Helis a beira mar

Espaço dedicado aos amantes desta modalidade de voo, divida suas experiencias/ideias com outros colegas!

Avatar do usuário
bahlis
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 12:36 pm
Contato:

Helis a beira mar

Mensagem por bahlis »

Moro numa cidade litorânea e tenho uma área de voo a uns 500m da linha do mar. Voo neste lugar a 2 anos, quase todas as tardes. Nunca tive nenhum problema com meus eletrônicos, esc, bec, rx, tx, fbl, motor, servos e nem com as partes mecânicas como rotor principal e de cauda.
Tenho uma outra área com dunas, bem segura para voo, onde a linha de voo fica a uns 150m do mar. O visual é maravilhoso, porém minha dúvida é se esta proximidade com mar pode me trazer problemas mecanicos ou eletronicos(devido a maresia). Alguém que voe a mais tempo próximo do mar pode me dizer algo..
Abç
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, eu voei meu primeiro heli, 450, em Guarapari por 9 meses.

Quando a maresia vem forte, e você voa, eu reparei que o arame do flybar, parafusos onde recebem fluxo de ar intenso, tendem a enferrujar muito rápido.

Mas tipo, nestes dias, dá para prever. O clima muda muito, com o ar meio salgado.

O que eu fazia: ou não voava, ou, passava um pouco de silicone para amenizar.

Basicamente, se estiver protegido, com termo retrátil, ou outras coisas do gênero, não vejo maiores problemas com as partes metálicas.
Avatar do usuário
Carlos Philliph
membro
Mensagens: 202
Registrado em: Qua Dez 22, 2010 12:41 am
Localização: Fortaleza-CE / Petrolina-PE

Mensagem por Carlos Philliph »

Cara eu moro em Fortaleza-CE, minha casa fica a uns 4km da praia e o campo onde voo fica a uns 2km da praia, e aqui o negócio com a maresia é serio... Meu 600 guardado dentro do case que mandei fazer, enferrujou o eixo principal de uma maneira que so saiu arrancando o rolamento superior... Tudo enferruja bem rápido, e uma coisa que fazemos para evitar problemas como esses é usar wd40 para remover e prevenir a ferrugem e tentar manter as partes metálicas sempre lubrificadas com ele. Tirando isso, acredito que não terá tantos problemas!
gustavomves
membro
Mensagens: 367
Registrado em: Sáb Mar 12, 2011 8:06 pm
Localização: Vitória-ES

Mensagem por gustavomves »

[quote:dc4ec802a9="Gazo"]Cara, eu voei meu primeiro heli, 450, em Guarapari por 9 meses.

Quando a maresia vem forte, e você voa, eu reparei que o arame do flybar, parafusos onde recebem fluxo de ar intenso, tendem a enferrujar muito rápido.

Mas tipo, nestes dias, dá para prever. O clima muda muito, com o ar meio salgado.

O que eu fazia: ou não voava, ou, passava um pouco de silicone para amenizar.

Basicamente, se estiver protegido, com termo retrátil, ou outras coisas do gênero, não vejo maiores problemas com as partes metálicas.[/quote:dc4ec802a9]

Fala Gazo, você morou em Guarapari??
Sou nascido em Guarapari e moro atualmente em Vitória, mas sempre tô lá.
Quando aparecer por aqui me avise...assim pode me dar umas aulas de voo, rs...
Quanto a maresia, realmente venho tendo problemas com a oxidação do flybar. Tenho usado o SuperLub para resolver o problema.
Abraços
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

Cara, eu fiz um projeto pela empresa e fiquei 9 meses aí em Guarapari. Eu sou de São Paulo, aquela cidade bem pequena, sabe?

Então, tomem cuidado ao usar WD40. A formulação dele tem menos óleo a mais compostos para desengripar parafusos e eixos. Se for o caso de tirar o eixo, use WD40. Para conservação, ou uso spray de silicone, ou mesmo silicone líquido, ou então, que eu acho a melhor opção, SuperLub.

Eu uso SuperLub desde que comecei com os helis. WD40 nunca mais. Certa vez o WD40 dissolveu uma junta de um motor, mas era de automodelo. Nos helis, desde que piloto, só no SuperLub e Silicone.

Abraços.
Avatar do usuário
bahlis
membro
Mensagens: 313
Registrado em: Sáb Mar 27, 2010 12:36 pm
Contato:

Mensagem por bahlis »

[quote:6cfab262dd="gustavomves"][quote:6cfab262dd="Gazo"]Cara, eu voei meu primeiro heli, 450, em Guarapari por 9 meses.

Quando a maresia vem forte, e você voa, eu reparei que o arame do flybar, parafusos onde recebem fluxo de ar intenso, tendem a enferrujar muito rápido.

Mas tipo, nestes dias, dá para prever. O clima muda muito, com o ar meio salgado.

O que eu fazia: ou não voava, ou, passava um pouco de silicone para amenizar.

Basicamente, se estiver protegido, com termo retrátil, ou outras coisas do gênero, não vejo maiores problemas com as partes metálicas.[/quote:6cfab262dd]

Fala Gazo, você morou em Guarapari??
Sou nascido em Guarapari e moro atualmente em Vitória, mas sempre tô lá.
Quando aparecer por aqui me avise...assim pode me dar umas aulas de voo, rs...
Quanto a maresia, realmente venho tendo problemas com a oxidação do flybar. Tenho usado o SuperLub para resolver o problema.
Abraços[/quote:6cfab262dd]
Meu heli também quando era FB, oxidava o bordo de ataque no arame, outro local que sinto um pouco de oxidação é no eixo principal na parte alta, até onde a bailarina sobe. O resto nunca tive problemas, também uso só spray de silicone nas partes metálicas.
Antes meu voo era a 500m do mar, agora to voando de frente pro mar a uns 150m da agua. To com medo da eletronica, FBL por exemplo.
Grato por todas as respostas.
Abç
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

E eu aqui a mais ou menos 300km do mar e sofro com oxidação, rsrs

O eixo principal do meu 550 está com uma boa "mancha" de oxidação, nem idéia de como foi parar ali, rsrs

Fora isso, tem sempre o maldito suor que detona os parafusos. No 550 os 2 que prendem as pás estão um pouco oxidados por ir buscar o heli depois de um voo e a lateral do meu SD10G descascou em um lugar depois que eu esqueci de limpar... Ê beleza :lol:
Avatar do usuário
Damer
membro
Mensagens: 293
Registrado em: Seg Nov 09, 2009 5:43 pm
Localização: Palmeira das Missoes - RS

Mensagem por Damer »

O eixo principal do meu 550 também está oxidado, tenho por habito borrifar silicone spray a cada 45 dias no rotor principal e trazeiro, creio que proteje bem o sistema...
mr_gledson
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Qui Jun 11, 2009 9:43 pm
Localização: Guaruja/SP

Mensagem por mr_gledson »

Moro também no litoral e mantenho lubrificação constante no meu heli e na eletronica tenho passado silicone spray
Avatar do usuário
ascarabe
membro
Mensagens: 21
Registrado em: Sáb Jan 19, 2008 12:58 am

Mensagem por ascarabe »

MEsmo não morando no litoral sempre mantenho meu heli lubrificado com wd40. Ja deixei ele parado sem lubrificação por 3 meses e ja aprecerem algumas ferrugens no eixo do rotor principal..
Responder