Glow para Gasolina - Conversão Barata?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:f4bb11eb65="rgmanica"]outra... se não me engano, o manual da ignição Rcexl fala em 30° BTDC. Acho isso estranho pra gasolina e também pra álcool...[/quote:f4bb11eb65]
Desculpe não responder antes, acontece que estou evitando entrar no e-voo. Lí em algum lugar que os motores de aeromodelos precisam de um ponto de ignição entre 28 e 30 graus, antes do PMS, para melhorar a lenta e não perder potência. É interessante deixar um folga no suporte do sensor para testar essa regulagem. Quanto ao óleo 10% é muito óleo, porém temos que usar bastante óleo porque a biela é sem rolamento. Se fosse rolamento poderiamos baixar um pouco. Comparativamente quanto à quantidade de óleo nos glow, esse percentual maior ajuda à refrigerar o cilindro além de lubrificar pois o instante de ignição não é controlado e isso gera um aumento da temperatura. E como na CDI isso é controlado o óleo vai atuar somente como lubrificante, pois a temperatura de funcionamento do motor é menor. A vela é aquelas xing ling mesmo, parecem bem vagabundinhas mas funcionam. A ignição RcExl é uma das melhores que tem, só deve tomar cuidado com a solda que fazem na junção dos canos do cachimbo, quebra à toa. Seu aero vai ficar super legal, se está voando bem com 180gr de chumbo, a ignição vai ficar perfeita no lugar desse peso morto. E você vai ter um motor muito melhor. Paciência na hora de acertar o ponto, pode dar um trabalhinho. :) :twisted: :twisted: :twisted:
______________________
"mais não é sempre melhor."
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

A vitorette,
vou instalar o sensor com um anel externo. assim, não furo o motor e ajusto a qualquer ângulo.
òleo... 1:5 de começo. depois vemos o que dá. Mas acho que não vou poder ir muito longe disso, visto também a necessidade de boa lubrificação no sistema de válvulas.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

[quote:82b6d7225c="rgmanica"]A vitorette,
vou instalar o sensor com um anel externo. assim, não furo o motor e ajusto a qualquer ângulo.
òleo... 1:5 de começo. depois vemos o que dá. Mas acho que não vou poder ir muito longe disso, visto também a necessidade de boa lubrificação no sistema de válvulas.[/quote:82b6d7225c]Tinha esquecido do detalhe das válvulas, mas se te serve de consolo, o pessoal que voa F3A com motores 4 tempos 170 YS com CDI, usa só 7% de óleo no combustível. Bem provável que a vida útil possa ser comprometida, pois em uma competição o que se espera do motor é rendimento e não durabilidade. Melhor começar com uma quantidade segura e depois ir diminuíndo. Quando liguei o motor com a CDI na primeira vez, foi com 22% de óleo. :lol:
______________________
"mais não é sempre melhor."
rflight
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 11:43 pm
Localização: Santo andré -SP

Mensagem por rflight »

No momento eu estou tentando aaptar um carburador WALBRO no G90, mas tá dificil... O Carb é mto grande e tenho que ficar usinando adaptadores.
Qdo estiver tudo pronto eu coloco as fotos aqui.

Valeu!
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Ai que difícil! Com quase tudo pronto, nada de óleo! Procurei todos os que eu sabia. e Tenho duas novidades. Uma boa e outra ruim.
Boa: Achei O óleo pra álcool! Castrol Kart!
Ruim: Estava vencido desde 2009.
Comprei igual. Outra ruim: 39 conto o meio litro! PULA QUE PARTIU!
E agora. Nada de delft, bardhal... nada pra diluir no tanque, á álcool e 2 tempos. Será que vou ter que partir pro rícino que também não tem aqui?
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Noticias do front:
Conversão feita, O ASP 61 4T rodou beleza com anidro e castrol kart a 20%.
Coisas:
Xarope é prender o ímã. Coloquei epoxi 15 minutos... FICOU HORRÌVEL! Não sei se vai durar.
Usei uma [url=http://img.alibaba.com/photo/269570955/Sell_Germany_type_hose_clamp_metal_clamp_.jpg][u:7da6826edf]braçadeira tipo essa[/u:7da6826edf][/url] pra prender o sensor e fazer testes de ponto e... pots... a partir de 30° BTDC, pude varia uns 15 graus pra cada lado e o motor não negou fogo. Amanhã vou fazer medições com pontos diferentes.
Rômulo
A Pare!
Avatar do usuário
Everton de Castro
membro
Mensagens: 1982
Registrado em: Sáb Mar 28, 2009 11:34 pm
Localização: Iguatu - CE

Mensagem por Everton de Castro »

Opa, oia as coisas melhorando. Abre um tópico pra teu motor e posta tudo lá, com referências, testes tal.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Não tirei uma foto. Estou sem câmera.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Hum
Dia de chuva, fumaça em casa mesmo.
O ponto ficou em 29°. Achei ele pela maior RPM. MAs mundando uns 5 graus pra cada lado, o motor continua funcionando muito bem com perda de uns 300-500 rpms. Mais que isso o motor continua funcionando até uns 10° pra cada lado, só que já da pra notar que o motor pesteia... Cameça a babar combustível, tem batidas secas pelo combustível que calça na cabeça, da uns tiros pelo carburador queimando antes demais... etc... MAS 5° pra cada lado o motor funciona muito bem ainda!
rflight
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Ter Jan 22, 2008 11:43 pm
Localização: Santo andré -SP

Mensagem por rflight »

RGMANICA,

Teste uma coisa, se vc mudar 5 graus para cada lado, vc vai melhorar ou piorar a partida do motor, movendo para um lado ele pega na mao, mas piora a marcha lenta, para o outro ele precisa de starter eletrico, mas a lenta fica melhor.

que combustvel vc está usando? qual a proporção?

Obrigado
Mauricio.
Responder