Match Box no Extra 35%

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Leo lim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 16, 2011 5:13 pm
Localização: Limeira-SP

Match Box no Extra 35%

Mensagem por Leo lim »

olá galera
Bom,estou montando um Extra 260 35% Aeroworks e estou com uma dúvida,vou usar 4 servos 7955 nos ailerons mas comprei apenas um Match Box,gostaria de saber se há como eu usar ele em apenas um lado e no outro alinhar os servos direto no radio.
meu radio é o Futaba 10ch
Obrigado :?:
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

por que não mixa tudo no rádio e deixa o match box de lado? menos um item pra dar problema.
Leo lim
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Dom Out 16, 2011 5:13 pm
Localização: Limeira-SP

Mensagem por Leo lim »

não gostaria de deixar ele de lado.
mais obrigado
oque eu queria saber mesmo é se posso fazer isso,e queria saber se não forçaria meu receptor
Obrigado
Raphael Pozzobon
membro
Mensagens: 82
Registrado em: Sáb Mai 28, 2011 12:43 pm
Localização: Dom Pedrito,RS

Mensagem por Raphael Pozzobon »

Leo posta umas fotos do extrao !!
alvaronit
membro
Mensagens: 533
Registrado em: Sex Mar 10, 2006 10:26 am
Localização: Aveiro/Portugal

Mensagem por alvaronit »

[quote:9b120732ff="rgil"]por que não mixa tudo no rádio e deixa o match box de lado? menos um item pra dar problema.[/quote:9b120732ff]

porque o mix do rádio nao vai compensar automaticamente a falta de centralização dos servos.

por melhor que seja o servo, mesmo que sejam do mesmo lote, vai ter diferença milimetricas no funcionamento e isso com o tempo pode aumentar até chegar um ponto que os servos vao ficar brigando durante o movimento, drenando bateria e desgastando o cojunto.

e isso tudo é amplificado com servos digitais de alta-resolução.

veja que nao sou eu quem diz isso, é um proprio fabricante de servo:

JR - "Digital servos have brought a whole new level of precision and power to the world of RC flight. Even with all this precision, they are still subject to the inefficiencies that differences in linkage geometry can create when more than one servo is used on a single control surface. Often, geometric differences are more pronounced with digital servos because of their superior resolution and the fact that they produce 100% torque with just 1° of offset. Add to this the minute variations in power output and centering that identical servos of every brand have, and it's easy to see why matching servos to a task is a little tricky."

O texto da JR alerta para o FATO de que um servo digital vai produzir 100% de torque mesmo em 1 grau de movimento. Nem é preciso raciocinar muito para ver onde uma pequena diferença (imperceptível a olho nu) pode chegar.

http://www.jrradios.com/Products/Default.aspx?ProdID=JRPA900

Muitos para economizar usam a mixagem do rádio, mas se tem condições utilize o equipamento correto.

Claro que pode conseguir usar o mix do radio, talvez nunca de problema. Mas é um talvez. Vai depender do radio, dos servos, da qualidade dos links, de folgas e principalmente do conhecimento do modelista em ajustar tudo isso na perfeição.
Alvaro Carneiro
-- Viva o dia de hoje como se fosse o último, pois um dia será.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu acho que nesse radio não da pra mixar tudo no radio não, o meu radio eu tenho a opção de usar 2 servos para cada comando, dê uma olhada se o seu raio faz isso.
Outra, usar matchbox em uma asa e não outra não acho que não vai ter muito a ver, ou usa nas duas ou não usa, você pode mixar as asas no radio e usar o matchbox para o leme.
Abs.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:a5dee8ddb6="alvaronit"][quote:a5dee8ddb6="rgil"]por que não mixa tudo no rádio e deixa o match box de lado? menos um item pra dar problema.[/quote:a5dee8ddb6]

porque o mix do rádio nao vai compensar automaticamente a falta de centralização dos servos.

por melhor que seja o servo, mesmo que sejam do mesmo lote, vai ter diferença milimetricas no funcionamento e isso com o tempo pode aumentar até chegar um ponto que os servos vao ficar brigando durante o movimento, drenando bateria e desgastando o cojunto.

e isso tudo é amplificado com servos digitais de alta-resolução.

veja que nao sou eu quem diz isso, é um proprio fabricante de servo:

JR - "Digital servos have brought a whole new level of precision and power to the world of RC flight. Even with all this precision, they are still subject to the inefficiencies that differences in linkage geometry can create when more than one servo is used on a single control surface. Often, geometric differences are more pronounced with digital servos because of their superior resolution and the fact that they produce 100% torque with just 1° of offset. Add to this the minute variations in power output and centering that identical servos of every brand have, and it's easy to see why matching servos to a task is a little tricky."

O texto da JR alerta para o FATO de que um servo digital vai produzir 100% de torque mesmo em 1 grau de movimento. Nem é preciso raciocinar muito para ver onde uma pequena diferença (imperceptível a olho nu) pode chegar.

http://www.jrradios.com/Products/Default.aspx?ProdID=JRPA900

Muitos para economizar usam a mixagem do rádio, mas se tem condições utilize o equipamento correto.

Claro que pode conseguir usar o mix do radio, talvez nunca de problema. Mas é um talvez. Vai depender do radio, dos servos, da qualidade dos links, de folgas e principalmente do conhecimento do modelista em ajustar tudo isso na perfeição.[/quote:a5dee8ddb6]
Ta, mas em que o matchbox vai aliviar isso? ele somente vai fazer a trabalho de um Y por exemplo, vai mandar o sinal x para os dois servos, se o X para um servo significa 30 e para o outro 31, o problema será o mesmo!

Se voce ajustar corretamente o subtrim e endpoint dos servos não haverá briga não. pois as linkagens nunca são 100% justas! E outra, voce esta colocando no comando em uma balsa, e não em uma barra de aço, ou seja, mesmo que esta 2mm errados, o comando, por exemplo aileron "amortece" um pouco a briga.

Aqui tem dois caras com JR 11, um com ultimate 170cc e outro com um extra 120cc
nenhum dos dois utilizam matchbox. é tudo no rádio.

Obs: Os aviões foram montados pela FAM modelismo, Inclusive os aviões do Fabio Borges ele não usa mais matchbox.
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2677
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Rgil, eu tenho um 12x e da pra fazer isso no radio, o 11 também dá, eu não sei se o futaba de 10 faz. Se não fizer precisa de matchbox sim.
rgil
membro
Mensagens: 943
Registrado em: Sex Out 22, 2010 2:23 pm
Localização: Sorriso, MT

Mensagem por rgil »

[quote:15e24e11be="Megafly"]Rgil, eu tenho um 12x e da pra fazer isso no radio, o 11 também dá, eu não sei se o futaba de 10 faz. Se não fizer precisa de matchbox sim.[/quote:15e24e11be]
Então, se um radio de 10 canais não fazer isso ai é complicado né..... pra que servem os 10 canais então? só pra colocar retrátil, flaps e essas coisas? isso com chave on off se coloca.
Avatar do usuário
Lambreta
membro
Mensagens: 4458
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:44 am
Localização: BH/MG
Contato:

Mensagem por Lambreta »

10CG dá sim.

ele suporta 4 servos na asa.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
Site: planabh
Responder