Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
alairpetronilha
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Sex Mai 27, 2011 2:15 pm
Localização: Campos dos Goytacazes, RJ

Mensagem por alairpetronilha »

Estou com uma dúvida parecida com essa, mas o meu motor é um HXT 35-42A de 1450Kv. Quero saber qual o fio que uso, quantas voltas e quantos fios por volta. Ja digo antecipadamente: sou iniciante e portanto leigo no assunto.
Avatar do usuário
leandro.ifpb
membro
Mensagens: 560
Registrado em: Dom Nov 07, 2010 8:47 pm
Localização: Guanambi-BA

Re: Ajuda.....

Mensagem por leandro.ifpb »

[quote:502b5af42c="otavio"]Amigos...

Bem, após enrolar o motor eu vou ficar com tres pernas de fio, uma sera a vermelha, outra a amarela e a ultima a preta.

sobraram essas tres, como faço para saber qual é que ligo no esc nos fios vermelho, amarelo e preto?

Tenho que ir testando as ligações?

existe como saber qual sera qual?

tenho um motor conhecido como panelinha que possui fios triplos, eu posso colocar um fio unico mais gosso?

Isso muda o numero de voltas?

quantas voltas deverei ter para ele funcionar vistio que tenho 9 areas para enrolar neste motor?

podem me ajudar?[/quote:502b5af42c]

Vamos por partes....

1) os três fios podem ser ligados ao ESC sem se "preocupar" com a cor dos fios... Se ligar correto o motor irá girar para o lado direito... se ligar errado ele irá girar para o lado esquerdo... A única preocupação com essa polaridade é o sentido que o motor irá girar.

2) Saber qual é qual somente ligando para ver o sentido que vai girar.

3) pode colocar um fio mais grosso sim, mas deverá colocar um de bitola (seção) equivalente aos três fios finos... O número de voltas contunuará o mesmo. OBS: Confirme com TONINHO
Avatar do usuário
aislanmo
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 07, 2010 9:48 pm
Contato:

Mensagem por aislanmo »

Pessoal, o que define a voltagem do motor? (numero de celulas da bateria).

Vou citar um exemplo, imaginem que tenho um motor x, que funcione com 3 celulas, e gostaria de reenrola-lo para que podesse trabalhar com 4 celulas lipo... como seria o calculo??

Abraço
Avatar do usuário
Toninho LourenÇo
membro
Mensagens: 2085
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:42 am
Localização: Guarulhos -SP

Mensagem por Toninho LourenÇo »

Não sei calcular detalhadamente mais o esc deve promover este upgrade de celula.
O que eu faço é diminuir o tamanho da helice em tamanho e passo e nunca tive problemas.

Toninho
Engenheiro formado no I.T.A Frequência 72.690
e 72710 Isopor de Tecnologia Aerodinâmica.
Avatar do usuário
aislanmo
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 07, 2010 9:48 pm
Contato:

Mensagem por aislanmo »

Toninho, obrigado..

Aproveitando, tenho outra duvida. Alguem sabe quantas voltas devo enrolar o 2830B (1050kv)?

Enrolei 10 voltas com 3 pernas de fio 31, usando o mesmo esquema do 2822, ele ficou meio pesado, arranca meio aos trancos, e esquenta absurdamente...ao ponto de sair fumaça do interior..
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

A minha duvida é meio besta, mas lá vai... No 2822, tenho que enrolar a bobina de baixo para cima, vai caber + ou - 9 e ai volta enrolando para baixo.. ou pula para o meio e vai de baixo para cima denovo ? Eu imagino que seja da primeira forma, mas alguem pode me confirmar ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Vc continua enrolando Alisson (volta enrolando pra baixo).
Qualquer dúvida, no primeiro poste desse tópico tem os vídeo mostrando como fazer.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

[quote:926ce9f6b8="warne"]Vc continua enrolando Alisson (volta enrolando pra baixo).
Qualquer dúvida, no primeiro poste desse tópico tem os vídeo mostrando como fazer.
Abs
Warne[/quote:926ce9f6b8]

Entao eu tinha visto lá, mas ainda assim não tinha entendido, mas é pq eu nao havia pegado para fazer .... agora que já comecei a sofrer ja entendi...

Somente esta me restando uma duvida.. se os fios de uma bobina encostar nos fios da outra tem algum problema ?? Aparentemente não, mas estou evitando isto a qq custo.

Abraço
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Bem, eu enrolei esses dias um 2822. Tentei deixar como original, usando fio AWG 25, 15 voltas em delta e, te garanto, que não tem como não encostar os fios!!! Eles são esmaltados, sem galho, o importante é não deixar encavalar fios.

[img:c663e4e1b9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAACHY9jzTk7QXm6w6LZny1Ko23tY85mJGhOqPYY0I5rV1VZeSHqCmqjDI5L3JkuUUC0uvqRsOKFHtdDRD17LDgMYAm1T1UAoYxSjWr9oTN1kozo8-SxJN1f_U.jpg[/img:c663e4e1b9]
[img:c663e4e1b9]http://images.orkut.com/orkut/photos/PQAAAC4PvDABuvBzTH-_vfbz7P4pkbclJOTHBpJc6gZcZCmtKPLqtDZVFf7YmD9XS_2Y4pdtrfkxvL7ZHRkQEN-BTv8Am1T1UPsZ69onvFfrbN51cE_X5rQKtDxo.jpg[/img:c663e4e1b9]
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
alissongc2000
membro
Mensagens: 852
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 10:13 pm
Localização: JOSE BONIFACIO-SP
Contato:

Mensagem por alissongc2000 »

Beleza, acabei de enrolar o 2822, ficou pegando um pouco no porta rolamentos, mas acho que nao tera problemas tmb... vou soldar e ligar agora, ou amanha cedo para ver se gira, explode ou nao faz nada :P vlw
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
Responder