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dobradiças

Enviado: Dom Jan 22, 2006 2:26 pm
por Celso Barsotti
BOA TARDE Á TODOS !
uma pergunta :
leio muito sobre fazer dobradiças de disquete,
Mas é do disquete mesmo, ou da capa?
Do disquete acho muito fino (ou não?)
Da capa muito grossa ou não

+ uma:

Eu lixei um cartão da (telefonica) , tirei todo o (aluminio)
E ficou uma espécie de Nylon branco opaco
Sera que serve p/ dobradiças
Seria esse um material alternativo ????

[color=green:45fc0bebfc][/color:45fc0bebfc][size=18:45fc0bebfc][/size:45fc0bebfc] :idea:

Enviado: Dom Jan 22, 2006 3:22 pm
por alexcmag
Quanto trampo... O material do disquete (não da capa) apesar de fino é bem resistente, corte um pedaço de 1cm x 2cm e tente rasgá-lo com a mão...

Se você fizer com a capa do disquete, ou com o nylon do cargão, vai conseguir é quebrar um servo...

Chapa de raio-x também já testei e não gostei, muito duro.

Enviado: Seg Jan 23, 2006 6:08 pm
por bugfly
Eu posso usar esse material para atuadores?

[]´s

Enviado: Dom Jan 29, 2006 11:38 am
por carlos renato
seguinte pessoal.....partindo da ideia do Alex de se fazer prop saver com helice quebrada....fiz a minha hj, pois como esta chovendo e nao deu voo, tive de inventar algo para passar o tempo.....

helice 9x7 gws slow flyer, deu certinho para eixo 2mm....
a foto ta ruim por causa de minha maquina, mas da para ter uma ideia :idea: :D

[URL=http://img74.imageshack.us/my.php?image=propsaver24tr.jpg][img:ad732d590d]http://img74.imageshack.us/img74/7049/propsaver24tr.th.jpg[/img:ad732d590d][/URL]

ABS!!!

Uma idéia...

Enviado: Seg Jan 30, 2006 4:18 pm
por Cristiano Campos
Uma idéia pessoal, nao sei se vai dar certo, pois nao possuo aviao nenhum, sou apenas um entusiasta, quando der compro um e colaboro com idéias melhores. Que vc´s acham de fazer uma "dobradiça" para elerons, flaps e leme com fita adesiva (durex largo) tipo, plastifica as duas partes deixando um espaço de milimetros entre uma e outra e coloca fita adesiva dos dois lados, pegando a parte fixa (corpo do aviao) e a parte movel (elerons, flaps e leme)? Alguem se habilita ai, e depois comenta!?

Enviado: Seg Jan 30, 2006 6:03 pm
por bugfly
Isso já existe, e tem muitas pessoas usando aqui no forum.

Eu usei no meu planador com atuadores, agora vou usar no mini slow tick

[]´s

BLZ

Enviado: Seg Jan 30, 2006 10:55 pm
por Cristiano Campos
Blz... pelo menos nao "falei" nenhuma bobagem... acho que pela lógica a dobradiça de durex é melhor que a de disquete. Abraços a todos.

Acabamento para isopor

Enviado: Qua Fev 01, 2006 7:48 am
por Marcos Quito
Pessoal,
Uma grande dificuldade que encontramos uma solução boa foi para dar acabamento em isopor e evitar o uso do adesivo M77 :

- PAPEL KRAFT + COLA BRANCA.

Para aviões relativamente pesados - planadores de colina principalmente, asas voadoras - usamos esta técnica e fita por cima.
O papel Kraft é bastante resistente, porém é pesado (não mais que o adesivo M77).
Para park fliers a sugestão é usar o papel de "presente" mesmo, que é bem mais leve.

O resultado é que
1. Dá resistência;
2. Dá coloração. Vc pinta como quiser usando o papel de diversas cores, depois vem com uma fita baratinha (R$1,50) por cima, e ele fica com ótimo acabamento. E permite retoque a qualquer momento.

Custos : Folhas de papel a R$0,40, um tubo de cola branca de 500ml sai R$5,00, e dá prá fazer muito avião.

Detalhes : Melhor "rasgar" o papel ao invés de cortar com tesoura, pois o corte com tesoura gera degraus indesejáveis. Quando vc rasga, acaba criando uma borda que vai "afinando". Portanto o primeiro trabalho é rasgar toda a borda do papel que veio cortada.

Fizemos Zaggi para colina e PSS nesta técnica com muito sucesso.

É um material fácil de trabalhar, não faz sujeira, pode trabalhar em cima do sofá, vai colando os pedaços. Se a fuselagem tem curvas demais, use pedaços menores, eles se adaptam bem às curvas.

Para ajudar a secar pode usar o secador de cabelos na velocidade mais baixa.

CUIDADO : Houve um caso de empeno de asa quando usaram isopor de papelaria (P.0). O melhor é usar em isopor P3.
Mas também tem técnica para tirar o empeno : Basta molhar com água o lado "tensionado" e ele relaxa de novo.

Enviado: Dom Fev 05, 2006 5:51 pm
por Tcharllys
Uma material interessante para reforçar a estrutura das asas de isopor são aquelas fitas de nylon que vem prendendo caixotes de madeira sabe? Eu sempre coloco ele na asa de ponta a ponta e fica muuuuutio rigida.

Mas tem outros tambem para horns e outras partes que são o aluminio de latunha de refri ou cerveja como preferirem hehehe. É um material bem leve e muito resistente. Ainda não pesei mas deve ser bem mais leve que cartão de crédito.

Enviado: Qua Fev 08, 2006 10:52 pm
por Fernando Angelieri
Tintas:

Testei o verniz incolor da Colorgin Metallik. PERFEITO para isopor. Não testei outras cores da linha mas acredito que deva apresentar os mesmos resultados.

Acabamento sobre isopor:
Tenho uma experiência com balsa que é aplicar dope, lixar, aplicar uma mistura de dope com talco, lixar e repassar a mistura novamente com mais uma lixada, uma ou duas mãos de tinta, mais lixa e por fim a mão de tinta final. O acabamento ficava lindo. Lisinho como se fosse plático, mas trabalhoso.
Depois de ver os tópicos sobre acabamentos em isopor eu chegue à conclusão. O produto deve ser flexível (devido à flexibilidade do isopor) mas que possa ser lixado. Acredito que a melhor solução é a que foi postada sobre a massa Tapa-tudo da Renner. Cheguei a ver uma demonstração em uma loja mas não tinham mais o produto.
Acabei então comprando um produto chamado Cola Azuleko Massaplic (700g ~R$4,00). É uma resina vinílica (cola branca) já misturada com alguns aditivos. Após seca ela é flexível e facilmente lixada. Eu dissolvo em água, ficando bastante líquida e aplico com pincel. É o melhor acabamento e não acrescenta peso ao modelo.

Conectores:
Já postei em outro tópico isto mas fica aqui também.
Vai na Sta Ifigênia-SP ou outro lugar de materiais eletrônicos e escolha conectores tipo Molex polarizados. Escolha o modelo melhor para seu equipamento (digo corrente que suporta) e troque de todos os seus equipamentos. Um conjunto macho/fêmea não sai por mais de R$ 0,50. É um roubo pagar R$ 15,00 de um conector JST. Também não é necessário nenhum conector banhado a ouro. Isto é fundamental para equipamento de som, não para a nossa utilização. Me desculpe os lojistas mas passem a oferecer os conectores comuns em seus sites. Eu pagaria tranquilamente R$ 1,00 por cada conector (ou um saquinho com 10 deles por exemplo).