Aileron ou leme?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Raketrinike, o certo é fazer isso mesmo, treine no alto, e que à medida em que for desenvolvendo a coordenação motora você sentirá segurança para aplicar em qualquer altitude.

Nota: Cuidado com o vocabulário, procure manter o nível técnico do fórum.
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:8961a21499="Raketrinike"]entendi Laercio, até porque se usar só aileron é uma b***a porque a asa tende a pender, e se o aero tiver baixo fodeu, eu sempre usei só aileron, estava aprendendo pousar assim.. mais vou começar a usar leme.. o f**a que pastinha não é um avião 100% mais vamos ver como ele reage..[/quote:8961a21499]

Agora magoei! falar que o pastinha não é 100%... estou usando um pastinha para treinar várias manobras avançadas do voo esporte, inclusive voo de faca, que por sinal ele faz que é uma beleza! e não estou tendo problemas nenhum.. o avião é 10. As vezes o que está faltando é trimar ele certinho, e colocar a eletronica nos lugares certos para não ter tendencias..
No último domingo estava ensinando um cara novo que apareceu com um pastinha asa alta e com diedro lá na pista, não estava muito ajustado não e mesmo assim todos os pousos que eu fiz para ele também foram como se tivesse colocado o aero com a mão no chão.. mas pra isto claro que tem que saber usar o leme.
Eu aprendi sozinho a voar, primeiro foi com um asa baixa e sem saber usar o leme.. depois de destruir e reconstruir o aero muitas vezes, desisti e resolvi construir um Scout, asa alta com diedro e só com leme e aprender direito...
Mas tenho amigos na pista também que voam somente com o aileron e voam bem...
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:b7933ded27="LaercioLMB"]Um detalhe importante, evite mixar leme com aileron ou com o profundor ou até mesmo em todos esses casos, pois haverá momentos em que não serão necessárias as compensações, mas a mixagem irá compensar mesmo assim e o que estava ajudando, pode agir ao contrário, além do que, quem estará fazendo as compensações é o rádio e não o piloto e dessa forma, o piloto nunca irá aprender a compensar nada e continuará do mesmo jeito que começou, ou seja, sem saber fazer nada.
Faça as compensações todas elas manuais mesmo, pois só assim você é quem terá total controle do seu aeromodelo em qualquer situação e não o rádio.
O rádio é só uma ponte entre a sua vontade de comandar e o aeromodelo sendo comandado, se você depender das mixagens do rádio, será só o rádio pilotando por você e não você como pensa ser.[/quote:b7933ded27]

Laercio somente um detalhe, já li em vários lugares o pessoal falando sobre este negocio de mixagens e nem sabia o que era até resolver usar os recursos do meu Turnigy.. ainda é algo que gera muita polemica, e concordo plenamente com você quando estamos dizendo em aprendizado e voar coordenado, etc.. etc.. tanto que voei sem isto há quase 3 anos e faço muitas manobras sem usar isto e sempre uso o leme, praticamente em toda curva começo ela com o leme, etc...
Mas quando se parte para manobras intermediárias/avançadas etc.. tem que fazer a trimagem do aeromodelo para deixá-lo o máximo sem tendencias possível, mas mesmo assim ele irá ter alguma coisinha de tendencia, ai se retira elas com as mixagens, que costumam ser mínimas (e aperecem quando o comando atua com mais de uns 50 a 60% a maioria das vezes) para vc se preocupar mais com a precisão das manobras do que com ter que ficar brigando com as tendencias do modelo. Penso que seria como dirigir um carro de formula 1 desalinhado.. a baixa velocidade pode ser que não tem problemas mas quando aumenta a velocidade pode complicar..
Como eu disse não é para aprendizado.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:1a4d667740="Raketrinike"]entendi Laercio, até porque se usar só aileron é uma b***a porque a asa tende a pender, e se o aero tiver baixo fodeu, eu sempre usei só aileron, estava aprendendo pousar assim.. mais vou começar a usar leme.. o f**a que pastinha não é um avião 100% mais vamos ver como ele reage..[/quote:1a4d667740]

Todo aeromodelo é 100% quando se sabe pilotar e nenhum aeromodelo é 100% quando não sabemos pilotar.
Quando já se voou a maioria dos tipos de aeromodelos e temos dificuldades com alguns, é por que nos falta muito ainda a aprender no aeromodelismo, o que ocorre com a maioria que nunca usou e nem pretende usar o leme por exemplo, pois querem o mais fácil e simples de tudo e ao invés de estarem pilotando um aeromodelo, estão é brigando com ele constantemente lá em cima.
Eu não sou um expert em todos os tipos de aeromodelos, pois sei que tenho muito ainda a aprender, mas sei que se queremos ir mais rápido do que conseguimos andar, muita coisa nos passa despercebido e deixamos de aprender partes fundamentais que teriam nos ajudado a superar algumas dificuldades que estamos encontrando.
Tirar um aeromodelo do chão, qualquer um consegue, mantê-lo lá em cima a maioria consegue, mas fazê-lo pousar perfeitamente, de forma que seja apreciado não só pelo piloto, mas pelos que estão a sua volta, só quem já aprendeu a pilotar é que consegue.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

pessoal, quando digo que o pastinha não é 100% quis dizer em comparação a modelos treinadores, tipo o calmato, albatroz etc.. modelos de balsa ou fibra..
Avatar do usuário
comandanteadriano
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Ter Abr 08, 2008 10:41 pm
Localização: São josé dos Campos

Mensagem por comandanteadriano »

Os pastinhas ainda estão voando????

Não vi mais esses modelos nas pistas...
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Lendo esta parte da resposta do Renato Pullin

"...Aonde o leme realmente é importante no aeromodelismo (tirando as manobras acrobáticas) é no pouso e decolagem, é com o leme que se corrige a reta durante a corrida de decolagem e após o pouso, é através do leme também que se pode corrigir a trajetória para pouso com vento de través..."

Eu tenho observado que muitos estão iniciando já com o avião no ar, faz ou compra um aeromodelo sem trem de pouso, acelera, lança no ar, pronto, já está pilotando. Eu acredito que isto também influencia na dificuldade do pouso correto. Não se aprende a taxiar...a correr na pista...no pouso, escolhe um local qualquer, reduz, estola, cai...Pousou !!!


Um abraço.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.... Eu falo isso e ninguém me escuta.
Fora o piso suicida.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Raketrinike
membro
Mensagens: 884
Registrado em: Seg Ago 27, 2012 9:52 am
Localização: Votuporanga - SP
Contato:

Mensagem por Raketrinike »

modo Kamikase ON.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... pouso pentelho, o maldito iphone não sabe o que é isso.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder