Aeromodelos em policarbonato alveolar - SkyRay vídeo
Enviado: Sex Mar 02, 2012 7:10 pm
[size=18:17ce7f0417][b:17ce7f0417]O material:[/b:17ce7f0417][/size:17ce7f0417]
Como um bom construtor compulsivo inscrito na ACCA, não consigo ficar sem realizar a construção de um aeromodelo, pelo menos à cada 15 dias! Apesar de estar envolvido na recuperação de alguns aeromodelos e no projeto do GBR3, que encontra-se em andamento, apesar de meio parado.
Outro dia desses, quando estava na gráfica do colega que imprime minhas artes gráficas para a entelagem dos meus aeromodelos, deparei-me com um material interessante. Trata-se de policarbonato alveolar.
[img:17ce7f0417]https://public.blu.livefilestore.com/y1p1X7QJeSpfw_ExaWxBbx6HeF74zmnXLjZT0cmA4wZR567f9tQZDX520IgzWfmsR6l9US0ftVYxOmxrCIDV_p_kQ/Ghost%20Arrow%20043p.jpg[/img:17ce7f0417]
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Sou oftalmologista e sei que uma das resinas mais resistentes à impacto no mercado é o policarbonato, além de ser uma das mais leves. Atualmente é uma das mais utilizadas na confecção de lentes de grau.
Por isso, perguntei-me: seria possível utilizar este material na construção de aeromodelos? Se fosse possível, seria bem interessante ter um aeromodelo resistente à impactos e ao mesmo tempo semi-TRANSPARENTE! Na minha maneira de pensar, ficaria muito interessante.
Então saí à caça do tal material. Foi um pouco difícil encontrar, em função da região onde moro. Mas comprei duas folhas de 1,10m x 6m por R$ 180,00 cada uma.
As características desse material são:
Densidade = 1,20 g/cm³
Absorção de Água (4 horas) = 0,35%
Permeabilidade à água < 2,28 g/m²
[i:17ce7f0417][b:17ce7f0417]Propriedades Mecânicas:[/b:17ce7f0417][/i:17ce7f0417]
Alongamento à Tracção > 60 Mpa
Resistência à Tracção >70 Mpa
Alongamento no Limite Elástico = 6 - 8%
Alongamento à Ruptura > 100%
Módulo de Elasticidade > 2.300 Mpa
Resistência ao Impacto (Charpy) > 50 kJ/m²
[i:17ce7f0417][b:17ce7f0417]Propriedades Ópticas:[/b:17ce7f0417][/i:17ce7f0417]
Transmissão Luminosa
Transparente = 88 %
Opal = 46%
[i:17ce7f0417][b:17ce7f0417]Transmição Solar[/b:17ce7f0417][/i:17ce7f0417]
Transparente = 83%
Opal = 51%
É um material um pouco difícil de trabalhar à primeira vista, mas com o tempo, vamos encontrando a melhor maneira.
Inicialmente, fiz uma comparação entre o peso deste material e o depron de 5mm que possuo. Cortei 2 pedaços do mesmo tamanho de ambos os materiais e pesei em balança eletrônica. Encontrei que o policarbonato é 3 vezes mais pesado que o depron. Ou seja, não é possível construir aeromodelos pequenos mas, vamos ver o que conseguimos.
O material pode ser cortado com serra tico-tico usando serra de metal (dentes finos), quando formos realizar grandes cortes. Para detalhes ou cavidades, podemos usar o estilete (prepare-se para fazer um pouco de força!) ou então a dremel com um disco de corte.
Para colagem, experimentei 3 opções: cola de contato (sapateiro), cola ciano-acrilato (bonder) e cola de isopor. Para as três opções, consegui realizar a colagem de dois pedaços de material que ficaram firmemente aderidos. Não consegui soltá-los, apesar de ter colocado bastante força. As peças, após passada a cola, foram fixadas utilizando grampos de pressão para garantir um melhor contato entre as superfícies.
[size=18:17ce7f0417][b:17ce7f0417]O modelo escolhido:[/b:17ce7f0417][/size:17ce7f0417]
Para o projeto piloto no uso deste material nas minhas construções (pode ser que alguém já tenha utilizado... mas desconheço.), escolhi algo bem fácil, simples e rápido de construir, pois desejava concluir no decorrer desta semana para inaugurar tentar fazer o primeiro vôo no próximo sábado.
Encontrei um projeto de uma asa voadora que é feita basicamente utilizando uma folha de depron dobrada. O nome original do projeto é [b:17ce7f0417]PIBROS[/b:17ce7f0417], e pode ser encontrado sua planta na internet, gratuitamente.
Como é de praxe minha, fiz algumas modificações na planta inicial para adequá-la ao peso final estimado, tendo por base minha eletrônica e o material que iria utilizar.
[img:17ce7f0417]https://public.blu.livefilestore.com/y1p6bCX2kV2rpt1gosaD--2y6kjvTu9F97zQN3A_Yy5tLDl0D2fJkto0w1ONnuF1ywRYd20MF_mzXbx8eScNlD5og/Ghost%20Arrow%20001pa.jpg[/img:17ce7f0417]
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As dimensões finais do meu projeto foram 1m de envergadura por 50cm de corda raiz.
Para a realização do projeto precisaria então de um pedaço de policarbonato alveolar de 100 cm x 50 cm, que seria cortado conforme vemos no desenho acima, retirando-se os elevons, que seriam cortados à parte.
[size=18:17ce7f0417][b:17ce7f0417]A eletrônica prevista:[/b:17ce7f0417][/size:17ce7f0417]
Motor = TP 450-Size 2415-03T Brushless Heli Motor 4850kv
[img:17ce7f0417]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/6261.jpg[/img:17ce7f0417]
ESC = HobbyKing Red Brick 70A ESC (Opto)
[img:17ce7f0417]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/catalog/18009.jpg[/img:17ce7f0417]
Bateria = Lipo 3S 4000mAh 20C (Zippy)
Servos = Turnigy TGY S3317B
Hélice = 5.5x4.5
Com este setup, medi no meu sistema "altamente preciso" de empuxo medi 1,1 Kg com 79A de pico e a temperatura do motor, após 5 segundos de teste chegou a 56oC. Tenho algumas dúvidas quanto às medidas de corrente feitas com meu medidor :oops: por isso vou manter este ESC apesar de saber que, se esta medida estiver correta, ele não é o adequado. Vamos ver como se comporta em vôo.
À seguir, a montagem da asa voadora Ghost Arrow!
Disney
Como um bom construtor compulsivo inscrito na ACCA, não consigo ficar sem realizar a construção de um aeromodelo, pelo menos à cada 15 dias! Apesar de estar envolvido na recuperação de alguns aeromodelos e no projeto do GBR3, que encontra-se em andamento, apesar de meio parado.
Outro dia desses, quando estava na gráfica do colega que imprime minhas artes gráficas para a entelagem dos meus aeromodelos, deparei-me com um material interessante. Trata-se de policarbonato alveolar.
[img:17ce7f0417]https://public.blu.livefilestore.com/y1p1X7QJeSpfw_ExaWxBbx6HeF74zmnXLjZT0cmA4wZR567f9tQZDX520IgzWfmsR6l9US0ftVYxOmxrCIDV_p_kQ/Ghost%20Arrow%20043p.jpg[/img:17ce7f0417]
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Sou oftalmologista e sei que uma das resinas mais resistentes à impacto no mercado é o policarbonato, além de ser uma das mais leves. Atualmente é uma das mais utilizadas na confecção de lentes de grau.
Por isso, perguntei-me: seria possível utilizar este material na construção de aeromodelos? Se fosse possível, seria bem interessante ter um aeromodelo resistente à impactos e ao mesmo tempo semi-TRANSPARENTE! Na minha maneira de pensar, ficaria muito interessante.
Então saí à caça do tal material. Foi um pouco difícil encontrar, em função da região onde moro. Mas comprei duas folhas de 1,10m x 6m por R$ 180,00 cada uma.
As características desse material são:
Densidade = 1,20 g/cm³
Absorção de Água (4 horas) = 0,35%
Permeabilidade à água < 2,28 g/m²
[i:17ce7f0417][b:17ce7f0417]Propriedades Mecânicas:[/b:17ce7f0417][/i:17ce7f0417]
Alongamento à Tracção > 60 Mpa
Resistência à Tracção >70 Mpa
Alongamento no Limite Elástico = 6 - 8%
Alongamento à Ruptura > 100%
Módulo de Elasticidade > 2.300 Mpa
Resistência ao Impacto (Charpy) > 50 kJ/m²
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Transmissão Luminosa
Transparente = 88 %
Opal = 46%
[i:17ce7f0417][b:17ce7f0417]Transmição Solar[/b:17ce7f0417][/i:17ce7f0417]
Transparente = 83%
Opal = 51%
É um material um pouco difícil de trabalhar à primeira vista, mas com o tempo, vamos encontrando a melhor maneira.
Inicialmente, fiz uma comparação entre o peso deste material e o depron de 5mm que possuo. Cortei 2 pedaços do mesmo tamanho de ambos os materiais e pesei em balança eletrônica. Encontrei que o policarbonato é 3 vezes mais pesado que o depron. Ou seja, não é possível construir aeromodelos pequenos mas, vamos ver o que conseguimos.
O material pode ser cortado com serra tico-tico usando serra de metal (dentes finos), quando formos realizar grandes cortes. Para detalhes ou cavidades, podemos usar o estilete (prepare-se para fazer um pouco de força!) ou então a dremel com um disco de corte.
Para colagem, experimentei 3 opções: cola de contato (sapateiro), cola ciano-acrilato (bonder) e cola de isopor. Para as três opções, consegui realizar a colagem de dois pedaços de material que ficaram firmemente aderidos. Não consegui soltá-los, apesar de ter colocado bastante força. As peças, após passada a cola, foram fixadas utilizando grampos de pressão para garantir um melhor contato entre as superfícies.
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Para o projeto piloto no uso deste material nas minhas construções (pode ser que alguém já tenha utilizado... mas desconheço.), escolhi algo bem fácil, simples e rápido de construir, pois desejava concluir no decorrer desta semana para inaugurar tentar fazer o primeiro vôo no próximo sábado.
Encontrei um projeto de uma asa voadora que é feita basicamente utilizando uma folha de depron dobrada. O nome original do projeto é [b:17ce7f0417]PIBROS[/b:17ce7f0417], e pode ser encontrado sua planta na internet, gratuitamente.
Como é de praxe minha, fiz algumas modificações na planta inicial para adequá-la ao peso final estimado, tendo por base minha eletrônica e o material que iria utilizar.
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As dimensões finais do meu projeto foram 1m de envergadura por 50cm de corda raiz.
Para a realização do projeto precisaria então de um pedaço de policarbonato alveolar de 100 cm x 50 cm, que seria cortado conforme vemos no desenho acima, retirando-se os elevons, que seriam cortados à parte.
[size=18:17ce7f0417][b:17ce7f0417]A eletrônica prevista:[/b:17ce7f0417][/size:17ce7f0417]
Motor = TP 450-Size 2415-03T Brushless Heli Motor 4850kv
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ESC = HobbyKing Red Brick 70A ESC (Opto)
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Bateria = Lipo 3S 4000mAh 20C (Zippy)
Servos = Turnigy TGY S3317B
Hélice = 5.5x4.5
Com este setup, medi no meu sistema "altamente preciso" de empuxo medi 1,1 Kg com 79A de pico e a temperatura do motor, após 5 segundos de teste chegou a 56oC. Tenho algumas dúvidas quanto às medidas de corrente feitas com meu medidor :oops: por isso vou manter este ESC apesar de saber que, se esta medida estiver correta, ele não é o adequado. Vamos ver como se comporta em vôo.
À seguir, a montagem da asa voadora Ghost Arrow!
Disney