Construção Tucano T-27 em balsa - envergadura 1,80 mt
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
[quote:20efb42f70="Mac2"]Alex,
Cuidado com o peso. Você vai deixar os estabilizadores horizontal e vertical em madeira maciça?
Abs
Marco Aurelio[/quote:20efb42f70]
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....
Cuidado com o peso. Você vai deixar os estabilizadores horizontal e vertical em madeira maciça?
Abs
Marco Aurelio[/quote:20efb42f70]
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
[quote:f3d9929c40="alexmartins15"]
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....[/quote:f3d9929c40]
Alex,
Deve-se tomar muito cuidado com o peso, pois o Tucano possui pouco área alar e qualquer aumento de peso tornará o voo muito crítico, dificultando em muito o pouso dele.
Abs
Marco Aurelio
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....[/quote:f3d9929c40]
Alex,
Deve-se tomar muito cuidado com o peso, pois o Tucano possui pouco área alar e qualquer aumento de peso tornará o voo muito crítico, dificultando em muito o pouso dele.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
[quote:77e14d8b9d="Mac2"][quote:77e14d8b9d="alexmartins15"]
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....[/quote:77e14d8b9d]
Alex,
Deve-se tomar muito cuidado com o peso, pois o Tucano possui pouco área alar e qualquer aumento de peso tornará o voo muito crítico, dificultando em muito o pouso dele.
Abs
Marco Aurelio[/quote:77e14d8b9d]
Marcos não entendi sua colocação....
Bom dia Marco.....
eu fiz na madeira maciça pra compensar o peso do motor... já que irei usar um motor a gasolina.... então para compensar o peso do motor e do tanque de gasolina... acho que pode ficar bom...
mas ja pensei tb na possibilidade dele ficar um pouco pesado... ai eu faço os recortes no próprio profundo, pra não ficar com as emendas de colas... assim se torna tb mais leve e resistente...
abraços e valew pela dica....[/quote:77e14d8b9d]
Alex,
Deve-se tomar muito cuidado com o peso, pois o Tucano possui pouco área alar e qualquer aumento de peso tornará o voo muito crítico, dificultando em muito o pouso dele.
Abs
Marco Aurelio[/quote:77e14d8b9d]
Marcos não entendi sua colocação....
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
[quote:9c3da30015="marques"]Com muito peso, vai ter que ir mais rápido para pousa, não dando muito chances pra consertar pequenos erros (ou grandes).[/quote:9c3da30015]
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
[quote:25b0224885="alexmartins15"]Marcos não entendi sua colocação....[/quote:25b0224885]
Um dos fatores que determina o estilo de voo é a carga alar, ou seja, o peso do modelo por área de asa.
Quanto maior essa relação, maior a velocidade de estol (velocidade mínima para que a asa consiga gerar sustentação, ou melhor dizendo, a sustentação gerada pela asa é maior que o peso do modelo).
Faça as contas:
Área alar = (Corda na Raiz + Corda na Ponta)/2 * Envergadura
Carga Alar = Peso / Área alar
Por exemplo, no caso do meu Tucano com 1,6 mt de envergadura:
Corda na Raiz: 34 cm
Corda na ponta: 17 cm
Corda Média: (34+17) / 2 = 25,5 cm
Envergadura: 160 cm
Área Alar: 160 * 25,5 = 4080 cm² ou 40,8 dm²
Peso estimado do modelo: 3,5 Kg ou 3500g
Carga Alar: 3500 / 40,8 = 85,78g/dm²
Acho que é isso.
Abs
Marco Aurelio
Um dos fatores que determina o estilo de voo é a carga alar, ou seja, o peso do modelo por área de asa.
Quanto maior essa relação, maior a velocidade de estol (velocidade mínima para que a asa consiga gerar sustentação, ou melhor dizendo, a sustentação gerada pela asa é maior que o peso do modelo).
Faça as contas:
Área alar = (Corda na Raiz + Corda na Ponta)/2 * Envergadura
Carga Alar = Peso / Área alar
Por exemplo, no caso do meu Tucano com 1,6 mt de envergadura:
Corda na Raiz: 34 cm
Corda na ponta: 17 cm
Corda Média: (34+17) / 2 = 25,5 cm
Envergadura: 160 cm
Área Alar: 160 * 25,5 = 4080 cm² ou 40,8 dm²
Peso estimado do modelo: 3,5 Kg ou 3500g
Carga Alar: 3500 / 40,8 = 85,78g/dm²
Acho que é isso.
Abs
Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
[quote:ff5080bab8="Mac2"][quote:ff5080bab8="alexmartins15"]Marcos não entendi sua colocação....[/quote:ff5080bab8]
Um dos fatores que determina o estilo de voo é a carga alar, ou seja, o peso do modelo por área de asa.
Quanto maior essa relação, maior a velocidade de estol (velocidade mínima para que a asa consiga gerar sustentação).
Faça as contas:
Área alar = (Corda na Raiz + Corda na Ponta)/2 * Envergadura
Carga Alar = Peso / Área alar
Por exemplo, no caso do meu Tucano com 1,6 mt de envergadura:
Corda na Raiz: 34 cm
Corda na ponta: 17 cm
Corda Média: (34+17) / 2 = 25,5 cm
Envergadura: 160 cm
Área Alar: 160 * 25,5 = 4080 cm² ou 40,8 dm²
Peso estimado do modelo: 3,5 Kg ou 3500g
Carga Alar: 3500 / 40,8 = 85,78g/dm²
Acho que é isso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ff5080bab8]
Marco a fuselagem do meu pesou 480 gr.... sem o chapeamento e sem profundor.... ele montado sem motor vai pesar em torno de 4 a 6 kilos pelo tamanho do modelo e tb pelo motor que irei usar.....
OBS: MOTORIZAÇÃO A SER USADA MOTOR A GASOLINA 26 CC
NÃO SERÁ ELETRICO..... PESO PRA ESSE MOTOR DE ATÉ 7 KG
Um dos fatores que determina o estilo de voo é a carga alar, ou seja, o peso do modelo por área de asa.
Quanto maior essa relação, maior a velocidade de estol (velocidade mínima para que a asa consiga gerar sustentação).
Faça as contas:
Área alar = (Corda na Raiz + Corda na Ponta)/2 * Envergadura
Carga Alar = Peso / Área alar
Por exemplo, no caso do meu Tucano com 1,6 mt de envergadura:
Corda na Raiz: 34 cm
Corda na ponta: 17 cm
Corda Média: (34+17) / 2 = 25,5 cm
Envergadura: 160 cm
Área Alar: 160 * 25,5 = 4080 cm² ou 40,8 dm²
Peso estimado do modelo: 3,5 Kg ou 3500g
Carga Alar: 3500 / 40,8 = 85,78g/dm²
Acho que é isso.
Abs
Marco Aurelio[/quote:ff5080bab8]
Marco a fuselagem do meu pesou 480 gr.... sem o chapeamento e sem profundor.... ele montado sem motor vai pesar em torno de 4 a 6 kilos pelo tamanho do modelo e tb pelo motor que irei usar.....
OBS: MOTORIZAÇÃO A SER USADA MOTOR A GASOLINA 26 CC
NÃO SERÁ ELETRICO..... PESO PRA ESSE MOTOR DE ATÉ 7 KG
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!
[quote:d72ac66e02="alexmartins15"][quote:d72ac66e02="marques"]Com muito peso, vai ter que ir mais rápido para pousa, não dando muito chances pra consertar pequenos erros (ou grandes).[/quote:d72ac66e02]
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?[/quote:d72ac66e02]
Os dois, não pela alteração no CG, mas sim por mais peso que a asa possa sustentar em um velocidade "mansa" de se pilotar.
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?[/quote:d72ac66e02]
Os dois, não pela alteração no CG, mas sim por mais peso que a asa possa sustentar em um velocidade "mansa" de se pilotar.
Frequencia:72.150
Canal:18
Canal:18
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
- alexmartins15
- membro
- Mensagens: 91
- Registrado em: Sáb Mai 08, 2010 3:33 pm
[quote:7d1ff23cdd="marques"][quote:7d1ff23cdd="alexmartins15"][quote:7d1ff23cdd="marques"]Com muito peso, vai ter que ir mais rápido para pousa, não dando muito chances pra consertar pequenos erros (ou grandes).[/quote:7d1ff23cdd]
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?[/quote:7d1ff23cdd]
Os dois, não pela alteração no CG, mas sim por mais peso que a asa possa sustentar em um velocidade "mansa" de se pilotar.[/quote:7d1ff23cdd]
então a questão da assa tb irei reforça-la, não ficará como na planta....
prq pelo tamanho do modelo que estou construindo a assa esta fraca pra ele...
mas agradeço pelas dicas.....
não sou muito bom com essas somas.... rsrs
Bom dia....
mas em que sentido vc se refere sobre o peso? do profundor ou a questão do motor?[/quote:7d1ff23cdd]
Os dois, não pela alteração no CG, mas sim por mais peso que a asa possa sustentar em um velocidade "mansa" de se pilotar.[/quote:7d1ff23cdd]
então a questão da assa tb irei reforça-la, não ficará como na planta....
prq pelo tamanho do modelo que estou construindo a assa esta fraca pra ele...
mas agradeço pelas dicas.....
não sou muito bom com essas somas.... rsrs
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!