C.I.P.A.A.E - Segurança - Importante

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

C.I.P.A.A.E - Segurança - Importante

Mensagem por Gilberto »

[size=16:62ff3737fc]C.I.P.A.A.E - Comissão de Investigação e Prevenção de Acidentes com Aeromodelos Elétricos[/size:62ff3737fc]

Eis um tópico muito importante, vamos rechear este fórum com as informações e dicas de segurança para o nosso Hobby, vou começar com algumas dicas e espero que os demais colegas deem sequência:

1- sempre construa o seu aeromodelo dentro dos princípios da aerodinâmica e com capricho, aeromodelos mal feitos são perigosos.

2- sempre faça uma inspeção de pré voo no seu modelo para ter certeza de que está tudo bem fixado, todas as conexões elétricas verificadas e os comandos corretos. Faça um "check list".

3- não carregue a bateria de LiPo sobre o motor do carro, se ela pegar fogo o seu carro vai junto, faça uma extensão e afaste o carregador da bateria do carro.

4- nunca voe sobre as pessoas, um eventual descuido ou falha no equipamento pode gerar ferimentos (principalmente helicópteros). Voar sobre os carros poderá causar uma despesa grande.

5- depois de conectar a bateria no aeromodelo, tome cuidado como stick do acelerador, principalmente quando usar a correia de pescoço, pois no balanço do rádio ele pode tocar no seu corpo e acelerar o motor inadvertidamente.
.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
Avatar do usuário
Camacho
membro
Mensagens: 1507
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 7:37 pm
Localização: ÔRRA, PAULISTA, MEU!!!

Mensagem por Camacho »

6- sempre sinalize suas intenções em alto e bom som.
"pista-pouso"
"pista-decolagem"
"pista para rasante"
"pista sem motor"
"rádio"-em caso de interferência(não tão comum hoje em dia com os 2.4, mas...)

mesmo sendo o seu o unico modelo em voo-os demais pilotos ficam cientes do que você pretende e alertas em uma eventual situação de emergência.

7-voos rasantes devem sempre ser efetuados contra o vento e após previa comunicação aos demais pilotos em voo
Avatar do usuário
DREYER
membro
Mensagens: 147
Registrado em: Sáb Nov 13, 2010 11:29 am
Localização: Cascavel, Parana

Mensagem por DREYER »

Piloto em treinamento!!!
Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5377
Registrado em: Qua Fev 24, 2010 11:47 pm

Mensagem por Mac2 »

Cuidado com o Fail Safe de alguns rádios. Se por ventura você esquecer de desligar o RX antes do TX, poderá acontecer um acidente. Aconteceu comigo, fiquei com o braço todo cheio de cicatrizes por causa da hélice.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Vamos incluir mais alguns itens:

- Antes de fazer uma manobra mais radical (loopings, subidas verticais e rasantes) verificar se não tem outro modelo no caminho. As colisões costumam ser catastróficas.

- Sempre que for entrar na pista, por qualquer motivo, sempre grite "PISTA" e tenha certeza de que todos ouviram.

- Não leve o seu modelo mais longe do que você pode ter certeza de poder discernir a atitude e posição que ele se encontra para evitar perda de referência.

- Se após um voo você perceber que qualquer parte do modelo está danificada, frouxa, descolada ou folgada, não volte a voar sem antes resolver o problema, e se não for possível reparar na pista, volte para casa para consertar, não tente voar assim mesmo.

- Use sempre o bom senso, a ânsia de voar deve ser contida em prol da segurança, é melhor ficar curtindo o voo dos outros do que correr o risco de ferir alguém ou causar prejuízos a si mesmo ou para terceiros pelas más condições do seu aeromodelo.
Avatar do usuário
alexandre lopes
membro
Mensagens: 1647
Registrado em: Seg Abr 05, 2010 5:35 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP
Contato:

Mensagem por alexandre lopes »

8 - Voe sempre na rota de voo.

9 - Voe sempre na caixa de voo.

10 - Vai fazer acrobacia?! Estude, decore e pratique pelo menos a gama de acrobacias do Imac Basic em ambos os sentidos do vento.

Se não tem capacidade para executar uma "jam session" de manobras, pelo menos execute as que sabe na rota de voo, assim não estraga a higiene mental de quem voa na caixa de voo!
man1aco
membro
Mensagens: 579
Registrado em: Sáb Out 06, 2012 1:19 pm
Localização: São José do Rio Preto - SP

Mensagem por man1aco »

11 - Não prenda fogos de artificio em qualquer aeromodelo, ainda mais os que não voam bem e se jogam contra o publico.

Só estou citando porque eu presenciei acontecer essa aberração.

Não sei nem porque ainda volto na Coopen, ja tive o desprazer de colidir de frente meu stick asa baixa contra um P-47 que veio chutado na contramão do vento, advinha quem pousou quase sem danos apenas com uma morsinha na asa ( não fui eu ).
Avatar do usuário
CONDOR 2
membro
Mensagens: 3310
Registrado em: Sex Nov 19, 2010 10:19 am
Localização: São Paulo- SP

Mensagem por CONDOR 2 »

12 - Voe sempre em um lugar livre de obstáculos ou pessoas muito próximas do local.
Até onde posso vou deixando o melhor de mim...Se alguém não viu foi por falta de amor no coração...ÓIA !!!!!!
Avatar do usuário
Paulo Mormello
membro
Mensagens: 613
Registrado em: Qua Out 14, 2009 10:12 am
Localização: Curitiba/Pr

Mensagem por Paulo Mormello »

Sempre usar o Safety Stick ou Starter elétrico para dar partida em motores Glow.
Avatar do usuário
paulorunai
membro
Mensagens: 125
Registrado em: Ter Mai 31, 2011 7:17 pm
Localização: Unaí - MG

Mensagem por paulorunai »

13- Antes de cada vôo e no intervalo entre eles, fazer uma revisão no modelo, a fim de verificar se algo está frouxo ou fora do lugar. Uma vez o modelo voando, pode perder comando e apresentar diversas falhas, ocasionando possível perda do modelo e em casos mais graves, ferir ou até mesmo matar uma pessoa.

14- Mantenha os curiosos sempre atrás do piloto e com uma boa distância entre eles, assim não atrapalha a visão do piloto para com seu modelo.

15- Crianças são sempre imprevisíveis, portanto sempre é bom que além do piloto, esteja junto outra pessoa que fique responsável de ''cuidar'' dos pequenos.
-----------
Paulo Ricardo
Responder