Mod para Turnigy 9x no simulador

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mod para Turnigy 9x no simulador

Mensagem por croupier »

Olá pessoal,

acabei de fazer um vídeo sobre como fazer uma simples modificação no tx turnigy 9x para que possa ser usado nos simuladores sem precisar retirar o módulo...
[yt]CRVn0sXnZOk[/yt]

Qualquer dúvida é só perguntar...
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
Avatar do usuário
croupier
membro
Mensagens: 386
Registrado em: Ter Dez 23, 2008 12:35 pm
Localização: São Paulo, SP (34)
Contato:

Mensagem por croupier »

Complementando o vídeo, segue abaixo a foto-montagem da modificação...
Anexos
Cortar no X e soldar no O
Cortar no X e soldar no O
e63nh4.jpg (31.39 KiB) Exibido 10274 vezes
ASW, Quad, Fidget, Idol
Hotwire, Router
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por lucas.slls »

Amigo, testou com seu aeromodelo ou helimodelo real após feito o procedimento. Não causou nenhum tipo de interferência ou mal funcionando em vôo?
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Espero que dê certo, pois esse é um erro comum em eletrônica, principalmente em micro eletrônica e mais ainda com circuitos de radio frequência, onde uma simples trilha cortada ou jumpeada pode comprometer todo o circuito.
Alguém um dia já parou para pensar para que fazem algumas placas (de computador por exemplo) com trilhas que parecem mais um caracol ao invés de fazerem a trilha reta? Pois é, aquilo nada mais são do que capacitores com núcleos de ar e que cada volta e espessura da trilha, é fundamental para que o circuito funcione bem e sem interferências.
Volto a dizer, espero que funcione bem para não pensar que estou criticando de forma destrutiva, mas só se altera um circuito de rádio transmissão quando temos 100% de certeza do que estamos fazendo e que temos 100% de certeza de que não haverá problemas, pois tudo tem que ser testado, analizado e comprovado antes de dizer, pode fazer assim que fica bom.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

Este mod eu já fiz no TX de alguns colegas e fica bom, não necessita mais retirar o módulo para utilizar no sim e nenhum dos colegas teve problemas de interferência ou perda de alcance do rádio.

Só que eu instalei o resistor no interior do TX conforme este vídeo (o que dá na mesma de instalar dentro do módulo como fez o amigo croupier): http://www.youtube.com/watch?v=xD6Gia4G7Go

Abraços.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

[quote:25425f6b64="Hidden"]Este mod eu já fiz no TX de alguns colegas e fica bom, não necessita mais retirar o módulo para utilizar no sim e nenhum dos colegas teve problemas de interferência ou perda de alcance do rádio.

Só que eu instalei o resistor no interior do TX conforme este vídeo (o que dá na mesma de instalar dentro do módulo como fez o amigo croupier): http://www.youtube.com/watch?v=xD6Gia4G7Go

Abraços.[/quote:25425f6b64]

Que bom que dá certo, assim fica algo mais seguro quando se tem mais depoimentos em que está tudo ok.
Temos que ser precavidos quando fazemos qualquer alteração em um radio transmissor.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
lucas.slls
membro
Mensagens: 165
Registrado em: Sex Jul 16, 2010 10:02 am
Localização: Belo Horizonte/MG

Mensagem por lucas.slls »

Só pra constar: ótimo tutorial. Mas uma pergunta essas trilhas que foram rompidas quais seriam as funçoes delas? sabe? ?E ao soldar o resistor as trilhas sao unidas pelo resistor novamente? Acho que seria importante saber isso para ter um pouco mais de segurança.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu enfio um resistor de 1K (normalmente SMD) dentro do rádio em praticamente todos os Turnigy 9x que passam pela minha mão, para resolver isto.

Quando o rádio me é enviado por suspeita de problema no módulo de RF ou outro tipo de interferência eu faço teste de alcance na rodovia (2800m no mínimo) e quando possível em voo (com um modelo meu, subo até mal conseguir enxergá-lo e trago de volta depois abanando as asas para identificar qualquer falha ou lentidão.
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:d0f045536d="alexcmag"]Eu enfio um resistor de 1K (normalmente SMD) dentro do rádio em praticamente todos os Turnigy 9x que passam pela minha mão, para resolver isto.

Quando o rádio me é enviado por suspeita de problema no módulo de RF ou outro tipo de interferência eu faço teste de alcance na rodovia (2800m no mínimo) e quando possível em voo (com um modelo meu, subo até mal conseguir enxergá-lo e trago de volta depois abanando as asas para identificar qualquer falha ou lentidão.[/quote:d0f045536d]

Pois é Alex, esse lance do resistor da para perceber que foi mesmo um "esquecimento" no projeto do rádio, pois retirar o módulo para usar o sim ou cabo trainer é sem lógica, mas o que eu acho estranho é até hoje a Turnigy não ter adicionado o resistor nos rádios mais novos.

Abraços.
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Kamikaze-MT
membro
Mensagens: 561
Registrado em: Qua Abr 15, 2009 3:04 pm
Localização: Cuiabá/MT
Contato:

Mensagem por Kamikaze-MT »

Sempre aprendendo no e-voo!!! hehehehe
Responder