Bobcat 90cm - EDF 70mm

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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[quote:9bb70c6513="Farleytufao"]olha o eixo do motor ou até mesmo o encaixe se não está folgado ou descentralizado.[/quote:9bb70c6513]

Bem, o eixo, no olhometro não me pareceu empenado não, com relação ao encaixe e possível folga, acho pouco provável, o rotor entra meio forçado no eixo, bem justinho mesmo.

Estive girando na mão mesmo e olhando, talvez seja a furação fora do centro.

Vou é comprar o novo rotor logo e matar essa dúvida...
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humbertomelo
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Mensagem por humbertomelo »

Banana, eu tive uma edf que eu balancei o rotor e depois montava tudo e acontecia o mesmo que vc descreveu, vibrava.... quebrei a cabeça pois tinha certeza que o rotor estava bem balanceado, até que desconfiei do cone do acabamento da EDF (aquele cone de plástico ou de alumínio que vai na frente) aquela pecinha estava tão desbalanceada que bagunçava tudo... ai foi balancear ela também e resolveu.
Humberto Melo
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Então amanha vou pegar essa peça pra cristo.
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Bem, vamos lá... Vamos dar andamento nisso aqui.

O kit cortado pelo Mauri chegou hoje, pra fazer a verdade, peguei há alguns minutos.

Fiquei bastante decepcionado, não pelo kit, se acalmem, o kit é muito bem cortado como todos os demais que o pessoal já disse aqui no fórum, acontece que ao pegar a caixa, já notei que haveria problema, infelizmente, sei que não são todos, mas alguns dos funcionários dos correios deveriam embalar a mãe, pra não dizer a b..da para aprenderem a tomar um pouco mais de cuidado com os despachos alheios.

Vejam nessas duas fotos.

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/002.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/003.jpg[/img:7d33ae2823]

Era certo que haveriam avarias.

Pois bem, foram pequenas, mas por menores que sejam, vão me forçar a cortar os flaps e talvez os ailerons. Uma pena realmente.

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/004.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/005.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/006.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/007.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/008.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/009.jpg[/img:7d33ae2823]

[img:7d33ae2823]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/montagem/010.jpg[/img:7d33ae2823]

Hoje no período da tarde já começo as marcações para instalação dos servos, trem de pouco retrátil, passagem de fiação e demais.
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Mauri
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Mensagem por Mauri »

Olá Danilo,

Esses (...) dos correios são uns atrasa lado mesmo...

Se alguma peça não der para consertar ou der para tirar uma cópia me fala que te mando outra sem custo da mesma ok!

Essas duas peças pequenas ai na verdade são os suportes laterais do montante (base) da EDF, mas nem deveria ter te mandado pois foi desenhado para a minha EDF de alumino e provavelmente a sua será diferente, portanto use apenas como base de angulação a faça uma de acordo com o desenho externo da sua.

Como esse kit não tem tutorial, depois vou ter enviar umas fotos da montagem do meu para te auxiliar a compreender como deve ser feito algumas peças, eu marquei com uma caneta o CG e onde deverá ser fixado os booms na asa para que fiquem simétricos e paralelos ao conjunto da cauda.

Como os booms são tripos e o estabilizados são duplos, (para evitar flutter) é essencial que vc afine as bordas, as entradas e saídas dos mesmos para se ter um melhor rendimento e também um bom visual.

Qualquer outra(s) duvida(s) é só ir perguntando por mp ou por aqui ok!

Obrigado!

Abrs.

Mauri
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

Bem, dividiremos a postagem em 4, dias 1, 2, 3 e 4, não tive tempo de postar diariamente, mas vamos ao que interessa.

[color=red:0858a02d29][size=18:0858a02d29][b:0858a02d29]Dia 01[/b:0858a02d29][/size:0858a02d29][/color:0858a02d29]

Chegou a encomenda do Mauri, a caixa demonstrava algumas marcas de "maus tratos", então resolvi fazer as fotos para reclamar nos correios, não adiantou nada, mas tudo bem.

Não vou mostrar, mas vieram algumas avarias nas asas (pontas amassadas) e um dos boons quebrou como podem ver nas fotos anteriores.

O boom foi fácil de ajeitar, mas as asas estou estudando a substituição por depron ou isopor mesmo, tenho uns bons pedaços de P3 aqui.

No pacote, fechei também todo o material de linkagem com o Mauri, sendo que vieram os horns, dobradiças, clevis, varetas, stopers, enfim, tudo necessário (falando nisso, vão faltar dobradiças, rsrsrsrsrs, comprei 10 e vou colocar 3 em cada superfície, profundor, ailerons e flaps).

Aproveitei o dia também para comprar o material de acabamento (tinta, massa e verniz).

[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/001.jpg[/img:0858a02d29]

[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/002.jpg[/img:0858a02d29]

[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/003.jpg[/img:0858a02d29]

[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/004.jpg[/img:0858a02d29]

[color=red:0858a02d29][size=18:0858a02d29][b:0858a02d29]Tintas e Verniz á base d´água[/b:0858a02d29][/size:0858a02d29][/color:0858a02d29]
[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/005.jpg[/img:0858a02d29]

[color=red:0858a02d29][size=18:0858a02d29][b:0858a02d29]Masa Tapa Furo, cerca de 800ml de massa e apenas 340g, bem leve, o material é até um pouco esponjoso[/b:0858a02d29][/size:0858a02d29][/color:0858a02d29]
[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/006.jpg[/img:0858a02d29]

[img:0858a02d29]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d1/007.jpg[/img:0858a02d29]
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bananabg
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Mensagem por bananabg »

[color=red:b4776c60da][size=18:b4776c60da][b:b4776c60da]Dia 02[/b:b4776c60da][/size:b4776c60da][/color:b4776c60da]

No segundo dia, levei a EDF em um rapaz que trabalha com alumínio aqui na cidade, recomendado por uns amigos, me informaram que o rapaz trabalha muito bem, acho que o pessoal precisa rever o conceito, sinceramente, fiquei triste quando fui buscar a EDF, mas tudo bem, bola pra frente, algumas horas com a micro retífica melhoraram um pouco o serviço bacana do moço.

Neste dia, tratei de pensar as formas como instalaria os servos e os trens de pouso, optei por fazer berços para os servos, conforme podem ver nas fotos 7, 8 e 9, o que tornará fácil a futura remoção dos mesmos em uma possível necessidade de troca.

Cortei 2 chapas de compensado de 3mm para faser a mesa do trem de pouso dianteiro, abri furos na fuselagem para encaixá-la e então colei com cola epóxi 24 horas, gostei do resultado.

Não há fotos de todos os servos, mas utilizarei 2 servos Hextronik HXT900 no profundor, o que me garante 3,2kg de força naquela superfície com resposta de 0.12s, utilizarie ainda 1 servo DS-918MP de 1,8kg e 0.06s em cada flap, 1 servo GoTeck GS-9650BB de 2kg e 0.10s em cada aileron e 1 servo Hextronik HXT900 na bequilha.

Estou estudando a possibilidade de utilizar 1 servo Standard (veio com meu MX) para acionar os 2 flaps, mas teria que fazer o esquema de alavanca nos mesmos, o que não estou muito afim de fazer, mas vamos ver até o final.

Fiz algumas alterações no projeto do Mauri que já é muito bom, diga-se de passagem.

Aqui farei alguns comentários das fotos.

[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Serviço "super bem feito" na EDF[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]
[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/001.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/002.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/003.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/004.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Com a micro retífica, dei uma corrigida, mas infelizemente não ficou 100%[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/015.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/016.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Aqui a primeira alteração no projeto, o estabilizador horizontam é feito originalmente com 2 chapas de depron de 4mm cada, vizando as cavidades berçais dos servos, cortei mais 2 chapas de 5mm cada, totalizando 18mm de estabilizador, que será cortado e lixado respeitando perfil aerodinâmico.

Observe também na próxima foto, o servo ficará bem escondidinho.[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/005.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/006.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Aqui temos os berços dos servos do profundor.

Na foto 9 é possível vê-las colocadas nos estabilizador.[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/007.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/008.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/009.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Aqui é o início da colagem do estabilizador, já com as cavidades dos servos, aqui colei uma chapa de 5mm em uma de 4mm, fiz os "canais" por onde vão passar a fiação. Será utilizado um "Y".[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/010.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]Aqui a mesa para o trem dianteiro.[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/011.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/012.jpg[/img:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/013.jpg[/img:b4776c60da]


[color=red:b4776c60da][b:b4776c60da]E depois de um longo dia de serviço, eu mereço não é mesmo?[/b:b4776c60da][/color:b4776c60da]

[img:b4776c60da]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d2/014.jpg[/img:b4776c60da]
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[color=red:df87cbc2bb][size=18:df87cbc2bb][b:df87cbc2bb]Dia 03[/b:df87cbc2bb][/size:df87cbc2bb][/color:df87cbc2bb]

Dia curto, hoje mexi apenas no trem dianteiro.

Gostei bastante do resultado, deu um pouco de trabalho para fazer funcionar, mas no final, ficou bacana.

Vejam os vídeos do funcionamento.

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/001.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/002.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/003.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/004.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/005.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/006.jpg[/img:df87cbc2bb]

[img:df87cbc2bb]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d3/007.jpg[/img:df87cbc2bb]


[color=red:df87cbc2bb][b:df87cbc2bb]Agora os vídeos.[/b:df87cbc2bb][/color:df87cbc2bb]

[url]https://www.youtube.com/watch?v=kS97Nabb7kA[/url]

[url]https://www.youtube.com/watch?v=mXccaCW8ENs[/url]

[url]https://www.youtube.com/watch?v=8w6gFMbsOQw[/url]
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Mensagem por bananabg »

[color=red:55469dec2c][size=18:55469dec2c][b:55469dec2c]Dia 04[/b:55469dec2c][/size:55469dec2c][/color:55469dec2c]

Neste dia dei andamento na confecção das ranhuras das varetas de reforço dos estabilizadores verticais e dos boons, bem como a ranhura por onde passará o fio dos servos do profundor.

Gabaritei também as semi asas, onde serão os ailerons, onde serão os flaps e onde irão os trens de pouso, para então fazer as ranhuras dos reforços estruturais.

Notem que na instalação dos trens de pouso, eu marquei como ponto frontal de partida, exatamente a linha do CG, conforme foto 6.

Mas Danyllo, tem duas fotos semelhantes, uma com um circulo vermelho e uma com um circulo verde, calma, vos explico.

Durante todo o processo, estou enviando as fotos ao Mauri e estamos meio que montando e discutindo juntos o projeto todo, já que atendendo a pedido do próprio Mauri, faremos deste tópico, um passo a passo da montagem do kit do Bobcat, já que o jato ainda não é comercializado em seu site.

Quando enviei a foto do gabarito do trem de pouso, ele me chamou a atenção para algo que na verdade, na noite em que fiz o cabarito, eu me coloquei a pensar já deitado na cama, e eis que explico então o porque das fotos.

Na primeira, a foto com o círculo vermelho, chamo atenção para o "X" ao centro do X, este ponto, é o exato ponto onde fica o eixo da roda do trem de pouso, ou seja, aquele "X" é o momento estrutural onde se apioará o trem de pouso traseiro, na foto não dá pra ver direito, mas ele está a exatos 19,5mm do CG do avião, o que por sí só ja garantiria uma considerável estabilidade em solo, possivelmente deixarei como está, maaaa, atendendo a solicitação do Mauri, desloquei o conjunto 14mm para trás do CG, o que faz com que o local de apoio fique a 33,5mm do CG, garantindo assim, melhor estabilidade em solo.

Fica a critério de quem for montar, as sugestões estão aí.

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/001.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/002.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/003.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/004.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/005.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/006.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/007.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/008.jpg[/img:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/009.jpg[/img:55469dec2c]


[color=red:55469dec2c][b:55469dec2c]E aqui meu companheiro diário nas montagens.[/b:55469dec2c][/color:55469dec2c]

[img:55469dec2c]http://www.adventurephotos.com.br/img_evoo/bobcat/d4/010.jpg[/img:55469dec2c]


[color=red:55469dec2c][size=18:55469dec2c][b:55469dec2c]Considerações finais (temporárias, rsrsrsrs).[/b:55469dec2c][/size:55469dec2c][/color:55469dec2c]

O compensado usado nos beros dos servos é de 2mm, que aproveitei da caixa de um motor ASP 180 2T Glow.

O peso está na casa de 1,2kg com 1 bateria 4S e 1,377kg com 2 baterias (Se forem usadas, serão ligadas em paralelo) isso sem os recortes ainda necessários e sem os acréscimos de peso por tinta, cola e outros.
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robertofgyn
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Mensagem por robertofgyn »

Aoo Danilão! Excelente trabalho! Acompanhando!
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