Radio Controle Alternativo (com XBee + Arduino)

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
felipen1
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 12:35 pm
Localização: Fortaleza,Ceara

Radio Controle Alternativo (com XBee + Arduino)

Mensagem por felipen1 »

já algum tempo venho praticando o aeromodelismo e sempre quis fazer algo diferente que não seja compra tudo pronto (meu primero aeromodelo compre tudo e so montei) sempre quis usar um controle diferente já que não gosto de controle tradicional.

aproveitar meus conhecimento em eletronica e conversando com um amigo que fez um helicóptero controlado por um teclado de netbook decidi utilizar um controle de videogame para controlar meu avião e como meu amigo avia me mostrado usei o Xbee PRO S2B que e um transmissor e receptor (altamente confiável com alcance de 1,3 Km , tendo ate criptografia) o problema para usar ele precisei usar um micro controlador para traduzir a comunicação digital dele para impulsos de servo
[img:906ad5d443]http://felipen1.sites.uol.com.br/untitled.png[/img:906ad5d443]
mas com a cegada do arduino usar um micro controlador tornou uma tarefa que qualquer um que saiba um pouco de c++ pode realizar ainda com o xbee shield do arduino que permite usar ele com o Xbee

xbee shield
[img:906ad5d443]http://felipen1.sites.uol.com.br/untitled01.png[/img:906ad5d443]

arduino
[img:906ad5d443]http://felipen1.sites.uol.com.br/untitled02.png[/img:906ad5d443]

ficando ate simples de entender
lembrando um servo trabalha identificando os pulsos que o receptor envia para ele
assim
o servo lê o sinal do canal de informação que vai de 0 a 180 sendo 0 o limite que vc consegue mover o servo para um dos lados e 180 o limite para o outro lado
assim controle padrão de aeromedelo quando não pressiona nada ele manda um valor para o servo que equivale a 90 o servo então posiciona-se no meio
e quando vc empurra um pouco o acelerador para cima ele vai alterando o esse valor que ta em 90 de acordo ao tanto que vc vai apertando
sendo assim se vc empurra ate o final ele vai para 180
muitos depois de lerem isso devem ta achando que eu irei usar os analógicos do controle já que ele trabalha da mesma maneira que o controle tradicional de aeromodelo mas como já que gosto dos botões decidiu usar os botões (que trabalham com 0 para não pressionado e com 1 para pressionado) assim fica a cargo do meu micro controlador traduzir os comando que envio notbook

para o acelerador
quando a perto a seta para cima do teclado o micro controlador que tava enviando 90 para o speed control do motor passa a enviar 100 assim o motor começa a gira com cerca de 10% da força máxima (lembrando que a força máxima e quando ele envia 180) e toda vez que aperto para cima ele vai aumentando de 10 em 10 ate atingir 180 e quando aperto para baixo ele reduz de 10 em 10

estabilizadores
para comandar os estabilizadores não poderia ser de 10 em 10 como fia para a aceleração então depois de quebra muito a cabeça pensei

o estabilizador vertical quando o servo ta recebendo 90 ele fica reato e quando o valor vai aumentando ele se mexe de acordo com o valor se for maior que 90 ele vai para cima e se for menor ele vai para baixo

só que eu pensei eu to com um controle e quero usa botões como vou controlar meu aeromodele com precisão (no controle da velocidade fico muito preciso mas e lento) então decide quando eu aperta o botão para estabilizador subir para cima o microcontrolador que tava enviando 90 para o servo aumenta para 120 em outras palavras meu estabilizador ira mo-verse cerca de 30% do máximo permitindo controlar suavemente o avião e quando eu pressionar 2 vexes seguidas o botão ele ira mover o estabilizador 100%

fazendo dessa forma para todos os estabilizadores e para o servo dois ailerons também usei o mesmo mesmo principio pressiona uma vez 30% e duas 100%
(na primeira vez que testei coloquei para voar era 50% e 100% mas reduziu para 30% e 100% para ser um vou mais suave)

como fico o speed controlligado ao arduino + xbee shield + Xbee

[img:906ad5d443]http://felipen1.sites.uol.com.br/untitled03.JPG[/img:906ad5d443]

[img:906ad5d443]http://felipen1.sites.uol.com.br/untitled04.JPG[/img:906ad5d443]

depois de ler tudo vc mi pergunta, vc tinha dito que ia controlar num controle de videogame mas mas tava falando em teclado de netbook ai eu respondo pegue um controle usb para pc um programa que quando vc aperta uma teca do controle ele pressiona uma do teclado para vc (ex : Xpadder) e pronto
Não quero ser como todo mundo quero ser diferente
Avatar do usuário
rodrigo2019
membro
Mensagens: 327
Registrado em: Seg Abr 26, 2010 10:54 pm
Localização: Curitiba, Pr

Mensagem por rodrigo2019 »

ja voou então? tem video? :D
felipen1
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jan 20, 2012 12:35 pm
Localização: Fortaleza,Ceara

Mensagem por felipen1 »

sim já vou tranquilo só não fiz vídeo porque não tinha alguém para filma
abracos felipe
Responder