Distância

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
ricardo_rmsr
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 14, 2012 7:30 pm
Localização: São Sebastião do Paraíso, Minas Gerias

Distância

Mensagem por ricardo_rmsr »

Boa noite!

Pessoal, estou interessado em adquirir um aeromodelo.

Gostaria de saber o que define a distancia que ele pode voar. É o radio, o receptor ou os dois.

Quanto custa +/- um radio com alcance de 500m?

Obrigado!
Ricardo Rocha
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Primeiro que você dificilmente vai voar mais longe que uns 200m... hehe

O que define? Rádio, RX e qualidade do "link" entre os dois. Diga-se a falta de obstáculos ou algo assim...

Qualquer rádinho da HK deve ter um alcance desses... Mas ir até lá e voltar inteiro? Hehe, depende. Rádio é o equipamento mais importante do conjunto, não adianta querer comprar um meia boca.

Um "razoável" hoje saí na faixa de ~50U$. Um bom? 2.000~2.500U$ :twisted:
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13808
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

O que demanda o alcance não é o rádio e sim o receptor.
Existem receptores do tipo parkflyers, que tem alcance em torno de 300 metros e receptores full range que tem alcance em torno de 1600 metros.
Atualmente existem uns receptores FHSS que tem alcance em torno de 1000 metros.
Mas o alcance depende de alguns fatores que vão desde o local onde você voa, até de como você instala tudo em seu aeromodelo.
Um receptor mal instalado dentro de um aeromodelo, pode ter o alcance reduzido de 1600 metros para míseros 100 metros se não forem tomados os devidos cuidados.
Outra coisa que deve levar em conta em relação ao alcance, é de até onde você conseguirá enxergar o seu aeromodelo, pois a maioria dos aeromodelos parkflyers, a 300 metros de distância, se tornam bem pequenos e se perde a referência facilmente.
Uns aeromodelistas conseguem ver um aeromodelo a uma distância bem grande, já outros, perdem de vista o mesmo aeromodelo em algo em torno de 200 metros.
É até certo ponto, bobagem pensar em alcance de controle de um aeromodelo se não conseguir vê-lo.
A qualidade dos receptores também influem muito, pois receptores de má qualidade, tem o alcance somente de propaganda, pois uns podem até ter o alcance especificado, mas outros poderão ter o alcance bem menor devido a má qualidade que foram fabricados.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
ricardo_rmsr
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 14, 2012 7:30 pm
Localização: São Sebastião do Paraíso, Minas Gerias

Mensagem por ricardo_rmsr »

[quote:ca725c8ab7="rafakrav"]Primeiro que você dificilmente vai voar mais longe que uns 200m... hehe

O que define? Rádio, RX e qualidade do "link" entre os dois. Diga-se a falta de obstáculos ou algo assim...

Qualquer rádinho da HK deve ter um alcance desses... Mas ir até lá e voltar inteiro? Hehe, depende. Rádio é o equipamento mais importante do conjunto, não adianta querer comprar um meia boca.

Um "razoável" hoje saí na faixa de ~50U$. Um bom? 2.000~2.500U$ :twisted:[/quote:ca725c8ab7]

Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Então com um rádio deste "Hobbyking 2.4ghz 6ch Tx & Rx V2 (modo 2)" eu estou bem servido para voar a uma distancia de 200m?

Att
Ricardo Rocha
ricardo_rmsr
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 14, 2012 7:30 pm
Localização: São Sebastião do Paraíso, Minas Gerias

Mensagem por ricardo_rmsr »

[quote:19f8183212="LaercioLMB"]O que demanda o alcance não é o rádio e sim o receptor.
Existem receptores do tipo parkflyers, que tem alcance em torno de 300 metros e receptores full range que tem alcance em torno de 1600 metros.
Atualmente existem uns receptores FHSS que tem alcance em torno de 1000 metros.
Mas o alcance depende de alguns fatores que vão desde o local onde você voa, até de como você instala tudo em seu aeromodelo.
Um receptor mal instalado dentro de um aeromodelo, pode ter o alcance reduzido de 1600 metros para míseros 100 metros se não forem tomados os devidos cuidados.
Outra coisa que deve levar em conta em relação ao alcance, é de até onde você conseguirá enxergar o seu aeromodelo, pois a maioria dos aeromodelos parkflyers, a 300 metros de distância, se tornam bem pequenos e se perde a referência facilmente.
Uns aeromodelistas conseguem ver um aeromodelo a uma distância bem grande, já outros, perdem de vista o mesmo aeromodelo em algo em torno de 200 metros.
É até certo ponto, bobagem pensar em alcance de controle de um aeromodelo se não conseguir vê-lo.
A qualidade dos receptores também influem muito, pois receptores de má qualidade, tem o alcance somente de propaganda, pois uns podem até ter o alcance especificado, mas outros poderão ter o alcance bem menor devido a má qualidade que foram fabricados.[/quote:19f8183212]

Então com um radio deste "Hobbyking 2.4ghz 6ch Tx & Rx V2 (modo 2)" eu estou bem servido para voar?

Att
Ricardo Rocha
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Creio que já ficou claro que qualquer rádio serve, inclusive os HK, a questão é saber usar.
Continue lendo os artigos do fórum que você vai encontrar todas as respostas e instruções.
ricardo_rmsr
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Dez 14, 2012 7:30 pm
Localização: São Sebastião do Paraíso, Minas Gerias

Mensagem por ricardo_rmsr »

[quote:df1fec1818="Gilberto"]Creio que já ficou claro que qualquer rádio serve, inclusive os HK, a questão é saber usar.
Continue lendo os artigos do fórum que você vai encontrar todas as respostas e instruções.[/quote:df1fec1818]

Obrigado Gilterto!

Acho que vou comprar um deste Hobbyking 2.4ghz 6ch Tx & Rx V2 (modo 2), ela sai por um preço bom.

Depois vou comprando o resto dos equipamentos.

Agora me tira uma dúvida esse modelo Aeromodelo Aviao Cessna 182 4 Canais Rtf que já bem pronto para voar, pelo que ví ela sai mais barato que montar um.

Eu posso usar os eletronicos dele para montar outro aeromodelo?
Ricardo Rocha
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Não cometa esse erro, eu mesmo caí nessa. Por enquanto esqueça os modelos em escala, adquira um treinador
Leia as dicas para começar.
Avatar do usuário
carlitovargas
membro
Mensagens: 396
Registrado em: Dom Dez 25, 2011 4:23 pm
Localização: Caxias do Sul - RS

Mensagem por carlitovargas »

Ricardo, esse aero não vale a pena a eletrônica é ultrapassada, muito pesada, vi muitas pessoas que compraram e sequer conseguiram faze-lo voar, e quando o fizeram o voô foi critico, faça uma busca aqui no fórum. Se comprar ele vai ter trocar a eletrônica e vai gastar duas vezes.

Esta começando certo comprando um rádio e receptor, procure também por um rádio chamado Turnigy 6x ou Turnigy 4x, esses não precisa de computador para programar.
Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3062
Registrado em: Qui Abr 24, 2008 12:38 am
Localização: São Paulo, SP - 68 anos
Contato:

Mensagem por Gilberto »

Você acha que um modelo desse em torno de R$400,00 é barato?
Responder