Carregador, quantidade ou qualidade?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Carregador, quantidade ou qualidade?

Mensagem por Nasser Neif »

Salve pessoal, estou vendo pra comprar um substituto do meu turnigy 7a.

gostaria de saber o seguinte, é mais vantagem eu comprar uns 4 xing ling como Turnigy 6a ou imax b6 ou 1 Icharger 206?
ou ainda um destes que carregam 4 baterias de uma só vez?

tenho uma fonte hobby II de 10A.

sempre carreguei em 1A.
o que seria mais interessante ?

minhas lipos são
3x 2200mah 3s 20c turnigy
4x 2200mah 3s 65-130c nanotech.


valeu pessoal, bons voos.
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
Lívio Cardoso
membro
Mensagens: 3452
Registrado em: Ter Jul 27, 2010 9:18 am
Localização: Uberlândia - MG
Contato:

Mensagem por Lívio Cardoso »

Bom Nasser, eu tenho três Turnigy Accucel 6 que uso ligados em paralelo numa fonte (também Turnigy) de de 16A 220W, que me atendem muito bem. Cada um deles consome 50w, então posso ligar até mais um sem sobrecarregar a fonte. Carrego baterias 3s 2200mah (tenho 10 unid.). Por hora tá de bom tamanho!!!


[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/155/gedc3530.jpg/][img:bbdbb92f74]http://img155.imageshack.us/img155/4346/gedc3530.jpg[/img:bbdbb92f74][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL]
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

Dae Lívio, bacana em, é exatamente o que tinha em mente, vários carregadores em uma fonte, a minha é 10A, será que aguenta carregar 4 carregadores a 1,5a?

minha fonte é essa aqui:


nas minhas lipos eu programo o buzzer pra apitar em 3,7v , se tivesse um carregador top de qualidade será que poderia descer mais essa voltagem sem a bateria esquentar e com isso ganhar no tempo de voo ?

ou no final das contas não perceberei ganhos com um carregador top.
ou realmente vou prolongar a vida útil delas?

abraço valeu



[quote:8b8ec98310="Lívio Cardoso"]Bom Nasser, eu tenho três Turnigy Accucel 6 que uso ligados em paralelo numa fonte (também Turnigy) de de 16A 220W, que me atendem muito bem. Cada um deles consome 50w, então posso ligar até mais um sem sobrecarregar a fonte. Carrego baterias 3s 2200mah (tenho 10 unid.). Por hora tá de bom tamanho!!!


[URL=http://imageshack.us/photo/my-images/155/gedc3530.jpg/][img:8b8ec98310]http://img155.imageshack.us/img155/4346/gedc3530.jpg[/img:8b8ec98310][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL][/quote:8b8ec98310]
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Tensão de corte da bateria é da bateria, independe do carregador, mas sim, um carregador top vai aumentar a vida util delas fazendo cargas corretas e balanceamentos mais precisos.
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

[quote:cc24f5ee10="magnoudia"]Tensão de corte da bateria é da bateria, independe do carregador, mas sim, um carregador top vai aumentar a vida util delas fazendo cargas corretas e balanceamentos mais precisos.[/quote:cc24f5ee10]

humm bacana, esse balanceamento que os turnigy dão será que são muito "fake"?
pq até aparece 4.20 4.20 4.20
|MINI FUNTANA X|CESSNA NIGHT FLIGHT|ZAGI NIGHT|ZAGI SPEED 4440KV|MINI RALLY EXTREME|FUTABA 7C 2.4|PHOENIX RC 4.0|SEM HELIS NO MOMENTO|
Avatar do usuário
Cleber Módulo
membro
Mensagens: 168
Registrado em: Qua Out 12, 2011 6:43 pm
Localização: Andradina - SP

Mensagem por Cleber Módulo »

Acho que sempre devemos optar por qualidade, senão vem o arrependimento!

Mas nem sempre "nosso bolso" pode nos trazer qualidade top, pelo menos comigo em termos financeiros é assim.

Mas acho que seus hábito dever ser levados em consideração também.

Se tem espaço e gosto para levar fonte e mais vários carregadores para pista?

Se tem rede de energia elétrica onde voa?

Quantas baterias tem em uso e qual a taxa carga que elas aguentam na prática?

Gosta de carregar as baterias em casa ou na pista?

Que tipo de aeromodelos ou helimodelos, ou outros tipos gosta de voar?

Digo isso, pois onde voo, tem gente que gosta de ter várias baterias e levam todas carregadas de casa, voam trocam bateria, voam de novo. Tem gente que tem poucas baterias com altas taxas de recarga, fontes e carregadores bem fortes, ai voam, recarregam e voam de novo.

Levam baterias de chumbo-ácido de 60A ou mais (automotivas), outros tem carregados que aceitam tensão 110-220v.

Eu tenho várias baterias de baixo custo e carrego em casa durante a semana, com fonte adptada de PC e i-charger 106b, voo aeros elétricos de baixo consumo.

Agora "parece" que você gosta de helimodelos, ai as opiniões de quem tem heli serão mais importantes que as minhas, mas acho que vai de seus hábitos.

Bons voos!
Avatar do usuário
rafakrav
membro
Mensagens: 7807
Registrado em: Dom Jun 06, 2010 6:50 pm
Localização: Joinville, Santa Catarina,18

Mensagem por rafakrav »

Olha ... Na minha opinião, nenhuma das opções.

Compre algo BOM e além de durar muito mais tempo que um xing ling suas baterias agradassem... Vai aumentar a vida útil delas, carregá-las mais rápido e balanceá-las melhor.

Como você já lida com helis maiores eu diria para vc pegar algo na faixa dos 400W para cima... PowerLab ou Hyperion...

Tenha em mente que vai precisar de uma fonte "cavala" para aguentar um desses... Eu uso por enquanto uma bateria 12v e tenho por volta de 300W (preciso de 24v para liberar os 550W do meu carregador) e mesmo com essa "baixa" potência eu posso carregar duas 6s 5000mah do 550 em uma hora ou menos... Dá para carregar umas 8 3s 2200mah em menos de uma hora, rsrs.

É um investimento que vale muito a pena... Eu tive um Imax B6 que me ajudou por uns 5 anos... Mas o EOS0730i veio com tanta coisa "nova" que hoje simplesmente não consigo viver sem, rsrs. Não é algo tão caro (preço de 1 e 1/2 baterias boas para o Trex 550) e vai durar anos! Fora que dá para atualizar pelo pc caso precise... Hehe
romulofc
membro
Mensagens: 706
Registrado em: Seg Set 24, 2007 9:07 am
Localização: São Paulo/Santa Rita do Sapucai

Mensagem por romulofc »

Não recomendo Hyperion, dois colegas meus compraram, inicialmente eram ótimos, mas em pouco tempo começaram a apresentar falhas, o I-charger que estamos testando tem se saído melhor, mesmo tendo quase o mesmo tempo de uso com as mesmas demandas.

Rômulo
Avatar do usuário
Hidden
membro
Mensagens: 2848
Registrado em: Sex Jan 05, 2007 3:25 pm
Localização: Itabirito - MG

Mensagem por Hidden »

[quote:35154ffd02="rafakrav"]Olha ... Na minha opinião, nenhuma das opções.

Compre algo BOM...[/quote:35154ffd02]

Rafa, Icharger não é bom, é ótimo, pode colocá-lo no nível dos tops, excelente software e excelente hardware...
Regular heli é uma arte, pilotar faz parte...
Avatar do usuário
Nasser Neif
membro
Mensagens: 262
Registrado em: Sáb Abr 17, 2010 1:18 pm
Localização: Paranavaí - PR
Contato:

Mensagem por Nasser Neif »

Dae galera, valeu as dicas, eu sou dos que carregam em casa, minha pista é na rua de um loeamento, meus eletricos agora são só um t250se e um aeronight flight, to voando praticamente só a noite por falta de tempo, e as veses da na telha de voar e já são 9 da noite, ai até carregar umas 3 lipos neste meu unico turnigy vai tempo, ai olho pra ele, e olho pra minha patroa e nenhum ta com uma cara muito boa rsrsrz.

Por isso imaginei vários carregadores, no tempo de uma carregar saio com 4 na sacolinha, não tenho certesa que minha fonte de 138w 10a suporte 4 carregadores puxando 7c(1.5a) todos juntos.
Responder