TB20 não ganha altura
TB20 não ganha altura
Senhores,
Adquiri meu primeiro aeromodelo, um TB20 e ao tentar voar com ele, tive a infeliz surpresa que ele não ganhou altura e veio a cair.
Vejam o vídeo: http://youtu.be/wV5ma_lO8dk
Ele está com uma hélice de 9X5, servo 20A, motor 2822 (1200kv), bateria de 3S e seu peso aproximado é de 650g.
O que pode estar ocorrendo?
Será que devo mudar o motor para um 2812?
[img:52cf8527cc]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TB-20.jpg[/img:52cf8527cc][/img]
Adquiri meu primeiro aeromodelo, um TB20 e ao tentar voar com ele, tive a infeliz surpresa que ele não ganhou altura e veio a cair.
Vejam o vídeo: http://youtu.be/wV5ma_lO8dk
Ele está com uma hélice de 9X5, servo 20A, motor 2822 (1200kv), bateria de 3S e seu peso aproximado é de 650g.
O que pode estar ocorrendo?
Será que devo mudar o motor para um 2812?
[img:52cf8527cc]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/TB-20.jpg[/img:52cf8527cc][/img]
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- Equipe E-voo.com
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Ola amigo, estou com um tbm, olha minha confg esta parecida com a sua, estou usando este motor: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8621&aff=64164
que é bem parecido com o que você esta usando, olha ja voou 3 vezes a primeira vez com uma helice GSW 9x5, ele presisou de bastante pista mas decolou legal mas tipo escala, pelo que vi, voce devia ter embalado mais e subido menos.......
Mas com a helice 9x5 ele ficou meio fraco mesmo so voou com acelerador no máximo, no outro dia testamos uma 9x4,7 SF ficou pior, ai colocamos a 8x6 que vem nele pois ficou muito boa, consegui voar com meio stck de aceleração depois dele no alto, mas não adianta querer decolar ele rápido que não da.............., esperimenta ao helice original mas num locar que tenha pista para embalar, espero que não tenha quebrado o mesmo.
Jotto
que é bem parecido com o que você esta usando, olha ja voou 3 vezes a primeira vez com uma helice GSW 9x5, ele presisou de bastante pista mas decolou legal mas tipo escala, pelo que vi, voce devia ter embalado mais e subido menos.......
Mas com a helice 9x5 ele ficou meio fraco mesmo so voou com acelerador no máximo, no outro dia testamos uma 9x4,7 SF ficou pior, ai colocamos a 8x6 que vem nele pois ficou muito boa, consegui voar com meio stck de aceleração depois dele no alto, mas não adianta querer decolar ele rápido que não da.............., esperimenta ao helice original mas num locar que tenha pista para embalar, espero que não tenha quebrado o mesmo.
Jotto
- krekrek
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Acho que precisa treinar mais e verificar o CG antes do voo.
Tente a 1/3 da corda da asa para começar.
Se com vento ligeiramente mais para o bordo de ataque.
Procure usar uma pista maior e deixe o modelo subir sozinho, ou puxando muito menos do que fez no video.
Para o primeiro voo de um modelo eu prefiro usar o maximo de pista que puder.
Santos Dumont tinha somente 24Hp e voou!
Voce tem muito melhor relaçao potencia/peso que ele e melhor aerodinamica.
Tente a 1/3 da corda da asa para começar.
Se com vento ligeiramente mais para o bordo de ataque.
Procure usar uma pista maior e deixe o modelo subir sozinho, ou puxando muito menos do que fez no video.
Para o primeiro voo de um modelo eu prefiro usar o maximo de pista que puder.
Santos Dumont tinha somente 24Hp e voou!
Voce tem muito melhor relaçao potencia/peso que ele e melhor aerodinamica.
Olha como não foram 3 foram 4 voos, mas estou iniciando e foi o instrutor que levantou ele e depois desceu ele, meio outro aero um scout, e so dar aceleração e subir em 3 metros de pista ta no aro tb-20 não fez isso não o que achei bonito foi ver ele ganhando altura como um aero real..........e com a 8x6 deu até umas manobras básicas, claro o instrutor heheh, eu so fiz circuito.
- Gustavo Murad
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- Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
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O motor 2822 e 2812 são péssimos na verdade....
O pessoal compra esses motores porque eles são os mais baratos que existem no mercado brasileiro (no exterior tem motores melhores e mais baratos...).
O 2812 nada mais é que o 2822 (MESMO MOTOR) enrolado de forma diferente (só muda o KV).
Ou seja, você estara quase que trocando "6 por meia-dúzia", pois terá outro motor igual mas com KV diferente em mãos.
Essa diferença de KV possivelmente vai ser PIOR para seu aeromodelo, pois o 2812 não consegue nem 400g de empuxo dependendo da hélice com a falta de empuxo a velocidade de ascenção pode acabar diminuindo mesmo com uma pitch speed maior....
Se eu fosse você comprava um motor melhor/mais potente!!
Sugestões ?
KD A22-20L
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2106
Esse motor com hélice GWS 9x5 (mesma do 2822) gera mais de 163W consumindo 14,9A e girando ela a 9720RPM gerando cerca de 810g de empuxo estático.
Mais que o suficiente para levantar seu aeromodelo numa boa e salvá-lo das "cagadas" que você possa fazer.
Turnigy SK28-26 1350KV
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7873
Esse é um "canhãozinho", com hélice 8x4 consumindo 16A gera cerca de 176W, girando a mais de 10800RPM dando cerca de 700g de empuxo estático.
Keda 20-28M
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4701
Esse motor é ótimo para treinadores de até 1kg, com hélice 10x5 ele consome só uns 14A gerando cerca de 160W girando a 7800RPM dando mais de 800g de empuxo, dá pra fazer um vôo lento e bem longo e com sobra de força, potência e velocidade.
Turnigy T2830 1000kv
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8495&aff=2711
Outro "canhãozinho" apesar do KV meio "baixo" os testes demonstram que é um motor bem "rápido" com hélice 9x5!! Consumindo cerca de 15A dá 9540RPM gerando mais de 800g de empuxo e 170W.
Agora opções pra uma boa motorização você tem te sobra, porém tenho que "infelizmente" te dizer uma coisa:
Seu avião lenhou não por causa do motor, de falta de potência, de não subir, ou nada disso.
Foi absolutamente inexperiência sua, você não soube controlar o avião na decolagem, tentou subir "de uma vez" ai o avião perde força mesmo e "stola", ele estolou você tentou recuperar e não consegui!!
Lógico que se tivesse um motor bem mais potente o motor "seguraria" e não deixaria o modelo "stolar" tão fácil, mas nenhum motor do mundo corrige os erros que você fez loga a segui....
Meu conselho é treinar mais no simulado, se possível pegar uma aulas com um instrutor experiente em aeromodelismo, senão mesmo com motor mais forte vai lenhar outra vez!!
O pessoal compra esses motores porque eles são os mais baratos que existem no mercado brasileiro (no exterior tem motores melhores e mais baratos...).
O 2812 nada mais é que o 2822 (MESMO MOTOR) enrolado de forma diferente (só muda o KV).
Ou seja, você estara quase que trocando "6 por meia-dúzia", pois terá outro motor igual mas com KV diferente em mãos.
Essa diferença de KV possivelmente vai ser PIOR para seu aeromodelo, pois o 2812 não consegue nem 400g de empuxo dependendo da hélice com a falta de empuxo a velocidade de ascenção pode acabar diminuindo mesmo com uma pitch speed maior....
Se eu fosse você comprava um motor melhor/mais potente!!
Sugestões ?
KD A22-20L
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=2106
Esse motor com hélice GWS 9x5 (mesma do 2822) gera mais de 163W consumindo 14,9A e girando ela a 9720RPM gerando cerca de 810g de empuxo estático.
Mais que o suficiente para levantar seu aeromodelo numa boa e salvá-lo das "cagadas" que você possa fazer.
Turnigy SK28-26 1350KV
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=7873
Esse é um "canhãozinho", com hélice 8x4 consumindo 16A gera cerca de 176W, girando a mais de 10800RPM dando cerca de 700g de empuxo estático.
Keda 20-28M
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=4701
Esse motor é ótimo para treinadores de até 1kg, com hélice 10x5 ele consome só uns 14A gerando cerca de 160W girando a 7800RPM dando mais de 800g de empuxo, dá pra fazer um vôo lento e bem longo e com sobra de força, potência e velocidade.
Turnigy T2830 1000kv
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8495&aff=2711
Outro "canhãozinho" apesar do KV meio "baixo" os testes demonstram que é um motor bem "rápido" com hélice 9x5!! Consumindo cerca de 15A dá 9540RPM gerando mais de 800g de empuxo e 170W.
Agora opções pra uma boa motorização você tem te sobra, porém tenho que "infelizmente" te dizer uma coisa:
Seu avião lenhou não por causa do motor, de falta de potência, de não subir, ou nada disso.
Foi absolutamente inexperiência sua, você não soube controlar o avião na decolagem, tentou subir "de uma vez" ai o avião perde força mesmo e "stola", ele estolou você tentou recuperar e não consegui!!
Lógico que se tivesse um motor bem mais potente o motor "seguraria" e não deixaria o modelo "stolar" tão fácil, mas nenhum motor do mundo corrige os erros que você fez loga a segui....
Meu conselho é treinar mais no simulado, se possível pegar uma aulas com um instrutor experiente em aeromodelismo, senão mesmo com motor mais forte vai lenhar outra vez!!
- warne
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- Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
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Esse tipo de aeromodelo é assim mesmo, não faltou motor, o que faltou foi um pouco de dedo. Tentou subir muito rápido, como se faz com um treinador e, ele não aceita isso pela sensibilidade que tem nos ailerons.
Segue a dica do pessoal, deixa o modelo correr e ganhar velocidade! E tente dá o mínimo de comando nos ailerons, use o leme.
Ele é praticamente um Piper Cherokee e como tal, tem seus segredos para decolar.
Confere se o motor não perdeu a inclinação para baixo e para direita no pouso forçado.
Abs
Warne
Segue a dica do pessoal, deixa o modelo correr e ganhar velocidade! E tente dá o mínimo de comando nos ailerons, use o leme.
Ele é praticamente um Piper Cherokee e como tal, tem seus segredos para decolar.
Confere se o motor não perdeu a inclinação para baixo e para direita no pouso forçado.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
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- Alvaro_japa
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