Wingman I

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:861aef3661="DOCA-SP"]Gostei do voo do avião com a motorização que voce usou... Voce com este motor pode ter potencia para subir vertical... acho que não precisa mais do que isso... com a helice/bateria que voce usou ficou com um bom consumo e baixo peso

Só não gostei da posição da camera... teria que ser um pouco mais alta para a helice não atrapalhar tanto...

Voce foi bem corajoso para estreiar um avião destes no espaço de pouso restrito que estão tendo no momento... ainda bem que tudo deu certo !!![/quote:861aef3661]

Eu não tinha hélice maior, mas realmente este conjunto comportaria uma 11x7 na boa, aí ia sobrar potência.

A câmera eu coloquei onde deu, senão não ia conseguir voar. Depois vou estudar um jeito melhor de prendê-la em um local melhor. No video do colega parecia uma GoPro em um suporte sobre a asa, mas isto não é viável para mim. Mas de qualquer jeito vou procurar uma posição melhor para a Kodak.

Quanto ao local, não foi tanta coragem não, já voei modelos de mesmo tamanho e peso por lá muitas vezes, então só que os outros modelos eram de isopor então eu podia vir no limite do estol para o pouso, este eu fiz uma aproximação mais rápida, mas vou melhorar isto conforme me acostumo com o modelo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
at66mendes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 11:41 am
Localização: Campinas-SP

wigman II

Mensagem por at66mendes »

Pessoal gostaria de contribuir com a setup que coloquei nesse avião.

Motor Turnigy c3536 1300 kv
Helice 11x6
Bateria Turnigy 2650 3s 20-30c
ESC 50 Amp
3 Servos Standard HX 5010
Peso 1420 grs (com tudo)
Para fixar o motor usei um montante de plastico rigido vendido pela hobby delivery para motores de 450w serviu certinho, retirei o suporte do motor glow e coloquei esse na mesma furação e ficou perfeito, nenhuma adaptação.


Correções:
Foram necessários 100 grs de chumbo adicional no bico para corrigir o CG;

Voo:
Decolagem - super manso, usa pouca pista, voa com pouco menos de meio motor;
Voo cruzeiro - pouco menos de meio motor;
Tempo de voo - aproximadamente 8 minutos com vento moderado;
Sobra motor para correção, em teste que eu fiz, quando da acelerador full ele pendura.

Pouso:
vem como uma pluma de leve, é impressionante.

Pós Voo:
Bateria - Fria, não esquentou nada;
Motor - de frio a morno, considero que não esquentou;
Esc - de frio a morno.
Carga bateria - 11,5 v

Vou tentar fazer um video dele voando para postar aqui.

Valeu galera, essa foi minha primeira contribuição, rs.
Marcelo Mendes - BRA 17266
Feliz proprietário Turnigy 9XR + Frsky + ER9x
Avatar do usuário
Doca-SP
membro
Mensagens: 1606
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 1:14 pm
Localização: São Paulo - SP - CEP 05542000

Re: wigman II

Mensagem por Doca-SP »

[quote:fe95c56027="at66mendes"]Pessoal gostaria de contribuir com a setup que coloquei nesse avião.

Motor Turnigy c3536 1300 kv
Helice 11x6
Bateria Turnigy 2650 3s 20-30c
ESC 50 Amp
3 Servos Standard HX 5010
Peso 1420 grs (com tudo)
Para fixar o motor usei um montante de plastico rigido vendido pela hobby delivery para motores de 450w serviu certinho, retirei o suporte do motor glow e coloquei esse na mesma furação e ficou perfeito, nenhuma adaptação.


Correções:
Foram necessários 100 grs de chumbo adicional no bico para corrigir o CG;

Voo:
Decolagem - super manso, usa pouca pista, voa com pouco menos de meio motor;
Voo cruzeiro - pouco menos de meio motor;
Tempo de voo - aproximadamente 8 minutos com vento moderado;
Sobra motor para correção, em teste que eu fiz, quando da acelerador full ele pendura.

Pouso:
vem como uma pluma de leve, é impressionante.

Pós Voo:
Bateria - Fria, não esquentou nada;
Motor - de frio a morno, considero que não esquentou;
Esc - de frio a morno.
Carga bateria - 11,5 v

Vou tentar fazer um video dele voando para postar aqui.

Valeu galera, essa foi minha primeira contribuição, rs.[/quote:fe95c56027]

Ola Marcelo.

Legal seu post... com varias informações uteis para quem vai eletrificar um modelo deste..

Começou bem no Forum... seu primeiro post... seja bem vindo :)
at66mendes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Seg Mai 23, 2011 11:41 am
Localização: Campinas-SP

Mensagem por at66mendes »

Adicionado alguns detalhes a mensagem anterior

Teste wattimetro

helice 11x6
Meio motor 8 amp (não lembro os watts)
Motor Full 40 amp com 93 watts (motor suporta no maximo 30amp segundo tabela fabricante)

coloquei uma helice APC E 10x5
Meio motor 18 Amp 213 watts
Motor Full 35 Amp 330 watts

O avião ficou um pouquinho mais lento mais estou na margem de segurança do motor, o consumo pós voo não alterou fico quase no mesmo da postagem anterior. Não comprometeu em nada o voo, o avião responde super bem, não falta potencia para eventuais correções, ainda quero testar com uma 9x6 pra ver.

Segue um pequeno video de um voo, curto, mas da pra ter uma ideia de como ele voa e pousa tranquilo.

http://www.youtube.com/watch?v=6FPo-Uo3bjo

Autonomia de voo
Bateria 2200 12 minutos
Bateria 2650 16 mintuos
Marcelo Mendes - BRA 17266
Feliz proprietário Turnigy 9XR + Frsky + ER9x
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:dee13ed32b="at66mendes"]Adicionado alguns detalhes a mensagem anterior

Teste wattimetro

coloquei uma helice APC E 10x5
Meio motor 18 Amp 213 watts
Motor Full 35 Amp 330 watts

O avião ficou um pouquinho mais lento mais estou na margem de segurança do motor, o consumo pós voo não alterou fico quase no mesmo da postagem anterior. Não comprometeu em nada o voo, o avião responde super bem, não falta potencia para eventuais correções, ainda quero testar com uma 9x6 pra ver.[/quote:dee13ed32b]

Eu uso esse motor em meu CAP 21. Ele pesa 1,2Kg, com Lipo 3s de 4000 mAh 40C, hélice 10x4,7 APC SF e esc de 40A. Nos teste que fiz com o motor a full, passou de 31A.
Quando vi que vc estava usando um bateria de 3s 2600 mAh 20/30A de descarga, achei arriscado usar ela nessa configuração, pois deve esta no seu limite.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
dyogenes
membro
Mensagens: 1243
Registrado em: Dom Mar 14, 2010 3:46 pm
Localização: frederico westphalen rs

Mensagem por dyogenes »

só mais um video do wingman. http://www.youtube.com/watch?v=5XWIV49FpSc
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fiz mais um vídeo hoje, o trecho que subi no YT é só um pedaço senão ficaria muito maçante.

Com a câmera em uma posição mais aerodinâmica e adequada, o modelo já devidamente trimado e uma área de voo mais livre, o voo foi tranquilo e relaxante, com algumas subidas a motor cheio para ir alto, voo de cruzeiro a meio motor e descidas sem motor para testar planeio, afundamento e estabilidade.

Tudo sem surpresas.

Ajustei o alarme de tensão do Aurora para 9,7V para ter uma margem de segurança mas poder explorar a bateria.

Não cheguei a ouvi-lo, quando já estava meio cançado de voar olhei o rádio e ainda pouco abaixo de 11V.

O video completo ficou com 12m59s, sendo que sai do chão aos 28 segundos e 12m21 , portanto 11m53s de voo.

Ao pousar, motor, ESC e bateria todos frios. Nem sequer mornos.

A tensão da 3S ainda estava próxima dos 11V, ao recarregá-la confirmei que tinha usado menos de 1702mAh, portanto ainda sobravam cerca de 20% da bateria.

Portanto, o consumo médio ficou abaixo de 9A :shock: Nada mal para um treinador .40, né?
Anexos
IMGP1231small.jpg
IMGP1231small.jpg (60.1 KiB) Exibido 8930 vezes
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:4fafa9cefd="dyogenes"]só mais um video do wingman. http://www.youtube.com/watch?v=5XWIV49FpSc
[yt]5XWIV49FpSc[/yt][/quote:4fafa9cefd]
Um vídeo que mostra todas as características do modelo...
...pelo menos o motor eu já estou comprando!!! Fica faltando o resto...heheh

[quote:4fafa9cefd="alexcmag"]Fiz mais um vídeo hoje, o trecho que subi no YT é só um pedaço senão ficaria muito maçante.

...A tensão da 3S ainda estava próxima dos 11V, ao recarregá-la confirmei que tinha usado menos de 1702mAh, portanto ainda sobravam cerca de 20% da bateria.

Portanto, o consumo médio ficou abaixo de 9A :shock: Nada mal para um treinador .40, né?[/quote:4fafa9cefd]
Se não fosse vc contando eu não acreditaria!! :?
Meu Cap (depron e isopor de 140cm de envergadura), que pesa 1,2kg, em voou Sport gastou em 8 minutos o mesmo que seu treinador .40.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
rngarcia
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Sex Jun 19, 2009 12:24 pm
Localização: Marilia, SP

Mensagem por rngarcia »

ola Alexcmaq, muito legal a montagem do wingman eletrico, tenho um wingman com um OS 40LA que ficou muito bom, e estou pensando em converte lo para eletrico para dar instrução quanto tempo de voo com essa configuração que vc montou ? abraços.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Warne,

Só para não haver dúvidas, o video completo deste longo voo está abaixo. Também dá para ver como é a imagem da Kodak ZX1. Não é uma GoPro, claro, mas pelo preço acho que está de bom tamanho. Não reparem que é meio maçante, mas dá para ver como se comporta em voo.

rngarcia,

Obrigado, voei 12 minutos, chegaria a uns 23~25 minutos com uma LiPo de 4000mAh 3S com alguma folga. Para instrução você pode usar uma bateria maior, no meu caso ficou de bom tamanho. Você conhece o voo do modelo, pelo video você pode ver como foi o perfil de uso de motor e voo para esta autonomia. Não foge muito de voo de treinamento.

Não posso comparar ele com outros treinadores porque não conheço tantos, mas adorei as características.

Só o fato de ser fácil de montá-lo com 1kg menos que a maioria dos modelos de tamanho semelhante para mim já é um ótimo atributo. Se não fosse por isto eu não poderia usá-lo onde estou voando. Como uma das dificuldades no início do aprendizado é condicionar os reflexos, acho que um modelo mais leve e do mesmo tamanho traz vantagens.

E para quem acha que o local de voo é apertado para este modelo, domingo tinha um colega voando um Sig Kadet Senior de 2m de envergadura, e estava tão à vontade no espaço limitado que tínhamos quanto o Wingman. Mas no caso dele, estava com um Emax 4030.

[yt]Yqztr8g6CS4[/yt]
Responder