Cola.. o que usar, como usar. A quatro, seis, oito mãos.

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Marco Antonio,

Parabéns! Este é um dos melhores posts dos últimos tempos. Era justamente o que estava faltando.

Sobre a questão do uso adequado das colas:
Dependendo do caso, é melhor fazer uma colagem superfical e frágil. Assim, as partes irão se separar, ao invés de quebrarem. Funcionando como um fusível. Isso é particularmente útil nos CLGs.
Eu colo sempre as asas, leme e estabilizador com cola branca ou Aerobrás. Dessa forma, fica fácil descolar e fazer ajustes de incidência e trimagem.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Retirei ta tabela LOCTITE um quadro com adesivos e seus usos em materias diversos.



Substrato 1# Metal/Cerâmica---Vidro---Plásticos---Borracha---Madeira
---------------------------------------------------------------------------------------Substrato 2#

Metal/Cerâmica------1, 2, 4--------- 3, 4----- 1, 2, 3, 4------ 1, 4------1, 2, 3, 4
-------------------------------------------------------------------------------------------
Vidro-------------------3, 4------------3, 4---------3, 4-----------4---------3, 4
------------------------------------------------------------------------------------
Plásticos-------------1, 2, 3, 4---------3, 4-------1, 3, 4--------1, 4--------1, 3, 4
------------------------------------------------------------------------------------
Borracha----------------1, 4------------4------------1, 4--------1, 4-----------1,4
------------------------------------------------------------------------------------
Madeira--------------1, 2, 3, 4---------3, 4--------1, 3, 4-------1, 4----------1,2, 4
------------------------------------------------------------------------------------

Os números indicam as famílias de adesivos que são adequados aos substratos selecionados.
Descrição breve das famílias de adesivos:

1) Cianoacrilatos: para áreas de adesão pequenas, adesão de multi-substratos
2) Adesivos estruturais: sistemas mono e bicomponentes, para adesões de alta resistência de peças rígidas
3) Adesivos de cura por UV: para a adesão de substratos claros e/ou transparentes à UV
4) Adesivos flexíveis: baseados em poliuretano ou silicone para resistir ao movimento devido a expansões térmicas ou vibrações diferentes
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Obrigado Omar, mas perto do que você conheçe eu só sei o basico.

Minha idéia é primeiro ver cada cola em profuncidade, depois vou colher totas as informações, como essa que vc colocou e fazer o resumo com dicas.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Weberson
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Seg Dez 22, 2008 11:20 am
Localização: Sabará - MG

Mensagem por Weberson »

Marco Antônio e demais,

Parabéns pela iniciativa. Informação útil e de qualidade que fatalmente nos ajudará nas próximas colagens.

[]´s
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:1b5b024ea8="Weberson"]Marco Antônio e demais,

Parabéns pela iniciativa. Informação útil e de qualidade que fatalmente nos ajudará nas próximas colagens.

[]´s[/quote:1b5b024ea8]

Até eu já aprendi duas coisas..
:D
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14902
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Uma coisa que eu aprendi é que a maioria das colas (exceto as especificas para "gap filling") funciona melhor em camadas muito finas. O Cianoacrilato, por exemplo, entre duas superficies polidas e planas, e em quantidade minima é muito mais eficaz do que se "babar" para fora da junção. Aliás, alguém se lembra do comercial da superbonder quando foi lançada no Brasil? Uma gota (sim, uma unica gota) era aplicada entre dois blocos de aço polidos até o espelhamento, em seguida esses blocos eram unidos e usados no meio de uma corrente, que interligava dois caminhçoes em uma ladeira...
Já vi também fotos de um tanque (!!!) pendurado por um sistema parecido.
A gente tende a exagerar, mas com o CA comum, por exemplo, quanto menos, melhor...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Eu sempre digo... Sogra é como Cola CA: quanto menos, e mais achatada, melhor!
Avatar do usuário
Omar Grassetti
membro
Mensagens: 1993
Registrado em: Qui Mai 06, 2004 10:58 am
Localização: sp

Mensagem por Omar Grassetti »

Outar coisa que deve ser observada quando se usa CA é a recolagem. O CA adere muito mal sobre si mesmo. A balsa já estara impregnada e a ancoragem, como disse o Marco, não mais será possive. Nesse caso o melhor é eliminar o máximo possivel com lixa até atingir a madeira. Se der gap, pode-se completar com mais balsa.

Um aeromodelo é uma pequena aeronave e não meramente um brinquedo descartavel. Quando moleque eu era rato de hangar e adorava ver aqueles aviões super velhos e ainda em condições de voo. Da mesma forma, um modelo deve durar muito. Pra isso, durante a montagem eu sempre penso na possibilidade de reparo e o uso adequado da cola é fundamental.

O que mais destroi um modelo é o medo da quebra. Quanto menos cola, menos reforço e, consequentemente, menos peso, menor será a lenha.
jmanga
membro
Mensagens: 1240
Registrado em: Seg Jul 10, 2006 9:00 pm
Localização: Divinopolis/MG

Mensagem por jmanga »

Boas.

Parabens a todos pelas fantasticas dicas.

Sempre tive esperança na inteligência do lado de baixo do equador.
Avatar do usuário
Zoil Junior
membro
Mensagens: 1792
Registrado em: Seg Mar 20, 2006 9:55 am
Localização: Guarulhos,São Paulo

Mensagem por Zoil Junior »

Parabéns pela tópico.
Já esta no favoritos.
Obrigado pelas dicas!
Responder