Piper PA-11 Balsa - Com planta! (Pronto para Voar)

Neste fórum falamos sobre os aeromodelos radio-controlados com peso final abaixo de 143,4 gramas, verdadeiras jóias aeromodelísticas.
MrSidney7
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Out 12, 2010 9:30 pm
Localização: Guarulhos, São Paulo, Brasil

Mensagem por MrSidney7 »

Parabéns, Bernardo.
Ficou classe A.
sds
Sidney - Guarulhos :lol:
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Vendo este tópico, descobri o que tinha de errado no meu Piper, que eu considerei como meu maior fracasso até hoje.
1o - Não tinha notado que a planta tinha esse erro no tamano das asas.
2o - Não coloquei diedro na asa (isso pelo menos dá pra consertar fazendo outra, consertando o erro n 1.
3o - alterei a planta sem ter experiência para isso colocando ailerons
4o - no geral o aero ficou bem pesado, com carga alar altíssima

O resultado era que tive que colocar um motor forte e na hora de decolar cometia meu 5o erro - não decolar o Piper como um Piper, ou seja, não decolava com uma rampa bem suave.

O aero saia do chão e curvava para a esquerda capotando, não havia nada que resolvesse, até tentar mudar a direção do motor eu tentei e não teve jeito.

Caos total.

Acabei jogando a asa fora e guardei a fuselagem.

Vendo este tópico acho que assanhou as lombrigas para mexer com o Piperzinho novamente.
Esta planta é bem simples e só de vê-la dá vontade de montar um.
Grande abraço a todos.
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Olha as fotos do bicho aí:
Anexos
Piper 2.jpg
Piper 2.jpg (36.19 KiB) Exibido 5526 vezes
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Outra
Anexos
Piper 3.jpg
Piper 3.jpg (38.57 KiB) Exibido 5525 vezes
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

Outra (não sei como mandar mais de uma foto no mesmo tópico).
Anexos
Piper 11.jpg
Piper 11.jpg (34.88 KiB) Exibido 5522 vezes
Avatar do usuário
pbernardoss
membro
Mensagens: 60
Registrado em: Qui Set 28, 2006 12:56 pm

Mensagem por pbernardoss »

Opa Fabio,


Primeiro de tudo, parabéns pelo aero, linda construção. Meu piperzinho já tá com umas 100 horas de voo, é uma delícia voar ele, é muito manso e voa muito bem não estola!!. Infelizmente, ele teve que voltar para a bancada devido a uma colisão aérea dentro do ginásio do ibira :lol:

Baseado na minha experiência com o meu, se me permite, gostaria de te dar uns conselhos:

1 - Eu tive o mesmo problema que vc no começo, durante a decolagem ele estolava entrando numa meia curva/meio giro. Quando eu mostrei para um amigo aeromodelista e construtor, ele matou a charada: A asa estava Empenada/Meio Torcida pelo fato da nervura ser muito fina e a balsa nos bordos (fuga e ataque) serem muito fracas. Eu fiz outra asa, mas não reforcei nada, apenas deixei a asa fixada na bancada o tempo todo, até na hora da entelagem.

2 - Tente fazer com que ele pese no máximo 145grs pronto para voo (bateria e tudo)

3 - O único defeito da planta é a assimetria da asa mesmo, escolha o desenho de um dos lados, vire este lado para o verso e "desenhe" a asa usando o lado de "traz" como referência, bingo! vc tem a sua asa simétrica.



É isso aí, espero ter ajudado

Abs
Paulo

ps: meu próximo objetivo nele é flaps e ailerons, assim ele vai ficar mais lento para o ibira. :roll:
Avatar do usuário
fabiolinares
membro
Mensagens: 143
Registrado em: Sex Jan 02, 2009 11:56 am
Localização: Taubaté - SP

Mensagem por fabiolinares »

isso mesmo, Bernardo, também achei o tempo todo que o problema era a asa, mas faltou experiência para descobrir o erro.
Acho que também entra o fato de que o Piper tem que decolar numa rampa suave, sem querer jogar ele com tudo pra cima.

Fiquei empolgado e assim que eu terminar minha mudança volto a mexer com ele.

Bons vôos.

LNA
Responder