Nova asa trocentos carbono, caiu!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

[quote:9224171f38="Pedro Prado"]
[b:9224171f38]Cesar[/b:9224171f38] e [b:9224171f38]Offsyde[/b:9224171f38], eu não conseguiria sozinho cortar esta asa como o Hernani cortou, primeiro eu não teria mais força física para encarar aquela Makita que comprei, ela é muito pesada e violenta, e depois não teria o "olho clínico" e apurado que o Hernani tem e a paciência e boa vontade que ele esbanja também. Sem exagero... ficou igual a CNC.... (eu diria até... melhor! rsrsrsr....brincadeira)

[/quote:9224171f38]

Realmente ficaram muito boas, as fotos falam por si só. Mais se tivesse sido menos teimoso teria poupado o pobre rapaz....ehehhehe :twisted: :twisted:

Ahhh e quando falamos em cortar as asas em cnc não estávamos falando em isopor e sim em mdf...

mais ficaram muito boas mesmo. Parabéns... quando o molde estiver pronto eu quero uma pra mim....rs...
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
roberto.mazza
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 8:36 pm
Localização: São Paulo - SP -51

Mensagem por roberto.mazza »

Olá Pedro, vi no seu esquema que o aileron será feito de massa de resina com microesfera de vidro, gostei da idéia, você já fez assim antes? To pensando seriamente em adotar sua sugestão, tem idéia do peso que fica um aileron desse jeito? E a resistência?
Tô gostando muito da construção, como sempre, é uma aula atrás da outra. Parabéns.
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi [b:6aa77586a7]Roberto[/b:6aa77586a7], tudo bom?
Então a micro esfera oca é fantástica, ela é usada em mil e uma utilidades, mais que o Bombril...(essa foi fraca...) voltando ao assunto... mas lembro que o que vai dar a resistência ao aileron vão ser as camadas de fibra (carbono ou vidro) que estarão por fora, a massa de micro esferas vai ser só um preenchimento, sozinha ela é capaz de quebrar fácil.

Hoje tive uma boa notícia, é que eu estava meio desanimado em relação a resina epóxi que usei. Eu tinha deixado o cowl de carbono no sol no jardim todos esses dias, ficou no relento e no sol por mais de 20 dias e eu já estava achando que tinha deformado um pouco. Como no meio do dia a temperatura dele alcança mais de 50 graus e tinha ficado muito sujo, com pó e até vários cocos de passarinhos, eu estava tendo a impressão que a superfície tinha mexido um pouco, digo, ficado meia ondulada em relação ao dia que saiu do molde. Mas hoje eu peguei a peça e dei uma boa lavada nela com sabão e pude concluir que a resina epóxi se manteve intacta em relação ao primeiro dia.

Vou levar a peça hoje no Hernâni para dar uma boa lixada nela e tirar algumas bolhinha que ficaram e dar uma super polida e uma boa encerada.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/651/cowlzenithfibradecarbon.jpg/][img:6aa77586a7]http://img651.imageshack.us/img651/6186/cowlzenithfibradecarbon.jpg[/img:6aa77586a7][/URL]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Laminei alguns testes e algumas peças em fibra de vidro, fibra de carbono e também em kevlar e cheguei a algumas conclusões que eu não imaginava.

Comparando entre as três:

Fibra de vidro, sem sombra de dúvidas é a mais simples de laminar, primeiro tem infinitas gramatura e tramas, isso já ajuda muito porque quanto menos camadas você dá, menos empapuçado o negócio vai ficando, é muito melhor aplicar um tecido de 300 gr/m2 do que dois de 150 gr/m2. Depois o vidro é transparente, dá para ver tranquilamente as bolhas e a infiltração da resina no vidro é super tranquila. Corta super fácil com a tesoura e depois de seco corta tranquilo com um disquinho de corte na Dremel, aqueles discos de cortar metal daquele negócio marrom. E também dá um bom acabamento depois na lixa.

Fibra de carbono, temos um grande problema aqui no Brasil, só tem uma gramatura disponível nas lojas, a tal 200 gr/m2, só que ela é MUITO safada, a trama é muito aberta, muito frouxa, mexeu já desconcerta tudo, abre, desfia, abre buracos, desgarça nas pontas, resumindo fica um lixo para laminar. Uma camada desse tecido que nos temos não dá para usar, fica totalmente aberto e transparente e com duas camadas já começa ficar com resina demais e empapuçado. Corta bem com a tesoura mas para cortar depois de seco já é mais difícil e para dar acabamento onde cortou já é bem ruim, fica uns cabelos de fibra de carbono que nem corta nem abaixa e dificulta um pouco o acabamento no corte. E também é cruel o pó preto que faz uma sujeira danada, coisa ruim, pior do que carvão de churrasqueira, porque além de sujar, pica e coça como a fibra de vidro.

Kevlar, ou fibra de aramida, nósssa!!! Este é cruel mesmo! Praticamente impossível de cortar, com a tesoura esquece, pode ser com a tesoura bem afiada que nem faz cócega no bichinho, não anda nem um milímetro. Com estilete por cima como se cortasse um papelão com régua também nem pensar, o que eu consegui foi com uma pessoa ajudando segurando o tecido de pé, como se fosse uma cortina e aí vem com um estilete Olfa com uma lâmina zero das fininhas e muito afiada, assim vem descendo cortando como um serrote. Aí foi, agora o pior é cortar depois de seco, disquinho Dremel não faz nem cócegas, um discão na Makita corta na porrada, fazendo força, mas fica impossível de dar acabamento depois, fica um lixo, fica todo felpudo, parece uma flanela. A trama do tecido é bem fechada, bem legal, como devia ser o carbono, mas só tem disponível em uma gramatura só, acho que é 300 gr/m2. E não dá para ver as bolhas também, o jeito para ficar perfeito é usar mesmo o vácuo, em qualquer dos três materiais, porque alem de tirar as bolhas, tira também o excesso de resina ficando assim uma laminação ideal, quanto menos resina for, melhor. Fazendo uns testes simples de dobrar até quebrar as plaquinhas que fiz, puder facilmente perceber que quebra aonde tem uma bolinha e também onde tem resina de mais.

Usei dois vidros prensados para fazer as placas, com umas pedrinhas de peso...

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/6/prensadepedras.jpg/][img:bec1d9cff1]http://img6.imageshack.us/img6/4633/prensadepedras.jpg[/img:bec1d9cff1][/URL]
Avatar do usuário
Yensid
membro
Mensagens: 1148
Registrado em: Ter Nov 03, 2009 4:22 pm
Localização: Pombal, PB

Mensagem por Yensid »

E haja coluna hein seu Pedro!
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Fiz o painel do CH-701 de fibra de carbono em vez de alumínio com está na planta. Resolvi fazer de carbono para aprender a técnica da fibra de carbono, ficou bem bonito, mas como é uma superfície é toda plana eu tive que fazer com sanduiche de um compensado naval de cedro de 3mm que eu tinha porque se não empena, as superfícies planas em fibra de vidro ou carbono são bem complicadas de não empenar. A primeira que eu fiz falhou, então fiz uma segunda que deu certo, foi essa que coloquei o compensado de sanduiche.

Ficou bem lisa, bem plana e bem brilhante, o acabamento do carbono é muito bonito, mostro para as pessoas e elas acham lindo... depois perguntam, mas o que que é essa peça??

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/713/painelch701.jpg/][img:2c2c246872]http://img713.imageshack.us/img713/2595/painelch701.jpg[/img:2c2c246872][/URL]
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Tirei a placa que eu estava fazendo nos vidros debaixo das pedras, desta vez ficou legal... mas tirei umas conclusões meio desanimadoras...

Preço! Para fazer essa placa de 0.30 x 0.15 m na verdade eu usei um pedaço de 0.20 x 1.25 m para fazer as quatros camadas de tecidos que deu uma espessura de 1.5 mm, então... o tecido custa RS$ 200,00 o metro linear, acabou saindo só o carbono, RS$ 40,00. Bom, o problema é que na Hobbyking uma placa de 1.5mm x 30 cm x 10cm sai por US$ 13.99 (+ ou - RS$ 30,00 lá na China e o frete é barato).

Resultado: aqui no Brasil nada dá certo com o "Custo Brasil" nos rondando, sem falar da resina que tem que ser da melhor epóxi que existe, para ficar duro mesmo eu já percebi que não é qualquer resina que funciona.

Este teste eu usei uns retalhos por isso que a peça está meia descabelada, mas no núcleo de 30 x 15 cm está legal, está constante com as quatro camadas que ficaram com 1.5 mm de espessura.

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/266/placacarbono1.jpg/][img:f73a9cacb8]http://img266.imageshack.us/img266/7974/placacarbono1.jpg[/img:f73a9cacb8][/URL]

[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/805/placacarbono2.jpg/][img:f73a9cacb8]http://img805.imageshack.us/img805/9881/placacarbono2.jpg[/img:f73a9cacb8][/URL]
sergio_sci
membro
Mensagens: 9
Registrado em: Ter Dez 15, 2009 10:01 am
Localização: São Paulo

Mensagem por sergio_sci »

Pedro, PARABÉNS!!!:D
Esse seu espírito de investigar e mais ainda, compartilhar suas experiências, estimula e enriquece todos nós modelistas.
Sérgio :D
Avatar do usuário
Pedro Prado
membro
Mensagens: 1351
Registrado em: Seg Nov 16, 2009 11:38 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Pedro Prado »

Oi Teddy e Sergio, tudo bem? Valeu os elogios!!!

Estou bolando uma maneira de fazer um outro painel a partir da peça original de alumínio, assim ficaria a peça original forrada com uma fina camada de fibra de carbono com o acabamento laqueado. Assim niguém poderia falar que a peça não é original, problemas estruturais e tudo mais, como ser mais pesada ou mais leve e aqueles grilos todos. Digo isso porque já me perguntaram se a peça que eu fiz teria a mesma resistência que a de alumínio... sabe, aqueles grilos... quando com certeza o painel de carbono ficou MUITO mais resistente que a peça original, mas é difícil de provar... rsrsrs.

O compensado naval de cedro de 3mm ficou no meio das lâminas de carbono, como estrutura tipo "sanduíche", ficou muito forte e meio pesadinho também, mas quando for furar todos os furos para os instrumentos e chaves elétricas essa diferença de peso com certeza vai embora. Mas como já falei... vou agora forrar uma peça original, assim ninguém pode encher o saco e sem dúvida fica muito mais bonita.
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3523
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Pedro para servir de inspiração
Anexos
2turi.jpg
2turi.jpg (47.54 KiB) Exibido 9897 vezes
warp drive Sr Sulo
Responder