Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Vou dar um pitaco no desenho:

Não seria melhor se os ailerons tivessem toda a extensão das asas (menos a área sob a fuselagem)?

Poderia ser usado um único servo para controle dos ailerons, facilitando a construção e reduzindo o custo do treinador e ainda teria a opção de utilizar dois servos se quisesse...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Sobre o perfil - Os perfis NACA de 4 digitos são fáceis de reproduzir já que cada numero representa uma peculiariade, veja se ajuda uma interessante calculadora que gera qualquer perfil desses: http://www.ppart.de/aerodynamics/profiles/NACA4.html
Uma questao a considerar no perfil é que seja mais fácil de construir/apoiar totalmente na bancada e também o BF, por isso os perfís [i:b01cf2b390]undercamber[/i:b01cf2b390] são descartados.
Muitos modelos treinadores levam perfís de base plana porém um perfil plano convexo "modificado" com a parte dianteira do intradorso arredondada (ou fora da mesa) pode trazer melhoras consistentes no projeto, fazendo com que ele gere menor arrasto (com menos CL tb) e permite uma maior velocidade/penetração além de também fazer o [i:b01cf2b390]stall[/i:b01cf2b390] menos duro.

Já nesse ponto da criação do desenho, deveria ser levado em conta qual o publico alvo, qual o comportamento /tipo voo que se deseja e também o material das partes do modelo e a partir daí qual o nível de dificuldade necessário para montagem dele. Me explico, por exemplo existem perfís que necessitam serem fabricados em materiais compostos, construir um modelo a isopor geralmente nao tem o mesmo público que um modelo a balsa, e esse requer (geralmente) mais tempo de bancada, etc etc.

Modelos treinadores mas com alguma capacidade de manobra representam um bom desafio para quem projeta, minhas recomendações:

Estabilidade lateral (rolagem e guinada): De 5º a 6º de cada semiasa para o diedro, mesmo se forem usar aileron, vantagens? baixa o CG, elimina comportamento de espiralar em curvas e como o modelo tem ailerons, pode-se sempre inverter leme/aileron pra baixar a asa e glissar, obviamente o modelo não fará uma faca bonita pois a ação do leme é amplificada e o voo de dorso deve se manter com maior dificuldade.

Estabilidade longitudinal (arfada): Área de estabilizador E momento de cauda acima do recomendado, nada tão forte como um F3A mas mais alongado.

Pitaquei!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Sobre a triquilha fixa, acho ruim para um iniciante, pois lá em meados de 1990, quando peguei um RC pela primeira vez, a primeira coisa que aprendi antes de tentar tirar o aeromodelo do chão, foi taxiar com ele na pista, dominar os comandos de acelerador e leme no chão mesmo e o aeromodelo parecia mais um carrinho com asas, pois gastei alguns tanques de combustível andando com ele pela pista e sem as asas, eu treinava com ele nos fundos de casa. Já estava quase fazendo zerinhos com ele :D :D :D :D .
A segunda coisa que aprendi, foi decolar e pousar logo em seguida e o treino de taxiar ele me ajudou muito a manter ele em linha reta quando o aeromodelo saia do chão e assim que o aeromodelo decolava, eu tirava o motor e deixava ele pousar novamente, isso sem o aeromodelo ter levantado nem 1 metro do chão. Gastei mais alguns tanques com isso até eu fazer isso que decolar e pousar, eram perfeitos.
Nunca quebrei o meu treinador fazendo isso, mas no início, quebrei algumas hélices de madeira ao pousar e mais nada.
Hoje em dia o mané nem aprendeu a tirar o aeromodelo e já está pensando em fazer looping.
O meu primeiro looping foi no modo clássico, vai lá nas alturas, mergulha, dá todo o motor e inicia o looping e quando chega com o aeromodelo no topo, tira a aceleração para meio motor e completa o looping. O tirar o motor era para o aeromodelo não fechar as asas quando iniciasse a decida.
Por que mergulhar antes do looping? Era por que os aeromodelo com motores glow, nem sempre tem um empuxo igual ao peso, o empuxo era o suficiente para vencer o arrasto do aeromodelo e era mais do que suficiente para se aprender a pilotar um aeromodelo, pois não precisamos de um foguete para aprender a pilotar, precisamos só de um aeromodelo básico de 4 canais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: Qua Abr 04, 2012 11:00 am
Localização: Erechim/RS

Mensagem por Drzinho »

[quote:8f031d0540="LaercioLMB"]Sobre a triquilha fixa, acho ruim para um iniciante, pois lá em meados de 1990, quando peguei um RC pela primeira vez, a primeira coisa que aprendi antes de tentar tirar o aeromodelo do chão, foi taxiar com ele na pista, dominar os comandos de acelerador e leme no chão mesmo e o aeromodelo parecia mais um carrinho com asas, pois gastei alguns tanques de combustível andando com ele pela pista e sem as asas, eu treinava com ele nos fundos de casa. Já estava quase fazendo zerinhos com ele :D :D :D :D .
A segunda coisa que aprendi, foi decolar e pousar logo em seguida e o treino de taxiar ele me ajudou muito a manter ele em linha reta quando o aeromodelo saia do chão e assim que o aeromodelo decolava, eu tirava o motor e deixava ele pousar novamente, isso sem o aeromodelo ter levantado nem 1 metro do chão. Gastei mais alguns tanques com isso até eu fazer isso que decolar e pousar, eram perfeitos.
Nunca quebrei o meu treinador fazendo isso, mas no início, quebrei algumas hélices de madeira ao pousar e mais nada.
Hoje em dia o mané nem aprendeu a tirar o aeromodelo e já está pensando em fazer looping.
O meu primeiro looping foi no modo clássico, vai lá nas alturas, mergulha, dá todo o motor e inicia o looping e quando chega com o aeromodelo no topo, tira a aceleração para meio motor e completa o looping. O tirar o motor era para o aeromodelo não fechar as asas quando iniciasse a decida.
Por que mergulhar antes do looping? Era por que os aeromodelo com motores glow, nem sempre tem um empuxo igual ao peso, o empuxo era o suficiente para vencer o arrasto do aeromodelo e era mais do que suficiente para se aprender a pilotar um aeromodelo, pois não precisamos de um foguete para aprender a pilotar, precisamos só de um aeromodelo básico de 4 canais.[/quote:8f031d0540]

Apesar da arrogancia(risos), gostei muito dessa sia história, e vejo claramente que falta MUITO isso nos tempos de hoje, ninguém mais segue esses passos, que por motivos óbvios são essenciais.


Hoje em dia, se inicia jogando o Aero da mão! huiehiuehoiuehuiehui
Avatar do usuário
jcoli
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 2:12 pm
Localização: Curitiba, PR - 49
Contato:

Mensagem por jcoli »

[quote:1d38821f75="LaercioLMB"]Sobre a triquilha fixa, acho ruim para um iniciante, pois lá em meados de 1990, quando peguei um RC pela primeira vez, a primeira coisa que aprendi antes de tentar tirar o aeromodelo do chão, foi taxiar com ele na pista, dominar os comandos de acelerador e leme no chão mesmo e o aeromodelo parecia mais um carrinho com asas, pois gastei alguns tanques de combustível andando com ele pela pista e sem as asas, eu treinava com ele nos fundos de casa. Já estava quase fazendo zerinhos com ele :D :D :D :D .
A segunda coisa que aprendi, foi decolar e pousar logo em seguida e o treino de taxiar ele me ajudou muito a manter ele em linha reta quando o aeromodelo saia do chão e assim que o aeromodelo decolava, eu tirava o motor e deixava ele pousar novamente, isso sem o aeromodelo ter levantado nem 1 metro do chão. Gastei mais alguns tanques com isso até eu fazer isso que decolar e pousar, eram perfeitos.
Nunca quebrei o meu treinador fazendo isso, mas no início, quebrei algumas hélices de madeira ao pousar e mais nada.
Hoje em dia o mané nem aprendeu a tirar o aeromodelo e já está pensando em fazer looping.
O meu primeiro looping foi no modo clássico, vai lá nas alturas, mergulha, dá todo o motor e inicia o looping e quando chega com o aeromodelo no topo, tira a aceleração para meio motor e completa o looping. O tirar o motor era para o aeromodelo não fechar as asas quando iniciasse a decida.
Por que mergulhar antes do looping? Era por que os aeromodelo com motores glow, nem sempre tem um empuxo igual ao peso, o empuxo era o suficiente para vencer o arrasto do aeromodelo e era mais do que suficiente para se aprender a pilotar um aeromodelo, pois não precisamos de um foguete para aprender a pilotar, precisamos só de um aeromodelo básico de 4 canais.[/quote:1d38821f75]

Laercio, eu, falando como inciante, lhe dou toda a razão. Cada coisa no seu tempo. Só após ter o dominio completo de uma fase (pousar, decolar...) partir para outra.

Abraços
Jeferson
Penso, logo existo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Já falaram tanto dessa bequilha.

Entre fazer uma bequilha dura e uma móvel a diferença é 5 reais. Alguém, pelo amor de Deus me mostre onde está a dificuldade!!!!!!!! Basta ter um desenho bem feito e instruções de montagem. Além disso um modelo tem tendencias ao decolar que devem e podem ser corrigidas.

É a mesma coisa propsaver... eu nunca vi um Glow com isso. Uma coisa que foi feita pra facilitar a vida virou muleta, e o uso de muleta cria vícios.

Desculpe mas bequilha móvel não tem dificuldade nenhuma, se tem, "pra você" é só "pra você"

Realmente eu usaria Aileron em toda a extensão e deixaria a possibilidade de colocar dois servos pra poder usar flaperon em um futuro. Quase todo treinador é assim.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Não precisa necessariamente fazer um berço na extremidade da asa, eu coloquei dois servos juntos em uma asa que estava previsto um só. O modelo é bem rápido e a pista era curta. Ele passou a pousar na metade dela.

[img:6754ce6415]http://dc588.4shared.com/img/HiwcJ3cJ/s3/0.8230825090025666/Mobile_Photo_120602_111856.jpg[/img:6754ce6415]

[img:6754ce6415]http://dc601.4shared.com/img/5Ns3Bgar/s7/0.027446594834344418/Mobile_Photo_120602_111949.jpg[/img:6754ce6415]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
jcoli
membro
Mensagens: 133
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 2:12 pm
Localização: Curitiba, PR - 49
Contato:

Mensagem por jcoli »

[quote:36752f82f2="Marco Antonio"]Já falaram tanto dessa bequilha.

Entre fazer uma bequilha dura e uma móvel a diferença é 5 reais. Alguém, pelo amor de Deus me mostre onde está a dificuldade!!!!!!!! Basta ter um desenho bem feito e instruções de montagem. Além disso um modelo tem tendencias ao decolar que devem e podem ser corrigidas.

É a mesma coisa propsaver... eu nunca vi um Glow com isso. Uma coisa que foi feita pra facilitar a vida virou muleta, e o uso de muleta cria vícios.

Desculpe mas bequilha móvel não tem dificuldade nenhuma, se tem, "pra você" é só "pra você"

Realmente eu usaria Aileron em toda a extensão e deixaria a possibilidade de colocar dois servos pra poder usar flaperon em um futuro. Quase todo treinador é assim.[/quote:36752f82f2]

Marco Antonio, apesar de ser iniciante, eu concordo contigo. Além de ver como um item necessário para a decolagem e pouso, considero também que participar deste projeto é uma forma de aprendizagem na montagem de aeromodelos, dos quais bequilha movel faz parte.

Abraços
Jeferson
Penso, logo existo.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Outra coisa...

Já vi muito modelo bonito em que o projetista nunca sequer teve experiencia com voo... experiencia é coisa de pista, horas de voo, muitas horas! Não é modinha que se aprende atras de livrinho nem de calculinho!.. Sentir o modelo na mão!!!!! Não adianta ficar fazendo nhec nhec(a palavra é outra mas) mental e ficar falando em perfil e tudo mais se não tiver tido experiencia de voo.

Pra piorar as vezes a coisa só fica [b:92202955f5]BÃO[/b:92202955f5] no segundo ou terceiro modelo.

Eu aconselho fortemente a fazer duas ou três asas pra teste... era assim que faziamos. Eu acompanhei o taqueno em muitos modelos dele e ele chegou a testar 5 asas e dois grupos de calllllllllda. :P
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Um modelo dele era perfeito... pra quem já sabia voar.

O bichano tinha um defeito só:

Não se recuperava sozinho, você tinha que intervir. E um modelo treinador, se você largar o dedo ele se recupera e voa sozinho.

Não adianta ficar elocubrando numerozinho não.. é coisa de ir pra pista e testar!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder