Novidade - Evolution 10GX - agora também 15GX , 20GX e 33GX
- Eduardo Marocco
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[quote:878c193b5f="André Lima"]Boa noite turma... alguma novidade com o motor Evo 10CC ??[/quote:878c193b5f]
Pois então, acho q já vim neste tópico uma 50X nos últimos dois dias p saber se alguém tem alguma novidade dos 10cc, como disse antes, estou doido p comprar um, mas lêr apenas relatos em fóruns gringos não ajuda muito, o combustível q temos aqui não é nem parecido com o que tem nos EUA por exemplo, então, o que dá certo lá (neste caso) pode dar muito errado aqui :(
Sigamos aguardando que algum colega corajoso e de boa vontade divida suas experiências práticas conosco.
Marocco.
Pois então, acho q já vim neste tópico uma 50X nos últimos dois dias p saber se alguém tem alguma novidade dos 10cc, como disse antes, estou doido p comprar um, mas lêr apenas relatos em fóruns gringos não ajuda muito, o combustível q temos aqui não é nem parecido com o que tem nos EUA por exemplo, então, o que dá certo lá (neste caso) pode dar muito errado aqui :(
Sigamos aguardando que algum colega corajoso e de boa vontade divida suas experiências práticas conosco.
Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
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[quote:3d72f32e03="André Lima"][quote:3d72f32e03="Eduardo Marocco"][quote:3d72f32e03="André Lima"]Boa noite turma... alguma novidade com o motor Evo 10CC ??[/quote:3d72f32e03]
Pois então, acho q já vim neste tópico uma 50X nos últimos dois dias p saber se alguém tem alguma novidade dos 10cc, como disse antes, estou doido p comprar um, mas lêr apenas relatos em fóruns gringos não ajuda muito, o combustível q temos aqui não é nem parecido com o que tem nos EUA por exemplo, então, o que dá certo lá (neste caso) pode dar muito errado aqui :(
Sigamos aguardando que algum colega corajoso e de boa vontade divida suas experiências práticas conosco.
Marocco.[/quote:3d72f32e03]
Pois é Marocco, eu também visitei umas 50X a situação da liberação do EVO 10CC, mas infelizmente o status dos correios é sempre o mesmo.....Só nos resta esperar....[/quote:3d72f32e03]
Somos três então, o meu ta parado na RF desde o dia 16.
entrei no site da horizon hoje, vi que la tem o download do manual, vi em ingles, frances, italiano, alemão, mas nada em português, vai ser na raça mesmo, mas deu pra pegar alguma coisa do ingles de boa, uma coisa que me espantou um pouco (creio que deva ser pela falta do anel) a quantidade de óleo recomendada 20:1, ou seja 50 ml de óleo, achei muito, acreditava que fosse uns 40ml no amaciamento, e la também não fala se o óleo tem que ser sintético ou mineral.
sobre gasolina la fala em usar gasolina com 87 a 92 octanas, então li um pouco e vi que no site da petrobrás, o gasolina aditivada supra tem 87 e a podium 95 octanas, ja a Avgás são 100 octanas. outra coisa que vi, foi o pessoal comentando em outros post, são que esses motores são projetados e usados em paises onde a gasolina "é boa", e ficam com receio do comportamento do motor com nossa gasolina, mas andei vendo hoje também, o número que octanas usado em países da europa e EUA, é praticamente os mesmos ditos acima, com a diferença de não ter os 25% etanol presente como na gasolina brasileira
enfim.... to testando na "teoria e nos pensamentos", teste pratico mesmo, só se o fiscal da RF estiver com disposição pra trabalhar essa semana, estipular o valor do meu imposto a pagar e os correios mandar ele logo.
Pois então, acho q já vim neste tópico uma 50X nos últimos dois dias p saber se alguém tem alguma novidade dos 10cc, como disse antes, estou doido p comprar um, mas lêr apenas relatos em fóruns gringos não ajuda muito, o combustível q temos aqui não é nem parecido com o que tem nos EUA por exemplo, então, o que dá certo lá (neste caso) pode dar muito errado aqui :(
Sigamos aguardando que algum colega corajoso e de boa vontade divida suas experiências práticas conosco.
Marocco.[/quote:3d72f32e03]
Pois é Marocco, eu também visitei umas 50X a situação da liberação do EVO 10CC, mas infelizmente o status dos correios é sempre o mesmo.....Só nos resta esperar....[/quote:3d72f32e03]
Somos três então, o meu ta parado na RF desde o dia 16.
entrei no site da horizon hoje, vi que la tem o download do manual, vi em ingles, frances, italiano, alemão, mas nada em português, vai ser na raça mesmo, mas deu pra pegar alguma coisa do ingles de boa, uma coisa que me espantou um pouco (creio que deva ser pela falta do anel) a quantidade de óleo recomendada 20:1, ou seja 50 ml de óleo, achei muito, acreditava que fosse uns 40ml no amaciamento, e la também não fala se o óleo tem que ser sintético ou mineral.
sobre gasolina la fala em usar gasolina com 87 a 92 octanas, então li um pouco e vi que no site da petrobrás, o gasolina aditivada supra tem 87 e a podium 95 octanas, ja a Avgás são 100 octanas. outra coisa que vi, foi o pessoal comentando em outros post, são que esses motores são projetados e usados em paises onde a gasolina "é boa", e ficam com receio do comportamento do motor com nossa gasolina, mas andei vendo hoje também, o número que octanas usado em países da europa e EUA, é praticamente os mesmos ditos acima, com a diferença de não ter os 25% etanol presente como na gasolina brasileira
enfim.... to testando na "teoria e nos pensamentos", teste pratico mesmo, só se o fiscal da RF estiver com disposição pra trabalhar essa semana, estipular o valor do meu imposto a pagar e os correios mandar ele logo.
Em constante aprendizado
Olá Jefferson,
Veja aqui o que achei no site da Petrobrás:
[img:394d417d75]http://img10.imageshack.us/img10/5817/diferencasgasolinabrasi.jpg[/img:394d417d75]
Por isso muitos dizem que o "melhor" é usar a gasolina comum, desde que tenha certeza da procedência da mesma - o que é bem difícil.
Logo, o recomendado é algo entre 87 e 93.
Pela Wikipedia temos:
Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - índice de octano 87 IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: índice de octano 87 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument
Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - índice de octano 91 IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : índice de octano 95 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/3010419FB43C7E20032571EE006F3DB8?OpenDocument
Gasolina de aviação: índice de octano 100 - 145 Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
Álcool etílico anidro: índice de octano 100
Veja aqui o que achei no site da Petrobrás:
[img:394d417d75]http://img10.imageshack.us/img10/5817/diferencasgasolinabrasi.jpg[/img:394d417d75]
Por isso muitos dizem que o "melhor" é usar a gasolina comum, desde que tenha certeza da procedência da mesma - o que é bem difícil.
Logo, o recomendado é algo entre 87 e 93.
Pela Wikipedia temos:
Gasolina do tipo C comum, por exemplo Gasolina Especial C/Texaco - índice de octano 87 IAD http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C aditivada, por exemplo Gasolina Plus/Texaco: índice de octano 87 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/49D529BACC6C630D032571EE0060A69B?OpenDocument
Gasolina do tipo C premium, por exemplo Gasolina Premium/Texaco - índice de octano 91 IAD: http://www.anp.gov.br/glossario/index.asp?strAlpha=G
Gasolina do tipo C, por exemplo Podium/BR : índice de octano 95 IAD http://www.br.com.br/portalbr/calandra.nsf/0/3010419FB43C7E20032571EE006F3DB8?OpenDocument
Gasolina de aviação: índice de octano 100 - 145 Resolução ANP n° 5 de 2009 [1]
Álcool etílico anidro: índice de octano 100
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Olá Marcio, também vi esta tabela la no site, pelo visto vou ter muito tempo ainda pra pensar na gasolina...rsrs, nem uma movimentação desde o dia 16, e olha que ta vindo por EMS
Lendo outro dia outro post daqui do forum, concordei com a dica de um colega la, além de escolher uma gasolina boa, tem que ver se vc consegue ela perto da sua casa. perto da minha consigo facil a Podium, a V-power e a supra, a avgas tem que andar uns 30 km (ida e volta) e tem pedagio no meio e teria que trazer pra compensar pelo menos 5 litros, (iria demorar muito tempo pra usar tudo isso) então avgas acho que não vai rolar por esse motivo e também ultrapassa o número de octanas recomendado pelo fabricante. pretendo seguir fielmente o manual afim de evitar qualquer problema e me arrepender do investimento.
Lendo outro dia outro post daqui do forum, concordei com a dica de um colega la, além de escolher uma gasolina boa, tem que ver se vc consegue ela perto da sua casa. perto da minha consigo facil a Podium, a V-power e a supra, a avgas tem que andar uns 30 km (ida e volta) e tem pedagio no meio e teria que trazer pra compensar pelo menos 5 litros, (iria demorar muito tempo pra usar tudo isso) então avgas acho que não vai rolar por esse motivo e também ultrapassa o número de octanas recomendado pelo fabricante. pretendo seguir fielmente o manual afim de evitar qualquer problema e me arrepender do investimento.
- mkbuss
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é bom usar gasolina comum? é sim, mas a nossa tem álcool, e o mesmo afeta vedações e demais borrachas dos carburadores... eu não gosto, já usei gasolina comum e podium, e só me incomodei... avgas, apesar de não recomendada, é pura... tem pouco a mais de chumbo para aumentar a octanagem e aumentar o poder anti-detonante, mas não tem o álcool na composição... meus motores com avgas sempre deram boa regulagem, nunca incomodaram com carburador... só alegrias...
- dgalatto
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- Contato:
[quote:1f51a7c58a="Bakker"]Olá Jefferson, sim ele é quase do mesmo tamanho, não tenho um aqui para responder com certeza mas é sim, bem similar. Fui taxado sim !
Rapaz...eu estou louco para voar com esse motor !!! massss a escolha do avião tem que ser criteriosa. tenho um TUCANO da TWM e penso em instalar nele. O pior é que eu havia comprado toda eletronica e motor para eletrifica-lo.[/quote:1f51a7c58a]
E ai Bakker, já conseguiu fazer uns testes no motor?
Abraço!
Rapaz...eu estou louco para voar com esse motor !!! massss a escolha do avião tem que ser criteriosa. tenho um TUCANO da TWM e penso em instalar nele. O pior é que eu havia comprado toda eletronica e motor para eletrifica-lo.[/quote:1f51a7c58a]
E ai Bakker, já conseguiu fazer uns testes no motor?
Abraço!
HSM - Associação Hobby Sul Modelismo
www.hobbysulmodelismo.com.br
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- Eduardo Marocco
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[quote:aaec6ec236="mkbuss"]é bom usar gasolina comum? é sim, mas a nossa tem álcool, e o mesmo afeta vedações e demais borrachas dos carburadores... eu não gosto, já usei gasolina comum e podium, e só me incomodei... avgas, apesar de não recomendada, é pura... tem pouco a mais de chumbo para aumentar a octanagem e aumentar o poder anti-detonante, mas não tem o álcool na composição... meus motores com avgas sempre deram boa regulagem, nunca incomodaram com carburador... só alegrias...[/quote:aaec6ec236]
pois é colega, estou no mundo dos gaser a uns 10 meses e inicialmente eu usei V-power com óleo still, até uns 7 litros correu tudo muito bem, mas um belo dia começou a encrencar, ficando difícil de ligar e tbm começando a apagar em voo.
Desmontei o carburador e encontrei muita "sugeira" na telinha e nos caminhos q a gasolina percorre naquela tampa lateral do DLE...esta sugeira era a tal "meleca" a a gasolina deixa de residuo provavelmente por conta do alcool (não sei se isso é correto, mas ela estava lá, independente de onde tenha vindo). Pois bem, limpei tudo, fechei o carburador e voei por mais uns 2 a 3 litros e começaram a surgir os mesmos problemas novamente (tbm tinha trocado a vela por uma NGK na primeira limpesa)...voltei a abrir o carburador e lá estava novamente a "meleca", porém agora com cerca de 50% do uso anterior...provavelmente por q e não desmontei todo carburador, até pq, não tenho muita experiência, nem quem me ensine isto "na prática". Bom, a partir deste momento passei a utilizar Avgas, e até hj, cerca de 5 litros depois, nunca tive problema algum, seja de regulagem, seja de vela "gasta", seja de apagamentos...
Meu DLE passou agora cerca de 3 meses parado, inclusive com uns 100ml de gasolina no tanque, fui na pista, dei algumas giradas e pimba...ligou normalmente e "regulado"...misturei um litro de Avgas e voei o final de semana todo, sem nenhum tipo de "susto".
Sei q a Avgas é um pé no saco p conseguir, sei q não é perfeita, mas até agora, tirando este problemão que é conseguir comprar, não tive um único aborrecimento com ela.
Era isso, eu, até que me convença do contrário usarei Avgas...so far, so god.
Eduardo Marocco.
pois é colega, estou no mundo dos gaser a uns 10 meses e inicialmente eu usei V-power com óleo still, até uns 7 litros correu tudo muito bem, mas um belo dia começou a encrencar, ficando difícil de ligar e tbm começando a apagar em voo.
Desmontei o carburador e encontrei muita "sugeira" na telinha e nos caminhos q a gasolina percorre naquela tampa lateral do DLE...esta sugeira era a tal "meleca" a a gasolina deixa de residuo provavelmente por conta do alcool (não sei se isso é correto, mas ela estava lá, independente de onde tenha vindo). Pois bem, limpei tudo, fechei o carburador e voei por mais uns 2 a 3 litros e começaram a surgir os mesmos problemas novamente (tbm tinha trocado a vela por uma NGK na primeira limpesa)...voltei a abrir o carburador e lá estava novamente a "meleca", porém agora com cerca de 50% do uso anterior...provavelmente por q e não desmontei todo carburador, até pq, não tenho muita experiência, nem quem me ensine isto "na prática". Bom, a partir deste momento passei a utilizar Avgas, e até hj, cerca de 5 litros depois, nunca tive problema algum, seja de regulagem, seja de vela "gasta", seja de apagamentos...
Meu DLE passou agora cerca de 3 meses parado, inclusive com uns 100ml de gasolina no tanque, fui na pista, dei algumas giradas e pimba...ligou normalmente e "regulado"...misturei um litro de Avgas e voei o final de semana todo, sem nenhum tipo de "susto".
Sei q a Avgas é um pé no saco p conseguir, sei q não é perfeita, mas até agora, tirando este problemão que é conseguir comprar, não tive um único aborrecimento com ela.
Era isso, eu, até que me convença do contrário usarei Avgas...so far, so god.
Eduardo Marocco.
A decolagem é opcional, o pouso é obrigatório !!!!!
- alissongc2000
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- Localização: JOSE BONIFACIO-SP
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- Eduardo Marocco
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[quote:ae870c1d87="alissongc2000"]Mas o pessoal acaba vendendo para "pessoa comum" ? pq ela não tem uso regulamentado e somente é vendida para pilotos etc ?[/quote:ae870c1d87]
então colega, acho q isto deve variar muito de um local p outro, de um estado p outro e provavelmente de um aeroclube p outro, aqui no sul é um verdadeiro parto conseguir comprar a tal Avgas, pelo que sei eles só vendem p quem tem prefixo registrado e quem não tem precisa ficar implorando por um favor...eu, depois de umas duas horas pedindo e fazendo cara de coitado conseguí comprar 10 litros...que já estão chegando ao fim...agora é voltar e mendigar novamente :cry:
Marocco.
então colega, acho q isto deve variar muito de um local p outro, de um estado p outro e provavelmente de um aeroclube p outro, aqui no sul é um verdadeiro parto conseguir comprar a tal Avgas, pelo que sei eles só vendem p quem tem prefixo registrado e quem não tem precisa ficar implorando por um favor...eu, depois de umas duas horas pedindo e fazendo cara de coitado conseguí comprar 10 litros...que já estão chegando ao fim...agora é voltar e mendigar novamente :cry:
Marocco.
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