Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial
- alissongc2000
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Tudo beleza, enrolei com 14 voltas do fio AWG 26, e funcionou de primeira, ficou muito bom mesmo....
Ah uma dica que eu sofri um pouco para pegar o jeito, é o seguinte....
Ao inves de pegar o fio somente com o polegar e indicador, tem que dar uma lacada com o fio no dedo medio, ai vc consegue colocar mais forca e esticar bem ele, o resultado final ficou muito bom, pois consegui deixa-lo bem justinho!
Ah uma dica que eu sofri um pouco para pegar o jeito, é o seguinte....
Ao inves de pegar o fio somente com o polegar e indicador, tem que dar uma lacada com o fio no dedo medio, ai vc consegue colocar mais forca e esticar bem ele, o resultado final ficou muito bom, pois consegui deixa-lo bem justinho!
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
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substituiçao do eixo e-max
boa noite amigos, gostei muito do topico a respeito dos motores, inclusive aprendi a rebubinar o meu queimado , porem trago uma dica a respeito dos eixos que sao empenados na queda do aeromodelo, como sou tecnico em eletronica por acaso descobri que tenho uma mina de eixos, o trilho que a unidade optica de aparelhos de som desliza é da mesma espesura do usado nos motores 2822, basta apenas fazer como eu fiz, fiz um corte para colocar o clip e cortei o tamanho certo e pronto eixo novo, VCs podem encontar em qualquer eletronica aos montes..
até mais ..
até mais ..
- alissongc2000
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Eu já tinha percebido isto! Pq eu desmontei um drive de CD de um computador velho aqui e tinha um eixo nesta medida ai... porem como vc disse ele nao tem o encaixe da trava, porem ele é bem comprido, tipo um 2 cm maior que o eixo original do motor, e como eu nao sei fazer o encaixe da trava eu nao testei ele no motor..
Como vc conseguiu fazer o encaixe da trava ?? Tem que levar em um torno ?
Como vc conseguiu fazer o encaixe da trava ?? Tem que levar em um torno ?
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
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bom dia alisson, eu usei um mini esperil(http://www.negocioseideias.com.br/produto/mini-retifica-manual)
fiz o corte bem no pé do eixo e pronto ficou bem legal, fui cortando com movimentos circulares ficou original, quem ve nao fala que o eixo foi caseiro rsrs e outra o material é melhor do que os que vem de fabrica.
um abraço.
fiz o corte bem no pé do eixo e pronto ficou bem legal, fui cortando com movimentos circulares ficou original, quem ve nao fala que o eixo foi caseiro rsrs e outra o material é melhor do que os que vem de fabrica.
um abraço.
- leandro.ifpb
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- Haupenthal
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Fala ai pessoal... seguinte
comprei 4 motores [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5689]Turnigy 2213 22turn 924kv 17A[/url] e depois de uma hora de uso, dois já começaram a ratear provavelmente por fio partido.
Alguém aqui já reenrolou esse tipo de motor? é possível reenrolálo? alguma dica especial para a tarefa? rrsrs
Como são 4, acho que compensa tentar.
Estou utilizando em um tricoptero e mal comecei a brincar já acontece uma caca dessas. já estou sem o reseva, pois só dois continuam funcionando e o terceiro já está dando sinais de pane.
comprei 4 motores [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5689]Turnigy 2213 22turn 924kv 17A[/url] e depois de uma hora de uso, dois já começaram a ratear provavelmente por fio partido.
Alguém aqui já reenrolou esse tipo de motor? é possível reenrolálo? alguma dica especial para a tarefa? rrsrs
Como são 4, acho que compensa tentar.
Estou utilizando em um tricoptero e mal comecei a brincar já acontece uma caca dessas. já estou sem o reseva, pois só dois continuam funcionando e o terceiro já está dando sinais de pane.
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
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Mais um emax 2822 que deu certo
Blz Pessoal;
Só para registrar que mais um 2822 queimado esta na ativa de novo,
Agradeço a todos pelas dicas do tutorial, em especial ao Granato e ao Tominho Lourenço que são Mestres no assunto.
Reenrolei o meu com awg26 com 17 voltas, na terceira vez acertei e funcionou legal.
Acredito que vá puxar bem melhor agora meu aero, que esta com quase 800gr peso final.
Abraços.
Só para registrar que mais um 2822 queimado esta na ativa de novo,
Agradeço a todos pelas dicas do tutorial, em especial ao Granato e ao Tominho Lourenço que são Mestres no assunto.
Reenrolei o meu com awg26 com 17 voltas, na terceira vez acertei e funcionou legal.
Acredito que vá puxar bem melhor agora meu aero, que esta com quase 800gr peso final.
Abraços.
- alissongc2000
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[quote:d1a6c724a9="leandro.ifpb"]outra forma eficiente de fazer o chanfro para por a presilha no eixo é coloca-lo na furadeira como se fosse uma broca, e fazer gira sobre uma lâmina de serra fixada num pedaço de madeira.[/quote:d1a6c724a9]
Gostei desta ideia, deve ser bem facil de fazer, alem de ser mais facil fazer o risco alinhado.
Gostei desta ideia, deve ser bem facil de fazer, alem de ser mais facil fazer o risco alinhado.
Alisson Casagrande - PeakModel Profile YAK 54 20cc; Swany's Mojo .40; Diablo 3D (eletric)
- Haupenthal
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Enroladores
de motor, minha dúvida. quem não tem teoria se enrola. literalmente. rsrsrs
tenho 4 motores (dois tópicos a cima) onde o enrolamento original vem com 5 fios 32 (0,032mm²) em paralelo, com 11voltas, 12 polos.
32 AWG = 0,032 * 5 = 0,160mm² (seção com os cinco fios juntos)
- para o motor manter as mesmas características, teria de enrolar com um fio 25 AWG (0,160mm²), 11 voltas.
eis a questão...
se eu fizer um serviço "bem acabado", consigo colocar até 2 a 3 voltas a mais, ficando com 13 ou 14 voltas.
Em tópicos anteriores ví que fazendo isso diminuo o KV.
então ficaria
926kv x 11 = 10186 (constante do motor)
10186 / 12 = 848,8333333 (novo Kv)
até ai tudo bem
mas e quanto a potência final??? deve ter sido alterada também, pois aumentei o comprimento do enrolamento sem diminuir a seção do fio, e diminui a resistência total.
mas para que valores foi a potência??? alguém manda uma luz...
resistência do enrolamento original 0,54 ohm/m (fio 32 AWG)
resistência do enrolamento pretendido 0,11 ohm/m (fio 25 AWG)
de motor, minha dúvida. quem não tem teoria se enrola. literalmente. rsrsrs
tenho 4 motores (dois tópicos a cima) onde o enrolamento original vem com 5 fios 32 (0,032mm²) em paralelo, com 11voltas, 12 polos.
32 AWG = 0,032 * 5 = 0,160mm² (seção com os cinco fios juntos)
- para o motor manter as mesmas características, teria de enrolar com um fio 25 AWG (0,160mm²), 11 voltas.
eis a questão...
se eu fizer um serviço "bem acabado", consigo colocar até 2 a 3 voltas a mais, ficando com 13 ou 14 voltas.
Em tópicos anteriores ví que fazendo isso diminuo o KV.
então ficaria
926kv x 11 = 10186 (constante do motor)
10186 / 12 = 848,8333333 (novo Kv)
até ai tudo bem
mas e quanto a potência final??? deve ter sido alterada também, pois aumentei o comprimento do enrolamento sem diminuir a seção do fio, e diminui a resistência total.
mas para que valores foi a potência??? alguém manda uma luz...
resistência do enrolamento original 0,54 ohm/m (fio 32 AWG)
resistência do enrolamento pretendido 0,11 ohm/m (fio 25 AWG)
Predador 77inc 220W, X8 FPV 218cm 15km, Polaris 300W
RDS8000, DX5e e ER9X Dragonlink.
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- GRANATO
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- Localização: Birigui-SP (49) 16200-335
Para calcular a resistencia, você tem que considerar que no enrolamento com o fio 32Awg eram 5 fios em paralelo, então:
com 32Awg = 0,2018993 mm x 5 = 0,451mm
com 25Awg = 0,4546123 mm
Ou seja, praticamente trocou 6 por meia dúzia.
Com as duas voltas a mais, diminuiu o kv e aumentou o torque. Mas o que determina os watts suportados é a espessura do fio que, no caso, ficou a mesma.
com 32Awg = 0,2018993 mm x 5 = 0,451mm
com 25Awg = 0,4546123 mm
Ou seja, praticamente trocou 6 por meia dúzia.
Com as duas voltas a mais, diminuiu o kv e aumentou o torque. Mas o que determina os watts suportados é a espessura do fio que, no caso, ficou a mesma.