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Enviado: Qua Dez 19, 2012 11:06 am
por Lumberjack
Lembrei desse vídeo aqui, olha que segurança na decolagem e olha que pouso lindo sem leme, o avião vem batendo asa. E olha, nem ventando pelo jeito estava, imagina se tivesse.

E o voo também fica horroroso, já que não se usa leme. Vai curvar tem que fazer uma faca ehehehhee...

http://www.youtube.com/watch?v=zxfqLUhFCT8

Enviado: Qua Dez 19, 2012 11:17 am
por Marco Antonio
E adianta falar alguma coisa?A resposta sempre é:

Ah manuuuu foi lindo KKKKKKKK.... ou outra coisa semelhante com toda graça da língua.

E ai o cara é um bode de teimoso, teima o tempo todo que us pobri tem direitu e tem que vua vião de bandeja e isso de fazer a coisa da forma certa [b:1565770b7a]sempre[/b:1565770b7a] é coisa di burgueiz.
Depois vai aprender a pilotar avião e vem querendo dar de professor.

Vá se catar.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 11:20 am
por Marco Antonio
Sabe que o problema do magrinho ai do Piper nem foi o leme.

Foi querer decolar um Piper achando que era um Fisler Storch.

É a mania de super-motorizar um modelo.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 11:29 am
por Lumberjack
[quote:a999d0ddb4="Marco Antonio"]Sabe que o problema do magrinho ai do Piper nem foi o leme.

Foi querer decolar um Piper achando que era um Fisler Storch.

É a mania de super-motorizar um modelo.[/quote:a999d0ddb4]

Ali na decolagem realmente não foi o leme, o leme até ajudou a tirar um pouco antes e depois já deu aileron. Mas em voo e pouso dá para ver que ele não usa leme. Fica um voo feio demais. Tem uma curva que ele vai passar na pista que praticamente ele entra fazendo a faca, já que só vira no aileron hehehehee...

Imagina um 33% daquele ali com 3,5m de envergadura, com o motor cheio e hélice com 8.000 RPM em cima daquele cara?! Se pega ia ser uma desgraça feia mesma.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 11:30 am
por LaercioLMB
É o tópico exemplo de como não se deve voar.
O cara não sabe o que é leme, ele acha que serve só para taxiar o aeromodelo na pista, pois logo na decolagem, se vê que ele não sabe usar leme e quase sai um desastre ali.
No pouso nem se fala, um manicaca total.
Se ele tivesse aprendido a usar o leme, tanto o pouso quanto a decolagem, teriam sido ótimos.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 1:35 pm
por Renato_Pullin
O video do PA-18 decolando aconteceu algo muito comum, existe um outro fator que deve ser considerado na decolagem, o torque do motor, ele aplicou toda potência de uma vez só, o efeito do torque foi grande e puxou o avião para a esquerda, ele até corrigiu de leme, mas tardiamente, e mesmo que tivesse corrigido antes, acho que não seria suficiente. Nunca se deve decolar dando toda potência rapidamente, o movimento deve ser leve e constante, assim quando a potência estiver a pleno, o aeromodelo já vai ter uma certa velocidade e o efeito do torque será menor, sendo as correções de leme menores para manter o eixo.

Já o pouso foi nem falta de leme, foi manicacada mesmo, tocou, subiu, tocou de novo, etc, faltou ficar segurando mais para tocar 3 pontos perto da velocidade de estol, ai tocaria e não ia subir. Claro que falar é fácil, fazer um pouco mais difícil, hehehehe. Pouso é treino!!!

Enviado: Qua Dez 19, 2012 2:32 pm
por comandanteadriano
Tem muitas discuções sobre esse tão famoso torque do motor, mais na verdade não é nada disso, o torque se resolve colocando o motor 2° para baixo e 2° para direita, mais essa tendência dos aero convencionais não vai resolver....

Calma todos.... não quero criar uma polemica, mais explico a baixo sobre esse comportamento dos aeros convencionais..

Nos aeros convencionais, ou seja, com bequilha traseira ocorre uma reação adversa durante o começo da corrida para decolagem pelos fatos abaixo explicado...

É meio complicado explicar por palavras mais vamos lá....

Imaginem a pista como uma linha reta....
Trace uma linha imaginaria do eixo central do modelo em sentido do vôo...
Quando o aero esta parado, as linhas não ficam paralelas até que comece a corrida e levante a calda.... Correto?
Então...
Se você ficar a observar o aero na lateral parado com a bequilha ainda no chão, vai perceber que a hélice aponta para cima, enquanto o aero vai começar a correr paralelamente a pista... Ou seja, existe um momento de torção nesse ponto criando uma tendência de puxar sempre para esquerda...
Porquê???
Simples, imaginem a hélice como um circulo tendo 360°, com o motor apontado para cima e o aero correndo paralelamente a pista com a bequilha ainda no chão, quando a hélice estiver na posição de uma pá apontando para 90° e a outra 270° ou seja paralela na transversal da pista, olhando por trás do modelo a pá que fica do lado esquerdo a de 270° passa ter passo de 0 enquando a do lado direito que está na posição de 90° passa ter o dobro do passo, motivo esse que desaparece quando o aero levanta a calda e tudo fica normal....
Agora como explicado acima, o lado esquerdo a 0 passo e o direito com o dobro do passo, significa que a pá enquanto estiver do lado direito vai gerar 2x mais torque do que quando ela estiver passando pelo lado esquerdo..
Ai sim é gerado uma força transversal puxando o modelo para a esquerda...

Se aplicamos potencia gradualmente a potência, até que conseguimos segurar o modelo calçando o leme.... Agora se aplicamos potencia de uma vez, vai gerar um torque grande logo no inicio da corrida e não temos fluxo de ar passando pelo leme o suficiente para segurar o torque aplicado...

Espero ter conseguido explicar e feito todos entender....

Abraço

Enviado: Qua Dez 19, 2012 2:43 pm
por Renato_Pullin
[quote:96281fb138="comandanteadriano"]Tem muitas discuções sobre esse tão famoso torque do motor, mais na verdade não é nada disso, o torque se resolve colocando o motor 2° para baixo e 2° para direita, mais essa tendência dos aero convencionais não vai resolver....
[/quote:96281fb138]

Essa correção da posição do motor, é feita para o regime que o aeromodelo mais voa, ou seja, reto horizontal nivelado com velocidade de cruzeiro. Sempre teremos sim o efeito do torque na decolagem, o quanto ele vai fazer o aero puxar para a esquerda, vai depender de uma série de fatores, aeromodelos triciclos também terão essa tendência.

Isso não é só em aeromodelos, vale para aviões e todos eles! Todo avião a hélice, seja triciclo ou convencional, no começo da corrida você tem que usar pedal direito para corrigir isso com o leme. Para você ter uma idéia, na decolagem de um King Air, se você segurar no freio, aplicar toda potência e soltar, a tendência será tão grande de ir para esquerda e como a velocidade ainda é baixa sem atuação do leme, você tem que usar freio diferencial (freando a roda direita) para conseguir manter a reta. Nem a bequilha toda comandada é suficiente para manter a reta.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 3:53 pm
por Thiago Martins
Meu Deus. Quanta discussão rsrsrs, mas é sempre construtiva.

Bom, sobre o vídeo o fato aconteceu no Clube da minha cidade e eu estava presente no dia.

Na real, é o avião errado nas mãos erradas, resumindo, o problema todo é dedo mesmo. Alem de outros fatores que não vou cornetar aqui.

Sobre o amigo que quase foi atingido, não conseguiu pousar o modelo dele de tão nervoso que ficou.

Se o fato fosse hoje, o modelo teria ficado na grade que foi construida ali. Observem no vídeo a estrutura ja iniciada para a colocação do novo alambrado.

Enviado: Qua Dez 19, 2012 4:11 pm
por Gilberto
Adriano, esse é apenas mais um fator que afeta a tendência de derivar na decolagem, mas não é o único.
Por exemplo, o famoso Uirapurú da Aerotec (T-23 na FAB), é um avião triciclo, ou seja, fica nivelado na decolagem o tempo todo, e tem uma forte tendência de derivar para a esquerda, exigindo a aplicação bem acentuada do leme para mantê-lo no alinhamento da pista.

Mais um fator que coopera com essa tendência, é o fluxo de ar que é gerado pela hélice, ele é helicoidal, ou seja, espirala para trás contornando a fuselagem, e quando encontra o estabilizador ele atua criando uma força que gira a cauda no sentido que depende do giro da hélice, se for horário a tendência é guinar para a esquerda, e assim sucessivamente.
Outro fator é o próprio torque em si, que tende a girar o avião no sentido do eixo longitudinal.
Existe também a precessão giroscópica da hélice girando.

Leia sobre isso abaixo;

http://www.contatoradar.com.br/tecnica/7438-helice-ou-jato-os-efeitos-da-helice-no-voo
http://www.sobrevoo.com.br/z_subaru/torque_and_p-factor.html