Ajuda com elementos de fixação

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Kaline Ventura
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:51 pm

Mensagem por Kaline Ventura »

Olá pessoal, sou iniciante aqui no forum como no aeromodelismo.
Gostaria de pedir a ajuda de vocês sobre elementos de fixação com baixo peso, que não influencie demais no peso total do avião.
Já encontrei muita coisa sobre os parafusos de nylon, alguém sabe me explicar melhor como funcionam?
E se há outros elementos com baixo peso...
Enfim, obrigada desde já.
Ate mais.
RodolfoNilton
membro
Mensagens: 56
Registrado em: Dom Jun 10, 2007 2:36 pm
Localização: Itapipoca

Mensagem por RodolfoNilton »

Ola Kaline bem vinda ao forum, olha é uma raridade uma mulher por aqui! Tenta dar uma pesquisada no mecanismo de busca do site que tem bastante coisas interessante! Abração!
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8230
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

se nos contar o que pretende fazer, fica mais fácil de palpitar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14800
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Kaline,

Já usei parafusos de nylon direto em rosca feita na madeira (compensado leve), com porcas de nylon, com porcas auto-fixantes de metal e com porcas de metal. Tudo depende do que se pretende.

Nem sempre é preciso usar nylon para ter baixo peso, alguns de meus modelos usam parafusos normais em aço, mas pequenos, com arruelas finas e se necessário com uma proteção de PVC ou policarbonato (de cartão magnético) sob a arruela para distribuir a pressão na madeira.

Também uso bastante velcro colado direto na madeira ou espuma e no item que pretendo fixar. Já cheguei inclusive a fixar asas com cinta de velcro em alguns modelos.

Para fixar asas é muito comum utilizar elásticos, disponíveis em diversos tamanhos.
Avatar do usuário
Kaline Ventura
membro
Mensagens: 2
Registrado em: Qua Jan 04, 2012 10:51 pm

Mensagem por Kaline Ventura »

Muito obrigada pessoal... vou pesquisar melhor.
E adorei as dicas de Alex, vou me aprofundar mais.
Este assunto é sobre meu estagio probatorio, eu entrei em um projeto na universidade e este foi o assunto que tenho que apresentar pra equipe.
O professor foi claro quando disse que queria novas ideias, sobre elementos com baixo peso porque o que estao usando sao muito pesados e assim torna o avião mais pesado.

Ah sim, já estou acostumada a quase não encontrar mulheres nesta area. Só há eu de engenheira no grupo e sou uma das poucas no meu curso de eng. mecanica.
Mais uma vez obrigada pela atenção.
Qualquer duvida, volto a perguntar a vocês.
Responder