Bateria em paralelo , duvidas.

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Bateria em paralelo , duvidas.

Mensagem por RAfael Metring »

Pessoal..

Tenho 2 packs novos e gostaria de ligá-los em paralelo.

Qual as dicas para este tipo de procedimento.

Carregar os dois packs , e ai então soldar os fios da bateria?

Em relação a carga dos packs , não é muito mais facil ocorrer o desbalançeamento ?

É vantagem fazer isso com os packs, levando em consideração que eles estão zero e sem utilidade com a capacidade que tem , ou é preferível deixa-los guardado mesmo?


Agradeço as dicas
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

> Carregar os dois packs ,

Sim

> e ai então soldar os fios da bateria?

Em vez de soldar eu faria um conector em Y.

> Em relação a carga dos packs , não é muito mais facil ocorrer o desbalançeamento ?

Sim e essa é a razao do conector em Y: desse jeito voce pode carregar os packs separadamente e com isso evitar o desbalancemanto entre packs. A questao de desbalanceamento entre celulas voce vai ter que tratar a parte.

> É vantagem fazer isso com os packs, levando em consideração que eles estão zero e sem utilidade com a capacidade que tem , ou é preferível deixa-los guardado mesmo?

Nao é vantagem nao... melhor guardar, pode mandar eles pra mim que eu guardo pra voce! :) :)
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por RAfael Metring »

[quote:4ca665ff59="gustabmo"]> Carregar os dois packs ,

Sim

> e ai então soldar os fios da bateria?

Em vez de soldar eu faria um conector em Y.

> Em relação a carga dos packs , não é muito mais facil ocorrer o desbalançeamento ?

Sim e essa é a razao do conector em Y: desse jeito voce pode carregar os packs separadamente e com isso evitar o desbalancemanto entre packs. A questao de desbalanceamento entre celulas voce vai ter que tratar a parte.

> É vantagem fazer isso com os packs, levando em consideração que eles estão zero e sem utilidade com a capacidade que tem , ou é preferível deixa-los guardado mesmo?

Nao é vantagem nao... melhor guardar, pode mandar eles pra mim que eu guardo pra voce! :) :)[/quote:4ca665ff59]

uhauhaua , valeu pela resposta gustavo.

Se a questão do Y é para balançeamento , meus dois packs tem conectores individuais para balançeamento. Nesta caso torna-se desnecessário o Y creio eu, não ?

Quanto a guardar , quis me referir a guardar para um modelo que use eles do jeito que vieram ao mundo hehehe..

Fora isso eu tenho uma casa de 4 comodos inteira pra guardar pack , mais prometo que quando encher tudo , os outros eu envio pra vc guardar por ai :))
Rodrigo de Jesus
membro
Mensagens: 146
Registrado em: Qua Dez 17, 2003 5:12 pm
Localização: São José dos Campos

Mensagem por Rodrigo de Jesus »

Rafael, com o conector Y você não precisa desmontar os packs, nem soldar nada neles.
É uma forma simples, e que funciona.
E você não corre o risco de estragar suas baterias.

E, quando tiver um motor bem econômico, pode usar o pack isolado mesmo (mais leve)

e não dá para carregar uma célula independente da outra se elas estão soldadas em paralelo.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:d13d70f242="RAfael Metring"]Se a questão do Y é para balançeamento , meus dois packs tem conectores individuais para balançeamento. Nesta caso torna-se desnecessário o Y creio eu, não ?[/quote:d13d70f242]
Nao... Se os packs estao conectados em paralelo voce nunca vai conseguir ter acesso a uma celula isoladamente pra carrega-la, ela sempre vai estar sob tensao, por causa do outro pack que esta em paralelo, e será impossivel voce saber exatamente qual é a tensao da celula separadamente.

O jeito certo de fazer packs em paralelo é paralelizar cada par (ou trinca ou quadra, o que for) de celulas, depois por cada conjunto deste em serie. Daí sim voce pode medir a tensao e até carregar cada conjunto "paralelizado" isoladamente pra verificar ou corrigir questoes de balanceamento.

Como seus packs já estao montados, voce só conseguiria fazer isso desmontando todos eles, mas usando o conector em Y isso nao é necessario.
Gustavo - São Paulo/SP
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:5693f58d3f="Rodrigo de Jesus"]e não dá para carregar uma célula independente da outra se elas estão soldadas em paralelo.[/quote:5693f58d3f]
Taí o Rodrigo que nao me deixa mentir sozinho... :D
Gustavo - São Paulo/SP
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por RAfael Metring »

[quote:cec342b08a="gustabmo"][quote:cec342b08a="Rodrigo de Jesus"]e não dá para carregar uma célula independente da outra se elas estão soldadas em paralelo.[/quote:cec342b08a]
Taí o Rodrigo que nao me deixa mentir sozinho... :D[/quote:cec342b08a]

Deu uma cáfusão aqui :)

Os packs estão em paralelos , mais não cada célula de um em paralelo com a do outro.

Mesmo assim não daria para medir ?
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Nao.

Voce tem que desconectar um pack do outro pra medir/carregar as celulas individualmente.

Se voce puser as celulas em paralelo, daí voce pode entender cada conjunto de celulas como uma só e elas nunca vao se desbalancear entre si. Mas com dois packs em paralelo isso nao acontece.
RAfael Metring
membro
Mensagens: 353
Registrado em: Qua Fev 04, 2004 7:55 pm
Localização: Curitiba-PR
Contato:

Mensagem por RAfael Metring »

[quote="gustabmo"][quote:0f617812d7="RAfael Metring"]

O jeito certo de fazer packs em paralelo é paralelizar cada par (ou trinca ou quadra, o que for) de celulas, depois por cada conjunto deste em serie. Daí sim voce pode medir a tensao e até carregar cada conjunto "paralelizado" isoladamente pra verificar ou corrigir questoes de balanceamento.

[/quote:0f617812d7]

Bom , se uma das celulas do "par" desbalançear o conjunto apresentará uma tensão menor né indicando que aquele par estara com problemas ... mais dai eu teria que desmontar o pack pra balançear a celula separada ne?

Existe algum meio pra evitar isso?
Rafael
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4335
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

[quote:dd444310c5="RAfael Metring"]Bom , se uma das celulas do "par" desbalançear...[/quote:dd444310c5]
Isso nunca vai acontecer. Como as celulas estao em paralelo uma vai manter a tensao da outra. Entenda cada par em paralelo como uma unica celula.


Pensando de outra maneira... eu nao sei como, mas tenho certeza que é possivel pelo menos teoricamente pegar uma celula de 800mAh, desmonta-la , usar o litium que tem dentro dela e remonta-la como duas de 400mAh, certo?

Entao em essencia a celula original de 800mAh é a mesma coisa que duas de 400mAh, certo? Mas voce nao precisa ficar pensando na tensao de cada uma das duas de 400mAh, nao é mesmo?

A mesma coisa acontece com celulas em paralelo... quando voce mede a tensao de uma, esta medindo a de ambas. Por definicao elas terao sempre a mesma tensao.


Já num par de packs em paralelo, isso nao acontece... nessa situacao voce pode ter uma celula desbalanceada, que pode explodir durante a carga.
Gustavo - São Paulo/SP
Responder