Enviado: Sex Out 24, 2014 9:41 pm
[quote:c94c4f9e10="CONDOR 2"]Estou curioso...
Até que ponto o campo magnético ( determinado pela corrente e pelo campo produzido pelo enrolamento) se equipara ao campo produzido pelos imãs?
Se chegar ao ponto de o campo magnético do enrolamento for maior que a atração dos imãs (linguagem elementar) o rendimento não chega á diminuir?
Repito.
Somente uma constatação de que a atração dos polos dos ímãs seja inferior ao dos enrolamentos...
Tem um limite.
Acompanhando e enriquecendo conhecimentos.
Nada mais que isso.
Digamos assim...se colocarmos em vez de 7 espiras colocarmos 4 ....a intensidade desse campo magnético do enrolamento não seria superior ao dos imãs?
O rendimento não ultrapassaria o limite ?
E estaríamos em um ponto de perdas?
Isso em um conjunto simples, não combinação de campo dos imãs?
Gostaria de conhecer o ponto limite e o ideal de uma area pequena do núcleo .
Levando em consideração o calor produzido e a permeabilidade e limite de saturação de um núcleo pequeno.
Este consegue dissipar as linhas de força sem saturação?[/quote:c94c4f9e10]
Oi, Condor. Pergunta nada fácil essa...
Bom, fazer o enrolamento do motor gerar um campo magnético maior que o de um imã de neodímio vai ser difícil, pra não dizer impossível.
Um bom imã de Neodímio pode gear um campo de até 2 Teslas, enquanto que as laminas do estator saturam bem antes de alcançar esse valor.
Como o Granato disse, um motor tem outras variáveis que vão pesar mais antes de você saturar o estator.
[b:c94c4f9e10]Na prática, quando um motor não consegue mais gerar torque com o aumento da corrente é poque o núcleo do estator já saturou.[/b:c94c4f9e10]
Dimnuir o número de voltas de 7 para 4 aumenta a corrente para um mesmo valor de tensão.
Mas não podemos esquecer o kV (rpm) vai aumentar e kT (torque) vai diminuir, pois um inversamente proporcinal ao outro, etc, etc, etc.
Em suma, cada motor deve ser projetado para um compromisso específico. E todo motor tem seu maior ponto de eficiência (transferência), coisa muito semelhante a um casamento de impedâncias.
Basicamante, o que faço é determiner quantos watts preciso para obter o empuxo e velocidade que preciso e escolher um motor que atenda esse compromisso respeitando os limites de potencia e calor que o mesmo consegue dissipar.
Eu disse muito e talvez não tenha dito nada. Acho que não vai ser fácil você obter uma resposta completa para sua pergunta. :roll:
Até que ponto o campo magnético ( determinado pela corrente e pelo campo produzido pelo enrolamento) se equipara ao campo produzido pelos imãs?
Se chegar ao ponto de o campo magnético do enrolamento for maior que a atração dos imãs (linguagem elementar) o rendimento não chega á diminuir?
Repito.
Somente uma constatação de que a atração dos polos dos ímãs seja inferior ao dos enrolamentos...
Tem um limite.
Acompanhando e enriquecendo conhecimentos.
Nada mais que isso.
Digamos assim...se colocarmos em vez de 7 espiras colocarmos 4 ....a intensidade desse campo magnético do enrolamento não seria superior ao dos imãs?
O rendimento não ultrapassaria o limite ?
E estaríamos em um ponto de perdas?
Isso em um conjunto simples, não combinação de campo dos imãs?
Gostaria de conhecer o ponto limite e o ideal de uma area pequena do núcleo .
Levando em consideração o calor produzido e a permeabilidade e limite de saturação de um núcleo pequeno.
Este consegue dissipar as linhas de força sem saturação?[/quote:c94c4f9e10]
Oi, Condor. Pergunta nada fácil essa...
Bom, fazer o enrolamento do motor gerar um campo magnético maior que o de um imã de neodímio vai ser difícil, pra não dizer impossível.
Um bom imã de Neodímio pode gear um campo de até 2 Teslas, enquanto que as laminas do estator saturam bem antes de alcançar esse valor.
Como o Granato disse, um motor tem outras variáveis que vão pesar mais antes de você saturar o estator.
[b:c94c4f9e10]Na prática, quando um motor não consegue mais gerar torque com o aumento da corrente é poque o núcleo do estator já saturou.[/b:c94c4f9e10]
Dimnuir o número de voltas de 7 para 4 aumenta a corrente para um mesmo valor de tensão.
Mas não podemos esquecer o kV (rpm) vai aumentar e kT (torque) vai diminuir, pois um inversamente proporcinal ao outro, etc, etc, etc.
Em suma, cada motor deve ser projetado para um compromisso específico. E todo motor tem seu maior ponto de eficiência (transferência), coisa muito semelhante a um casamento de impedâncias.
Basicamante, o que faço é determiner quantos watts preciso para obter o empuxo e velocidade que preciso e escolher um motor que atenda esse compromisso respeitando os limites de potencia e calor que o mesmo consegue dissipar.
Eu disse muito e talvez não tenha dito nada. Acho que não vai ser fácil você obter uma resposta completa para sua pergunta. :roll: