te falei.

[img:de909a9b50]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/4230-40-16.jpg[/img:de909a9b50]

Da uma lida nas vantagens de usar no RCGROUPS.

Abs![/quote:de909a9b50]
Olá Vinicius!

Que equipamento interessante! Não conhecia o mesmo, porém irei analisar melhor para conseguir emitir qualquer opinião a respeito do produto.

Sempre que possível nos mantenha atualizado sobre seu projeto que é bem semelhante ao meu e poderemos trocar experiencias neste caminho.

Um abraço,
Douglas de Oliveira
Avatar do usuário
Douglas de Oliveira
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 12:28 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Douglas de Oliveira »

[quote:59295f9feb="AgPilot"]Como achei o valor do frete um pouco salgado, encontrei o mesmo aero no Ebay, aparentemente ele envia por Priority Mail, então já acabei de comprar o meu, vamos ver se ele envia mesmo!

Vai o link pra quem se interessar:

http://cgi.ebay.com/Super-Falcon-120-Nitro-R-C-RC-Airplane-Plane-Prop-Jet_W0QQitemZ320667177906QQcategoryZ34053QQcmdZViewItemQQ_trksidZp5197.m7QQ_trkparmsZalgo%3DLVI%26itu%3DUCI%26otn%3D4%26po%3DLVI%26ps%3D63%26clkid%3D8289176369715662551

Agora vou aguardar a comunicação do vendedor, depois posto os detalhes, tomara que não tenha caido numa roubada![/quote:59295f9feb]
Bom dia AgPilot!

Poste se possível todos os detalhes de sua negociação, assim teremos mais um canal de compra para o jato.

O frete saiu maior devido ao "oversize" do produto. Porém não tenho condições de avaliar se o mesmo foi caro ou barato. Poste seus valores para que os próximos possam fazer uma escolha com mais informações.

Um abraço,
Douglas de Oliveira
Responder