Movimento para um DLG nacional
- Alexandre Cruz
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Movimento para um DLG nacional
Hoje, quando falava com o Régis (E-voo), veio a questão se é possível se ter um DLG competitivo gastando bem menos do que os U$ 400,00 que custa um XP-4.
A idéia desse tópico é primeiramente discutir e projetar o dito cujo, levando em consideração que o custo deve ser baixo porém deve ter desempenho muito próximo dos planadores que importamos.
Feito o projeto e desenho acredito que deveriamos separar as tarefas e montar uma meia-dúzia pra ver como ficou.
Acho que devemos levar em consideração, em ordem de prioridade:
- Tipo de construção (asa, pod)
- Perfil da asa, profundor, leme.
- Geometrias e áreas
-Boom
-Construir
Caso se queria mudar alguma coisa por favor me avisem.
Que começe o projeto!
A idéia desse tópico é primeiramente discutir e projetar o dito cujo, levando em consideração que o custo deve ser baixo porém deve ter desempenho muito próximo dos planadores que importamos.
Feito o projeto e desenho acredito que deveriamos separar as tarefas e montar uma meia-dúzia pra ver como ficou.
Acho que devemos levar em consideração, em ordem de prioridade:
- Tipo de construção (asa, pod)
- Perfil da asa, profundor, leme.
- Geometrias e áreas
-Boom
-Construir
Caso se queria mudar alguma coisa por favor me avisem.
Que começe o projeto!
- Alexandre Cruz
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- Nisito BH-MG
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Estou qerendo entrar nos dlgs. Posso ajudar no que for necessário, porem minha prática com este tipo de materiais não são boas..
A boa e velha asa de balsa com fibra decarbono nas longarinas aquentam que é uma maravilha. Tenho a asa do Puzlle que está assim e ficou muito rígida. Pode-se segurar o planador pela ponta da asa que ela não sede nada..
Bom bonito e barato se comparado com outros tipos de construção de asa, aqui em BH pelo menos sim.
Pra mim melhor opção que resinas e tals..
A boa e velha asa de balsa com fibra decarbono nas longarinas aquentam que é uma maravilha. Tenho a asa do Puzlle que está assim e ficou muito rígida. Pode-se segurar o planador pela ponta da asa que ela não sede nada..
Bom bonito e barato se comparado com outros tipos de construção de asa, aqui em BH pelo menos sim.
Pra mim melhor opção que resinas e tals..
- gustabmo
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Alexandre,
- placa de Stiroplac 120*60cm R$45, dá pra fazer 2.5 asas, R$18/asa
- fibra de vidro 50g/m2 R$10/m2, fazendo em quantidade acho que 1m2 por asa vai ser suficiente: R$10/asa
Carbono precisa tanto pra composto espuma+fibra quanto pra balsa.
Acho dificil que a versao em balsa saia mais barato, sem contar que asa composta é muito mais facil de ser consertada, o aerofolio fica mais preciso, etc etc etc
Pra fazer booms o Edson (harpia aqui no forum) mandou umas dicas muito boas!
Pod dá pra fazer com molde, tem o trabalho de fazer o molde mas rola. Os primeiros eu faria com lost foam mesmo.
Cauda em balsa leve mais fibra de vidro fica otima.
Eu, na minha velocidade habitual (super lenta), estou tentando montar uma linha de producao caseira... a ideia nao é vender mas sim fazer algumas variacoes pra comparar os resultados.
- placa de Stiroplac 120*60cm R$45, dá pra fazer 2.5 asas, R$18/asa
- fibra de vidro 50g/m2 R$10/m2, fazendo em quantidade acho que 1m2 por asa vai ser suficiente: R$10/asa
Carbono precisa tanto pra composto espuma+fibra quanto pra balsa.
Acho dificil que a versao em balsa saia mais barato, sem contar que asa composta é muito mais facil de ser consertada, o aerofolio fica mais preciso, etc etc etc
Pra fazer booms o Edson (harpia aqui no forum) mandou umas dicas muito boas!
Pod dá pra fazer com molde, tem o trabalho de fazer o molde mas rola. Os primeiros eu faria com lost foam mesmo.
Cauda em balsa leve mais fibra de vidro fica otima.
Eu, na minha velocidade habitual (super lenta), estou tentando montar uma linha de producao caseira... a ideia nao é vender mas sim fazer algumas variacoes pra comparar os resultados.
- Sergio Massara
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A asa é que é o problema. Para fazer bagged, não esquecer o custo do setup inicial. Bomba de vácuo, saco para o vácuo, mylar, ferramentas etc. Também tem o aprendizado.
Asa em balsa maciça enfibrada só tendo uma fresadora cnc disponivel. Deve ficar legal e forte. Mas o custo da balsa iria pesar.
O boom _sem dúvida nenhuma_ vale a pena comprar da Polecat.
Eu fiz o pod do meu minitermico com molde de silicone. É tão fácil fazer um molde desse que não compensa usar lost foam no caso de querer mais de 1 peça.
Para plug vcs podem usar o pod da Atlanta ou o do XP4. No meu minitermico o plug foi feito no torno em pvc.
Asa em balsa maciça enfibrada só tendo uma fresadora cnc disponivel. Deve ficar legal e forte. Mas o custo da balsa iria pesar.
O boom _sem dúvida nenhuma_ vale a pena comprar da Polecat.
Eu fiz o pod do meu minitermico com molde de silicone. É tão fácil fazer um molde desse que não compensa usar lost foam no caso de querer mais de 1 peça.
Para plug vcs podem usar o pod da Atlanta ou o do XP4. No meu minitermico o plug foi feito no torno em pvc.
- Alexandre Cruz
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- Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
- Localização: S. Carlos 13564-002
Concordo com o Sérgio, não temos experiência para fazer uma asa a vácuo, e não é tão simples quanto parece, só pra fazer o BA vai demorar um bom tempo. Não esqueçam do custo da resina também (ly 5052) e das luvas, feltros absroventes, rolinhos p/laminação, máscaras, solventes p/ limpeza, além das perdas com o corte to StyroFoam.... Acho que a de balsa pode até empatar o custo (que mesmo asssim deve beirar os R$ 70,00) muito menor do que U$180,00 para amboa os casos.....
Para o boom eu acho melhor comprarmos pronto, duvido fazermos um com qualidade parecida. O pod pode ser em vidro+carbono para reduzir custos com molde de silicone talvez. A cauda não deve variar do que o Gustavo falou, balsa leve com fibrinha.
Vamos tentar definir logo a estrutura da asa para passarmos para a parte aerodinâmica.
Para o boom eu acho melhor comprarmos pronto, duvido fazermos um com qualidade parecida. O pod pode ser em vidro+carbono para reduzir custos com molde de silicone talvez. A cauda não deve variar do que o Gustavo falou, balsa leve com fibrinha.
Vamos tentar definir logo a estrutura da asa para passarmos para a parte aerodinâmica.
- Eduardo Yamin
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Como sempre falo, o foco deve ser a asa, o resto já fazemos bem e com o pé nas costas, por isso: 1º definir de é de balsa ou "composta" isso já define/altera as opções de perfil, a minha opinião:
Se é "composta" devemos ver com o Norberto se há viabilidade de fazer um projeto conjunto, pelo simples fato dele ter o know-how e o maquinário necessário. Não vão pensando que é tão simples cortar uma asa com 7% e o perfil sair correto, quando a precisão é importante, não acho que qualquer um compra styro e saicortando..... ele sabe o que faz. Mais uma coisa, nao adianta querer usar esse tecido de 50g/m2 fica pesada.
Se é balsa, montamos um projeto legal, mandamos cortar a laser, cada um pega o seu "kit" monta e entela. Eu posso fornecer o prepeg de FC na boa.
Se é "composta" devemos ver com o Norberto se há viabilidade de fazer um projeto conjunto, pelo simples fato dele ter o know-how e o maquinário necessário. Não vão pensando que é tão simples cortar uma asa com 7% e o perfil sair correto, quando a precisão é importante, não acho que qualquer um compra styro e saicortando..... ele sabe o que faz. Mais uma coisa, nao adianta querer usar esse tecido de 50g/m2 fica pesada.
Se é balsa, montamos um projeto legal, mandamos cortar a laser, cada um pega o seu "kit" monta e entela. Eu posso fornecer o prepeg de FC na boa.
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- Alexandre Cruz
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Edu, quando flaram com o Norberto sobre isso ele disse que ia custar R$ 300,00 cada asa. Se nosso DLG custar isso é porque exageramos em algum lugar. Eu gostaria de fazer um com menos de R$ 200,00. Por mim fica asa com nervuras e chapeado de balsa, longarina de carbono e vidro a 45.
Não entendo pq com vidro ficaria pesada se as asas dos XP-4 são feitas com aramida desta gramatura....
Não entendo pq com vidro ficaria pesada se as asas dos XP-4 são feitas com aramida desta gramatura....