Movimento para um DLG nacional

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Movimento para um DLG nacional

Mensagem por Alexandre Cruz »

Hoje, quando falava com o Régis (E-voo), veio a questão se é possível se ter um DLG competitivo gastando bem menos do que os U$ 400,00 que custa um XP-4.
A idéia desse tópico é primeiramente discutir e projetar o dito cujo, levando em consideração que o custo deve ser baixo porém deve ter desempenho muito próximo dos planadores que importamos.
Feito o projeto e desenho acredito que deveriamos separar as tarefas e montar uma meia-dúzia pra ver como ficou.
Acho que devemos levar em consideração, em ordem de prioridade:

- Tipo de construção (asa, pod)
- Perfil da asa, profundor, leme.
- Geometrias e áreas
-Boom
-Construir

Caso se queria mudar alguma coisa por favor me avisem.
Que começe o projeto!
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

A asa, levando em consideração nossas experiências de construção, acho que deveria ser feita com nervuras, longarina de carbono e madeira dura (flexão) e fechar um D-box com o chapeado de BA com fibra a 45 graus (torção), tavez vidro de 50g/m2?
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 411
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Estou qerendo entrar nos dlgs. Posso ajudar no que for necessário, porem minha prática com este tipo de materiais não são boas..
A boa e velha asa de balsa com fibra decarbono nas longarinas aquentam que é uma maravilha. Tenho a asa do Puzlle que está assim e ficou muito rígida. Pode-se segurar o planador pela ponta da asa que ela não sede nada..
Bom bonito e barato se comparado com outros tipos de construção de asa, aqui em BH pelo menos sim.

Pra mim melhor opção que resinas e tals..
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1788
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por Marcelo »

Pois é...
Hj No Tc cheguei a conclusao que essa é uma categoria muito dificil para nos Brasileiros....
Deveria ter algo mais acessivel para ter mais adeptos...
é bem dificil conseguir bons resultados com modelos relativamente baratos e faceis de achar..
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Alexandre,

- placa de Stiroplac 120*60cm R$45, dá pra fazer 2.5 asas, R$18/asa
- fibra de vidro 50g/m2 R$10/m2, fazendo em quantidade acho que 1m2 por asa vai ser suficiente: R$10/asa

Carbono precisa tanto pra composto espuma+fibra quanto pra balsa.

Acho dificil que a versao em balsa saia mais barato, sem contar que asa composta é muito mais facil de ser consertada, o aerofolio fica mais preciso, etc etc etc

Pra fazer booms o Edson (harpia aqui no forum) mandou umas dicas muito boas!

Pod dá pra fazer com molde, tem o trabalho de fazer o molde mas rola. Os primeiros eu faria com lost foam mesmo.

Cauda em balsa leve mais fibra de vidro fica otima.

Eu, na minha velocidade habitual (super lenta), estou tentando montar uma linha de producao caseira... a ideia nao é vender mas sim fazer algumas variacoes pra comparar os resultados.
Avatar do usuário
Sergio Massara
membro
Mensagens: 409
Registrado em: Sáb Nov 06, 2004 10:58 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Sergio Massara »

A asa é que é o problema. Para fazer bagged, não esquecer o custo do setup inicial. Bomba de vácuo, saco para o vácuo, mylar, ferramentas etc. Também tem o aprendizado.

Asa em balsa maciça enfibrada só tendo uma fresadora cnc disponivel. Deve ficar legal e forte. Mas o custo da balsa iria pesar.

O boom _sem dúvida nenhuma_ vale a pena comprar da Polecat.

Eu fiz o pod do meu minitermico com molde de silicone. É tão fácil fazer um molde desse que não compensa usar lost foam no caso de querer mais de 1 peça.

Para plug vcs podem usar o pod da Atlanta ou o do XP4. No meu minitermico o plug foi feito no torno em pvc.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Concordo com o Sérgio, não temos experiência para fazer uma asa a vácuo, e não é tão simples quanto parece, só pra fazer o BA vai demorar um bom tempo. Não esqueçam do custo da resina também (ly 5052) e das luvas, feltros absroventes, rolinhos p/laminação, máscaras, solventes p/ limpeza, além das perdas com o corte to StyroFoam.... Acho que a de balsa pode até empatar o custo (que mesmo asssim deve beirar os R$ 70,00) muito menor do que U$180,00 para amboa os casos.....
Para o boom eu acho melhor comprarmos pronto, duvido fazermos um com qualidade parecida. O pod pode ser em vidro+carbono para reduzir custos com molde de silicone talvez. A cauda não deve variar do que o Gustavo falou, balsa leve com fibrinha.
Vamos tentar definir logo a estrutura da asa para passarmos para a parte aerodinâmica.
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6278
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Como sempre falo, o foco deve ser a asa, o resto já fazemos bem e com o pé nas costas, por isso: 1º definir de é de balsa ou "composta" isso já define/altera as opções de perfil, a minha opinião:

Se é "composta" devemos ver com o Norberto se há viabilidade de fazer um projeto conjunto, pelo simples fato dele ter o know-how e o maquinário necessário. Não vão pensando que é tão simples cortar uma asa com 7% e o perfil sair correto, quando a precisão é importante, não acho que qualquer um compra styro e saicortando..... ele sabe o que faz. Mais uma coisa, nao adianta querer usar esse tecido de 50g/m2 fica pesada.

Se é balsa, montamos um projeto legal, mandamos cortar a laser, cada um pega o seu "kit" monta e entela. Eu posso fornecer o prepeg de FC na boa.
sandro_ventania
membro
Mensagens: 200
Registrado em: Ter Mai 02, 2006 6:08 pm
Localização: Rio das Ostras

Mensagem por sandro_ventania »

Olá Pessoal,

vou dar uma opiniao, pois ninguem ainda falou.
nao fica bom, asa de isopor laminada ? usar vacuo nao é dificil em peças pequenas. mas mesmo que a maioria ache, pode-se adotar o metodo de se prensar a asa no molde que fica do bloco de isopor de onde se cortou a asa.
Avatar do usuário
Alexandre Cruz
membro
Mensagens: 1075
Registrado em: Sáb Jan 03, 2004 9:55 pm
Localização: S. Carlos 13564-002

Mensagem por Alexandre Cruz »

Edu, quando flaram com o Norberto sobre isso ele disse que ia custar R$ 300,00 cada asa. Se nosso DLG custar isso é porque exageramos em algum lugar. Eu gostaria de fazer um com menos de R$ 200,00. Por mim fica asa com nervuras e chapeado de balsa, longarina de carbono e vidro a 45.
Não entendo pq com vidro ficaria pesada se as asas dos XP-4 são feitas com aramida desta gramatura....
Responder