RV-9 em balsa.

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

RV-9 em balsa.

Mensagem por nelson161 »

Com a experiência de três construções em isopor e duas em balsa e já cansado dos treinadores quadrados e ainda querendo fazer algo diferente dos tradicionais aeromodelos resolvi fazer um aeromodelo semi-escala.
Escolhi o RV-9 por sua beleza e a facilidade de pilotagem, segundo o fabricante.


[quote:f67b3a2f92]A Vans Aircraft sempre buscou a “MÁXIMA PERFORMANCE”, a incrível habilidade de fazer tudo o que se imagina, tornar realidade. Porém velocidades espantosas e características acrobáticas não são importantes para a maioria dos pilotos, em vôos de dia-a-dia, pequenos passeios, viagens tranqüilas e até mesmos longos vôos, essas características acrobáticas se fazem desnecessárias, e é nesse cenário em que se encaixa o RV-9/9A, um avião que além de manter o “DNA” Vans Aicraft, é muito dócil e de fácil pilotagem .
Alguém perguntaria, “o que difere o RV-9/9A dos outros RV’s?”, em uma palavra é possível responder, “ASAS”, elas são maiores e mais largas que as asas usadas nos RV-4/6/8 e utilizam o novo aerofólio Roncz, o aumento na superfície alar lhe deu maior sustentação a baixa potência tornando tão fácil de operar quanto um treinador primário. Os flaps são do tipo slotted, de alta sustentação que faz o pouso ser muito simples. A fuselagem e a cabine continuam robusta como num acrobático RV-7/7A, do qual também foram herdados o canopy, e trem de pousos tanto triciclo ( Versão RV-9A), quanto convencional ( Versão RV-9).
Com essa eficiente configuração o RV-9 precisa de muito menos potência que seus antecessores, visto que não se trata de um acrobático, equipado com um motor Lycoming 118 HP, ele se torna dócil e eficiente, já equipado com um motor IO-360 160 hp, você terá um verdadeiro Tigre, com altas velocidades de cruzeiro e grandes razões de subidas, isso tudo sem sacrificar a performance a baixas velocidades.
O RV-9/9A é a melhor opção para você? Se você for um piloto hard-core de acrobacias pesadas a repostas é Não. Porem se você gosta de se divertir com um avião com certeza o RV-9/9A é a escolha certa para você
http://www.ibraex.com.br/rv-9a.html[/quote:f67b3a2f92]

Espero consiguir estas características num aeromodelo.


[img:f67b3a2f92]http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/middle/0/4/7/1625740.jpg[/img:f67b3a2f92]~

Como não consegui a planta, me dediquei a fazê-la inspirada nas 3 vistas.
A escala foi definida pelo tamanho do painel traseiro do meu carro: 1,10 m.
Dimensões:
Envergadura: 1,08 m
Corda: 0,18 m ( aumentada em 2 cm, em relação à escala, para aumentar a área alar.
Comprimento: 0,75 m

Utilizei o CadStd para desenhar. Não tem 3D, mas não me fez muita falta. Sou desenhista do tempo do nankim e papel vegetal.
Talvez as cavernas intermediárias do dorso precisem de algum ajuste na hora da construção. Aí até fez falta um 3D para maior precisão.

[img:f67b3a2f92]http://img824.imageshack.us/img824/2294/110330001b.jpg[/img:f67b3a2f92]

Também pretendo entelar com organza, dope e tinta automotiva, se não for muito pesado.
O motor será definido quando a montagem estiver mais próxima do final.

Abraços.
____________________
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Sugestão: esse modelo merece um perfil semi-simétrico, especialmente se a envergadura for maior que 130 cm. Esquece esse negócio de painel traseiro do carro e constroi um pouco maior.

Meu Speculus é um doce e, ao mesmo tempo, bastante acrobático e tem 138 cm. Aeromodelo de 110 cm é mais limitado, por condições de vento, por exemplo...

Tente um NACA 1412 ou NACA 2412.

Pouca área de aileron e muito flap, não será muito provável que isso seja necessário em um aeromodelo. Ele tem um diedro respeitável que diminui a atuação dos ailerons. De novo o Speculus está configurado com flaperon, e só uso para brincar porque não há nenhuma necessidade.

Sugiro também que o painel lateral seja todo em chapa de 2,3 ou 3,2 mm ao invés de varetado como você desenhou. A chapa é mais fácil e o peso fica quase o mesmo, sem dizer que uma chapa é mais resistente que as varetas.

Só estou passando minha experiência pessoal e pela pouca prática que tenho. Digo o que faria se fosse eu desenhando o projeto. E por sinal belo desenho, gostei!!!!

Ótima escolha de modelo!!!!
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

Obrigado pelas dicas, Rho.

Escolhi este perfil para deixar ele mais lento e com maior sustentação. justamente para eliminar qualquer característica de acrobático.

Já tenho dois aeromodelos com envergadura maior e quando saio com a família para uma viagem em que é preciso levar mais bagagem não sobra espaço no porta-malas nem no lugar do caroneiro esquerdo onde acomodo a asa. o único lugar disponível é o painel traseiro
.
Eu reduzi a largura dos ailerons para facilitar a construção da asa. Inicialmente ela era conforme a figura abaixo. Posso diminuir o flap e aumentar o ailerom.

A grande dúvida que tive foi em fazer a lateral estruturada ou maciça. Acabei optando pela estruturada por ser pouco mais leve. Tenho um Telemaster estrurado e já tive que trocar toda lateral em duas ocasiões. Já o Scout que é com chapa e ter mais lenhas, nunca precisei refazer nada. Você me convenceu.

Abraço.
Anexos
110331-001.jpg
110331-001.jpg (3.42 KiB) Exibido 25057 vezes
____________________
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.
Avatar do usuário
jpauloriente
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Seg Jun 12, 2006 3:50 pm

Mensagem por jpauloriente »

Bonito aero....
to de olho...
Avatar do usuário
Jose Gomes
membro
Mensagens: 2341
Registrado em: Sáb Mai 10, 2008 4:07 pm
Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Jose Gomes »

Nelson,

Eu voei um RV9 de um amigo, e gostei muito do voo dele, mas a capacidade acrobática é bem limitada, ele com perfil (airfoil) original [b:45385b5997]RONCZ[/b:45385b5997] já é calmo, acho que com este perfil aí não vai ficar muito bom.

Os outros modelos RV usam NACA 230, exceto os RV9/ RV9A, segundo o fabricante a decisão de mudança foi devido ao alto Stol, com o RONCZ isso melhorou muito e não afetou muito a capacidade acrobática dele (apesar de que eu acho meio limitado para o tipo de modelo)

Eu concordo com o [b:45385b5997]Rho[/b:45385b5997] em relação a utilização do perfil Naca, especificamente o [b:45385b5997]2412.[/b:45385b5997]

Recomendo a leitura dos links abaixo.


[url]http://www.vansaircraft.com/public/tp-welco.htm[/url]

[url]http://en.wikipedia.org/wiki/Van's_Aircraft_RV-9[/url]

[url]http://www.pilotfriend.com/experimental/acft7/38.htm[/url]

[url]http://en.wikipedia.org/wiki/NACA_airfoil[/url]

[url]http://www.airventure.org/news/2008/8sun3/pada.html[/url]


PS: Desculpe os erros no texto, estou postando via celular.

Abraços,
Avatar do usuário
eduardo_barretto
membro
Mensagens: 268
Registrado em: Dom Nov 06, 2005 9:30 pm
Localização: Curitiba-Pr

Mensagem por eduardo_barretto »

muito bonito modelo! acompanhando!!!
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Querendo ele calmo faça com bastante diedro, 4º ou mais (até 7º). Diedro é o angulo total e não de cada semi-asa.

Para uma envergadura de 110 e não querendo características acrobáticas, um perfil de asa plano convexo ficará muito bom. Lembre-se de deixar com 12%, no máximo 15% de espessura em relação a corda!!!!

Se você for realmente construir os flaps, faça-os na mesma largura dos ailerons, e o motivo é o que você mesmo mensionou: facilidade de construção!!!!

Mais aileron e menos flap.

Eu deixaria o estabilizador/ profundor "zerados" em relação a linha de voo. A parede de fogo com downthrust de 1º e a asa com 1º de incidência (pela linha do perfil e não pela parte plana da base da asa). Dá muito certo desse jeito para os modelos que tenho construído.

Mais uma vez, são apenas as conclusões que tirei até o momento das minhas construções.

Vamos botar a mão na massa!!!!
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

Obrigado, Jpauloriente e Eduardo Barreto. Eu escolhi este modelo por também achar os RV's muito bonitos.

Jose Gomes. Eu optei por este perfil exatamente para um vôo mais calmo. Eu prefiro Vôos mais tranquilos. Os dedos já não acompanham mais os olhos.
Alguns destes links eu já tinha visto. Também olhei muitos sites de construções reais do RV. Tchê! chega a dar uma coceira nos dedos, mas se eu fosse montar um de verdade a DAC me chutaria para fora do hangar.

Só para ilustrar, achei esta comparação entre o NACA 2412 e o Clark-Y. O que pretendo usar é um Clark-Y H, que é bem semelhante.
[img:2b417a30aa]http://images.rcuniverse.com/forum/upfiles/45194/Ig13564.jpg[/img:2b417a30aa]

Rho. Pela escala são 7 cm de diedro, equivale a 8,3°. Peguei este perfil pronto. Vou conferir a expessura.
Vôo em vários lugares, alguns com a grama bem ruim. Preciso de um flap pelo menos com o mesmo tamanho do aileron, para usar o mínimo de pista.Hehe
O estabilizador/profundor estão zerados, sim. A asa tem 2,1° de incidência.
Achei o profundor muito grande em relação ao estabilizador. São 49 mm de profundor e 60 mm de estabilizador. Que achas?
A experiência que tenho são minhas, poucas, construções e de onde também tiro minhas conclusões. É assim que funciona e fico feliz quando posso trocar essas idéias com alguém.

Como disponho de pouco tempo para me dedicar ao aeromodelismo, vou por a mão na massa a longo prazo.

Abraços.
____________________
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.
Avatar do usuário
nelson161
membro
Mensagens: 356
Registrado em: Sex Abr 03, 2009 6:29 pm
Localização: Canela RS 95680-000

Mensagem por nelson161 »

O projeto RV-9 não está parado. Dei uma pausa porque assumí outros compromissos e estou sem tempo para iniciar a construção.

O comentário do Gilberto acabou indo para o "Amenidades e Asuntos Efêmeros" devido a um pedido de planta de outro colega e merece uma resposta.


[quote:2f7b4a8ad5="Gilberto_CWB"]Concordo com o Rho. O peso do chapeamento vai aumentar muito pouco, em relação a fuselagem varetada. Mas a resistência final compensa amplamente, sem contar ( opinião pessoal) que é mais fácil ainda a montagem. O ideal é chapa de 2,3 mm.

Como está aceitando palpites, faria o aeromodelo maior...é outro mundo, e a visibilidade é bem maior. Quando viajar, devido ao espaço,deixa a sogra em casa, rssss.[/quote:2f7b4a8ad5]

Estou aceitando palpites e críticas, Gilberto. Como pode ver, eu já atualizei a planta. As principais mudanças são as laterais chapeadas, o zeramento da incidência da asa e a mesa dos servos.
Tchê, eu gosto de modelos maiores, inclusive tenho outros dois com 1,30 m de envergadura e os únicos modelos pequenos são quadradões EFTrainer e Ugly Stick. Este será meu aeromodelo para "viagem". Como gosto de construir, nada me impede de fazer uma versão maior no futuro.
Eu conheço muito bem a "resistência final". Tenho um Scout com as laterais maciças em balsa e é indestrutível e um Telemaster com laterais estruturadas que tive que refazê-las em duas lenhas.
Ah. A sogra... Não carrego o [i:2f7b4a8ad5]demonho[/i:2f7b4a8ad5] de maneira alguma. Já faz mais de dois anos que não vejo a [i:2f7b4a8ad5]véia[/i:2f7b4a8ad5] e não temos intenção nenhuma de vê-la. Hehe

A planta não é definitiva, pode ter alguns erros e sofrer acréscimos, portanto, no final da construção eu a disponibilizarei com todas correções.



[img:2f7b4a8ad5]http://img94.imageshack.us/img94/3025/110430001.jpg[/img:2f7b4a8ad5]


Abraços.
Avatar do usuário
andersonpg
membro
Mensagens: 285
Registrado em: Seg Jan 15, 2007 11:19 pm
Localização: Tubarão SC

Mensagem por andersonpg »

tava de olho pra compra um ARF do RV.. mas vo fica de olho aqui nesse topico pra acompanhra a evolução!! show de bola parabens
Responder