Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

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cacau1974
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Mensagem por cacau1974 »

Ola nobres colegas, sou novinho por aqui. Preciso de ajuda de um fera.
Peguei um Walkera 22E (so para ver como era a brincadeira) e logo de inicio queimei o receptor, pois quando fui fazer as inversoes dos fios do motor por um vacilo deu curto. ESTOU LOUCO PARA COLOCAR ELE LOGO PARA VOAR.
Nao encontro mais de forma alguma um receptor RX-603. Isso vai fazer com que eu tenha que comprar um transmissor e receptor novo Correto ? é isso mesmo ?
Com isso, o vendedor me falou que o ESC e o receptor do 1#B vao servir para mim.
O radio e WK 2601. Qual receptor poderia usa nele ? Outra coisa, ele esta falando que o ESC 11.1v podera nao servir para o meu motor. Preciso trocar tambem o motor.
O que poderiam me indicar para colocar o heli para voar ? Posso comprar esse radio?
Aguardo gentilmente a colaboraçao dos colegas.
brukutu
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Re: Curva de aceleração e passo (para iniciantes no hobby)

Mensagem por brukutu »

[quote:1f86e4e454="Fabio_Jerena"]Bom, neste tutorial vou explicar algumas coisas que julgo serem básicas e necessárias para qualquer um que estiver iniciando no hobby, estas informações são fundamentais para se iniciar as regulagens do helimodelo. Serei sucinto mas tentarei elucidar as principais dúvidas e acredito serem as mais freqüentes quando os novos helimodelistas começam a fazer as regulagens do modelo.
Primeiro vamos entender o que é passo variável, este é um recurso mecânico responsável por aumentar ou diminuir o empuxo (força que gera a sustentação da aeronave) gerado pelas asas rotatórias do helicóptero (adotando-se uma rotação fixa como referência), a asa muda seu ângulo de incidência sendo que para nossos helimodelos as asas são simétricas e permitem fazer vôos invertidos (de dorso), portanto as asas podem se posicionar de maneira a formar ângulos de incidência positivos ou negativos, que na maioria dos modelos encontrados no mercado vão de -11 à +11 graus. Portanto para que o helicóptero suba, desça, faça vôos de dorso o passo do rotor principal é alterado, porem concomitante a isso ocorre a variação da potência entregue ao motor, ou seja, para que o helicóptero voe há uma combinação de variação de passo e de potência no motor (com exceção de quando se trabalha com o governador que mantêm uma rotação fixa e se varia apenas o passo, desta forma se aproveita melhor a curva de potência/torque do motor ).
Conhecendo essas informações logo nos defrontamos com 2 regulagens básicas, curva de aceleração do motor (a) e curva de passo das asas (b), portanto o empuxo gerado pelo sistema (de maneira grosseira) é uma função do tipo “empuxo(a,b)”. Isso parece um mistério para os iniciantes mas é algo extremamente simples e o mais importante, o ponto de partida geralmente é fornecido pelo fabricante. Não vou me estender muito neste assunto mas mexer nestas regulagens é muito parecido com mexer em carros originais de fábrica, se você aumentar a potência por exemplo aumenta o consumo e desgaste das peças e vice e versa, entra naquele “velho esquema de compensação”, portanto o ajuste de curva de aceleração e curva de passo não é necessariamente uma lei, uma regra, um dogma. Cada um ajusta do jeito que lhe agrada, de acordo com seu estilo de pilotagem, de vôo, de acordo com tipo do helicóptero que se possui (claro, sempre respeitando limites pois não pense que se você ajustar a aceleração e o passo do jeito que você bem entender o helicóptero vai voar ou até mesmo voar como desejado).
Para a regulagem da curva de aceleração o conceito é simples, você define a potência entregue ao motor de acordo a posição no trottle (stick da mão esquerda, na direção vertical, sentido para baixo e para cima), num radio de 5 pontos como o meu (DX7 Spektrum) eu uso a seguinte configuração:
0: 0%, 1: 50%, 2: 70%, 3: 85%, 4: 100%
Ela representa o seguinte:
No curso completo do trottle existem divisões imaginárias de 25%, 50%, 75% e 100%, ou seja, em 0% de curso 0% de potência no motor, em 25% de curso 50% de potência no motor e assim por diante, os valores intermediários são interpolados pelo próprio radio, eu uso esta configuração pois não gosto de acelerar muito para o heli começar a decolar (claro que com essa configuração, quando mudo meu modo de vôo de Normal para Idle 1 se ele não estiver bem ajustado a troca gera variação brusca no vôo do heli), portanto siga o conjunto de regulagens sugerido no manual que vc não terá esse tipo de trabalho, que muitas vezes pode se tornar um problema para os menos experientes, claro, siga também o manual do seu radio pois cada um têm uma sistemática de ajuste (estude-o, é o meu conselho).
Então como já temos definida a curva de aceleração definimos a curva de passo, essa segue os mesmos princípios, continuam sendo 5 pontos de ajuste, é acionada pela mesma movimentação do stick porem agora o que varia é o passo das asas e para isso necessitamos de uma ferramenta, o famigerado e impiedoso Pitch Gauge que é um verdadeiro trauma para quem nunca trabalhou com ele (eu mesmo quando comprei não tinha idéia de como usa-lo...kkk). O Pitch Gauge é uma espécie de régua/transferidor que possibilita ajustar o passo das asas do heli com relativa precisão, é uma ferramenta fundamental para quem quer ajustar o heli, pois sem ele não se têm condições de precisar os ajustes dos ângulos de incidência das asas e vai fazer com que a regulagem seja totalmente empírica levando muito mais tempo e muitas vezes não obtendo um resultado satisfatório.
As fotos a seguir servirão de guia para entender como é feita a regulagem do heli, neste caso estou configurando a curva de passo normal no meu radio (vôo calmo, sem manobras, sem trabalhar com passo negativo em vôo), na verdade eu uso -2º com o trottle em 0% para facilitar a aterrissagem do heli (vai de gosto). A regulagem foi a seguinte: 0: -2º, 1: INH, 2: +6º, 3: INH, 4: +11, ou seja, em 0% do curso do stick o motor não estará funcionando (0% de potência) e o passo está em -2º, conforme se começa acelerar e entregar potência ao motor o passo vai subindo gradativamente, quando se estiver em 50% de aceleração o passo estará em +6º e a potencia no motor em 70%, resultado, o heli estará voando... Os pontos marcados como INH quer dizer inabilitado e é um recurso do meu radio (não sei se todos têm...) mas ele me permite não preencher este ponto, na verdade ele é configurado por herança (através de interpolação que o próprio rádio faz).
Vejam as fotos, elas falam por si:

[img:1f86e4e454]http://img293.imageshack.us/img293/1281/conceito.jpg[/img:1f86e4e454]

[img:1f86e4e454]http://img256.imageshack.us/img256/5034/59477862qa4.jpg[/img:1f86e4e454]

[img:1f86e4e454]http://img293.imageshack.us/img293/2280/242.jpg[/img:1f86e4e454]

Quanto à regulagem do meu radio abaixo você vê:
IN : que mostra a porcentagem de curso do Stick, acima o valor do passo em porcentagem (uma porção do passo total que o conjunto mecânico oferece), à direita a curva de passo (na verdade o nome dos pontos são “pontos de apoio” , essa é uma técnica muito utilizada para se definir mapas (sistemas computacionais) sem necessariamente ter que preencher todos os pontos existentes e possíveis, o próprio sistema calcula os pontos adjacentes por interpolação, no caso do meu radio linear).

[img:1f86e4e454]http://img293.imageshack.us/img293/6114/243.jpg[/img:1f86e4e454]

[img:1f86e4e454]http://img293.imageshack.us/img293/8766/246.jpg[/img:1f86e4e454]

[img:1f86e4e454]http://img293.imageshack.us/img293/9701/245.jpg[/img:1f86e4e454]

[img:1f86e4e454]http://img256.imageshack.us/img256/625/82418396xm2.jpg[/img:1f86e4e454]

Dúvidas é só perguntar... (BOA SORTE!!!)[/quote:1f86e4e454]
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storm450
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Obrigado !!!!!!

Mensagem por storm450 »

Obrigado. Obrigado . Obrigado !!!!!! Posso passar o dia todo aqui agradecendo a vc's ... Obrigado !!!!!!!!
Trex 450 Pro
TRex 600 Nitro. Engatinhado ...
brukutu
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MUITO BOM !!!!!!

Mensagem por brukutu »

BOA NOITE !!
sou iniciante no heli , o e-voo nos ajuda muito c/ seus tutoriais , estou indicando à todos os meus amigos , obrigado a todos que compõe a equipe. :P
sunie rodrigo de andrade
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Mensagem por sunie rodrigo de andrade »

Amigo sou novo no hobby,montei um hk450 tt com toda eletronico da Aligm esta tudo
funconando perfeito ,mas nao estou conseguindo acertar o passo ,uso um radio 7c 2.4
sendo q quando coloco o stick todo para baixo as helices ficao quase em 0 grau sendo q era para ficar em 0 com o stick no meio correto sera q tenho q ajustar a posiçao dos
servos obrigado e ate mais amigo .Agradeço desde ja a todos do forum estao de parabens .
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Gazo
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Mensagem por Gazo »

Cara, faça o seguinte.

Desligue os cabos que alimentam o motor. Feito isso, tire os parafusos que prendem o servo aos links.

Bom, ligue o rádio e o Heli. Coloque no rádio, os 2 sticks, em 50%. Todas as regulagens do rádio para o ponto central dos servos.

Remonte os servos exatamente ao meio das posições dos links mostrado no manual.

Quando vc terminar isso, vai ver que com o Stick em 50% seu pitch vai ser 0°!!! hehehehehhe

Retornando o stick do acelerador / pitch para 0%, ponto de partida do heli, vai ver que o passo está no mínimo. Ok?

Verifique também todas as distâncias e comprimentos dos links. Deve de ter isso no manual.

No restante agora é mais regulagens dos links, fazendo tracking por exemplo, e no rádio.

Certo?

Abraços.
Luiz Roberto M. Fervença
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Mensagem por Luiz Roberto M. Fervença »

Amigos, para a configuração das curvas de aceleração e passo no 500, posso usar o mesmo tutorial descrito pelo Fábio?
sunie rodrigo de andrade
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Localização: Santo Andre SP

Mensagem por sunie rodrigo de andrade »

Amigo esse final de semana bati meu heli na parede ,confeço q sou novato no hobby mas ja fiz algumas aulas ,o heli estava perfeito ,apos za batida ele esta se tremendo todo ,sendo q aparentemente nao aconteceu nada ,mesmo assim troquei o eixo principal e o transversal mas nao mudou nada ,coloco ele para voar e no entanto esta la tremedeira se ra q esta com medo nao estou entendendo nada obrigado amigo e ate mais.
NParts
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Mensagem por NParts »

Estou com uma duvida qual pinhão usar e qual a diferença entre o 11T e 13T ..

E qual motor usar o 2215 3550KV ou 2218 3450kv

Obrigado..
FDABUS
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Mensagem por FDABUS »

Pessoal, sou iniciante com helimodelo e tenho uma dúvida como ajustar o passo das pas.

Tenho um copterx 450 com radio hitec 2.4 opitc 6. O ajuste do passo das pas faço no rádio ou diretamente nos links e servos?

Ou seja como faço para diminuir e aumentar o passo das pas?

Grato

Francisco
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