O que acham de ligar life direto na ignição?

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Ola, consultei o suporte tecnico da Da para usar Life na ignição do Da 120cc, e me autorizaram sem problemas(Alexandre,You can use a LiFe battery directly in to our ignitions without a regulator.Thanks,Jeff)(Info@desertaircraft.com) , ja tenho uns 20 vôos sem intercorrências, estou montando um aero c um dla 112 , entrei em contato com o suporte (feiaomodel@hotmail.com) e me foi respondido que o ideal é a lipo 2s 7,4V)( Hi,Sir,Our CDI have compatibility, it can used with li-fe battery, but we recommand 7.4v lipo battery, with 2s lipo, it's more powerful and stable.If there are any question please contact me feel free.Regards Emily). Ja a Dle e Rxel recomendam tensão regulada de 4,8 a 6v, abraço a tds.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:1e00010c78="Lumberjack"] O meu empecilho de usar life não é a tensão e sim o trabalha que vou ter para carregar e balancear. Tirar o cowl toda vez e etc. Já um pack de nimh ou nicad, basta colocar o plug no cowl através de um adaptador que vende para chaves.[/quote:1e00010c78]
Pra que tirar o colw? duas celulas de life quase nunca desbalanceiam, e se desbalancear vai ser pouca coisa, eu sempre carro as minhas normalmente sem balancear mesmo. life não é igual as lipo cheias de frescuras e perigo de pegar fogo.
Aurora 9 | AW EDGE 540 50cc | YAK 54 30cc
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:0121c940d5="rgil"][quote:0121c940d5="Lumberjack"] O meu empecilho de usar life não é a tensão e sim o trabalha que vou ter para carregar e balancear. Tirar o cowl toda vez e etc. Já um pack de nimh ou nicad, basta colocar o plug no cowl através de um adaptador que vende para chaves.[/quote:0121c940d5]
Pra que tirar o colw? duas celulas de life quase nunca desbalanceiam, e se desbalancear vai ser pouca coisa, eu sempre carro as minhas normalmente sem balancear mesmo. life não é igual as lipo cheias de frescuras e perigo de pegar fogo.[/quote:0121c940d5]

Tenho um artigo famoso na net sobre as life que fala que elas balanceiam sozinhas, será verdade?

Eu sempre carrego lipo e life com o cabo de balanceamento, nunca carreguei sem.

Mas é bom saber disso.
Avatar do usuário
rofilho
membro
Mensagens: 74
Registrado em: Ter Jan 12, 2010 6:45 pm
Localização: Brasília, DF

Mensagem por rofilho »

Eu uso LiFE sem bec tem 2 anos e NUNCA tive problemas. Já são mais de 4 montagens.
Avatar do usuário
Beef
membro
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Abr 01, 2010 7:25 am
Localização: Pelotas/RS

Mensagem por Beef »

Fiz a pergunta pro pessoal da rcgf sobre li-fe e responderam...............

Hi Alexandre,
6.6V is ok,but it will reduce CDI working life.
johnny
Avatar do usuário
Caveira Special Paint
membro
Mensagens: 996
Registrado em: Seg Out 24, 2011 4:22 pm
Localização: São Paulo - Capital

Mensagem por Caveira Special Paint »

[quote:d7b30dffee="Beef"]Fiz a pergunta pro pessoal da rcgf sobre li-fe e responderam...............

Hi Alexandre,
6.6V is ok,but it will reduce CDI working life.
johnny[/quote:d7b30dffee]


O CDi consome muito pouco energia da batera!
Tem motores mais Beberroes de energia, mas uma coisa que eu sempre faço nos meus motores é calcular quanto cada motor gasta em Mah por voo... ou por cada 3 voos, pra tirar a média!

Meus DLEs 55 gastam ceca de 150Mah por vôo na média!
Na teoria uma bateria de 2300mah LiFe 6,6V voam 15 vezes...

Pra ter segurança, eu faço 10 vôos e só depois disso eu carrego novamente...
isso que a RCG te escreveu em partes pode ser verdade, mas só se comprovaria 100% se vc carregasse a batera de LIFE apos cada voo, e usasse sempre com carga máxima e pico maximo de voltagem!
A voltagem da bateria vai caindo durante os voos, e de 6,7v do pico (logo após a carga), vem pra 6,4 a 6,3V.

abs
Campeão Brasileiro Escala - 2012/ 2013
12º no TOP GUN - World Championship - 2014
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:75ed07c2ed="Caveira Special Paint"][quote:75ed07c2ed="Beef"]Fiz a pergunta pro pessoal da rcgf sobre li-fe e responderam...............

Hi Alexandre,
6.6V is ok,but it will reduce CDI working life.
johnny[/quote:75ed07c2ed]


O CDi consome muito pouco energia da batera!
Tem motores mais Beberroes de energia, mas uma coisa que eu sempre faço nos meus motores é calcular quanto cada motor gasta em Mah por voo... ou por cada 3 voos, pra tirar a média!

Meus DLEs 55 gastam ceca de 150Mah por vôo na média!
Na teoria uma bateria de 2300mah LiFe 6,6V voam 15 vezes...

Pra ter segurança, eu faço 10 vôos e só depois disso eu carrego novamente...
isso que a RCG te escreveu em partes pode ser verdade, mas só se comprovaria 100% se vc carregasse a batera de LIFE apos cada voo, e usasse sempre com carga máxima e pico maximo de voltagem!
A voltagem da bateria vai caindo durante os voos, e de 6,7v do pico (logo após a carga), vem pra 6,4 a 6,3V.

abs[/quote:75ed07c2ed]

Também tem o fato que carregar com o storage, ou seja, nunca vai ficar cheia e como é 2300mah, tem uma grande autonomia mesmo não cheia.
Avatar do usuário
tio cenoura
membro
Mensagens: 966
Registrado em: Qui Mar 25, 2010 8:49 pm
Localização: Floripa-SC

Mensagem por tio cenoura »

eu uso life direto a mais de um ano sem problemas.
bec é so uma peça a mais pra dar problemas, quebrar fios...

uso no rx e servos assim como nos CDIs de 6 aeros a gas que tenho...

o que vale mais a pena arriscar? queimar servo ou ter mais uma peça pra dar pau?

nunca queimei nenhum servo e ja estraguei 2 becs quando os usava.

padrão nos meus aeros: 2 life 1.100 independentes no rx e outra no cdi.
Avatar do usuário
Kemp
membro
Mensagens: 1720
Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
Localização: Guaratinguetá-SP
Contato:

Mensagem por Kemp »

[quote:b922aa71d2="Lumberjack"][quote:b922aa71d2="rgil"][quote:b922aa71d2="Lumberjack"] O meu empecilho de usar life não é a tensão e sim o trabalha que vou ter para carregar e balancear. Tirar o cowl toda vez e etc. Já um pack de nimh ou nicad, basta colocar o plug no cowl através de um adaptador que vende para chaves.[/quote:b922aa71d2]
Pra que tirar o colw? duas celulas de life quase nunca desbalanceiam, e se desbalancear vai ser pouca coisa, eu sempre carro as minhas normalmente sem balancear mesmo. life não é igual as lipo cheias de frescuras e perigo de pegar fogo.[/quote:b922aa71d2]

Tenho um artigo famoso na net sobre as life que fala que elas balanceiam sozinhas, será verdade?

Eu sempre carrego lipo e life com o cabo de balanceamento, nunca carreguei sem.

Mas é bom saber disso.[/quote:b922aa71d2]

Se fosse assim não teria cabo de balanceamento, certo?
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
Lumberjack
membro
Mensagens: 880
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 7:10 pm
Localização: Minas Gerais

Mensagem por Lumberjack »

[quote:6390c404a6="Kemp"][quote:6390c404a6="Lumberjack"][quote:6390c404a6="rgil"][quote:6390c404a6="Lumberjack"] O meu empecilho de usar life não é a tensão e sim o trabalha que vou ter para carregar e balancear. Tirar o cowl toda vez e etc. Já um pack de nimh ou nicad, basta colocar o plug no cowl através de um adaptador que vende para chaves.[/quote:6390c404a6]
Pra que tirar o colw? duas celulas de life quase nunca desbalanceiam, e se desbalancear vai ser pouca coisa, eu sempre carro as minhas normalmente sem balancear mesmo. life não é igual as lipo cheias de frescuras e perigo de pegar fogo.[/quote:6390c404a6]

Tenho um artigo famoso na net sobre as life que fala que elas balanceiam sozinhas, será verdade?

Eu sempre carrego lipo e life com o cabo de balanceamento, nunca carreguei sem.

Mas é bom saber disso.[/quote:6390c404a6]

Se fosse assim não teria cabo de balanceamento, certo?[/quote:6390c404a6]

Eu também pensei a mesma coisa quando li a primeira vez tal artigo hehehee...

Por outro lado, parece que é fato mesmo que ela não perde o balanceamento como lipo. Ainda junta o fato que como é na ignição, ou seja, o consumo pequeno, bem capaz de ficar muito tem sem precisar balancear, pois a ignição não exige tanto causando desbalanceamento. Mas vai saber....
Responder