Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas.
Richardtezzei
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 1:15 pm
Localização: Mairiporã, São Paulo

Mensagem por Richardtezzei »

[quote:7e3539f856="Ricardo_PoA"]Richardtezzei as pas tem que ter ângulos de ataque iguais...verifique a linkagem se está toda uniforme. verifique se algum servo não está bichado. Um colega nosso aqui de Porto Alegre estava com o copter-x com problema parecido, dava stick e uma pá apenas se movia dando mais passo a outra permanecia nivelada. ai quando acelerava o helicoptero tinha tendencia de girar como se estivesse dando comando de aileron.
Pode ser também algum ajuste mal feito no setup do radio[/quote:7e3539f856]

Obrigado pela resposta Ricardo, irei re-fazer as linkagens mas oq me intriga é que se eu segurar o fly-bar dai as pás trabalham certinhas mas se su soltar o fly-bar apenas uma da curso a outra ao invés de subir (dar cusro) não se mexe oq sobe é o fly-bar....
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Isso que voce está falando, Richard, era o que acontecia com o helicoptero de nosso amigo, segurava o flybar ai as duas pás davam movimento se não segurasse apenas uma, verifique se os servos estão OK, de repente inverta eles de posição e veja se o problema se inverte ou seja a outra pá dará mais comando....que servo está usando mesmo?
A principio se colocou todos os links conforme as medidas, e nos servos colocou no mesmo furo da alavanca, o movimento teria que ser o mesmo.
Então se a parte mecânica está toda uniforme pode ser mesmo o servo.
Richardtezzei
membro
Mensagens: 140
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 1:15 pm
Localização: Mairiporã, São Paulo

Mensagem por Richardtezzei »

[quote:c23b29cc97="Ricardo_PoA"]Isso que voce está falando, Richard, era o que acontecia com o helicoptero de nosso amigo, segurava o flybar ai as duas pás davam movimento se não segurasse apenas uma, verifique se os servos estão OK, de repente inverta eles de posição e veja se o problema se inverte ou seja a outra pá dará mais comando....que servo está usando mesmo?
A principio se colocou todos os links conforme as medidas, e nos servos colocou no mesmo furo da alavanca, o movimento teria que ser o mesmo.
Então se a parte mecânica está toda uniforme pode ser mesmo o servo.[/quote:c23b29cc97]

Ricardo amanhã irei realizar alguns testes, porém creio eu que achei o problema...desmontei o rotor principal (de aluminio) e descobri que os parafusos vieram mto apertados e consequentemente um lado do rotor estava praticamente travado....irei realizar testes e posto aqui o resultado...
Avatar do usuário
tuliominto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 10:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por tuliominto »

não entendi direito como eu uso o pittch gauge, e programo no rádio.

Tipo, eu até entendi como medir o angulo com o pitch gauge, mas para que medir?

Não basta configurar o rádio para fazer a curva de passo e pronto?

Onde que a configuração no rádio e o pitch gauge se encontram?

E outra, como que eu percebo a inclinação das hélices (passo), se para isso eu preciso estar acelerando o motor, e consequentemente as hélices estarão girando?

Obrigado.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

Tuliominto, voce tem que medir o angulo com o pitch gauge e refenciar este ângulo a uma porcentagem na curva de pitch. A curva de pitch é composta por cinco ou mais pontos e os valores que ali aparecem são em porcentagem (%), não em angulos. Então, como voce converte a porcentagem em ângulos? Usando o pitch gauge.

Exemplo:
Digamos que voce vai regular o ponto mais baixo em zero graus de ângulo. Pois bem, voce coloca o pitch gauge na pá, e no modo de regulagem da curva de passo (pitch curve) voce coloca o ponto numero 1 e deixa o stick na posição mais baixa. Lá vai aparecer uma porcentagem, aí voce vê se o ângulo que tem a pá está em zero. se não estiver, voce vai aumentando o valor da porcentagem ou diminuindo, até que o angulo no pitch gauge fique zero (voce ajustou o pitch gauge em zero mas o angulo entre a linha do pitch gauge e a linha do flybar não é paralelo, quando ficarem paralelos é porque o angulo das pás é zero).

Aí voce vai regular o ponto 2, voce ajusta no pitch gauge o angulo que deseja (digamos 1 grau), aí voce coloca o stick na posição 2 e na programação do pitch curve voce pega o ponto 2. Lá vai ter uma porcentagem, aí voce ve se o angulo das pás dá o 1 gau, ou seja, o flybar está paraleo à linha do pitch gauge. se não estiver é porque as pás não estão formando 1 grau, aí voce aumenta ou diminui a porcetagem que tem ali correspondente ao ponto 2 até que a linha do flybar fique paralela à linha do pitch gauge.
E voce repete este procedimento para todos pontos da curva de pitch.

Ou seja, não tem como o radio saber que angulo que ficaquando o stick está numa determinada posição. É voce que tem que dizer a ele que num determinado ponto do stick tem que ficar tantos porcentos. E o quantos esses porcentos correpondem a angulos nas pás é voce que vai ajustar usando o pitch gauge.

A minha regulagem eu fiz que 50% correponde ao angulo zero, porque quando eu quiser fazer outro ajuste para 3D, os valores abaixo de 50% darão angulos negativos e os acima de 50% angulos positivos. Por enquanto uso de 0 grau até 7 graus positivos, o ponto 1 corresponde a 50% e angulo zero e o ponto 5 correponde a 83% e 7 graus de angulo.

Entendo a sua duvida no seguinte detalhe: eu pego dois radios identicos, faço as curvas de pitch identicas (mesma porcentagens) e com 2 helicopteros iguais. Teoricamente deveria produzir o mesmo angulo nas pás de ambos, certo? mas se eu mudar em um dos helicopteros o comprimento dos links que saem da bailarina e vão no SF mixing arm ou dos proprios links que saem do braço dos 3 servos e pegam na bailarina?

Ou seja em um helicoptero a bailarina vai estar numa linha e isso corresponde a um passo, e no outro helicoptero, a bailarina vai estar mais alta (ou mais baixa) e dará um outro passo às pás. E isso com as mesma regulagens nos 2 rádios. Ou seja, existe um ajuste mecanico que o radio não sabe, porque depende do comprimento dos links, s evoce mexer no comprimento dos links, voce mexe na altura da bailarina no eixo e conseuqentemente o produto final que é o angulo das pás.
Avatar do usuário
tuliominto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 10:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por tuliominto »

[quote:29239f59d6="Ricardo_PoA"]Tuliominto, voce tem que medir o angulo com o pitch gauge e refenciar este ângulo a uma porcentagem na curva de pitch. A curva de pitch é composta por cinco ou mais pontos e os valores que ali aparecem são em porcentagem (%), não em angulos. Então, como voce converte a porcentagem em ângulos? Usando o pitch gauge.

Exemplo:
Digamos que voce vai regular o ponto mais baixo em zero graus de ângulo. Pois bem, voce coloca o pitch gauge na pá, e no modo de regulagem da curva de passo (pitch curve) voce coloca o ponto numero 1 e deixa o stick na posição mais baixa. Lá vai aparecer uma porcentagem, aí voce vê se o ângulo que tem a pá está em zero. se não estiver, voce vai aumentando o valor da porcentagem ou diminuindo, até que o angulo no pitch gauge fique zero (voce ajustou o pitch gauge em zero mas o angulo entre a linha do pitch gauge e a linha do flybar não é paralelo, quando ficarem paralelos é porque o angulo das pás é zero).

Aí voce vai regular o ponto 2, voce ajusta no pitch gauge o angulo que deseja (digamos 1 grau), aí voce coloca o stick na posição 2 e na programação do pitch curve voce pega o ponto 2. Lá vai ter uma porcentagem, aí voce ve se o angulo das pás dá o 1 gau, ou seja, o flybar está paraleo à linha do pitch gauge. se não estiver é porque as pás não estão formando 1 grau, aí voce aumenta ou diminui a porcetagem que tem ali correspondente ao ponto 2 até que a linha do flybar fique paralela à linha do pitch gauge.
E voce repete este procedimento para todos pontos da curva de pitch.

Ou seja, não tem como o radio saber que angulo que ficaquando o stick está numa determinada posição. É voce que tem que dizer a ele que num determinado ponto do stick tem que ficar tantos porcentos. E o quantos esses porcentos correpondem a angulos nas pás é voce que vai ajustar usando o pitch gauge.

A minha regulagem eu fiz que 50% correponde ao angulo zero, porque quando eu quiser fazer outro ajuste para 3D, os valores abaixo de 50% darão angulos negativos e os acima de 50% angulos positivos. Por enquanto uso de 0 grau até 7 graus positivos, o ponto 1 corresponde a 50% e angulo zero e o ponto 5 correponde a 83% e 7 graus de angulo.

Entendo a sua duvida no seguinte detalhe: eu pego dois radios identicos, faço as curvas de pitch identicas (mesma porcentagens) e com 2 helicopteros iguais. Teoricamente deveria produzir o mesmo angulo nas pás de ambos, certo? mas se eu mudar em um dos helicopteros o comprimento dos links que saem da bailarina e vão no SF mixing arm ou dos proprios links que saem do braço dos 3 servos e pegam na bailarina?

Ou seja em um helicoptero a bailarina vai estar numa linha e isso corresponde a um passo, e no outro helicoptero, a bailarina vai estar mais alta (ou mais baixa) e dará um outro passo às pás. E isso com as mesma regulagens nos 2 rádios. Ou seja, existe um ajuste mecanico que o radio não sabe, porque depende do comprimento dos links, s evoce mexer no comprimento dos links, voce mexe na altura da bailarina no eixo e conseuqentemente o produto final que é o angulo das pás.[/quote:29239f59d6]

Certo, agora deu para entender bem.

Mas quando eu coloco o sitck do rádio na posição 1, ou 2, etc, para ver o ângulo da pá, o motor do heli não começará a girar? Ou neste caso eu devo desligar o motor do receptor, ou o que?

Obrigado.
Foi 2
membro
Mensagens: 850
Registrado em: Seg Mai 11, 2009 12:03 pm
Localização: Port oAlegre - RS

Mensagem por Foi 2 »

detalhe muito importante: desligue o motor quando for fazer essa regulagem de passo!!! desculpe ter esquecido de dizer isso, achei queera meio obvio.

Repito: desligue os conectores do motor que vão para o ESC sempre que for mexer na regulagem de passo.

Tem gente que coloca no modo ThrottleHold o valor de 0% ( aí o motor não gira) aí basta virar a chave do Throttle Hold, não sei se isso afeta em alguma coisa o passo das pás. Eu prefiro desligar o motor.

E faça o ajuste fino do ângulo das pás naquele link que sai da bailarina e conecta no braço. Não faça o ajuste fino naqueles links curtos que vão no pega-pá, ali é o ajuste grosso, pequenos desvios (menor que 1°) voce faz no link maior. Gire uma volta de cada vez e veja se as duas pás ficam no mesmo ângulo.

Se quiser deixar uma regulagem como a minha, pra fazer 3D depois, voce vai ter que ajustar os 50% do pitch curve correspondendo ao 0 grau, aí voce vai ter que ajustar também o comprimento dos links que saem dos 3 servos e vão na bailarina, sempre deixando o braço do servo numa linha de 90° com o link.
Deixe em torno de 50-60% no swashmix para dar um curso de cerca de -12°/+12° quando for de 0-100%, e aí limite o ângulo na curva de pitch, aí ficará 50% para o zero grau e no ponto mais alto colocará cerca de 75-80% para dar uns 7°, com algumas variações.
Avatar do usuário
tuliominto
membro
Mensagens: 106
Registrado em: Seg Jun 15, 2009 10:50 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por tuliominto »

[quote:b644aa92e2="Ricardo_PoA"]detalhe muito importante: desligue o motor quando for fazer essa regulagem de passo!!! desculpe ter esquecido de dizer isso, achei queera meio obvio.

Repito: desligue os conectores do motor que vão para o ESC sempre que for mexer na regulagem de passo.

Tem gente que coloca no modo ThrottleHold o valor de 0% ( aí o motor não gira) aí basta virar a chave do Throttle Hold, não sei se isso afeta em alguma coisa o passo das pás. Eu prefiro desligar o motor.

E faça o ajuste fino do ângulo das pás naquele link que sai da bailarina e conecta no braço. Não faça o ajuste fino naqueles links curtos que vão no pega-pá, ali é o ajuste grosso, pequenos desvios (menor que 1°) voce faz no link maior. Gire uma volta de cada vez e veja se as duas pás ficam no mesmo ângulo.

Se quiser deixar uma regulagem como a minha, pra fazer 3D depois, voce vai ter que ajustar os 50% do pitch curve correspondendo ao 0 grau, aí voce vai ter que ajustar também o comprimento dos links que saem dos 3 servos e vão na bailarina, sempre deixando o braço do servo numa linha de 90° com o link.
Deixe em torno de 50-60% no swashmix para dar um curso de cerca de -12°/+12° quando for de 0-100%, e aí limite o ângulo na curva de pitch, aí ficará 50% para o zero grau e no ponto mais alto colocará cerca de 75-80% para dar uns 7°, com algumas variações.[/quote:b644aa92e2]

Muito obrigado.

Separarei hoje 3 horas da minha noite para tentar tudo isso.

É minha primeira experiência com heli.
hehe
Avatar do usuário
mbyte
membro
Mensagens: 24
Registrado em: Seg Nov 09, 2009 3:37 pm
Contato:

Mensagem por mbyte »

Eb se for um radio de 72 Mhz que não é digital, como é o procedimento ou não há procedimento?
Obrigado
frankx9
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sex Dez 18, 2009 9:23 pm
Localização: são paulo

Mensagem por frankx9 »

oi bom dia!!!!!
sou nova aqui no fórum,queria uma ajudinha basica .
comprei um copterx 450 ae e estou com medo de levantar voo ele é muito agresivo tenho medo de quebra .
eu tive um lixo que é o dragon fly 2cn um lixo aee comprei esse agora paguei caro só emposto foi 600 pilas kkkkkkkkkk.
só quero umas dicas de como usar o controle tem muito botão.
abraço.
Responder