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Enviado: Sáb Mai 22, 2010 5:04 pm
por Rafael Ritter
No caso deste motor, na HK, eles exibem dados dele rodando uma 6x3 em 2S, e a 4x2.5 em 3S.

Eu que tenho usado ele com 4x2.5 e 2S.

Enviado: Sáb Mai 22, 2010 6:03 pm
por Ricardão
Eu estava desconfiando disso.

Com a 6x3, mesmo que o empuxo (134 g) e a corrente (2,9 A) sejam aceitáveis, colocando no PCTAco daria uns 10.000 rpm e "pitch speed" de 45 km/h, que deve dar, mas pode ser pouco - o grande problema é que nem sempre a gente consegue confirmar essas informações na prática; você está em Canoas, quase ao nível do mar e eu estou em São Paulo a quase 800 m, já posso esperar alguma redução nesses valores que a HK indica, mas tenho encontrado valores muito menores quando efetuo a medição.

Diz também que dá para usar uma 7x3.5 que daria 130 g com 3,4 A - isso dá 8.200 rpm e 43 km/h, o que é pior.

Se os números da HK forem verdadeiros, o motor tem reserva de empuxo com a 6x3 e se for preciso dá para tentar uma hélice menor e com mais passo para conseguir "pitch speed" maior, uma 5x4,3 ou 5x3 deve dar conta do empuxo que o modelo precisa e as duas darão maior "pitch speed".

Minha sugestão é começar com a 6x3 e só se preocupar com isso caso as decolagens fiquem muito desconfortáveis, com o modelo tendendo a estolar e ficando impossível de fazer curvas enquanto não se consegue velocidade e alguma altura.

Abraço!

Enviado: Sáb Mai 22, 2010 8:04 pm
por Rafael Ritter
Beleza Ricardão, já perdi a conta das dúvidas que tu me tirou, mais uma pra conta. Vou começar com a 6x3 então e ver como ele se comporta. O motorzinho é bom, levava aquele meu extrinha que tinha 120g e 50cm de asa, desconfio que vai fazer bonito com esse tb. Só estou aguardando a bateria chegar para fazer o primeiro vôo. Muito obrigado.

Enviado: Dom Mai 23, 2010 11:38 am
por brunollo
Rafael, ficou MUITO bonito! Realmente, apesar de cobrar seu peso, o filme deixa o acabamento fantástico. Ainda asim, ele voa e com um certo controle. Um pouco rápido, mas pelo menos os gramas extras vão ajudar no voo outdoor. Sobre a hélice, eu usei a de 5x43. Realmente, um pouco mais de pitch speed ajuda. E, cara, como ficou lindo! PARABÉNS!!!

Enviado: Dom Mai 23, 2010 8:43 pm
por Rafael Ritter
Valeu brunollo. No final das contas ele ficou na média do que o pessoal tem feito aí, não? Sabes que eu estava pensando agora: quanto ficaria o peso deste aero se eu refizesse ele com madeira leve e com material de entelagem adequado? 60g?

Se o vôo for bom e ficar controlável mesmo, de fato esses gramas extras permitirão uma melhor performance em vôo outdoor. Bem lembrado.

Enviado: Seg Mai 24, 2010 9:31 am
por brunollo
Cara, talvez. O Aeronca/Citabria eu quero fazer nesse esquema (SUPALITE!!!!) para ficar, com ailerons, pra baixo de 80g. Isso significa refazer quase toda a madeira, mas vai valer a pena. Projeto pras férias, em BH. Agora, deixa ver se eu entendi. Ele ficou com 84g pronto sem bateria ou com bateria? Eu tinha entendido sem bateria. Se foi com bateria, rapaz, vc operou um milagre aí usando filme pra cobrir!

Enviado: Seg Mai 24, 2010 10:12 am
por Rafael Ritter
Não, não, esse é o peso sem bateria. A bateria 2S vai engordar ele em mais 14g... Vai fechar em 98g RTF.

Enviado: Seg Mai 24, 2010 10:45 am
por Marco Antonio
Vai ficar bem rapido mas nada que não perrmita voar outdoor. Mas te avisei né.

Enviado: Seg Mai 24, 2010 1:45 pm
por Rafael Ritter
Claro, Marco. Quem avisa amigo é. :P

Enviado: Dom Mai 30, 2010 10:31 am
por Rafael Ritter
Ontem fui levar o filho e a patroa no shopping e consegui negociar uma passadinha no anfiteatro pois o dia estava sem vento algum. Botei o Piper no chão e tentei de colar, mas não deu muito certo. Piso com areia, qq formiga que estivesse passando já travava a roda. Lancei da mão e ele voou que foi uma beleza. Mais lento até que o Playboy.Tentencia leve à esquerda, tres trims à direita e era isso. Voou que nem avião grande, só o pouso que é sempre complicado para aviòes desse tamanho, mas era isso. Fiquei muito satisfeito.

Hoje vou de novo e providencio o vídeo.