Servos para aero 30cc

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... é só marcar um lugar pra voar ué!

Receber um elogio de alguém inteligente compensa tudo e só reafirma que estou certo.

HAHAHAHH!!! Pronto, deram um biscoito pro monstro.

Sei só o básico, vai ver eu aprendi um básico bem feito, ué!

Eu entendo você, no começo eu explanava tudo e fazia um quase "congresso" sobre o assunto, ai vinha big bos...a e outros que não vou dizer pra não tirar do tumulo e dizia que o avião do lixo era legal.

Ai fiquei raivoso! Agora tem volta não. Quem sabe agora que alguns desapareceram eu volte a fazer um detalhamento técnico e embasado como fazia no inicio.

Quanto ao manos e brothers que em um resumo eu digo: Um fiasco! Já estou dando um jeito para que não seja mais citado aqui... é tanta bobagem que me dá enjoo.

Outro dia um usuário cometendo uma grave infração, a de dar um parecer medico sem clinicar, disse uma coisa que me fez lembrar Oscar Wilde

Ele dizia: [b:c54998ecc9]Os loucos as vezes se curam, os imbecis nunca.[/b:c54998ecc9]

:lol:
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:59dca92016="Marco Antonio"]... é só marcar um lugar pra voar ué!

Receber um elogio de alguém inteligente compensa tudo e só reafirma que estou certo.

HAHAHAHH!!! Pronto, deram um biscoito pro monstro.

Sei só o básico, vai ver eu aprendi um básico bem feito, ué!

Eu entendo você, no começo eu explanava tudo e fazia um quase "congresso" sobre o assunto, ai vinha big bos...a e outros que não vou dizer pra não tirar do tumulo e dizia que o avião do lixo era legal.

Ai fiquei raivoso! Agora tem volta não. Quem sabe agora que alguns desapareceram eu volte a fazer um detalhamento técnico e embasado como fazia no inicio.

Quanto ao manos e brothers que em um resumo eu digo: Um fiasco! Já estou dando um jeito para que não seja mais citado aqui... é tanta bobagem que me dá enjoo.

:lol:[/quote:59dca92016]

Com certeza marcaremos cara, estamos pertinho, eu em são josé dos campos e vc em sp .... a pista aqui de SJC é uma das melhores do Brasil, se não for a melhor .... vamos marcar um fds para nos fazer uma visita. Os engenheiros já estão começando a fazer os testes para o aerodesign 2014 .... legal ajudar a molecada e ver o [b:59dca92016]esforço[/b:59dca92016] deles.

Volte as responder com detalhes técnicos e de forma detalhada, te admiro por isso, gosto muito da sua maneira de ver e praticar o aeromodelismo. Muito longe de "soltador de aviãozinho", fará bem a todos nós.

Se quiser explanar nossa conversa sobre o braço de servo aqui no tópico, fique a vontade, vai ajudar uns preguiçosos rsrs.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... essa queda de braço, dependendo do ponto que se tem, pode ser desleal.

Só os fortes entenderão!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Mensagem por lanmrj »

[quote:9f1411f045="Marco Antonio"]... essa queda de braço, dependendo do ponto que se tem, pode ser desleal.

Só os fortes entenderão![/quote:9f1411f045]

rsrsrsrs tem toda razão.

Léo Miranda.
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Avatar do usuário
fel
membro
Mensagens: 81
Registrado em: Sáb Jul 24, 2010 8:15 pm
Localização: belo horizonte

Mensagem por fel »

Fazia muito tempo que eu nao via um post desse nível... Espero que mais tópicos como este estejam presentes frequentemente.
johvidal
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Mai 19, 2014 1:16 am
Localização: Paranaita-MT

Mensagem por johvidal »

caracas, aprendi bastante... Vlw galera, em breve posto meu yak 54 20cc! :)
Kachaçassônico
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Jul 23, 2014 4:29 pm
Localização: São Carlos, SP

Braço

Mensagem por Kachaçassônico »

[quote:5a12f6d313="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:5a12f6d313]

Olá, sou novo no forum e ná área de aeromodelismo em geral.
Gostaria de agradecer imensamente essa contribuição, é muito difícil encontrar o procedimento pra dimensionar os servos.

Sou estudante e vou participar da competição da SAE - Aerodesign ai em São José dos Campos esse ano, e preciso calcular tudo com muito embasamento teórico.
Léo, vc saberia dizer alguma bibliografia de referência?

E tenho uma duvida em relação ao braço. tentei esboçar em um desenho, não ficou muito bom, mas acredito que de pra entender.
Fiz o desenho sem considerar a deflexão, mas acredito que o que muda é que diminui a força perpendicular ao braço, como mostrado no final do desenho, o mesmo acontece para a força no braço do servo quando ele não esta perpendicular.
Anexos
Forças e torques no sistema de controle do ailerom.
Forças e torques no sistema de controle do ailerom.
deflexão.png (18.38 KiB) Exibido 5858 vezes
surfyrex
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Set 14, 2006 11:53 pm
Localização: Cotia

Mensagem por surfyrex »

[quote:bdc72006af="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:bdc72006af]


Caro Leo

Percebi nos come
surfyrex
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Qui Set 14, 2006 11:53 pm
Localização: Cotia

Mensagem por surfyrex »

[quote:94e66c19d5="surfyrex"][quote:94e66c19d5="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:94e66c19d5]


Caro Leo

Percebi nos come[/quote:94e66c19d5]

Cliquei e nao terminei..rsss...

Vamos la percebi nos comentarios do amigo ser bastante coerente e acertado, embora nao esteja certo da escolha dos servos que instalei em meu aero, sou do tempo em que existia somente servos futaba, s148 e s3003, que alias nunca mederam problemas em meus aeros glow 120 4 tempos, hoje estou montando um YAK 54 26% com motor DLE 30cc, lembrando que meu estilo de voo e sport, voando aviao como aviao, nada de 3 D, bem instalei o seguinte, ailerons servos tower mg996r, profundor os mesmos servos, acelerador s148, profundor um servo com 2 rolamentos da futaba que esta sem etiqueta e nqo sei o modelo dele.

Estava usando para alimentar o rx um ubec, mas resolvi usar uma bateria life direto, pq quando acionava todos os comandos ao mesmo tempo, os servos dos ailerons ficavam meio doidos e com vontade propria, pensei ate em usar servos s3003 nos ailerons, pq como disse nao faco voo 3d, mas fico com receio deles nao aguentarem.

O engracado e que apos tirar o ubec e usar a life de 1100mah, os servos pararam de ficarem doidos, a nao ser que acione o sticks muito rapido ai eles as vezes ficam estranhos.

Gostaria de saber se poderia usar servos s3004 e manter apenas os mg996r n o profundor, ou outro servo que me recomende, ou poderia me indicar algo que nao tivesse mais estes problemas.... este aero possui envergadura de 1,85m da marca peak models.

O radio que estou usando e um futaba T8J com Rx 2008 SB HV.

Aguardo seus comentarios
lanmrj
membro
Mensagens: 348
Registrado em: Qua Mar 23, 2011 9:26 am
Localização: São José dos Campos

Re: Braço

Mensagem por lanmrj »

[quote:2ff9af7649="Kachaçassônico"][quote:2ff9af7649="lanmrj"]Bom, depois de muito ler os senhores aqui e em outros tópicos ... resolvi ajudar de uma forma definitiva ....

Valendo lembrar o seguinte .... não existe impedimento de fabricante NENHUM com relação ao uso de servos de nylon em aero gasolina ... portanto servo de metal ou titanium são quase sempre um exagero.

Apenas servos de karbonite não devem ser utilizados em aeros gasolina, por recomendação do fabricante.

Para calcular o torque do servo (T), é preciso saber:
Envergadura da superfície = e (metros)
Largura da superfície = l (metros)
Seno do ângulo da superfície = senalfa
Densidade do ar considerada = RÔ = 1300kg/metro cúbico
Velocidade do cálculo = V (metros por seg)
Lembrar que 1m/s = 3,6Km/hora e 10m/s = 36km/hora
Supor que ponto de giro da superfície é o bordo de ataque.
O cálculo é:
T = Força X braço
Força = fluxo de massa X velocidade
Fluxo de massa = RÔ X e X l X senalfa X V e a
Força é igual a RÔ X e X l X senalfa X V X V.
O braço é igual a l X senalfa.
Finalmente, o Torque,
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa ou melhor
Observar que ao calcular ( l X senalfa X V ), este valor deve ser elevado ao quadrado.
O resultado será em Kgf-m.
Para ficar compatível com Kgf.cm, o valor encontrado deverá ser multiplicado por 100.
Detalhe: 1 oz-in = 0,072 Kgf-cm e 1 Kgf-cm = 13,88 oz-in.

Aí vai o exemplo:
Observar que a densidade do ar havia sido escreita sem a vírgula, ou seja, mil vezes maior.

Exemplo numérico

I = 5 cm = 0,05m
e = 30cm = 0,3m
alfa =30 ; senalfa = 0,5
V = 54 km/h = 15 m/s
T = RÔ X e X l X senalfa X V X V X l X senalfa
T = 1,300 X 0,3X 0,05 x 0,5 X 15 X 15 X 0,05 X 0,5
T = 0,0543 Kg-m = 5,43 Kg-cm
Isto significa que esta superfície de 30cmX5cm defletida em 30graus exige um torque de 5.43 Kg-cm e que com um servo de 21 Kg-cm a velocidade poderia crescer para cerca de 30 m/s ou 110 Km/h.

Observe que raramente se aplica deflexão máxima e velocidade máxima ao mesmo tempo .....

Isso seria o caso de estas=r a toda velocidade e puxar o profundor de uma vez só.

Vamos parar de super dimensionar servo. Dentro vários outros fatores, esquecemos que servos maiores\digitais e etc ... exigem baterias maiores, consequentemente mais peso dentro do aero, fios heavy duty, chave parrudo entre outros.

Meus aeros gasolina estão TODOS com servos de nylon, uso apenas UM servo metal no profundor de um 50cc.

Léo Miranda.[/quote:2ff9af7649]

Olá, sou novo no forum e ná área de aeromodelismo em geral.
Gostaria de agradecer imensamente essa contribuição, é muito difícil encontrar o procedimento pra dimensionar os servos.

Sou estudante e vou participar da competição da SAE - Aerodesign ai em São José dos Campos esse ano, e preciso calcular tudo com muito embasamento teórico.
Léo, vc saberia dizer alguma bibliografia de referência?

E tenho uma duvida em relação ao braço. tentei esboçar em um desenho, não ficou muito bom, mas acredito que de pra entender.
Fiz o desenho sem considerar a deflexão, mas acredito que o que muda é que diminui a força perpendicular ao braço, como mostrado no final do desenho, o mesmo acontece para a força no braço do servo quando ele não esta perpendicular.[/quote:2ff9af7649]

Respondido por MP.

Léo Miranda
T34-Mentor E-flite -- Wingam I TWM -- La Racer TWM .52 ASP -- YAK 54 Seagull 20CC -- Escapade Evo 10CC -- JR XG8
Responder