Ligar duas baterias de NiCd no receptor

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Ligar duas baterias de NiCd no receptor

Mensagem por apzeiro »

Pessoal, tudo bem?

Queria saber se é possível ligar duas baterias de NiCd 4.8V em paralelo no receptor?

Estou fazendo um esquema para longa duração e por isso pensei em unir dois packs em paralelo. Será que isso é viável?

Teria algum problema?

Obs.: o aero é glow com todos os servos STD.

Obrigado.
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19364
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Nenhum...
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

Ok Marco. Obrigado.

Vou tentar então fazer essa ligação pra ver se consigo maior durabilidade da bateria.
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
Gazo
membro
Mensagens: 1975
Registrado em: Qua Mar 03, 2010 3:25 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Gazo »

apzeiro,

Imagino que você deva ter estas duas baterias em mãos. Tudo bem.

Mas por exemplo, se forem baterias de 1100 mAh, com 2, teria algo em torno de 2200, caso estejam perfeitas.

Já pensou na possibilidade de montar um BEC com LiPo ou LiFe direto? Eu sei que existem alguns esquemas para alimentação dupla.

O legal de usar LiFe ou LiPo é que o tempo de recarga vai ser por volta de 30 minutos. As NiCds demoram muito. Se você levar para a pista descarregada, não vai conseguir voar antes de umas belas horinhas no carregador.

Isso é só minho opnião. Eu cheguei a voar um com NiCd.

Abraços.
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:a1871a722d="Gazo"]apzeiro,

Imagino que você deva ter estas duas baterias em mãos. Tudo bem.

Mas por exemplo, se forem baterias de 1100 mAh, com 2, teria algo em torno de 2200, caso estejam perfeitas.

Já pensou na possibilidade de montar um BEC com LiPo ou LiFe direto? Eu sei que existem alguns esquemas para alimentação dupla.

O legal de usar LiFe ou LiPo é que o tempo de recarga vai ser por volta de 30 minutos. As NiCds demoram muito. Se você levar para a pista descarregada, não vai conseguir voar antes de umas belas horinhas no carregador.

Isso é só minho opnião. Eu cheguei a voar um com NiCd.

Abraços.[/quote:a1871a722d]
Gazo, agradeço sua atenção.

Mas minha preferência para receptores de aero glow realmente são as NiCd.
Pode ser coisa de antigo, mas eu uso há quase 18 anos essas baterias nos receptores e nunca, absolutamente nunca, tive o menor problema com elas. Claro que como toda bateria elas requerem um cuidado todo especial.

Já vi e já tentei adaptar Lipo, mas não gostei do muito do resultado. Realmente não confio tanto quando as de NiCd.

O tipo de voo que eu faço não requer cargas rápidas na pista. Basta uma recarga lenta durante a noite anterior e é mais do que suficiente para eu gastar 3 tanques.

Minha ideia em fazer isso seria para ter maior capacidade de armazenamento, como se eu tivesse uma caixa d´água maior em casa, mas sem altera o padrão de consumo. Essa ideia seria para fazer um teste em um voo de longa duração, ou seja, acima do que estou acostumado, mas não muito além.

Para receptores eu tenho preferência por bateria de 600mAh a 1000mAh. Unindo duas a intenção é ter o dobro (teórico) da capacidade (que já era suficiente).

Como confio muito nas baterias de NiCd prefiro tentar com elas e já que o Marco me informou que pode-se fazer esse tipo de ligação então vou continuar jogando no mesmo time. Minha dúvida maior realmente era se isso poderia ou não ser feito.

Eu achei na Hobby King um conector em Y para isso, mas me parece que o conector não é padrão e por isso vou acabar optando por uma solda bem feita mesmo.

Muito obrigado.
Abraço a todos
Marcos
Responder