É possível um aeromodelo à jato quebrar a barreira do som?
- jujuba
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- Registrado em: Qua Mar 14, 2007 11:41 am
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É possível um aeromodelo à jato quebrar a barreira do som?
Pois é, eu moro do lado da base aérea daqui de Manaus e hoje de manhã eu estava olhando os caças F-5 da FAB decolando.
Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.
Aí fiquei matutando com as minhas idéias e devaneios.
Será que é possível que um aeromodelo dotado de uma turbina com mais giro do que as atuais possa quebrar a barreira do som?
Será que existe essa tecnologia miniaturizada?
Será que algum dia alguem vá fazer esse experimento?
Será que é viável?
Acho que a fuselagem do modelo teria de ser de fibra de carbono ou alumínio aeronáutico mesmo.
O alcance teria de ser no mínimo uns dez km.
É, talvez nunca se faça isso!
Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.
Aí fiquei matutando com as minhas idéias e devaneios.
Será que é possível que um aeromodelo dotado de uma turbina com mais giro do que as atuais possa quebrar a barreira do som?
Será que existe essa tecnologia miniaturizada?
Será que algum dia alguem vá fazer esse experimento?
Será que é viável?
Acho que a fuselagem do modelo teria de ser de fibra de carbono ou alumínio aeronáutico mesmo.
O alcance teria de ser no mínimo uns dez km.
É, talvez nunca se faça isso!
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
- magnoudia
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Pra começar, é muita velocidadeseria quase impossivel controlar isso sem um sistema de fpv, e esse teria de ser muito bem montado pra não se arrancar com o arrasto do ar. Foea que se não me engano existem leis que proibem a execução de voos dessa velocidade sobre o continente, devido a fenomenos ocorridos no momento da quebra da barreira do som.
Mas é possível sim.
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.
Marco Aurélio
SD-10G/F3J Supra/DG808S 4m/Condor 3m/DLG Steigeisen... e uma zag
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- Renato_Pullin
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Re: É possível um aeromodelo à jato quebrar a barreira do so
[quote:0a49bf1c9b="jujuba"]Pois é, eu moro do lado da base aérea daqui de Manaus e hoje de manhã eu estava olhando os caças F-5 da FAB decolando.
Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.
[/quote:0a49bf1c9b]
O F-5E tem 14.45 metros de comprimento e 8.13 metros de envergadura, pesa vazio 7157 kilos e seu peso máximo de decolagem é 11214 kilos.
Olhando de perto você vê que eles não são tão grandes assim, acho que umas quatro ou cinco vezes o tamanho de um aeromodelo à jato dos grandes.
[/quote:0a49bf1c9b]
O F-5E tem 14.45 metros de comprimento e 8.13 metros de envergadura, pesa vazio 7157 kilos e seu peso máximo de decolagem é 11214 kilos.
Renato D. Pullin
- jujuba
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[quote:490a196986="Lambreta"]Mas é possível sim.
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:490a196986]
O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:490a196986]
O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?
A verdadeira sabedoria está em saber que você não sabe nada!
[quote:f77d9f5a17="jujuba"][quote:f77d9f5a17="Lambreta"]Mas é possível sim.
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:f77d9f5a17]
O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?[/quote:f77d9f5a17]
uai.. Mach 1 = 340 m/s.
E isso tem que voar alto.. se voar alto, não dá pra ver.
Daí precisa de algo além de um 9X pra controlar! Uma estação de controle, digamos (semelhante a aquelas usadas em SAMs).
o record de DS só foi possível por conta da órbita, senão, esquece!
Um aeromodelo, digamos de 4m de comprimento (aerodinamica balística, claro), com empuxo suficiente pra Mach 1, é um "míssel"!
Exige tempo de respostas sobre-humanos.
E cai nos VANTs....
Contornando o problema chamado "controle", totalmente possível.
Porém, custos e interesses tornam inviáveis.
Acho o record de velocidade de um aeromodelo são as 498mph (mach 0,69) do planador em DS.[/quote:f77d9f5a17]
O que seria esse "controle totalmente possível" Lambreta?[/quote:f77d9f5a17]
uai.. Mach 1 = 340 m/s.
E isso tem que voar alto.. se voar alto, não dá pra ver.
Daí precisa de algo além de um 9X pra controlar! Uma estação de controle, digamos (semelhante a aquelas usadas em SAMs).
o record de DS só foi possível por conta da órbita, senão, esquece!
Um aeromodelo, digamos de 4m de comprimento (aerodinamica balística, claro), com empuxo suficiente pra Mach 1, é um "míssel"!
Exige tempo de respostas sobre-humanos.
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Marco Aurélio
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- Gilberto
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[quote:f6673e8e94]....dotado de uma turbina com mais giro do que as atuais.....[/quote:f6673e8e94]
Quanto maior o motor, menor a RPM, não é a RPM que define o empuxo de um motor a reação, mas uma série de fatores extremamente complexos que são inviáveis para aeromodelismo.
Em 14 de outubro de 1947 os americanos conseguiram superar a velocidade do som após 50 tentativas de voo com o Bell X-1, movido a motor foguete.
[img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f3/XLR-11.jpg/95px-XLR-11.jpg[/img:f6673e8e94] [img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/BellX-1.jpeg/320px-BellX-1.jpeg[/img:f6673e8e94]
Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.
Quanto maior o motor, menor a RPM, não é a RPM que define o empuxo de um motor a reação, mas uma série de fatores extremamente complexos que são inviáveis para aeromodelismo.
Em 14 de outubro de 1947 os americanos conseguiram superar a velocidade do som após 50 tentativas de voo com o Bell X-1, movido a motor foguete.
[img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/f3/XLR-11.jpg/95px-XLR-11.jpg[/img:f6673e8e94] [img:f6673e8e94]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cf/BellX-1.jpeg/320px-BellX-1.jpeg[/img:f6673e8e94]
Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.
Avião tem cauda e não calda; Avião tem nariz e não bico; Avião plana e não plaina; É fuselagem e não fuseca.
[quote="Gilberto"][quote:3c2680c593]
Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.[/quote:3c2680c593]
Esse é um dos motivos que bastam 150 cv pra fazer um carro andar a 200kph.
Mas precisou de 1001cv para o Veyron fazer 435kph.
Voltando ao aermodelo..
http://www.fai.org/fai-record-file/?recordId=16350
Atual record FAI.
O voo DS não é homologado ainda pois a FAI está desenvolvendo regras para a modalidade, devido ao seu crescimento (já existem eventos dedicados a prática).
Não encontrei record de jatos rc, certamente o pessoal que voa a categoria sabe dizer.
Mas... o aeromodelo mais rápido do mundo é um planador :lol:
Para vencer o arrasto em uma velocidade tão alta, precisa-se de muita potência, pois a variação do arrasto é diretamente proporcional ao quadrado da velocidade.
Pode ter certeza, um aeromodelo passar dos 400km/h já é uma façanha, triplicar isso é inviável. Só uma grande empresa teria tecnologia e recursos para isso.[/quote:3c2680c593]
Esse é um dos motivos que bastam 150 cv pra fazer um carro andar a 200kph.
Mas precisou de 1001cv para o Veyron fazer 435kph.
Voltando ao aermodelo..
http://www.fai.org/fai-record-file/?recordId=16350
Atual record FAI.
O voo DS não é homologado ainda pois a FAI está desenvolvendo regras para a modalidade, devido ao seu crescimento (já existem eventos dedicados a prática).
Não encontrei record de jatos rc, certamente o pessoal que voa a categoria sabe dizer.
Mas... o aeromodelo mais rápido do mundo é um planador :lol:
Marco Aurélio
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