Como trocar a roda do meio do ASK-21 da FlyFly?

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Como trocar a roda do meio do ASK-21 da FlyFly?

Mensagem por Carlos Gonçalves »

Bom dia a todos!

Está para chegar um motoplanador ASK-21 da FlyFly que comprei no Asas Elétricas. Porém, neste último final de semana um amigo da pista estreou o dele, idêntico ao que está chegando pra mim.

Infelizmente, o kit tem vários "probleminhas" como fixação e encaixe da asa, fixação do canopy, a parede de fogo soltou quando ele foi testar o motor ainda na bancada, entre outras coisas. E também, como já vi em alguns reviews, dizendo que as rodas são de má qualidade. Pude comprovar isso: no segundo pouso, a roda maior (a do meio da fuselagem) se despedaçou, ficando somente o cubo (de plástico). As outras duas rodas também são ruins mas estão inteiras, porém mesmo assim seria legal trocar as três.

Aí que está a dúvida: a roda do nariz e a da cauda são tranquilas pra trocar, basta soltar o parafuso do eixo das mesmas e colocar outras rodas. Porém, a roda do meio da fuselagem (a maior) não permite acesso ao eixo. A fibra de vidro da fuselagem cobre essa parte e, aparentemente, não é possível acessar por dentro. Vejam a foto para entenderem.

Algúem por acaso já trocou essa roda, seja do ASK ou de algum outro planador que tenha apresentado essa mesma dificuldade? Como fizeram? Caso não tenham trocado, tem alguma dica? O meu amigo disse que iria abrir um furo de cada lado da fuselagem para acessar o eixo da roda, mas isso dá até dó de fazer!

Se tiverem alguma dica, desde já eu agradeço! Apesar do meu ASK ainda não ter chegado, já queria me precaver quanto a estes detalhes!

Forte abraço!!!
Anexos
flyfly_hobby_asw_21_fuselarge_slope__81320.1344118536.1280.1280.jpg
flyfly_hobby_asw_21_fuselarge_slope__81320.1344118536.1280.1280.jpg (20.73 KiB) Exibido 6393 vezes
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Quando chegar, tire fotos reais de todos os ângulos... inclusive internas...

Aí facilita a ajuda... mas creio que seja ncessário soltar a fixação por dentro.
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:93f2ad726d="Patetta-MG"]Quando chegar, tire fotos reais de todos os ângulos... inclusive internas...

Aí facilita a ajuda... mas creio que seja ncessário soltar a fixação por dentro.[/quote:93f2ad726d]

Pelo que eu e meu amigo analisamos, não tem como soltar por dentro sem "quebrar" a estrutura de madeira na qual o eixo da roda é fixo.

Seguem outras fotos para tentar mostrar a fixação da roda.

Mas vou esperar chegar pra ver o que dá pra fazer, pois ainda tenho que comprar os equipamentos pra ele então terei tempo para pensar nisso.

Obrigado!!!
Anexos
BELLY WHEEL.jpg
BELLY WHEEL.jpg (31.16 KiB) Exibido 6371 vezes
IMG_3517.jpg
IMG_3517.jpg (39.37 KiB) Exibido 6371 vezes
INSIDE THE NOSE.jpg
INSIDE THE NOSE.jpg (34.33 KiB) Exibido 6371 vezes
LEFT WING MOUNT.jpg
LEFT WING MOUNT.jpg (26.48 KiB) Exibido 6371 vezes
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
cchiavegatti
membro
Mensagens: 571
Registrado em: Ter Nov 23, 2004 3:25 pm
Localização: Piracicaba, SP
Contato:

Mensagem por cchiavegatti »

Carlos,

Eu já troquei essa roda do meu ASK 21, pois também quebrou.
Na verdade no meu caso o suporte soltou também, então eu colei novamente e fiz uns reforços de madeira por dentro.

Para substituir a roda fiz um furo na lateral da fuselagem para empurar o eixo, não achei outro jeito.
Vou tirar umas fotos e posto para você a noite, ok?
Cleverson Chiavegatti
Avatar do usuário
Patetta-MG
membro
Mensagens: 1072
Registrado em: Sex Jul 27, 2007 2:08 pm
Localização: Itaúna - MG

Mensagem por Patetta-MG »

Não teria como descolar a madeira da fibra aquecendo o epoxi com ferro de solda?

Bastante complicado o local mesmo Carlos.

Mas pensa com calma que arruma um jeito. Boa sorte

Abraços
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:6d248fe8eb="cchiavegatti"]Carlos,

Eu já troquei essa roda do meu ASK 21, pois também quebrou.
Na verdade no meu caso o suporte soltou também, então eu colei novamente e fiz uns reforços de madeira por dentro.

Para substituir a roda fiz um furo na lateral da fuselagem para empurar o eixo, não achei outro jeito.
Vou tirar umas fotos e posto para você a noite, ok?[/quote:6d248fe8eb]

Obrigado cchiavegatti!!!

Sou de Americana, e sou bastante amigo do Cabeça. Vi seu tópico no qual ele pilotou seu ASK 21. Manda um abraço pra ele, faz tempo que não o vejo!!!

Agradeço desde já as fotos!!!

Abração!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:418551c0f6="Patetta-MG"]Não teria como descolar a madeira da fibra aquecendo o epoxi com ferro de solda?

Bastante complicado o local mesmo Carlos.

Mas pensa com calma que arruma um jeito. Boa sorte

Abraços[/quote:418551c0f6]

Patetta, eu também pensei em fazer isso. Mesmo que por dentro fique cheio de cola, só de pensar em furar a fuselagem novinha me dá dó!!!

Vamos ver o que dá pra fazer assim que o modelo chegar!!!

Obrigado pela idéia!!!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Pedroguilherme
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 9:09 pm
Localização: Lagoa Santa/Belo horizonte - MG

Mensagem por Pedroguilherme »

[quote:dbbf8f4572="Carlos Gonçalves"][quote:dbbf8f4572="Patetta-MG"]Não teria como descolar a madeira da fibra aquecendo o epoxi com ferro de solda?

Bastante complicado o local mesmo Carlos.

Mas pensa com calma que arruma um jeito. Boa sorte

Abraços[/quote:dbbf8f4572]

Patetta, eu também pensei em fazer isso. Mesmo que por dentro fique cheio de cola, só de pensar em furar a fuselagem novinha me dá dó!!!

Vamos ver o que dá pra fazer assim que o modelo chegar!!!

Obrigado pela idéia!!![/quote:dbbf8f4572]

pode-se tentar fazer um "risco" com a dremel no montante da roda ate o eixo ... em 45º pois na vertical (90º) fica facil do sistema falhar ... qualquer choque maior é capaz dele soltar ... ja em 45 ele tem que fazer uma força bem maior pra conseguir vencer a "curva" ... de forma que o risco fique com a ponta para o a frente do aero ... pode-se fazer inclusive uma barrinha em U pra travar novamente o eixo no lugar sem encostar na roda ... fica de facil manutenção e esteticamente aceitavel! =D

bons voos amigo!


edit: tentei fazer um desenho esquema no paint mesmo hahaha ... mais nao ficou bom ... pelo que descrevi aqui creio que de pra intender como eu pensei em fazer o reparo ...

e outra ... pelo espaço interno o dremel acho que vai ser a unica saida mesmo ... mais facil de entrar e mais facil de manusear internamente ...
um projeto de cada vez =]
Avatar do usuário
Carlos Gonçalves
membro
Mensagens: 878
Registrado em: Ter Dez 28, 2004 4:19 pm
Localização: Americana, SP

Mensagem por Carlos Gonçalves »

[quote:801204c6d4="Pedroguilherme"][quote:801204c6d4="Carlos Gonçalves"][quote:801204c6d4="Patetta-MG"]Não teria como descolar a madeira da fibra aquecendo o epoxi com ferro de solda?

Bastante complicado o local mesmo Carlos.

Mas pensa com calma que arruma um jeito. Boa sorte

Abraços[/quote:801204c6d4]

Patetta, eu também pensei em fazer isso. Mesmo que por dentro fique cheio de cola, só de pensar em furar a fuselagem novinha me dá dó!!!

Vamos ver o que dá pra fazer assim que o modelo chegar!!!

Obrigado pela idéia!!![/quote:801204c6d4]

pode-se tentar fazer um "risco" com a dremel no montante da roda ate o eixo ... em 45º pois na vertical (90º) fica facil do sistema falhar ... qualquer choque maior é capaz dele soltar ... ja em 45 ele tem que fazer uma força bem maior pra conseguir vencer a "curva" ... de forma que o risco fique com a ponta para o a frente do aero ... pode-se fazer inclusive uma barrinha em U pra travar novamente o eixo no lugar sem encostar na roda ... fica de facil manutenção e esteticamente aceitavel! =D

bons voos amigo!


edit: tentei fazer um desenho esquema no paint mesmo hahaha ... mais nao ficou bom ... pelo que descrevi aqui creio que de pra intender como eu pensei em fazer o reparo ...

e outra ... pelo espaço interno o dremel acho que vai ser a unica saida mesmo ... mais facil de entrar e mais facil de manusear internamente ...[/quote:801204c6d4]

Olá Pedroguilherme... desde já agradeço sua boa vontade em ajudar, mas sinceramente não consegui entender 100% da sua idéia. Se puder fazer um desenho, não importa como fique, sei que será de grande valia.

Recebi o planador hoje e realmente a roda não expira confiança. Sem falar que veio sem a hélice e spinner folding.

Muito obrigado, amigo!

Abração!
Carlos Gonçalves
Extra 260 35% Hangar 9 - Viper 500 Pylon - Planador Nick 2m - Calmato 40 Trainer - Shock Flyer Yak 54 - Futaba 14SG
Avatar do usuário
Pedroguilherme
membro
Mensagens: 98
Registrado em: Sáb Fev 11, 2012 9:09 pm
Localização: Lagoa Santa/Belo horizonte - MG

Mensagem por Pedroguilherme »

[quote:cb7b525d57="Carlos Gonçalves"][quote:cb7b525d57="Pedroguilherme"][quote:cb7b525d57="Carlos Gonçalves"][quote:cb7b525d57="Patetta-MG"]Não teria como descolar a madeira da fibra aquecendo o epoxi com ferro de solda?

Bastante complicado o local mesmo Carlos.

Mas pensa com calma que arruma um jeito. Boa sorte

Abraços[/quote:cb7b525d57]

Patetta, eu também pensei em fazer isso. Mesmo que por dentro fique cheio de cola, só de pensar em furar a fuselagem novinha me dá dó!!!

Vamos ver o que dá pra fazer assim que o modelo chegar!!!

Obrigado pela idéia!!![/quote:cb7b525d57]

pode-se tentar fazer um "risco" com a dremel no montante da roda ate o eixo ... em 45º pois na vertical (90º) fica facil do sistema falhar ... qualquer choque maior é capaz dele soltar ... ja em 45 ele tem que fazer uma força bem maior pra conseguir vencer a "curva" ... de forma que o risco fique com a ponta para o a frente do aero ... pode-se fazer inclusive uma barrinha em U pra travar novamente o eixo no lugar sem encostar na roda ... fica de facil manutenção e esteticamente aceitavel! =D

bons voos amigo!


edit: tentei fazer um desenho esquema no paint mesmo hahaha ... mais nao ficou bom ... pelo que descrevi aqui creio que de pra intender como eu pensei em fazer o reparo ...

e outra ... pelo espaço interno o dremel acho que vai ser a unica saida mesmo ... mais facil de entrar e mais facil de manusear internamente ...[/quote:cb7b525d57]

Olá Pedroguilherme... desde já agradeço sua boa vontade em ajudar, mas sinceramente não consegui entender 100% da sua idéia. Se puder fazer um desenho, não importa como fique, sei que será de grande valia.

Recebi o planador hoje e realmente a roda não expira confiança. Sem falar que veio sem a hélice e spinner folding.

Muito obrigado, amigo!

Abração![/quote:cb7b525d57]

Carlos poste uma foto que de pra ter uma noção lateral (mesmo que minima) do montante da roda que ficara mais facil ... eu pego ela aqui edito da forma que pensei e reposto pra voce ...

dessa forma que pensei ficara uma coisa segura e de facil manutenção.

abraço
um projeto de cada vez =]
Responder