Começando a pensar em FPV.

Nada mais interessante do que tirar uma foto de você mesmo do ponto de vista do seu modelo voando, ou do seu bairro, ou dos lugares onde passou as férias, ou então pilotar tendo a visão como se estivesse dentro do seu modelo (FPV). Divida estas imagens conosco!
Avatar do usuário
tramandoarte
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 7:33 am
Localização: São José dos Pinhais - PR

Começando a pensar em FPV.

Mensagem por tramandoarte »

Olá pessoal. Gostaria de começar no FPV. Tenho um Futaba 4EXA 72Mhz de 5 Canais. Estava pensando em adquirir um equipamento barato tipo:

http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__13443__900MHZ_1500mW_Tx_Rx_1_3_inch_CCD_Camera_NTSC.html

Pois como estarei começando não gostaria de investir muito. Apenas como aprendizado.
Para esse sistema acima o que mais iria precisar?
Teria um alcance de 500m?
Tenho outra camera com saída de video em hd poderia usala também?

Estou construindo um telemaster com 1,20m em balsa. Será que leva heheheh?

Desde já agradeço os comentários.
Perguntei pro gerente do banco: - Meu Deus! E esse tanto de dinheiro? E ele respondeu: - Não é da sua conta.
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Os equipamentos da HobbyKing são desaconselhados por alguns.

Esse de 1,5Watt deve te dar 500m de alcance sim, mas por ser em 900 mhz ele é mais sujeito a interferência de torres das operadoras de telefonia, bem como sua harmônicas normalmente se conflituam com os GPS.

Se sua câmera tem saída rca, com video streaming, (você liga ela e ela fica transmitindo para a tv) quase certo que poderá usá-la.

Se seu telemaster vai conseguir levar, depende da motorização e do peso da sua câmera/conjunto

Abç
Avatar do usuário
tramandoarte
membro
Mensagens: 130
Registrado em: Sáb Fev 09, 2008 7:33 am
Localização: São José dos Pinhais - PR

Mensagem por tramandoarte »

que equipamento você me indicaria Juverto? Você que é um mestre em FPV teria algo não muito caro pra me indicar?
Avatar do usuário
Lucio_Costa
membro
Mensagens: 113
Registrado em: Qua Nov 17, 2010 10:49 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Lucio_Costa »

[quote:1b3e138425="tramandoarte"]que equipamento você me indicaria Juverto? Você que é um mestre em FPV teria algo não muito caro pra me indicar?[/quote:1b3e138425]

Salve amigos,
Juverto, tb estou na espectativa de sua resposta pois desejo muito inicar no FPV e este setup que vc recomendará pode ser o meu início.

Obrigado,
Lucio
Abraço - Lucio.
T-Rex 450 Pro/T-Rex 550e/Futaba7C/Aurora 9.
The art of Flingt. É nois Queiroz!!!
Avatar do usuário
Juverto
membro
Mensagens: 1702
Registrado em: Sáb Jan 17, 2009 3:20 pm

Mensagem por Juverto »

Obrigado, Tramando e Lucio.
Primeiro, não sou mestre em nada (mesmo), só mais um viciado em aeromodelismo (viciado, mesmo).
Segundo, há duas linhas para iniciar no hobby, mas todas passam pelo mesmo lugar: "não gastar por impulso". A primeira é começar com equipamento de ponta, mas não gastar nem um centavo depois e a outra é comprar um equipamento como da hobbyking e depois comprar um equipamento melhor.
Muitos que eu conheço compram equipamentos menos adequados como esse da hobbyking e depois acabam passando eles para um modelo para voar mais perto ou para um automodelo.
Eu, como praticamente todos que voam a algum tempo, recomendo o Lawmate de 1 watt e de 1.2 (se voar longe de aeroportos) ou 1.3 ghz.
http://www.hobbywireless.com/cart/index.php?main_page=product_info&cPath=10&products_id=100
O Equipamento da Rangevideo também é muito bem cotado
http://www.rangevideo.com/index.php?main_page=product_info&cPath=35_36&products_id=229
O importante desses txs é que eles possuem o phase locker que dá muita estabilidade ao video.
Lembrem-se que esses preços são sem o rx e câmera (normalmente vale muito mais à pena comprar o combo)
O Otávio Marinho aqui do e-voo, usuário mais avançado que eu, comprou no início um equipamento da hobbyking e amaldiçoa essa compra.
Outra coisa, no início o cara fala que está bem demais voar a até 800 metros de distância (o máximo que eu iria com um hobbyking). Um trilionésimo de segundo mais tarde o cara vai estar achando pouco voar a 5km. Com um lawmate e uma antena patch (8dbi - + U$ 29,00) você voa fácil a mais de 10km.
O Fred da RcTech, o Laércio da FVPRC e o pessoal da AMB vendem equipamentos desses no Brasil (mais caro, mas com mais garantia). O Fred estava com um preço muito bom no tx da lawmate a um tempo atrás.
Espero ter ajudado
Responder