Reenrolar motor LRK ( E-max 2822 ) com vídeo tutorial

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Tudo beleza, enrolei com 14 voltas do fio AWG 26, e funcionou de primeira, ficou muito bom mesmo....
Ah uma dica que eu sofri um pouco para pegar o jeito, é o seguinte....
Ao inves de pegar o fio somente com o polegar e indicador, tem que dar uma lacada com o fio no dedo medio, ai vc consegue colocar mais forca e esticar bem ele, o resultado final ficou muito bom, pois consegui deixa-lo bem justinho!
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lindomar.sa
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substituiçao do eixo e-max

Mensagem por lindomar.sa »

boa noite amigos, gostei muito do topico a respeito dos motores, inclusive aprendi a rebubinar o meu queimado , porem trago uma dica a respeito dos eixos que sao empenados na queda do aeromodelo, como sou tecnico em eletronica por acaso descobri que tenho uma mina de eixos, o trilho que a unidade optica de aparelhos de som desliza é da mesma espesura do usado nos motores 2822, basta apenas fazer como eu fiz, fiz um corte para colocar o clip e cortei o tamanho certo e pronto eixo novo, VCs podem encontar em qualquer eletronica aos montes..

até mais ..
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

Eu já tinha percebido isto! Pq eu desmontei um drive de CD de um computador velho aqui e tinha um eixo nesta medida ai... porem como vc disse ele nao tem o encaixe da trava, porem ele é bem comprido, tipo um 2 cm maior que o eixo original do motor, e como eu nao sei fazer o encaixe da trava eu nao testei ele no motor..
Como vc conseguiu fazer o encaixe da trava ?? Tem que levar em um torno ?
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lindomar.sa
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Mensagem por lindomar.sa »

bom dia alisson, eu usei um mini esperil(http://www.negocioseideias.com.br/produto/mini-retifica-manual)
fiz o corte bem no pé do eixo e pronto ficou bem legal, fui cortando com movimentos circulares ficou original, quem ve nao fala que o eixo foi caseiro rsrs e outra o material é melhor do que os que vem de fabrica.

um abraço.
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leandro.ifpb
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Mensagem por leandro.ifpb »

outra forma eficiente de fazer o chanfro para por a presilha no eixo é coloca-lo na furadeira como se fosse uma broca, e fazer gira sobre uma lâmina de serra fixada num pedaço de madeira.
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Haupenthal
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Mensagem por Haupenthal »

Fala ai pessoal... seguinte
comprei 4 motores [url=http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=5689]Turnigy 2213 22turn 924kv 17A[/url] e depois de uma hora de uso, dois já começaram a ratear provavelmente por fio partido.
Alguém aqui já reenrolou esse tipo de motor? é possível reenrolálo? alguma dica especial para a tarefa? rrsrs
Como são 4, acho que compensa tentar.
Estou utilizando em um tricoptero e mal comecei a brincar já acontece uma caca dessas. já estou sem o reseva, pois só dois continuam funcionando e o terceiro já está dando sinais de pane.
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Juliano R. Papa
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Mais um emax 2822 que deu certo

Mensagem por Juliano R. Papa »

Blz Pessoal;
Só para registrar que mais um 2822 queimado esta na ativa de novo,
Agradeço a todos pelas dicas do tutorial, em especial ao Granato e ao Tominho Lourenço que são Mestres no assunto.
Reenrolei o meu com awg26 com 17 voltas, na terceira vez acertei e funcionou legal.
Acredito que vá puxar bem melhor agora meu aero, que esta com quase 800gr peso final.

Abraços.
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alissongc2000
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Mensagem por alissongc2000 »

[quote:d1a6c724a9="leandro.ifpb"]outra forma eficiente de fazer o chanfro para por a presilha no eixo é coloca-lo na furadeira como se fosse uma broca, e fazer gira sobre uma lâmina de serra fixada num pedaço de madeira.[/quote:d1a6c724a9]

Gostei desta ideia, deve ser bem facil de fazer, alem de ser mais facil fazer o risco alinhado.
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Haupenthal
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Mensagem por Haupenthal »

Enroladores
de motor, minha dúvida. quem não tem teoria se enrola. literalmente. rsrsrs

tenho 4 motores (dois tópicos a cima) onde o enrolamento original vem com 5 fios 32 (0,032mm²) em paralelo, com 11voltas, 12 polos.
32 AWG = 0,032 * 5 = 0,160mm² (seção com os cinco fios juntos)
- para o motor manter as mesmas características, teria de enrolar com um fio 25 AWG (0,160mm²), 11 voltas.

eis a questão...

se eu fizer um serviço "bem acabado", consigo colocar até 2 a 3 voltas a mais, ficando com 13 ou 14 voltas.

Em tópicos anteriores ví que fazendo isso diminuo o KV.

então ficaria

926kv x 11 = 10186 (constante do motor)
10186 / 12 = 848,8333333 (novo Kv)

até ai tudo bem
mas e quanto a potência final??? deve ter sido alterada também, pois aumentei o comprimento do enrolamento sem diminuir a seção do fio, e diminui a resistência total.
mas para que valores foi a potência??? alguém manda uma luz...

resistência do enrolamento original 0,54 ohm/m (fio 32 AWG)
resistência do enrolamento pretendido 0,11 ohm/m (fio 25 AWG)
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GRANATO
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Mensagem por GRANATO »

Para calcular a resistencia, você tem que considerar que no enrolamento com o fio 32Awg eram 5 fios em paralelo, então:

com 32Awg = 0,2018993 mm x 5 = 0,451mm
com 25Awg = 0,4546123 mm

Ou seja, praticamente trocou 6 por meia dúzia.

Com as duas voltas a mais, diminuiu o kv e aumentou o torque. Mas o que determina os watts suportados é a espessura do fio que, no caso, ficou a mesma.
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