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Re: Otimizando o motor...

Enviado: Sex Set 19, 2014 1:42 pm
por Neoconker
[quote:5b8bbd2e87="Junior"]Se você olhar os motores chingling, pode se assustar com o que vai encontrar...
Geralmente, um fabricante usina as peças, outro monta, um terceiro enrola, um quarto compra e coloca a etiqueta da marca.
Tem motor bem usinado e com imãs de boa qualidade, mas peca por causa da colagem dos imãs, ou pelo enrolamento feito "nas coxa".[/quote:5b8bbd2e87]

Abri 3 motores já, estou no trabalho depois posto as fotos, é... tem alguns com espaçamento bem irregular. :cry:

Distribuição dis imãs...

Enviado: Sáb Set 20, 2014 10:54 am
por Junior
@Krizar
Boa sorte no teu novo projeto!

@Neoconker
Isto só vem confirmar a falha no controle de qualidade de motores baratos produzidos de "baciada".rsrs
Se o motor for de baixo kV, fique tranquilo que o controle eletrônico consegue lidar com esse desalinhamento de imãs.
O problema mais sério é nos motores de alta rotação que estão trabalhando no limite de chaveamento do ESC.
Esse desalinhamento pode resultar em geração de mais calor, além do já normalmente produzido.

Problemas com o esc

Enviado: Ter Set 23, 2014 12:59 pm
por Junior
Antes de prosseguir com o tópico, preciso deixar registrado aqui uma observação.

Este fim de semana, dei cointinuidade nas modificações e colhi mais fotos e material para continuar o tópico.
Estava desconfiado do motor, que, depois da redução de 12 para 8 imãs, ficou com uma cobertura de imãs de apenas 50% da circunferencia do bell, quando o ideal seria de 70 a 85%.
Pois então, resolvi enrolar o motor e testar com o ESC de 10A que comprei para usar nesta edf.

E o pior é que o ESC não conseguiu lidar com a baixa cobertura de imãs e cortou quando tentei atingir máxima aceleração.
Só roda em baixa-média rotação a ainda esquenta bastante :(

Como não quero trocar de ESC, vou refazer a colagem com 10 imãs para tentar resolver o problema.
Se a rotação ficar abaixo de 50.000rpm, vou compensar a perda de rotação diminuindo o diâmetro do cone de saída (exaustão) para aumentar a velocidade do fluxo de saída (efflux).

Enviado: Ter Set 23, 2014 4:16 pm
por GRANATO
Por que não os 12 imãs rearranjados em NN SS NN SS NN SS ?

É chatinho de colar por causa do efeito de repulsão, mas.... cobertura e 9 pólos x 6 mags é excelente para a velocidade que precisa.

Enviado: Ter Set 23, 2014 9:24 pm
por Junior
[quote:cb9d3bea54="GRANATO"]Por que não os 12 imãs rearranjados em NN SS NN SS NN SS ?

É chatinho de colar por causa do efeito de repulsão, mas.... cobertura e 9 pólos x 6 mags é excelente para a velocidade que precisa.[/quote:cb9d3bea54]

Pois é, Granato. Essa foi a primeira opção que me veio à cabeça quando desmontei o motor.
Mas depois de fazer os cálculos para a rotação pretendida, percebi que teria que colocar 8 voltas de fio por espira.
esses motores são muito pequenos, menores até que os antigos motores de cd-rom.
Só poderia colocar 8 voltas de fio 28AWG.
Paralelamente a esse projeto, aproveitei e montei uma edf de 35mm "light" (10g) com um Turnigy 1400 reenrolado para 2S e o rotor de 3 pás da edf original para um micro Mig 15.
as fotos estão abaixo.
O danado do motor tinha 16 imãs e foi fácil colar em 8 pares NN SS.
Achei que o motorzinho de 6 gramas não ia dar conta do recado.
Mas, para minha surpresa , ele trabalha mais frio nessa configuração 9N8P por causa do alto fator de enrolamento.
Para você ter uma idéia, essa edf "light" aguenta 42W contínuos a quase 60Krpm.
São 7W por grama de motor. :shock:
Eu nunca tinha colocado tanta potencia num outrunner.

Então pensei em repetir a mesma receita no irmão maior 18-11 com 6 voltas de 26AWG, só que a cobertura magnética de 50% deixou o ESC confuso! rsrs
Ainda não desisti!
Se o ESC funcionar com 10 imãs (63% de cobertura), posso baixar de 6 voltas de 26AWG para 5 voltas com fio 24AWG. Mais torque e menor resistencia com um fator de enrolamento igual ao de 8 imãs!
Se não der certo, pode ter certeza que usarei a configuração de 6 imãs duplos.
Vamos ver no que dá!
(P.S.: quando é que eu vou aprender a escrever mensagens menores??? :lol: :lol: )

10 imãs no bell também não funcionou...

Enviado: Seg Set 29, 2014 8:23 pm
por Junior
Voltando ao tópico...
Testei o outrunner 18-11 com 10 imãs, mas continua "engasgando"antes de chegar a 100% da aceleração.
Parece que o problema está relacionado com o imã.
Apesar da boa qualidade, a espessura de 0,65mm e largura de 3mm não produz um fluxo magnético amplo.
Com um preeenchimento de 65% com os 10 imãs, deve gerar um espaço neutro entre eles o suficiente para atrapalhar o sincronismo desse esc de 10A da Hobbyking.

Como a proposta é aproveitar as partes que já possuo sem partir para a troca de imãs ou do esc, vou tentar a configuração de 6 pólos com imãs duplos no esquema NN SS NN SS NN SS que o amigo Granato sugeriu.
Esse esquema vai manter a cobertura de imãs nos originais 75%, além de reforçar o fluxo magnético de cada polo com os imãs duplos.
Vai melhorar também o sincronismo do esc.
O fator de enrolamento vai cair de 94% para 86%, mas espero que o motor dessa vez funcione como esperado.

Pra não perder mais tempo (coisa preciosa pra mim nos últimos dias), estou modificando o segundo motor que possuo.
Aproveito e posto fotos da técnica de espaçamento e colagem dos imãs.

Enviado: Seg Set 29, 2014 8:24 pm
por Marco Antonio
Tiu... tenho imãs classe 50 aqui largados, se quiser. E mais outros aos montes.

Enviado: Seg Set 29, 2014 8:39 pm
por azulao
Amigos, boa noite.
Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?

Enviado: Seg Set 29, 2014 9:02 pm
por Marco Antonio
[quote:52ce213ebe="azulao"]Amigos, boa noite.
Já que o tópico fala de edf 35mm, vai uma daquelas perguntas esdrúxulas que sei que o Marco Antonio vai xingar, rsrs.
Estou pensando em utilizar uma edf 35mm com um cigarro eletrônico para fazer "bomba de fumaça" em um aero elétrico de 1,20 de envergadura.
a idéia é usar o empuxo para "soprar" a fumaça com o tal cigarro invertido. Acham que dá certo? ou fiquei doido?[/quote:52ce213ebe]


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Enviado: Seg Set 29, 2014 9:25 pm
por marcos soares
Um otimo topico! parabens !!!
abraços