Equilíbrio do CG pelo TX

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Equilíbrio do CG pelo TX

Mensagem por rasec_jj »

Pessoal, a um bom tempo estava com uma idéia na cabeça, e ia aplicar a mesma em um modelo glow, mas como abandonei os glows definitivamente, não pus em prática a idéia, mas estou pensando fazer no meus elétricos. É o seguinte:
Pensei em uma idéia pratica pra regular o cg do avião, inclusive em pleno voo, pelo transmissor, através de um sistema de hidráulico bem simples, colocando dois pequenos reservatórios de água, sendo um na cauda e outro no bico do avião, conectados por um ducto, e no meio do ducto ficaria a bombinha para bombear a água. Sendo assim, podemos regular o cg bombeando a água pra cauda ou pro bico do avião, até achar a regulagem almejada. Seria uma idéia legal para aviões acrobáticos, quando for entrar nas acrobacias pesadas, pelo tx, atrasamos o cg em pleno voo, e quando quiser um voo mais estável, jogamos a água pra frente.
Bem, não apliquei a idéia ainda, por isso não sei se é viável, e a dúvida seria de como fazer essa bombinha d`água leve. Acho que tem que fazer um sistema de engrenagens. Alguma sugestão?
Abraços
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Acho mais facil voce fazer um servo que mova um peso pra frente e pra tras.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1251
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

o problema de usar servo é que teria que fazer uma forma de aumentar o movimento usando engrenagens tipo uma redução contraria
para podelr mover o peso a uma distancia consideravel
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:3d6f19539f="mnovaes"]o problema de usar servo é que teria que fazer uma forma de aumentar o movimento usando engrenagens tipo uma redução contraria
para podelr mover o peso a uma distancia consideravel[/quote:3d6f19539f]
Ainda acho bem mais facil do que uma bomba de agua...
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Acho melhor pensar em usar o motor e mecanismo que abre o CD

Só não sei como mandar o positivo e o negativo pra ele, na parte elétrica eu dependeria totalmente do Alex ou do Novellinho (hehe) mas na mecânica já tá praticamente pronto.
felipe_curvello
membro
Mensagens: 499
Registrado em: Qui Fev 12, 2004 1:54 pm
Localização: Rio de Janeiro, RJ

Mensagem por felipe_curvello »

Na aviação real, não se movimenta massa para acertar o CG. Simplesmente há pequenas superfícies no profundor que são ajustadas conforme a necessidade de deixar mais cabrado ou picado. Isto é necessário pois a massa de um avião vai variar de acordo com o número de passageiros e a obesidade dos mesmos :) .
Já no aeromodelismo, principalmente elétrico, a massa não varia, por isso não são utilizadas superfícies como essas. Mas, caso se queira, ainda acho que seja mais vantagem construir algo assim ... fica mais simples e mais leve ...
shift_light
membro
Mensagens: 645
Registrado em: Qui Mar 09, 2006 6:29 pm

Mensagem por shift_light »

eu acho que poderia se fazer um puco dos dois!

Usando uma especie de gangorra!


que é movimentada pelo servos entendem?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Nos airliners, a incidência do profundor inteiro é alterada de acordo com o CG.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:2ced87731d="felipe_curvello"]Na aviação real, não se movimenta massa para acertar o CG. Simplesmente há pequenas superfícies no profundor que são ajustadas conforme a necessidade de deixar mais cabrado ou picado. Isto é necessário pois a massa de um avião vai variar de acordo com o número de passageiros e a obesidade dos mesmos :) .
Já no aeromodelismo, principalmente elétrico, a massa não varia, por isso não são utilizadas superfícies como essas. Mas, caso se queira, ainda acho que seja mais vantagem construir algo assim ... fica mais simples e mais leve ...[/quote:2ced87731d]

Nos aviões reais são os compensadores, e nos aeromodelos são simplesmente o trim do rádio, mas isso não ajusta o cg pra permitir voos estáveis ou instáveis, é so um forma de compensar a tendência do avião de subir ou descer.
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2551
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

[quote:3d7d1798d8="Edgard"]Acho melhor pensar em usar o motor e mecanismo que abre o CD

Só não sei como mandar o positivo e o negativo pra ele, na parte elétrica eu dependeria totalmente do Alex ou do Novellinho (hehe) mas na mecânica já tá praticamente pronto.[/quote:3d7d1798d8]


[quote:3d7d1798d8="shift_light"]eu acho que poderia se fazer um puco dos dois!

Usando uma especie de gangorra!


que é movimentada pelo servos entendem?[/quote:3d7d1798d8]

Não entendi muito o mecanismo do cd e da gangorra! heheheheh
Mas o lance da água com reservatorios é bem simples, e foi a mais viável que particularmente encontrei. VAmos ver mais o que sai nesse post! :)
Júlio Cesar de Almeida Jr.
Responder