Resolvi montar um barquinho R/C pra piscinas pequenas
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Escolhi o formato em U, e o processo de construção Multichine e explico os motivos:
- formato em U o mais usado por grandes embarcaçoes devido a sua estabilidade
- processo multichine, pois facilita a construção, alem de nao ter o inconveniente de fabricar em fibra, ao contrario do que muitos pensam, eh bem leve e bastante resistente em relacao a fibra de vidro. Afinal o recorde na agua em velocidade eh um barco de madeira.
Eu projetei para acertar a posicao dos palitos com maior perfeicao.
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Tambem a posicao do motor ( que como qualquer peso dentro do casco deve estar o mais baixo possivel para ajudar a estabilizar )
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O custo do casco foi baixo:
- madeira, abaixadores de lingua a menos de 3 reais o cento, alem de estarem no tamanho ideal para uma possibilidade de querer fazer escala
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Epoxi - 13 reais
- 1 demao de epoxi diluido e 1 demao sem diluir por dentro
- 1 demao de epoxi diluido por fora
- Sera aplicada 1 demao sem diluir por fora antes da pintura
Isso isola totalmente a madeira da agua, porem eh bom que o epoxi nao fique exposto ao Sol. Se respeitar isso, ira durar decadas.
Massa de madeira para calafetar - 8 reais, mas pode apenas lixar e usar o po com seladora para madeira
- 1 aplicaçao de massa, em fina camada por fora, apos a secagem ela se torna impermeavel
Alguns pedaços de madeira, que pode ser qualquer uma, pois em barco nao existe tanto a exigencia de diminuiçao de peso como os aeros
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Iniciei o processo de colar as tabuas pelo processo multichine
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Para dobrar alguns palitos, coloquei na agua
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Usei cola CA inicialmente pois assim pude colar ainda humidos
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O plastico foi util pois a CA nao adere esse tipo de plastico, que eh igual aos de sacolinha de supermercado porem transparente para facilitar...
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Em alguns casos foi bom aparar longitudinalmente tambem
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Um local a frente para acomodar o maior peso ( no meu caso de barco eletrico, a bateria )
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Eh util fazer uma caixa para isolar o receptor e o ESC. Assim pude escolher um ESC Brushed comum e nao dar tranco na caixa de reduçao. Tambem poderei mudar o motor, pois o aparafusei numa chapa colada com epoxi ao interior do casco. Em breve irei instalar um outro ESC ( de carrinho ) para ter comando a reh, pois esse conjunto motor e esc era o do heli walkera 60 com reduçao 2:1.
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O leme foi feito de latao, tubo de eixo de cobre. Ambos soldados com estanho e ferro de solda comum
[img:8440d2b2bf]http://i298.photobucket.com/albums/mm279/krekrek/BARCO%20GALVAO/Foto-0192.jpg[/img:8440d2b2bf]
Fiz um furo com dremel e soldei um tubo menor, tambem de cobre e flexivel para inserir a vaselina.
Eu pre-aqueço a vaselina, que se torna liquida.
Puxo com uma seringa e injeto no tubo menor. Este levara a vaselina para o tubo de eixo. Assim, alem de lubrificar, ira isolar a agua do interior do barco, pois a vaselina eh impermeavel e mais leve que a agua.
Basta dar essa manutençao quando notar que o nivel baixou. Para tanto eh util colocar na ponta do tubo de cobre flexivel um tubo de silicone. Este fara tambem a junçao com a seringa.
Coloquei nas pontas do tubo de eixo, arruelas de borracha e termoretrateis apos a passagem do eixo.
Logico que o apoio final nao sera este, mas o barco aqui esta lixado e pronto para mais uma demao fina de massa. Ele ja flutua, nao faz agua e a linha d'água ideal para que a helice funcione melhor eh tampando completamente o leme. Entao vou acrescentar baterias Ni-CD para dar lastro e garantir maior tempo de operaçao.
Esse leme precisa de uma adequacao e segundo uma formula que encontrei, tambem precisara mudar um pouco o formato para ter maior eficiencia.
Em breve irei partir para o conves e tudo que vai acima dele. Ainda levara um tempo para fazer os detalhes tipo escala que almejo.
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Um barquinho...
- krekrek
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Um barquinho...
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra
- LaercioLMB
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Essa hélice que você vai usar, é hélice de superfície, até irá funcionar um pouco, mas irá cavitar muito dependendo da rotação do motor.
Hélices submersas são com as pás arredondadas nas pontas e normalmente 3 pás.
Fora isso, está ficando interessante o seu trabalho.
Hélices submersas são com as pás arredondadas nas pontas e normalmente 3 pás.
Fora isso, está ficando interessante o seu trabalho.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
- krekrek
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[quote:2ee5dd5df1="LaercioLMB"]Essa hélice que você vai usar, é hélice de superfície, até irá funcionar um pouco, mas irá cavitar muito dependendo da rotação do motor.
Hélices submersas são com as pás arredondadas nas pontas e normalmente 3 pás.
Fora isso, está ficando interessante o seu trabalho.[/quote:2ee5dd5df1]
Obrigado pela informação.
Ate entao desconhecia barcos, pois como ve o trabalho, esse eh o primeiro R/C.
Com a reduçao o helice, com o motor a pleno, nao cavita quando a linha dagua cobre a linha do leme.
Essa sera com certeza a linha dagua do barco, e irei aumentar 1 a 2 paus na altura do casco.
Nao entendo o porque, mas parece que tem ate mais eficiencia e o motor nesse caso nao trabalha frouxo.
Ja com o NA entre 1/10 de helice ate a futura linha dagua, cavita e mesmo tendo mais rotaçao o barco nao sai do lugar, so joga agua pra cima.
Gostaria de encontrar pessoas que tem experiencia e queiram passar para entender melhor.
Eu me guiei em construtores de barcos do mercado por nao encontrar facilmente nautimodelistas que gostem de barcos lentos e ate com alguma escala no Brasil, principalmente na minha cidade. ( corrigindo, nautimodelistas que se disponham a me ajudar com dicas, quaisquer que sejam pois estou testando tudo que acho )
A turma so quer velocidade e tenho vontade de fazer no futuro um vapor com roda.
Hélices submersas são com as pás arredondadas nas pontas e normalmente 3 pás.
Fora isso, está ficando interessante o seu trabalho.[/quote:2ee5dd5df1]
Obrigado pela informação.
Ate entao desconhecia barcos, pois como ve o trabalho, esse eh o primeiro R/C.
Com a reduçao o helice, com o motor a pleno, nao cavita quando a linha dagua cobre a linha do leme.
Essa sera com certeza a linha dagua do barco, e irei aumentar 1 a 2 paus na altura do casco.
Nao entendo o porque, mas parece que tem ate mais eficiencia e o motor nesse caso nao trabalha frouxo.
Ja com o NA entre 1/10 de helice ate a futura linha dagua, cavita e mesmo tendo mais rotaçao o barco nao sai do lugar, so joga agua pra cima.
Gostaria de encontrar pessoas que tem experiencia e queiram passar para entender melhor.
Eu me guiei em construtores de barcos do mercado por nao encontrar facilmente nautimodelistas que gostem de barcos lentos e ate com alguma escala no Brasil, principalmente na minha cidade. ( corrigindo, nautimodelistas que se disponham a me ajudar com dicas, quaisquer que sejam pois estou testando tudo que acho )
A turma so quer velocidade e tenho vontade de fazer no futuro um vapor com roda.
Obrigado Deus Todo Poderoso, Criador de tudo e de todos, por tudo que me deste e que ainda tens a me dar nessa vida e na outra